Profissionais de diversas áreas, da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e Hospital Dom Malan, tiveram trabalhos reconhecidos no I Seminário de Experiências Exitosas do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). O evento aconteceu esta semana, no Recife, e contou com a participação das 15 unidades de saúde geridas pelo Instituto em Pernambuco.
A iniciativa, que partiu da Superintendência do IMIP Gestão Hospitalar, teve como objetivo reconhecer iniciativas de sucesso desenvolvidas dentro das unidades, proporcionando a troca de experiências, a integração e o aperfeiçoamento das equipes multiprofissionais.
Divididos entre três eixos – Gestão, Assistência e Educação em Saúde – foram apresentadas pelos participantes desde iniciativas simples como a importância do recadastramento dos funcionários para o uso consciente do vale transporte, o uso racional de luvas, estratégias para redução do consumo de energia; até um novo modelo para atendimento de pacientes vítimas de trauma, atuação da gerência de risco dentro das unidades de saúde, implantação de protocolos de antibióticos e cirurgia segura.
Na pauta dos profissionais de Petrolina estiveram iniciativas que propunham a redução de custos, como o Plano de Contingenciamento da UPAE; um melhor gerenciamento de leitos e de riscos aos pacientes (gerando vagas e segurança no HDM); a implantação de um fluxograma de atendimento de profissionais não médicos, qualificando os atendimentos e envolvendo toda a equipe multiprofissional, garantindo ações de saúde integrais (promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação), com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros; implantação da linha de cuidados do paciente cirúrgico e Educação em Saúde na atenção às gestantes – só para citar alguns exemplos.
De acordo com a Superintendente do IMIP Gestão, Ana Cláudia Figueira, o resultado do I Seminário foi bastante satisfatório. “Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, nós conseguimos reunir tudo de bom que as equipes realizam nas suas unidades, promovendo a troca de experiências. Estão todos de parabéns pelo sucesso das iniciativas e por buscarem sempre soluções criativas para os problemas”, avaliou. A Superintendente Adjunta, Ivete Buril, também demostrou satisfação com o evento. “Foi uma troca enriquecedora para todos que participaram. Devemos sair da zona de conforto e inovar sempre”, enfatizou.
A partir dessa troca, algumas experiências serão aperfeiçoadas e multiplicadas, como explica a Coordenadora Geral da UPAE Petrolina, Magnilde Alves: “Ao mesmo tempo em que servimos de modelo para algumas unidades de saúde com os nossos trabalhos, que foram expostos e reconhecidos, também aprendemos com as demais experiências. O objetivo final de todo esse esforço é o de melhorar a qualidade do nosso atendimento e do serviço prestado ao paciente. O usuário é sempre o nosso maior beneficiado”.
Uma das participantes do Seminário pelo HDM, foi a psicóloga, Camila Carneiro, que ressaltou que “a experiência de participar do Seminário foi bastante válida por ter sido um espaço de troca e aprendizado entre as diversas categorias profissionais e setores representados. Perceber o reconhecimento da gestão relativo ao trabalho desenvolvido como uma prática exitosa é extremamente gratificante, bem como ter seu trabalho divulgado e como modelo a ser seguido”, disse.
“Quero agradecer o espaço aberto para a troca de conhecimento tanto no eixo de assistência quanto nos serviços de apoio, de poder de alguma forma contribuir para o desenvolvimento da instituição. Parabéns a todos os colaboradores e a rede IMIP pela iniciativa e oportunidade “, declarou a assistente de custos do HDM, Kelly Carvalho.
Também participaram do evento a Superintendente Geral do IMIP, Tereza Campos, e o Presidente, Prof. Gilliatt Falbo. Foram inscritos 51 trabalhos, dos quais 18 foram classificados na modalidade oral e 25 na modalidade pôster, apenas 08 não foram selecionados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.