Foram encontrados 143 registros para a palavra: fechamento

Secretária de Saúde nega fechamento do Hospital da Criança e explica reordenamento da rede

A Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro participou do Programa RJ Notícias (Rádio Juazeiro) nesta quarta-feira (11) ocasião em que desmentiu as informações que estão sendo espalhadas nas redes sociais de fechamento do Hospital Materno Infantil e da redução dos serviços na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

“É lamentável que as pessoas por interesses políticos estejam propagando esse tipo de desinformação, criando factoides e causando pânico na população. Nos últimos dias estivemos pela manhã, tarde e noite acompanhando a implementação do reordenamento da rede municipal e com responsabilidade podemos assegurar que já houve considerável melhora. Na próxima semana pretendo, inclusive, apresentar os números que atestam isso” pontuou Fabíola...

Vereadores de Petrolina querem evitar fechamento do Sanatório de Juazeiro que atende pacientes de 53 municípios

O Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado em Juazeiro-BA, atende pacientes da Rede PEBA, do SUS, envolvendo 53 municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. Para cobrir as despesas de folha de pagamento, remédios e empréstimos feitos para cobrir despesas do período que a entidade estava sem receber verbas, o sanatório gasta em média 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desses recursos, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro. 

Dos 82 pacientes internados, de julho para cá, 25 foram dispensados por falta de recursos. Os 57 restantes podem ser dispensados porque o sanatório não tem como se manter apenas com os recursos atuais. 30% dos pacientes são de Juazeiro, 15% de Petrolina, os outros, dos municípios da rede PEBA que apenas encaminham os pacientes e não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico. ..

Marcelo Veiga é contra fechamento de comarcas: "Bahia deve ampliar acesso ao Judiciário para povo"

O deputado estadual e vice-líder do governo Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Veiga (PSB), se pronunciou na sexta-feira (31) contra o fechamento de mais comarcas no interior do estado e sugeriu que o Poder Judiciário crie mais unidades para atender ao povo pobre. Para o parlamentar, "é preciso democratizar o acesso à Justiça e não dificultá-lo". Ele aponta que as cerca de 20 comarcas de entrância inicial devem ser fechadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), mas que a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) se mobiliza contra a proposta. 

"Temos de apoiar a OAB, pois a ampliação de comarcas é para o Poder Judiciário chegar a todos com maior facilidade. Reduzi-las trará um prejuízo maior que o financeiro. A proposta de desativação de aproximadamente 20 comarcas de entrância inicial deve ser votada pelo TJ-BA, sendo que nos últimos anos ao menos 75 unidades já foram desativadas no estado. Atualmente, são 203 comarcas ativas. E para desativar uma comarca, é preciso realização de um estudo prévio do impacto que causará para o tribunal, mas temos de considerar o povo pobre que não tem acesso e não pode se locomover com facilidade", informa Marcelo. ..

PROFESSORES CONTESTAM REITOR SOFRE FECHAMENTO DA UNIVASF EM SETEMBRO

Professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram do Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (23) para se contrapor às declarações do Reitor Julianeli Tolentino, sobre um possível fechamento da universidade no mês de setembro, após contingenciamento de verbas por parte do governo federal.

Estiveram nos estúdios da Transrio FM os professores Jorge Cavalcanti (Computação), Ferdinando Carvalho (Educação Física) e Valdner Ramos (Administração). Inicialmente, Jorge Cavalcanti contestou qualquer possibilidade da universidade fechar suas portes. “Não vai fechar porque..

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE NEGA FECHAMENTO DA UPA DE JUAZEIRO

Circularam nas redes sociais este final de semana informações de que a UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro seria fechada por conta do alto custo para manter a unidade em funcionamento. Assim que tomou conhecimento das informações a reportagem do Blog GJ Notícias conversou com a Secretária Municipal de Saúde Fabiola Ribeiro que desmentiu a informação.

