Foram encontrados 492 registros para a palavra: Semiárido

Em Juazeiro, Jerônimo garante investir fortemente em ações de convivência para o semiárido baiano

O candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, em entrevista às Rádios Tropical FM e Juazeiro AM, na tarde desta sexta-feira (7), voltou a garantir a realização de ações estratégicas, voltadas para o desenvolvimento de todo o Sertão do São Francisco, na nova gestão estadual.  

 "Serão ações de convivência com o semiárido baiano. Sabemos que o Sertão do São Francisco tem boas práticas e boas experiências e, junto com o governo Lula, teremos mais recursos para investir na melhoria do abastecimento de água, além do compromisso em investir fortemente no perímetro irrigado, tanto na parte da produção, apoiando os produtores, mas na parte de infraestrutura também e o apoio à comercialização, garantindo mais segurança e mais investimentos na capacitação de mão de obra", afirmou Jerônimo, durante participação nas Rádios Tropical SAT e Juazeiro AM.  ..

Sistema de produção auxilia produtores de mandioca do Semiárido com dados técnicos sobre a cultura

A Embrapa oferece aos agricultores do Semiárido brasileiro a segunda versão do Sistema de Produção para a Mandioca no Semiárido. O objetivo é impulsionar o cultivo dessa raiz na região, melhorando a renda e a qualidade de vida das populações locais. A mandioca é um dos cultivos mais relevantes do Semiárido, representando 12,3% das 18,2 milhões de toneladas produzidas pelo Brasil em 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números se mantêm a despeito das condições de extrema escassez hídrica dessa zona climática localizada no bioma Caatinga e que ocupa 12% da área do País.

O sistema de produção traz as informações técnicas necessárias ao cultivo da mandioca, destacando as fases de estabelecimento da cultura, manejo e conservação do solo, adubação e nutrição de plantas, cultivares, produção e obtenção de mudas ou manivas-sementes, tratos culturais, manejo de irrigação, doenças e pragas e seus métodos de controle, uso de agrotóxicos, colheita, pós-colheita e processamento, mercado e comercialização, além de coeficientes técnicos, custos, rendimentos e rentabilidade...

Semiárido brasileiro é uma das regiões mais afetadas por mudanças climáticas, diz pesquisador

Os efeitos das mudanças climáticas já são sentidos por todo o mundo, e cada região sofre, de forma particular, com os impactos. O semiárido brasileiro, de acordo com o engenheiro civil, doutor em Recursos Hídricos, Alfredo Ribeiro Neto, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já é apontado, juntamente com a Amazônia, como uma das regiões mais afetadas por este fenômeno.

O pesquisador, que coordena projetos de pesquisa com a temática de segurança hídrica com aplicações em estudos de secas e inundações, será um dos palestrantes na quarta edição do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Com o tema “Mudanças climáticas e seus impactos no semiárido – Monitoramento e perspectivas para o futuro”, Ribeiro deve apresentar o cenário atual do semiárido e reforçar questões que podem ser apontadas como vulneráveis diante das mudanças climáticas...

Em sabatina, candidato do PSOL ao Governo da Bahia fala em criar Secretarias do São Francisco e do Semiárido

O candidato do PSOL ao Governo da Bahia, Kleber Rosa, foi o primeiro convidado na rodada de entrevistas, realizadas pelo Bahia Notícias e redeGN, único veículo do Vale do São Francisco a integrar o pool de transmissão com candidatos ao Governo da Bahia.

Questionado sobre seus projetos para a região do São Francisco, Kleber Rosa disse que uma das metas da sua gestão, se eleito, seria a criação de secretarias exclusivas para o Semiárido e para o Vale do São Francisco, com o objetivo de coordenar ações regionalizadas...

Feiras agroecológicas se tornam alternativa às redes de varejo para comunidades do semiárido

Os mercados são uma construção do povo. Mas, em um país sob o domínio do agronegócio, eles acabam caindo nas mãos das grandes corporações.

O caminho que parece irreversível tem do lado oposto uma coletividade que resiste a esta expansão. Combater a fome colocando alimentos saudáveis na mesa dos brasileiros, mesmo com a crise e a alta dos preços nas prateleiras, é uma das tônicas do movimento agroecológico no nordeste brasileiro...

Sistema Bioágua Familiar de reúso de águas cinzas domiciliares vem sendo testado no Semiárido brasileiro

Desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a ONG Atos e famílias de agricultores, o sistema Bioágua Familiar de reúso de águas cinzas domiciliares vem sendo testado no Semiárido brasileiro.

