Foram encontrados 13280 registros para a palavra: rio

Portaria do Detran-BA muda regra do porte obrigatório do CRLV

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) baixou a Portaria 223/16, publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 30 de janeiro de 2016, estabelecendo mudança na fiscalização do porte obrigatório do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No artigo 2º, o texto diz que "os agentes dos órgãos executivos de trânsito do Estado da Bahia, dentro de cada circunscrição, para efeito de lavratura de auto de infração, somente deverão exigir o porte obrigatório do CRLV, do ano em curso, após 30 dias corridos, a contar da data do documento bancário que comprove a quitação dos débitos, conforme previsto em lei".

A medida visa dar mais comodidade ao condutor que hoje aguarda, em média, de dez a 15 dias para receber o documento do veículo pelos Correios. Antes da portaria, quando era abordado em uma blitz, ele era obrigado a apresentar o licenciamento atualizado, sob o risco de sofrer penalidades, mesmo tendo feito o pagamento dos valores devidos. 

Infração leve

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem o CRLV é considerada infração leve, com multa no valor de R$ 53,20, perda de três pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo. Com a mudança, os órgãos de trânsito do estado estão obrigados a cumprir a portaria, que autoriza a substituição do CRLV pelo comprovante de pagamento dos débitos (IPVA, seguro obrigatório, taxa de licenciamento e multas, se houver), no prazo de 30 dias após o vencimento do documento. 

O procedimento começou a ser adotado pelo Detran-BA no Carnaval. As regras para o licenciamento anual não mudam, correspondendo ao calendário do pagamento do IPVA, conforme disposto pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). "Decidimos adotar essa medida para atender à demanda de condutores por novas regras para a exigência do documento obrigatório do veículo. Vamos solicitar ao Departamento Nacional de Trânsito [Denatran] para que a nossa portaria sirva de modelo para implantar essa mudança favorável ao cidadão em todo o território nacional", disse o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar.
..

Seminários indígena e quilombola serão definidos em reunião

A Câmara Técnica de Comunidades Tradicionais (CTCT), uma das mais novas câmaras criadas na estrutura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem uma pauta importante para discutir. Na próxima segunda-feira (15 de fevereiro), das 9h às 18h, na sede do colegiado, em Maceió (AL), os membros da CTCT se reúnem para definir a programação, data e logística dos seminários quilombola e indígena.

Os eventos marcam o caráter plural e representativo da atuação do CBHSF. O secretário do Comitê, Maciel Oliveira, destaca que os dois seminários são importantes, pois terão na programação debates de temas de profundo interesse dos povos. O II Seminário Quilombola deve acontecer no município de União dos Palmares (AL), pela representatividade do local. O município abriga a Serra da Barriga e é conhecido por ter sediado aquele que foi considerado o maior quilombo do período colonial do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A data e a programação serão definidas na reunião da próxima segunda...

Artigo - Os rios São Francisco e Tietê – descem subindo

O milagre do interior de São Paulo é o rio Tietê e o milagre do Nordeste brasileiro é o rio São Francisco. O Velho Chico, como carinhosamente o chamamos, tem 2.814 quilômetros de extensão, nasce lá em baixo, no Sudeste e desce subindo para o Nordeste brasileiro, com destino a Alagoas, cortando os Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, até chegar ao Oceano Atlântico, depois de drenar uma área de aproximadamente 641.000 km². É a vida e o mais importante curso d´água do Nordeste brasileiro. O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas, ajudando no abastecimento do país.

Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com 1.371 kms de extensão, entre Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico. Esse transporte fluvial no Velho Chico é outra coisa que hoje enfrenta muitas dificuldades. Esse trecho navegável apresenta condições bastante distintas, entre o período de estiagem e o de cheia...

Interior se engaja nas ações de combate ao aedes aegypti

Mais de 150 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya foram notificados no estado da Bahia em 2015, com 41 municípios registrando epidemias das três doenças simultaneamente. Para tentar mudar esta realidade, foi realizado neste sábado (13) um esforço de sensibilização e mobilização da população para combater o mosquito aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e representantes dos governos federal, estadual e municipal em pelo menos 31 municípios baianos. 