“Não é verdade essa informação! Falei em algumas reuniões que iríamos procurar outro modelo de gestão com possibilidade de uma OS (Organização Social), mas em nenhum momento mencionei Promatre ou qualquer outra empresa... Infelizmente as coisas se distorcem... Acabei de passar essas informações para o prefeito e vamos elaborar uma resposta oficial. Estamos também pleiteando requalificação da unidade e vamos sim precisar reformar. Ainda esta semana receberemos visita de representante do Ministério da Saúde” explicou Fabíola Ribeiro...

Rede Bahia emite nota sobre demissões no interior e nega fechamento da TV Oeste

Por meio de sua assessoria, a Rede Bahia emitiu, na noite desta segunda-feira (6), uma nota de posicionamento sobre as alterações realizadas nas TV São Francisco e TV Oeste, filiais do grupo nas cidades de Juazeiro e Barreiras respectivamente. De acordo com o comunicado, as duas emissoras "começam a operar com um novo modelo de produção de conteúdo" e que "equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo 'Jornal da Manhã', 'Bahia Meio Dia' e 'BATV', através da TV Bahia, em Salvador". 

A assessoria da Rede Bahia afirmou que "não é real" as informações sobre o fechamento das TV Oeste e São Francisco e que foram mantidas as "equipes de reportagem, toda área comercial e de marketing, além da equipe técnica". ..

Possível fechamento da Agência da Receita Federal em Juazeiro preocupa comunidade

Em Contato com o Blog GJ Notícias nesta manhã de terça-feira (30) diversas pessoas manifestaram preocupação com informações de que o Governo Federal estaria publicando decreto com o fechamento de diversas agências da Receita Federal, incluindo a de Juazeiro, na Bahia.

Uma leitora informou que esteve nesta manhã na Agência da Receita Federal de Juazeiro e obteve a informação de funcionários ali lotados, que o atendimento local passaria a ser feito em Petrolina: “Estou na Agência da Receita Federal e acabei de saber, por um funcionário, que hoje sai o decreto para fechar a receita aqui de Juazeiro. Quem precisa resolver algumas pendencias vai ter que ir à cidade de Petrolina”, lamentou...

MP pede fechamento de dois centros terapêuticos de Juazeiro

O Ministério Público estadual solicitou em ação civil pública ajuizada no último dia 9 que a Justiça determine, em decisão liminar, o fechamento das comunidades terapêuticas para dependentes de substâncias psicoativas Centro de Desafio Jovem do Sertão e Centro de Restauração Filadélfia, localizadas em Juazeiro. Na ação, a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues pede ainda determinação judicial para que o Município faça o levantamento dos nomes e situação dos pacientes e realize o encaminhamento deles para comunidades terapêuticas regulares e cadastradas junto ao ente público, onde eles possam receber adequado tratamento custeado pelo Município. 

Segundo a ação, foram encontradas diversas irregularidades nos dois Centros. Entre elas, instalações físicas de ambientes externos e internos “em péssimas condições de conservação, segurança, organização, conforto e limpeza”; banheiros sujos, sem porta, papel toalha e sabonete líquido; ausência de procedimento operacional padrão para a lavandeira e higienização e limpeza da estrutura física do estabelecimento; inexistência de sala de acolhimento de residentes, familiares e visitantes; ausência de piso derrapante e lavável, além da falta de técnico responsável de nível superior e pessoas capacitadas em número suficiente para período integral. As irregularidades foram constatadas em inspeções realizadas pelo Núcleo de Vigilância Sanitária. ..

Associação da Chesf tenta impedir fechamento de espaços na Bahia

Aposentados da Chesf [Companhia Hidroelétrica do São Francisco] estão preocupados com uma comunicação enviada pela direção da empresa que determina a desocupação de imóveis da associação Aposchesf. Na Bahia, a entidade ocupa espaços nas cidades de Paulo Afonso, Sobradinho e em Salvador. Uma reuinão marcada para a próxima quinta-feira (11) na sede da Chesf, em Recife (PE), com o presidente nacional da companhia, Fábio Lopes Alves, vai discutir a questão.