Um estudo realizado pela Embrapa Semiárido (PE), apontou que a solução é capaz de dobrar o volume de produção em comparação com plantios que utilizam água da companhia de abastecimento local. ..

Campanha Não troque o Seu Voto retorna às ruas pelo voto consciente no combate à sede e à fome no Semiárido

A ASA-Articulação Semiárido é uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip.

Essa semana a ASA lançou a Campanha Não troque o Seu Voto retorna às ruas pelo voto consciente no combate à sede e à fome no Semiárido. Confira texto reproduzido. ..

Artigo - Negócios do vento: nova fronteira de desmatamento do semiárido

O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo (o primeiro é a Rússia), e está entre os cinco países que mais emitem gases de efeito estufa.

O desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal em todos os biomas do território nacional, o que acentua o risco de eventos climáticos extremos...

 Estudantes da área cultural participam de Trilha da Convivência com o Semiárido

"Colher a água, reter a água, guardar a água, quando a chuva cai do céu. Guardar em casa, também no chão e ter a água se vier a precisão". Embaladas/os pela canção "Água de Chuva", que fala sobre a importância da água e como cuidar bem dela, foi realizada a Trilha da Convivência com o Semiárido, com a participação de estudantes do curso de Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da ampliação de repertórios poéticos a construção de equipes colaborativas, nesta quarta-feira (06), no Centro de Formação Dom José Rodrigues, espaço mantido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Mesclando temas como tecnologias sociais de Convivência com o Semiárido, Educação Contextualizada e Cultura, os participantes conheceram o sistema de reúso total de água - o Reator Uasb, o cultivo de gliricídia e palma, irrigadas com água do reuso, o medidor pluviométrico, a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), a área de  Recaatingamento, o aprisco e tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva...

Instituto Dom Mario Zanetta e Padre Lourenço Tori, continua a história no semiárido elegendo nova diretoria

O Instituto Dom Mario Zanetta e Padre Lourenço Tori tem nova diretoria para continuar com ações que promovam a história no semiárido brasileiro. Um dos objetivos da instituição é criar, apoiar, promover e desenvolver projetos e  estudos, debates, pesquisas, simpósios, conferências, seminários, cursos, feiras, oficinas, diálogos, mostras, palestras, festivais, exposições, exibições de filmes relacionados ao trabalho desenvolvido na região.

A nova diretoria que vai atuar entre 2022 a 2025 é composta agora pelo presidente Padre Luciano Aguiar, Vice presidente Paulo Nascimento, Tesoureiro Doutor Simões, Primeira Secretaria Socorro Araujo e segunda Secretaria Magda Lúcia. O conselho fiscal: Airton Varjao, Padre Luis Tiburcio e Isa Leite...

ASA lança Carta Política pautando a Convivência com o Semiárido nas Eleições de 2022

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) lançou uma Carta Política durante a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária,  a qual que será entregue a pré-candidatos/as neste pleito eleitoral de 2022. 

O documento reúne propostas que “têm como objetivo primeiro, contribuir para combater a fome com o restabelecimento de políticas públicas adequadas e a ampliação de ações para a garantia permanente da convivência digna, sustentável e plena com o Semiárido”, diz o texto inicial da Carta...

Pretos e pardos somam 66,1% das crianças e adolescentes em situação de trabalho ilegal

Depois de quase duas décadas de redução o trabalho infantil voltou a crescer no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), conforme divulgou o site Criança Livre de Trabalho Infantil, última quinta (09). De acordo com o estudo, se compararmos os últimos de trimestres de 2020 e 2021, perceberemos um aumento 317 mil adolescentes de 14 a 17 anos realizando atividades caracterizadas como trabalho infantil. O número resulta em um aumento de 33,4%.

No Brasil é considerado trabalho infantil qualquer atividade que prejudique o desenvolvimento físico, moral e intelectual de pessoas com idade inferior a 18 anos. A criança ou adolescente em situação de trabalho infantil está exposta a vários riscos, sendo o mais comum o prejuízo ao desenvolvimento físico...

Embrapa Semiárido lança exposição fotográfica em celebração à Semana do Meio Ambiente

 

A Embrapa Semiárido realiza até 12 de junho em Petrolina, exposição fotográfica em celebração à Semana do Meio Ambiente. Intitulada "Nossa Caatinga, Nossa Riqueza", a exposição destaca as belezas desse Bioma exclusivamente brasileiro e apresenta, por meio de recursos visuais, o trabalho que a Embrapa vem desenvolvendo para a preservação e exploração sustentável do Bioma...

