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97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

Se antigamente havia uma diferenciação mais concreta entre o on-line e o off-line nas estratégias de venda do comércio, a crescente integração entre os dois meios tem diluído cada vez mais essa fronteira. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

Enquanto isso, 84% dos entrevistados afirmaram fazer o caminho inverso, pesquisando primeiro em lojas físicas antes de finalizar as compras on-line. Os eletrodomésticos também ocuparam o topo do ranking nessa categoria (43%),seguidos por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%). A liderança pode ser explicada pela opinião dos consumidores quanto à experiência de compra: metade deles (51%) acredita que as lojas físicas oferecem melhor demonstração do produto. Outras categorias em que as lojas físicas levaram a melhor foram a facilidade para negociação de preços (56%) e para trocas (62%).


Por outro lado, os sites e aplicativos de lojas conquistaram o coração dos compradores em 13 das 15 categorias apresentadas, sobretudo por oferecer melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).
 
Enquanto sites de lojas registram queda na preferência do consumidor, aumentam as aquisições por meio de seus aplicativos

A popularização dos dispositivos móveis no país pode explicar o movimento de transição dos canais de compra no gosto dos brasileiros: seis em cada dez (61%) internautas entrevistados compraram por meio de aplicativos de lojas nos 12 meses anteriores à pesquisa – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, os sites de lojas registraram queda de quatro pontos percentuais, mantendo a preferência de 89% dos consumidores, seguidos das lojas de rua, com 48%.

Com os smartphones ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, o levantamento mostra que aplicativos de redes sociais como WhatsAppp e Instagram foram utilizados por 18% e 14% do total de consumidores que fizeram aquisições pela internet no último ano, respectivamente.

"Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de on-line e off-line já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante", argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

De fato, a maioria dos consumidores aprecia o fato das suas preferências serem consideradas pelas lojas: 66% gostam quando as empresas personalizam as ofertas de produtos e serviços levando em consideração seus hábitos e interesses, 64% esperam que os varejistas tenham informações atualizadas sobre como gostam de interagir com eles em todos os canais e 62% gostam de receber sugestões de ofertas ao abrir sites ou redes sociais.
 
43% dos consumidores admitem nem sempre realizar o planejamento de suas compras on-line

A personalização, no entanto, esconde um perigo latente para muitos brasileiros: o consumo por impulso, especialmente quando se trata de aquisições on-line, em que as transações acontecem sem que o consumidor veja, literalmente, o dinheiro indo embora. O levantamento mostra que os motivos que mais levaram os brasileiros a comprar por impulso foram promoções e preços baixos (56%), ficar navegando nos sites das lojas (36%) e receber ofertas de produtos e lançamentos (22%). Considerando que 43% nem sempre realizam o planejamento das suas compras on-line e outros 10% admitiram nunca fazer esse planejamento, aumentam também as chances de se comprometerem com uma dívida que não podem pagar.

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Moda e vestuário lideram o ranking de produtos e serviços mais comprados sem o devido planejamento, com 35% das respostas – percentual que aumenta para 44% entre as mulheres. A ala feminina também lidera a compra de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, com 41%, frente aos 26% que adquirem por impulso itens dessa categoria. Os homens, por sua vez, realizam mais compras não planejadas de eletrônicos e artigos de informática, somando 33% frente aos 22% que preferem esse tipo de produtos. Itens para casa (23%) e delivery de bebidas e comidas (21%) também figuram na lista.

A diferença entre os gêneros fica evidente também na forma de comunicação com as empresas. De modo geral, os canais preferidos são o "Fale Conosco" ou o chat da loja (51%), e-mail (43%) e telefone (38%), percentual que sobe para 44% entre os homens. As mulheres, por outro lado, ganham destaque entre os que preferem fazer reclamações via redes sociais (28%).
 
Maioria dos vendedores não consegue cobrir preços oferecidos pelas lojas virtuais

É justamente nesse ponto que reside a maior discrepância entre os meios. Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online, sendo que 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta de jeito nenhum. Ainda assim, 23% cobriram a oferta, sendo que 13% ofereceram o mesmo desconto (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior) e 9% um desconto ainda maior.

"Do ponto de vista do consumidor, é muito difícil entender as razões de um mesmo produto, de um mesmo varejista, estar à venda no site por um valor mais barato que na loja física. É claro que os custos dos espaços físicos são muito maiores para os lojistas, mas tudo indica que será necessário investir cada vez mais na integração e equiparar os preços para garantir a competividade em qualquer segmento", explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
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Campanha Natal da Cidade é lançada pela CDL e Sindilojas

O encanto e a magia do período natalino já começam a fazer parte do comércio de Petrolina: é que foi lançada nesta quarta (24), durante Assembleia Extraordinária, mais uma edição da campanha Natal da Cidade, desenvolvida através de uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 Este ano, o evento vai trabalhar os conceitos do empreendedorismo e da responsabilidade sociocultural. A abertura oficial será no dia 08 de Novembro, com a tradicional chegada de Papai Noel e uma apresentação teatral para público de todas as idades. Um cenário especial será montado na Avenida Souza Filho...