Procurado pelo Bahia Notícias, o presidente da Aposchesf, Manoel Gomes de Morais, disse que o encontro servirá como tentativa de demover a direção da ideia de desocupar os imóveis. "Nós vamos tentar de todos os meios, de forma pacífica, garantir a continuidade desses espaços. Nós sabemos que isso já faz parte de uma proposta de privatização da empresa, mas vamos tentar sensibilizar a diretoria a não fazer isso", disse Morais...

Nova empresa pede autorização da ANAC para fazer voos direto de Petrolina para Salvador após fechamento da AVIANCA

A empresa Passaredo, segundo o site PnzPotter, especializado em aviação, teria solicitado junto à ANAC, uma autorização para fazer voos Petrolina - Salvador a partir do dia 07 de junho deste ano.

De acordo com a publicação, os horários solicitados seria saída da capital baiana às 16h, previsão de chegada em Petrolina às 17h20 e o retorno à Salvador as 17h45 com chegada às 19h05...

Valmir critica fechamento do Consea: "Mais um ato reacionário contra o povo pobre"

O fechamento do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi criticado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e considerado como "mais um ato reacionário contra o povo pobre do país". Nesta quarta-feira (2), o petista disse que em menos de 24h o novo governo "já cometeu várias atrocidades contra a democracia e o povo brasileiro". "Ao menos 17 pontos foram elencados e tidos como retrógrados. Todos contra o povo do nosso país. O fechamento do Consea, por exemplo, é um absurdo. O órgão foi recriado no governo do ex-presidente Lula e resolvia políticas contra a fome no Brasil", salienta Valmir. 

Munido de dados divulgados pelo PT esta semana, Assunção lembra que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O deputado afirma que o plano de governo de Bolsonaro não liga para os cerca de 15 milhões de miseráveis e mais de 55 milhões de pobres que vivem no país. "Não existem cuidados com o povo, isso é deprimente. Precisamos debater e apresentar políticas para garantir alimentação saudável ao povo. Isso sem contar os resultados que o Consea apresentou nos anos de atuação dos governos petistas, dando dignidade e segurança alimentar para milhões de pessoas", frisa. ..

COMUNIDADE DO SALITRE PROTESTA CONTRA FECHAMENTO DE CRECHE

O leitor Carlos Borges, conhecido popularmente como Barriguinha, em contato com a redação do Blog GJ, informou que “hoje na comunidade de Passagem do Sargento (Salitre), zona rural de Juazeiro-BA, país de alunos e comunidade fizeram um movimento em frente a creche do povoado, para pedir melhores esclarecimentos, sobre a ordem de fechamento, da instituição de ensino! Há pouco menos de dois anos foi feita a reforma e ampliação da mesma e hoje a SEDUC vem com a ordem de fechamento alegando que o prefeito não irá pagar os transportes, os quais carregam nossas crianças! Absurdo” expressou um pai de aluno por meio de mensagem encaminhada pelo leitor.

NOTA SEDUC..

COMANDANTE DO CPRN NEGA FECHAMENTO DE UNIDADES POLICIAIS EM JUAZEIRO (BA)

Um ouvinte do Programa Geraldo José (Transrio FM) encaminhou mensagem na tarde desta quinta-feira (06) informando e lamentando o fechamento do Posto Policial no bairro João Paulo II. Confira a mensagem na íntegra: “Olá Geraldo Boa tarde, venho através da sua audiência relatar a situação do bairro Joao Paulo ll. Infelizmente a 74ª CIPM do João Paulo II deve ser fechada, mais conhecido como Postinho policial, atualmente a 74ª CIPM faz a segurança dos seguintes bairros e distritos João Paulo II, Antônio Guilhermino, Parque Residencial, Vila Nova Fé, Distrito Industrial, Residencial Brisa da Serra, Residencial Praia do Rodeadouro, Residencial Dr. Humberto, Pedro Raimundo, Dom José Rodrigues, Residencial Jatobá, Carnaíba, Juremal, Massaroca, Abóbora e Junco. Haverá uma fusão da 74ª com a 76ª CIPM. Para os mesmos será um grande retrocesso e a violência tende a aumentar nessas localidades. Quero pedir ao nosso querido deputado Zó que olhe essa situação do Bairro Joao Paulo ll, essa companhia está no bairro há mais de 25 anos. A comunidade está preocupada com essa situação. Onde estão nossos representantes que dizem amar o bairro Joao Paulo ll? Ninguém se manifesta. Obrigado Geraldo”.

