O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira participou na última sexta-feira (15), no laticínio Bom Sabor, localizado no Distrito Industrial em Juazeiro, do treinamento de produção de queijos finos, destinado a 22 integrantes da COOAFJUR e queijeiros da região. O curso que integra o projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’, tem como objetivo oportunizar aos participantes da região, a fabricação de queijos com alto valor agregado e tecnologia francesa.
Ministrado pela Drª. Maria Helena, que possui mestrado e doutorado na área de lacticínio e pelo diretor de Pecuária da SEAGRI, Fábio Cedraz, o curso tem como foco, a fabricação especializada de queijos de cabra. “Esse é a primeira etapa e hoje os alunos estão aprendendo a fazer o processamento de queijo dos tipos elardon e reino, um trabalho pioneiro no Brasil”, informou Fábio, destacando que neste sábado (16) ocorrerá a segunda etapa do treinamento com a produção de queijos condensados e queijos maturados com vinho e cachaça e no domingo a conclusão do curso com a produção de queijo coalho e iogurtes, sempre das 8h às 18h.
De acordo com o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira o projeto ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’ chegou a Juazeiro para somar com as ações realizadas pela prefeitura através das feiras de caprinos e ovinos, “que tem proporcionado ao produtor melhoria genética dos animais, troca de experiências, conhecimentos de novas tecnologias e o incentivo a criação de cabras de leite, através dos torneios leiteiros”. Jorge também destacou o programa Palmas para Juazeiro que incentiva a produção de forragem (palmas), garantindo a alimentação dos animais no período de estiagem.
A ação, uma iniciativa da SEAGRI, pretende organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite, promovendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a agroindustrialização. Vale destacar que além da fabricação dos queijos, o ‘Cabra Produtiva e Rota do Leite’ vai apoiar a realização de torneios leiteiros previstos para acontecer nas exposições agropecuárias de Juazeiro (Expovale), Uauá, Senhor do Bonfim e Salvador, incentivando a melhoria da qualidade genética, com participação de animais vindos de diversos estados brasileiros.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.