Seminário de moda apresenta estratégias para atrair clientes para lojas

Encantar e atrair consumidores através de uma vitrine desejável e consolidar boas vendas. Esse é um dos objetivos do “Seminário Visual Merchandising da Moda – Ativando e atraindo clientes no ponto de venda”, que será ministrado pela consultora de moda Anna Cláudia Libório, nesta quarta-feira, 10 de julho, a partir das 18h, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro.

O evento, promovido pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), é voltado para gestores, gerentes e vendedores do varejo de moda, que inclui vestuário, calçados e acessórios e faz parte das ações do Sebrae Conecta, projeto que estimula a qualificação dos empreendedores por meio de encontros com especialistas, consultorias na empresa e missões empresariais...

COMERCIANTES DO CENTRO DE JUAZEIRO DENUNCIAM SEGUIDOS ARROMBAMENTOS EM SUAS LOJAS

Em e-mail ao Blog GJ Notícias comerciantes da Rua Américo Alves, centro de Juazeiro, ao lado da Praça da Bandeira informam que estão sendo prejudicados com vários arrombamentos nas lojas da referida artéria.

“Procuramos a Polícia Militar e Civil, mas até agora nada, nem mesmo investigação foram feitas, apenas sete boletins de ocorrência. Nossa intenção é tornar totalmente público o nosso caso em razão do descaso por parte da Prefeitura e das Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, pois fomos prestar queixa na segunda e eles falaram que não podiam fazer nada porque a Delegacia de Furtos e Roubos estava de folga. Só a partir da quarta feira. Enquanto isso nossas lojas foram arrombadas novamente da terça para quarta” pontuou Gilvaci Lucas de Oliveira, comerciante, da Loja Desejo Moda Íntima...

Corpo de Bombeiros Militar de Juazeiro conseguiu debelar o fogo que atingiu duas lojas na Rua 28 de Setembro

Como o Blog GJ Notícias já havia informado, em primeira mão, o fogo começou no início da noite desta terça-feira (2) e o alarme foi dado por pessoas que passavam no local e perceberam o início do sinistro, acionando o corpo de Bombeiros.

As chamas se iniciaram na loja Cheia de Charme e chegou a atingir uma loja vizinha, a AnaJú...

Lojas fechadas em Juazeiro e Petrolina mostram cenário negativo da economia no Vale do São Francisco

O comércio  varejista voltou a mais fechar do que abrir lojas no primeiro trimestre de 2019.  Entre janeiro e março, vários pontos de venda lacraram as portas no País. O número é emblemático, pois indica grande mudança de rota. E confirma o quadro de estagnação da economia, já apontado por outros indicadores. 

Exemplo da estagnação da economia é sentida, por exemplo na Rua Souza Júnior e Avenida Guararapes na Zona Central, umas das principais do comércio de Petrolina, muitas lojas estão com placa de aluga-se e até de vende-se  e há sequências de lojas fechadas em vários trechos...

Com proximidade do 'Dia das Mães', Prodecon intensifica fiscalização em lojas de Petrolina

O comércio de Petrolina tem registrado um movimento intenso nesta semana quando muitos filhos saem às compras para celebrar o 'Dia das Mães' no próximo domingo (12). Por isso, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) da prefeitura tem acompanhado de perto a movimentação para esclarecer lojistas e consumidores sobre as compras de presentes.

Nesta segunda-feira (6), o órgão visitou dezenas de lojas do centro da cidade  orientando as empresas sobre os principais direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante a atividade, as equipes também distribuíram material informativo para orientar consumidores, principalmente, sobre política de troca de produtos, importância de exigir a nota fiscal e diferenciação de preços entre o pagamento a vista ou por meio de cartão...

Sindilojas divulga funcionamento do dia 1º de maio em Petrolina

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) informa que, devido ao Dia do Trabalho, que será celebrado nesta quarta (01.05), os estabelecimentos comerciais da cidade deverão estar fechados.

Mercados, supermercados e similares que desejarem abrir as portas, deverão solicitar autorização dos sindicatos das categorias e respeitarem as cláusulas previstas em Convenção Coletiva...