Em seguida a nossa reportagem procurou manter contato com o Coronel José Anselmo Bispo Comandante do CPRN – Comando de Policiamento Regional Norte, que se encontra em Salvador (BA), mas na noite desta quinta-feira nos atendeu e negou peremptoriamente o fechamento de qualquer unidade. Veja: “Geraldo não procede. O que houve foi um redimensionamento das áreas das CIPM localizadas em Juazeiro, para um melhor atendimento às comunidades do interior, porém não houve extinção de Unidades, muito menos fechamento de postos ou diminuição de efetivo. Pelo contrário, com esse redimensionamento, instalaremos o posto policial de Carnaíba do Sertão, além de colocar policiamento aos finais de semana em outras localidades, como por exemplo, Massaroca. No dia 19/12, o novo organograma será apresentado à imprensa” explicou o Coronel PM Anselmo Bispo Comandante do CPRN...

MPF pede fechamento imediato de seis museus federais no Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) pediu hoje (11) o fechamento imediato de seis museus federais que funcionam no Rio de Janeiro. São eles: Museu da República, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu Villa-Lobos, Museu da Chácara do Céu e Museu do Açude.

Segundo parecer do MPF, um levantamento do Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) mostra que nenhum dos seis museus têm alvará do Corpo de Bombeiros...

Maioria dos brasileiros não concorda com o fechamento das fronteiras com a Venezuela

A questão dos refugiados é tema de discussão no mundo todo e, no Brasil, não poderia ser diferente. Na noite desta segunda-feira, 7, a polícia federal suspendeu a entrada de venezuelanos que fogem da grave crise econômica e social no país governado por Nicolás Maduro entrando por cidades de Roraima, mais precisamente entre as cidades de Pacaraima (RR) e Santa Elena de Uairén (VEN).

Segundo pesquisa feita pela Toluna, fornecedora líder de insights do consumidor para a economia sob demanda, 45% dos brasileiros não estão de acordo com a atitude, com 12% não concordando nada com o fechamento. Como contraponto, 30% dos entrevistados querem o veto aos venezuelanos e 26% não sabem se concordam...

Artistas lançam manifesto contra Lei que prevê o fechamento de equipamentos culturais e tolhe a atividade artística em Petrolina

Artistas profissionais e amadores, além de educadores e gestores de instituições que promovem a atividade artística em Petrolina, lançaram nesta quinta-feira (26) um manifesto contra a Lei nº 3.012/2018, publicada na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do município. De autoria do vereador Rodrigo Teixeira Araújo (PSC), a Lei proíbe o acesso de jovens menores de 18 anos em exposições de obras e espetáculos que contenham nudez, conteúdo devasso, libidinoso ou imoral, ainda que com a autorização dos pais. Como infração aos equipamentos culturais que descumprirem essa determinação ou não afixarem a proibição prevista na Lei, serão aplicadas multas de até 1000 UFM (Unidade Fiscal do Município), interdição do estabelecimento e cassação da licença de funcionamento.