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi um sucesso o saldo da operação, que contou com aproximadamente seis mil militares em operações na capital e interior, além do reforço de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, diversos profissionais de saúde, além de gestores estaduais e municipais. 

"Precisamos engajar a população nesta luta, que é de todos, sobretudo, quando cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, o que significa que cada um deve fazer a sua parte", afirmou o secretário. Além da capital, destaque para a mobilização que aconteceu em Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Feira de Santana, Ilhéus (sul), Alagoinhas (nordeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Barreiras (oeste), entre outros municípios. 

Em Feira de Santana e Ilhéus

Em Feira de Santana, a primeira visita foi na residência da pedagoga Mary Correia, na rua Manoel da Costa Ferreira, 630. Cada canto da casa foi observado pela equipe, que orientou os moradores sobre as precauções. "Nós achamos que já temos todas as informações, que sabemos tudo sobre o mosquito, mas, quando conversamos com profissionais de saúde, percebemos que sempre há o que aprender. Com essa visita, me sinto preparada para o combate e, principalmente, entusiasmada para orientar minha comunidade e participar como voluntária nesta guerra".

A receptividade da população foi destacada pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, Tenente Coronel Cláudio. Segundo ele, sempre que os militares batem na porta de uma residência, são “bem recebidos pelos moradores. Notamos uma consciência e uma vontade grande da população em vencer a guerra contra o mosquito". 

Em Ilhéus, além dos militares, cerca de 150 equipes de agentes de endemias e de saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e profissionais do Corpo de Bombeiros, visitaram os bairros de Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.

As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, a Central de Abastecimento do Malhado e as imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Sul, Marize Eduane Pinheiro, as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de notificações na região.

Jequié e Alagoinhas 

Em Jequié, "além de 28 equipes realizarem ações educativas, um mutirão de limpeza está ocorrendo em diversos bairros", ressaltou o superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Gilmar Vasconcelos. Em Alagoinhas e Juazeiro, os servidores dos Hospitais Dantas Bião e Regional de Juazeiro, respectivamente, se uniram ao mutirão de mobilização, onde além de orientar, conseguiram sensibilizar pessoas como Maria de Fátima Silva, que é dona de casa e mora no Centro de Alagoinhas.

“Em minha casa, eu e meus dois filhos já tivemos dengue, e sempre tive cuidado em deixar minha casa limpa. Infelizmente, alguns no bairro não tem essa preocupação. Estou fazendo minha parte e espero que com essa ação, outras pessoas se comprometam em manter seus quintais limpos, precisamos nos manter unidos nessa causa”, disse Maria de Fátima.

Juazeiro e Barreiras

No município de Juazeiro, o diretor do hospital regional, Lucas Chaves, destacou que a informação aliada à conscientização é essencial ao combate ao mosquito. “A melhor forma de evitarmos a dengue é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, e este é um compromisso de todos. Essa missão se sustenta na atuação firme de todos, na conscientização popular, no papel disseminador da mídia ao informar e educar e na atuação de empresas, cada vez mais cientes do crescente papel da responsabilidade social”.

Em Barreiras, distante 870 quilômetros de Salvador, o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, falou sobre a importância da mobilização, enfatizando ser fundamental que todo cidadão tire, pelo menos, 15 minutos do seu dia para procurar possíveis focos em suas residências. “Já temos muitos exemplos de locais que, por meio da população, reduziram seus índices de infestações. Tenho certeza que com o engajamento de todos, teremos plenas condições de vencer esta batalha. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um efeito imediato na cidade e, com isso, Barreiras estará no topo das cidades que eliminaram o Aedes”.

Também presente à ação, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Oeste, Maria Raquel Aurora, explicou que o objetivo desse trabalho é mobilizar toda a cidade no controle ao mosquito. “Convocamos a população de Barreiras para que consigamos alcançar, pelo menos, 98% dos domicílios vistoriados e livre de focos". ..

Sesp atende sede e interior com ações na área de iluminação pública

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro realizou na última semana manutenção na iluminação pública na sede do distrito de Mandacaru I e no bairro Jardim Primavera .