Lojas de atendimento da Compesa não funcionam no feriado da Semana Santa

Durante o feriadão da Semana Santa, todas as lojas de atendimento da Compesa no estado, assim como as unidades do Expresso Cidadão, estarão fechadas. As lojas e os Expressos Cidadãos funcionam até amanhã (17), e retornam às atividades normais na próxima segunda-feira (22). 

Nesse período, também não haverá expediente administrativo na Companhia Pernambucana de Saneamento, no entanto, a empresa lembra que os serviços essenciais serão mantidos, assim como uma equipe de plantão para atuar também em situações emergenciais...

Sindilojas informa horário de funcionamento no comércio de Petrolina

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina informa, através de nota, sobre o funcionamento do comércio de Petrolina durante a Semana Santa. Quinta-feira, 18, tudo funciona normalmente. Na sexta-feira Santa, é fechado. No sábado de aleluia, o comércio abre novamente ..

Sindilojas reforça parceria e apresenta demandas do comércio aos  órgãos de segurança que atuam no município

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina, Joaquim de Castro, recebeu na última semana, a  visita do inspetor chefe da Guarda Civil Municipal (GCM), Adroaldo Sérgio Coelho. A reunião também foi acompanhada pelo 2º tesoureiro do Sindilojas, Hildemar da Silva. Na pauta, o reforço sobre a importância de parcerias entre as instituições, bem como o planejamento de ações voltadas às demandas do comércio de Petrolina. Uma das questões abordadas diz respeito a reclamações de furtos e arrombamentos em alguns estabelecimentos comerciais da cidade.

“É importante que a gente solidifique cada vez mais estas parcerias. Um comércio forte é feito não somente do esforço de cada empreendedor, mas também, do apoio que vem das diversas entidades que atuam no município. Sempre estaremos de portas abertas para ouvirmos sugestões e trabalharmos juntos na elaboração de ações que influenciem de maneira positiva no comércio de Petrolina”, avaliou o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro. ..

SINDILOJAS, CDL e ACIAJ informam funcionamento do comércio de Juazeiro no período do CARNAVAL Oficial

Veja nota abaixo:

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75ª CIPM EM PARCERIA COM O SINDLOJAS EM JUAZEIRO, PARTICIPA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS A PESSOAS CARENTES

Como resultado de intensa campanha de arrecadação de gêneros entre diversos setores da Sociedade Civil Organizada, dentre as quais, Fecomércio, Sesc, Senac, Luiz Auto Peças,  Abc Eletro, Lojas HB, Bonfim Baterias, GMC Construções, Supermercado Econômico E Revalle, foram arrecadados como doações o total de 6.000Kg de alimentos, distribuídos em cestas básicas, entre comunidades carentes de Juazeiro. Com o apoio da 75ª CIPM, entidades como Fundação Lar Feliz, Apae, Abrigo dos Velhos, Centro Espírita Fonte Viva, Cresci e Sociedade São Vicente de Paulo, figuraram entre as principais beneficiadas.

Para o Presidente do SINDILOJAS/Juazeiro, Paulo Henrique, essa iniciativa de caráter filantrópico e humanitário, tem o propósito em assegurar aos mais necessitados o amparo e acima de tudo o restabelecimento da dignidade. Acrescentando ainda, a ousada meta já traçada para o próximo ano, de dobrar a quantidade ofertada, de modo a ampliar o número de entidades beneficiadas, com o envolvimento de diversas outras empresas...

CDL, Sindilojas e Prefeitura de Petrolina discutem melhorias para o comércio

Um encontro realizado nesta terça-feira (12) reuniu representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, Sindilojas e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) em um único propósito: acompanhar e discutir melhorias para o comércio da cidade.

Participaram da reunião o presidente da CDL, Manoel Vilmar e o diretor-executivo Valdivo Carvalho, o presidente o Sindilojas, Joaquim de Castro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa e o diretor de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas, Cícero Dirceu da Silva...

CDL e Sindilojas de Petrolina entregam prêmios da Campanha Natal da Cidade

A entrega da premiação da Campanha Natal da Cidade aconteceu na quinta (10), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Petrolina.Um coffee break foi realizado como forma de confraternização entre sorteados, lojistas e membros das duas entidades organizadoras da Campanha (CDL e Sindilojas).

O diretor executivo da CDL Petrolina, Valdivo Carvalho, agradeceu aos lojistas por acreditarem nessa campanha natalina e parabenizou aos premiados. Em seguida, João Ferreira, vice-presidente do Sindilojas e Manoel Vilmar, Presidente do CDL também deram uma palavra aos presentes. Na ocasião os lojistas tiveram o seu momento de agradecer o empenho das entidades, além de confirmarem participação na próxima edição da campanha. Alguns contemplados também aproveitaram o momento para ressaltarem a confiança no Natal da Cidade...

ÁGUAS INVADEM LOJAS NO CALÇADÃO DA TRAVESSA BENJAMIN CONSTANT

Em 2016, o comerciante Dinart Almeida em matéria postada no Blog expressava a sua preocupação em relação as obras do calçadão da Travessa Benjamin Constant, centro de Juazeiro.  Segundo ele, o nível da pavimentação não tinha a queda suficiente e em caso de chuva os comerciantes sofreriam prejuízos porque a água não tinha para onde escoar.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação à época através de nota informou que foi realizada a topografia para avaliação da drenagem no local. A nota dizia ainda que nas proximidades da Rua Oscar Ribeiro, onde é comum o acúmulo de águas pluviais, seria ampliada a manilha (tubo de rede de águas pluviais), bem como seriam construídas maiores caixas coletoras de água...

Sindilojas e CDL se reúnem com instituições de segurança para definirem os detalhes da Operação Papai Noel

Petrolina já se prepara para receber – entre os dias 07 e 25 de Dezembro – mais uma edição da Operação papai Noel, resultado de uma  parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e instituições que atuam na área de segurança, como as  polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA). A proposta é intensificar a atuação destes órgãos de segurança no período das  festas de fim de ano, quando a movimentação no comércio é maior que o registrado no cotidiano.

"Nesta época há uma movimentação maior no comércio, seja por conta das pessoas que estão em busca das compras de fim de ano; seja pela movimentação nos bancos devido ao pagamento do décimo terceiro. Então, é preciso que sejam concentrados esforços no sentido de garantir que o cidadão possa circular no comércio com mais segurança", pontua o presidente do  Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro...

Petrolina: Nota de Esclarecimento do Sindilojas sobre a Negociação Coletiva de Trabalho 2018/2019

O SINDILOJAS – Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina/PE, através do seu Presidente, infra assinado, tendo em vista os diversos comunicados do SINTCOP na mídia local, vem, com todo respeito, prestar os seguintes esclarecimentos aos seus associados:

Desde março/2018, estamos realizando reuniões com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, com o objetivo de se chegar a um entendimento para a Convenção Coletiva do Trabalho de 2018/2019...

Calçada Livre: Prefeitura notifica lojas de Petrolina para que retirem mercadorias do passeio público no centro da cidade

A Prefeitura de Petrolina notificou três lojas localizadas na Rua Dom Vital, no centro da cidade, pela colocação irregular de mercadorias nas calçadas. O espaço, destinado exclusivamente à circulação de pedestres, estava indevidamente ocupado por caixas de  eletrodomésticos e expositores com artigos de cama, mesa e banho, além de roupas. A equipe de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) solicitou dos lojistas a retirada imediata dos produtos das calçadas, sujeito à apreensão. O trabalho foi realizado na tarde de ontem (11) e também resultou na notificação de um comerciante informal de frutas e verduras.

Esse tipo de ação reforça o trabalho de ordenamento do centro comercial da cidade realizado pela Prefeitura de Petrolina, como explica o Diretor de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas da SEDURBS, Cícero Dirceu da Silva. "O programa 'Calçada Livre' tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto do passeio público. Por isso, além dos comerciantes informais, nós também estamos pedindo a colaboração e fazendo a conscientização dos lojistas para que possamos liberar as calçadas do centro da cidade. Essa ação do prefeito Miguel Coelho deve ser abraçada por todos, a fim de que se possa garantir o direito básico de ir e vir, além de melhorar significativamente a mobilidade na nossa cidade", destaca Silva...

NOTA PESAR DO SINDILOJAS PELO FALECIMENTO DE GERALDO COELHO

Petrolina perdeu na noite desta última sexta (24), uma das maiores representatividades de seu quadro político-social: o ex deputado estadual Geraldo Coelho. Herdeiro do tradicional clã do sertão pernambucano, Dr. Geraldo – como era chamado por amigos e correligionários – era engenheiro por formação e político por vocação. Tinha um estilo único: lutava de maneira aguerrida por tudo aquilo que considerava justo para o progresso de Petrolina e, consequentemente, do sertão do Estado. Não deixava ninguém sem resposta. A força de vontade para transformar a região em um celeiro de oportunidades rendeu a ele o apelido de "Trator do Sertão".

Desenvolveu uma trajetória baseada na luta pela educação, irrigação, desenvolvimento, progresso. Estimulou o comércio – tanto como empreendedor quanto com suas ações na área da política. Foi por duas vezes vereador, prefeito e teve seis mandatos como deputado estadual por Pernambuco. Deixa um amplo legado que serve como referência para as próximas gerações...