No manifesto, os artistas argumentam que a Lei nº 3.012/2018 viola preceitos constitucionais básicos, como a liberdade de pensamento e expressão artística, extrapola a competência legislativa do município ao legislar sobre a proteção à infância e à juventude, faz uso de conceitos genéricos e indeterminados para se referir às obras, retira dos pais o poder de tutela sobre a educação de seus filhos para conferir aos órgãos fiscalizadores do município o poder de cerceamento da expressão artística, institui censura prévia e coloca o artista sob o julgamento moral e subjetivo de um fiscal ou censor. "A perseguição à arte é um dos primeiros sintomas do estabelecimento de um clima de fascismo e ditadura no país", afirma o documento. Uma petição pública de apoio aos artistas está disponível no link: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR105947. Segue a íntegra do manifesto:..

Daniel Almeida solicita Comissão Geral para tratar sobre fechamento da FAFEN

Durante sessão plenária na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), o deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) protestou contra o fechamento de duas unidades da FAFEN – Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados na Bahia e Sergipe. No discurso, Daniel citou os prejuízos para a economia do Nordeste e solicitou, em nome da Bancada da Bahia, a abertura de uma Comissão Geral para debater os impactos dos desinvestimentos da Petrobrás na indústria nacional. 

"A notícia da desativação das atividades das unidades da FAFEN é preocupante, especialmente em razão das consequências para a nossa economia, mas, sobretudo no já combalido mercado de trabalho, uma vez que há possibilidade de mais de mil trabalhadores diretos perderem os seus postos de trabalho com a desativação", disse o parlamentar. ..

POPULAÇÃO DE BARRO VERMELHO PROTESTA CONTRA FECHAMENTO DE ESCOLA

A comunidade de Barro Vermelho, em Curaçá, realizou noite passada (16) um protesto pelas ruas do distrito em repudio à gestão municipal de Curaçá pelo fechamento do ensino fundamental e médio na sede daquele povoado.

Segundo o ex-vereador Adelson Félix o movimento reuniu alunos e pais de família reivindicando a permanência do ensino fundamental e médio na Escola Gaspar Dutra...

Ex-aliado, Fernando Bezerra critica gestão de Paulo Câmara pelo fechamento do Hospital Dom Tomás, em Petrolina


O Senador Fernando Bezerra Coelho, que até bem pouco tempo fazia parte da base do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), após migração para o MDB, não tem poupado a gestão do ex-aliado no estado.

Nesta terça-feira, após nota da Apami comunicando o fechamento do Hospital Dom Tomás, por falta de recursos, o Senador Bezerra encaminhou nota em que cita a gestão de Paulo Câmara de insensível pela falta de compromisso com a saúde e com a unidade hospitalar em Petrolina: “Uma insensibilidade absolutamente injustificável e jamais vista na história de Pernambuco”, denunciou...

Ação pede expansão da Rede de Atenção Psicossocial antes de fechamento de hospitais na Bahia

Uma ação civil pública ajuizada ontem, dia 21, pelos Ministérios Públicos estadual e Federal e pela Defensoria Pública da União, pede que a Justiça evite, antes da expansão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o fechamento de três hospitais psiquiátricos na Bahia: o Juliano Moreira e Mário Leal, em Salvador, e o Lopes Rodrigues, em Feira de Santana. Segundo a ação, o Estado projeta fechar as unidades sem elaborar e apresentar um plano de gestão, com cronograma definido, do processo de desinstitucionalização (quando os hospitais deixam de ser principal referência de atendimento psiquiátrico) e de altas hospitalares dos pacientes, como também um planejamento de ampliação da Raps para garantir o acesso ao serviço essencial de tratamento.

Os promotores de Justiça Carlos Martheo Guanaes, Fábio Velloso e José Luiz da Fonseca, o procurador da República Leandro Bastos Nunes e o defensor público da União Átila Ribeiro Dias pedem que a Justiça determine, em caráter liminar, a suspensão de “todos os atos voltados ao descredenciamento” dos três hospitais; a continuidade do repasse pela União das verbas destinadas à manutenção das unidades; a garantia de funcionamento pelo Estado dos serviços, com atendimento de emergência, leitos e internações previstas em lei, além da apresentação de plano de gestão da Raps em um prazo de 60 dias...