A Iluminação Pública ainda intensificou as ações com atendimento nos bairros Palmares, Piranga, Tancredo Neves, Itaberaba, Jardim Flórida, Alto da Maravilha, Centro, Alagadiço e Country Club. Ao todo foram substituídas 74 lâmpadas, 15 reatores, 48 reles e 39 bases. Todo o cronograma de atuação é previamente definido pela Sesp, inclusive com as solicitações feitas pelos moradores através do telefone da Secretaria...

Comunitários participam do Programa Geraldo José e falam sobre a situação de abandono de alguns bairros da cidade

Nesta sexta-feira (12), o programa Geraldo José TransRio (FM) entrevistou os comunitários Irmão Bastos, morador do bairro Nova Esperança, e João José, morador e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Piranga I.

Durante a entrevista, os comunitários pediram mais atenção da gestão municipal para os bairro Nova Esperança, Piranga I, Piranga II e Argemiro. Segundo o Irmão Bastos, o bairro Nova Esperança encontra-se abandonado e não recebe os serviços de limpeza oferecido pela secretaria de Serviços Públicos da cidade...

Adversário da Juazeirense na Copa do Nordeste, Confiança já está em Senhor do Bonfim

 
O Confiança (SE), adversário da Juazeirense na Copa do Nordeste já está em Senhor do Bonfim, local do confronto deste domingo (14), às 18h30. A equipe sergipana se reapresentou na manhã desta sexta e embarcou de ônibus após o almoço. A partida acontecerá no Estádio Pedro Amorim.

Betinho, técnico do Azulino de Sergipe, declarou que o Cancão não é um dos maiores clubes da Bahia e não é um dos favoritos ao título do torneio regional. No entanto, ele prega respeito aos baianos. "Eles têm uma equipe muito competitiva e bem entrosada. Assisti a uma partida deles contra o Bahia, e mesmo com um a menos eles conseguiram terminar o jogo quase com um empate, sem contar que eles terão o apoio da torcida deles, então todo cuidado é pouco", comentou.

O Confiança é o líder do Campeonato Sergipano, após seis rodadas transcorridas. Na última partida realizada, a equipe de Aracaju foi derrotada em casa pelo Itabaiana, por 2 a 1, na quinta-feira (11). A Juazeirense, por sua vez, empatou fora de casa contra o Fluminense de Feira por 0 a 0.
..

Secretária de Saúde recebe comunitário do bairro Alto do Cocar em Petrolina

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (11), o comunitário Gilberto Melo. Em reunião, a gestora e o comunitário, morador do bairro Alto do Cocar, discutiram questões relativas à construção da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do Jardim Amazonas e sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

"Nossa comunidade está muito feliz em ver que a construção da nossa AME está bem avançada. E não é só isso. A gente vê que o bairro está sendo bem assistido pela Prefeitura, porque vai chegar pavimentação, Nova Semente e ainda pedimos à secretária a realização de uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti", revelou Gilberto Melo...

Definida as atrações do primeiro programa de auditório o Abertura Cultural!

Valeu a pena a espera, quinta-feira, dia 18/02, terá início o primeiro programa de auditório de uma série de vinte que vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto. O projeto Abertura Cultural conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia tem como principal objetivo a valorização  da cultura e arte regional e será apresentado pelo radialista e repórter Rinaldo Lima. Nesse primeiro encontro Rinaldo Lima vai receber para um bate papo informal três grandes nomes: O sanfoneiro, cantor e compositor Raimundinho do Acordeon, o artista plástico Iehoshua Iahueh (Shuá) e o poeta e compositor Manuca Almeida. Na ocasião, haverá recital e show musical. O programa tem entrada grátis e acontece todas as quintas a partir das 19:00h no Centro de Cultura João Gilberto. ..

Prefeitura e SAAE entregam mais um poço no interior de Juazeiro

Mesmo com as chuvas que caíram e trouxeram alívio para o homem do campo a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, não descuidam do interior.

Nesta sexta-feira (12), cumprindo mais uma agenda do Toda Sexta tem Obra será entregue o 44º poço tubular no interior do município, dos mais de 70 que foram perfurados.  O poço com vazão de 4.800 metros de água por hora vai beneficiar mais de 800 animais do Sítio Caixão e adjacências, no Distrito de Itamotinga e faz parte da parceria da empresa Hiara com a Prefeitura de Juazeiro. ..

Ministério da Saúde atrasa em cinco meses entrega de kits para exames de dengue

O Ministério da Saúde está há cinco meses sem enviar aos estados os kits de sorologia para os exames de detecção de dengue. O Ministério da Saúde informou que enfrenta dificuldades para comprar o material e isso causou uma "redução na distribuição regular de kits". Conforme informou ao O Globo, a situação deve ser regularizada ainda neste mês, mas existem outros exames laboratoriais capazes de identificar a doença. Em 2015, foram registrados 1,6 milhão de casos suspeitos de dengue, o que representa aumento de 180% na comparação com o ano anterior. Segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em meados de janeiro de 2015, foram confirmadas 843 mortes pela doença, ante 473 óbitos do ano anterior. O mês de abril foi considerado o pico de incidência dessas infecções.   ..

Secretário faz balanço e reforça sucesso do Carnaval de Petrolina

Durante quatro dias seguidos (06 a 09/02) a Prefeitura Municipal organizou mais uma edição do Carnaval de Petrolina. Ao final dos festejos, todos os indicativos oficiais e a sensação de quem acompanhou a festa foi de sucesso total. É o que reafirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção. "O carnaval proposto pelo prefeito Júlio Lossio tem o formato ideal pra preservar a cultura local, e dar espaço para as famílias e jovens brincarem de forma sadia e segura", pontuou. 

A média de público de acordo com a organização foi de 15 mil pessoas por noite, sendo registrado um maior volume na segunda e terça de Carnaval. A festa contou com foliões tanto da cidade quanto da região, como a juazeirense Antonilma Castro (50) e sua filha, Nara Almeida (19), que curtiram 3 dias de folia na Praça da 21, pois se encantaram com a tranquilidade e a proposta musical do espaço. 

Além do grande movimento nos bares e restaurantes do Circuito, para cerca de 120 vendedores ambulantes que trabalharam no Carnaval o lucro foi garantido. O vendedor de espetinhos, Eudes da Costa Brito (36), contabilizou mais de 300 unidades vendidas em cada noite de festa. "Trabalho com espetinhos há 8 anos e este Carnaval foi bastante movimentado", afirma. 

Os indicativos oficiais também confirmam um Carnaval muito tranquilo. O Tenente Tinoco, do Corpo de Bombeiros, relatou menos de 5 atendimentos em ocorrências leves durante os quatro dias de festa. O Major Costa, da Polícia Militar, também afirma que não houve nenhuma ocorrência grave, apenas algumas apreensões por excessos, e registros de furtos. 

O secretário Jorge Assunção, em nome do Prefeito Julio Lossio, faz questão de agradecer a todos os envolvidos pelo sucesso do Carnaval. "A beleza do evento é resultado de um trabalho coletivo, da Prefeitura, das Polícias militar, Civil e Rodoviária, dos Bombeiros, enfim, e toda a sociedade, aos Blocos, ambulantes, músicos, pessoal da limpeza, crianças que abrilhantaram a festa", reforçou Jorge.  ..

Motoristas de empresa de Petrolina recolhem ônibus e cobram salários

Em Petrolina, nesta quarta-feira (10), motoristas e cobradores da empresa de transporte coletivo Viva Petrolina recolheram os ônibus para a garagem da empresa. Segundo os funcionários, os salários estão atrasados há dois meses.

Os ônibus que operam nas linhas dos bairros João de Deus, Jardim Amazonas e Cosme e Damião ficaram parados nesta tarde em torno de uma hora. Em reunião com a direção da empresa, ficou definido que os salários dos funcionarios começarão a ser pagos a partir desta quinta-feira (11)...

Vazamento em canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco está controlado

O vazamento pontual no canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), já foi controlado. O rompimento ocorreu no canal de transição que recebe água do Aqueduto Mari, localizado entre os reservatórios de Tucutu e de Terra Nova. Por ter sido um acontecimento pontual, o vazamento não terá impacto no cronograma das obras do Projeto São Francisco.

Desde o último sábado (06/02), início do vazamento, o Ministério da Integração Nacional acompanhou de perto a situação. Atualmente, o consórcio responsável pelo trecho da obra realiza a limpeza do canal para finalizar o diagnóstico sobre a origem do vazamento e assim iniciar imediatamente os reparos. As medidas não trarão custos adicionais ao Governo Federal...

Mangueira é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro

A escola de samba Estação Primeira de Mangueira é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Com Maria Bethânia como enredo, a agremiação ganhou o título nesta quarta-feira (10). A escola quebrou jejum de 14 anos sem vitória. A última vez que ganhou foi em 2002, com o tema Brazil com 'Z' é para Cabra da Peste, Brasil com 'S' é a Nação do Nordeste.

A ordem da divulgação das notas foi: samba-enredo, enredo, comissão de frente, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, evolução, bateria e alegorias e adereços. Até a contagem das notas do quesito bateria, a Mangueira estava empatada com Salgueiro. Os desfiles foram realizados no domingo (7) e na segunda-feira (8).

A Mangueira entrou na avenida com uma homenagem à cantora baiana. A apresentação da escola contou com referências à religiosidade da artista e com participação de amigos. Já a segunda colocada, Salgueiro teve como tema o malandro carioca.  ..

RESERVATÓRIO DE SOBRADINHO MELHORA VOLUME ÚTIL

A Chesf, mesmo com toda precipitação de janeiro, está mantendo a operação defluente de 150 m3/s (Três Marias-MG) e 800 m3/s (Sobradinho-BA). As chuvas que caíram em janeiro por toda a bacia hidrográfica vão garantir que a barragem mineira alcance nos próximos dias 38% do seu volume útil e a usina baiana chegará a 27% da sua capacidade hídrica, segundo indicam especialistas do NOS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Confira:

..

UTILIDADE PÚBLICA: CONGREGAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS COMEMORA ANIVERSÁRIO EM JUAZEIRO

A congregação da Assembléia de Deus, na pessoa do seu Pastor – Presidente Wolmar Alcântara, representada pelo presbítero Isaías Alves, dirigente da Congregação do Juazeiro Velho, convida toda a comunidade do bairro São Geraldo e bairros vizinhos a participarem do 3º aniversário da congregação à rua São Francisco, bairro São Geraldo, a realizar-se dia 13, a partir das 19hs.

Confira a programação:

..

Foliões pedem saída de Kannário do trio de Claudia Leitte; assista

O príncipe do guetho, Igor Kannario, não foi bem recebido pelos fãs de Claudia Leitte, no último dia de Carnaval, durante a passagem do bloco Largadinho, na Barra.

Parceiros na música Patricinha do Ghetto, Claudinha convidou Igor para subir ao trio, que logo foi rejeitado pelos fãs da loira. Os foliões pediam que ele descesse. Ainda que com a cena constrangedora, Claudinha conseguiu manter a participação dele...

Império de Casa Verde vence o Carnaval em São Paulo

A Império de Casa Verde conquistou seu terceiro título do carnaval de SP, depois de um jejum de 10 anos. A escola também foi campeã em 2005 e 2006. Com um enredo abstrato sobre os mistérios da vida, a Império de Casa Verde foi eleita a campeã do Carnaval 2016 de São Paulo. O resultado foi anunciado durante a apuração das notas, na tarde desta terça-feira (9). É o terceiro título da agremiação no Grupo Especial.

Até o final da leitura do quarto quesito, samba-enredo, a Mocidade Alegre era a única escola com apenas notas 10 de todos os jurados – a agremiação "gabaritou" também mestre-sala e porta-bandeira, enredo e alegoria. A Império assumiu o topo da apuração na categoria bateria e se manteve em primeiro lugar até o final da leitura das notas...

Kannário e Xanddy pegaram ar no Carnaval de Salvador.

O cantor Igor Kannário causou o maior frisson em sua passagem pelo Campo Grande com o trio sem cordas. O pagodeiro, logo no início do percurso, parou a apresentação para reclamar da performance de seus músicos.

"Eu quero o gás da minha banda, p***. Esse povo aqui não é só fã meu não, é de vocês também. Dá um sorriso. Que cara feia é essa?", disparou ele, que logo em seguida puxou o hit 'Tudo Nosso, Nada Deles'...