O comércio de Petrolina tem registrado um movimento intenso nesta semana quando muitos filhos saem às compras para celebrar o 'Dia das Mães' no próximo domingo (12). Por isso, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) da prefeitura tem acompanhado de perto a movimentação para esclarecer lojistas e consumidores sobre as compras de presentes.
Nesta segunda-feira (6), o órgão visitou dezenas de lojas do centro da cidade orientando as empresas sobre os principais direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante a atividade, as equipes também distribuíram material informativo para orientar consumidores, principalmente, sobre política de troca de produtos, importância de exigir a nota fiscal e diferenciação de preços entre o pagamento a vista ou por meio de cartão.
Segundo o diretor presidente do órgão, Dhiego Serra, além do caráter educativo voltado aos consumidores, a equipe também observou se os lojistas vêm cumprindo todas as exigências da legislação consumerista.
"Visitamos dezenas de lojas, distribuímos material informativo, e o mais importante é que, pudemos assim, nos aproximar dos consumidores e fazer com que eles percebam que existe um órgão aqui na cidade para defender seus direitos. Neste período, é fundamental que todos estejam alertas para não ser lesado de qualquer forma", disse Dhiego.
Qualquer cidadão pode protocolar reclamação no Prodecon que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h. Para formalizar uma denúncia, é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066.
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