Um milhão de famílias do semiárido brasileiro ainda não têm água encanada em casa

No semiárido brasileiro, ONGs estão construindo reservatórios para armazenar água da chuva. A agricultora Cristiane Sabino da Silva vive com um olho no céu e outro na cisterna. Ela não vê a hora de a chuva encher a cisterna.

“Foi uma benção esse presente. Nunca vai faltar água para gente beber, fazer comida. Sempre vou ter o armazenamento da minha água”, diz...

Festival abre inscrições para exibição gratuita e premiação de filmes produzidos no Semiárido

O "III CINE CAATINGA - Experiências Audiovisuais no Sertão" está com inscrições abertas para exibições gratuitas e mostra competitiva de filmes curtos produzidos no semiárido brasileiro, em municípios localizados no bioma Caatinga. A inscrição gratuita pode ser feita até o dia 15 de maio através de formulário de inscrição.

Os filmes selecionados receberão o Troféu Cabrito Prateado ou o Troféu Cabrito Dourado para os escolhidos pela Comissão Julgadora. Serão 16 categorias ao todo, incluindo "Clipe Musical." Buscando fomentar e difundir a produção audiovisual de realizadores (as) na região que possui um bioma único no mundo, o III Cine Caatinga exibirá os curta-metragens através do streaming CineCaatinga.com.br e também presencialmente em sessões em Petrolina - PE. ..

Projeto Forrageiras para o Semiárido inicia segunda etapa 

Pesquisa desenvolvida pela Embrapa com experimentos nos nove estados do Nordeste e na região norte de Minas Gerais, indicou benefícios de se diversificar a oferta de plantas forrageiras no Semiárido brasileiro. No Maranhão, os resultados alcançados mostraram produtividade e resiliência de espécies forrageiras e deram fôlego para a segunda fase do projeto no estado, iniciada este ano em Colinas.

O objetivo do Projeto Forrageiras para o Semiárido é a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da produção pecuária tendo o pasto como principal oferta de alimento para o rebanho, garantindo aumento na renda do produtor, estímulo à atividade agropecuária com mais qualidade de vida e preservação ambiental nas regiões que apresentam os menores índices pluviométrico do País...

Sociedade Civil celebra a publicação do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial, o decreto em que o governador Rui Costa aprova o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido. Fruto de uma luta antiga da sociedade civil baiana, o plano projeta um conjunto de metas e objetivos para as ações de convivência, com previsão de recursos para os próximos 10 anos.

As ações constantes no plano podem ajudar o Estado a estruturar políticas públicas apropriadas à realidade vivida pelos mais de 7 milhões de habitantes que residem no Semiárido baiano, o qual ocupa cerca de 85% do território da Bahia...

"Com aumento da temperatura no semiárido tendência em alguns locais é virar deserto, diz relatório

Como será o mundo se as coisas continuarem sendo como são? Se metas e compromissos firmados não forem cumpridos? Por quanto tempo o planeta será habitável? Esses são questionamentos que podem gerar inúmeras reflexões e cujas respostas podem não ser tão imediatas. Mas,uma coisa é certa: como apontam cientistas e pesquisadores, as mudanças climáticas, caso não sejam vistas com a devida atenção, vão afetar, e muito, a vida das gerações futuras.

No início do mês, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que as emissões globais médias de gases de efeito estufa bateram recorde e atingiram os níveis mais altos da história...

Unesco inclui o Geoparque Seridó no semiárido do nordeste brasileiro na lista mundial

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou a inclusão de dois parques brasileiros na lista de geoparques mundiais reconhecidos pela entidade. Na lista, divulgada nesta semana, foram incluídos o parque Caminhos dos Cânions do Sul, situado entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e o parque Seridó, localizado no Rio Grande do Norte.

Com a aprovação, o Brasil passa a contar com três geoparques mundiais, já que a organização já havia reconhecido o geoparque de Araripe, localizado na Bacia do Araripe, que se estende pelo sul do Ceará, noroeste de Pernambuco e leste do Piauí...

Folha de S. Paulo diz que Codevasf mudou vocação histórica de promover projetos de irrigação no semiárido e faz obras "farofa ou sonrisal"

Turbinada por bilhões de reais em emendas parlamentares no governo Jair Bolsonaro (PL), a Codevasf mudou sua vocação histórica de promover projetos de irrigação no semiárido para se transformar em uma estatal entregadora de obras de pavimentação e máquinas até em regiões metropolitanas.

Tal expansão de atividades ocorre sem planejamento e com controle precário de gastos, segundo órgãos de fiscalização e documentos da própria estatal, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba...