Foram encontrados 1252 registros para a palavra: sim

"Cartilha de Registro de Candidaturas 2016" ganha versão simplificada

Já está disponível para download a versão simplificada da "Cartilha Registro de Candidatos 2016". Elaborada de modo a facilitar a impressão, a nova edição do manual pode ser baixada no portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) na internet: www.tre-ba.jus.br. O arquivo está disponível no menu "Eleições", submenu "Eleições 2016", opção "Registro de candidaturas".

O material, desenvolvido pela Seção de Controle e Registro de Partidos (SERPAC), é indicado para candidatos, partidos e juízos eleitorais. Deverá contribuir com o trabalho dos cartórios eleitorais no pleito municipal deste ano, já que cada uma das 205 zonas eleitorais do estado receberá um exemplar impresso da nova versão da cartilha. Vale também como uma fonte de informações para os profissionais da imprensa que irão cobrir as Eleições 2016. ..

Prefeitura de Juazeiro determina retirada de símbolo oficial durante o período eleitoral

Brasão de Juazeiro-Bahia.

Cumprindo as determinações da legislação eleitoral, a partir deste dia 2 de julho/2016, a Prefeitura de Juazeiro recomenda a todos os órgãos da administração municipal direta e indireta, a utilização do "Brasão Oficial do Município" em todas as suas atividades. Suspende-se com isso, a utilização do símbolo oficial, ou de qualquer outro, em todas as correspondências oficiais e não oficiais do município, bem como qualquer equipamento (móvel ou imóvel), programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos integrantes do patrimônio da Administração Pública Municipal, direta ou indireta, ou a esta cedida. O não cumprimento das recomendações acima, importará na tomada de medidas cabíveis. ..

EU PENSO ASSIM... ALEGRIA, DECEPÇÃO

No futebol, a modalidade esportiva mais querida do mundo, êle, o futebol, nos mostra constantemente aspectos os mais diferenciados, como por exemplo, quando um time marca um gol, a torcida vai a loucura, pula, grita e abre um largo sorriso e comemora com extrema  emoção. Mas quando seu clube sofre um gol, aí a coisa muda, bate a tristeza, chegando até ás lagrimas.

Por esse ângulo que mostramos parte do que é a ALEGRIA, a DECEPÇÃO fazem parte do DNA dos torcedores, principalmente dos mais apaixonados...

A VIOLÊNCIA DISPAROU EM JUAZEIRO E SEXAGÉSIMO HOMICÍDIO OCORRE NO SALITRE

A região do Salitre, uma das mais produtivas e consequentemente mola mestre do setor econômico do município também se transformou numa zona de violência nos últimos dias.

O sexagésimo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira, dia de São João, na comunidade de Lagoa, Salitre, por volta das 03h. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa foi informado de que teria ocorrido um assassinato e um corpo estava caído ao chão naquela comunidade...

EU PENSO ASSIM... JOGO DE DOMINGO VALE A VICE-LIDERANÇA PARA A JUAZEIRENSE

O JUAZEIRO se organiza e se prepara para enfrentar a sempre difícil segunda divisão do Campeonato Baiano, com especial atuação para a estreia nessa competição, dia 10 de julho. A JUAZEIRENSE, vai cumprir seu terceiro jogo pelo GRUPO  A-5, do brasileiro, série “D”, domingo, 26, aqui no Adauto Moraes. Nosso representante, acumula um empate contra o ICASA-CE, em 1 x 1, aqui no nosso estádio, deixando passar a grande oportunidade se somar três pontos.

Depois, foi a Terezina-PI, e foi goleado (4 x 0) pelo time do ALTOS que na primeira rodada já tinha  goleado (3 x 0) o MARANHÃO, nosso próximo adversário, só que esse time se recuperou e venceu o ICASA, por 2 x 1 tendo agora, três pontos positivos e assim, está na vice-liderança do GRUPO...

EU PENSO ASSIM...COM DOIS APAGÕES, JUAZEIRENSE SOFRE GOLEADA

Já conversei com alguns diretores da JUAZEIRENSE, tentando ir buscar um ou mais motivos do “CANCÃO DE FOGO”  sofrer goleada, 4 x 0 do ALTOS, domingo, 19 em Terezina-PI, pela segunda rodada do GRUPO A-5, do Campeonato Brasileiro, série “D”. Seria cansaço da viagem? Seria falta de treinamento em campo próprio: ou seria mesmo o apagão que tomou conta do setor de comunicação do estádio Lindolfo Monteiro? Isso teria provocado um apagão no desenvolvimento da nossa equipe? Pois até os 38 minutos do segundo tempo, depois da falta de iluminação, por dez minutos, estávamos perdendo por 2 x 0 e tentando buscar o empate, aí, veio o terceiro gol, aos 39’ e o 4º logo aos 40 minutos.

Não é desculpa nem justificativa, é, assim ou não assim, que nossa diretoria deve tomar esse resultado como um alerta, e preparar a equipe para o terceiro compromisso, dia 26, aqui, contra o MARANHÃO que venceu o IACSA por 2 x 1...

EU PENSO ASSIM... MUITA EMOÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA

Antes de iniciar o desfile das atrações esportivos deste final de semana, quero fazer uma correção. Disse ontem, que o jogo da JUAZEIRENSE contra ALTOS (PI) seria realizado na cidade de PICOS. Não será lá não, esse jogo vai acontecer em Terezina no estádio LINDOLFO MONTEIRO. Feita a correção.

Pois é, a delegação do “CANCÃO” viajou nesta sexta (17), por volta de meio-dia para Terezina. O técnico Quintino Barbosa viajou muito confiante na sua equipe. Nesse CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE “D”..

EU PENSO ASSIM... DUPLA “JU-JU” EM AÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA

O JUAZEIRO SOCIAL CLUBE inicia na prática, suas atividades visando sua participação no campeonato baiano da 2ª divisão. O nosso “TRICOLOR DAS CARRANCAS” tem estreia nesse certame, marcada para o dia 10/07, em Salvador, contra o Atlântico. Como é do conhecimento de todos nós, apenas um clube, sobe para a 1ª DIVISÃO do “BAIANÃO”, por isso, o JUAZEIRO já tem marcada para o próximo sábado, pela manhã, no Adauto Moraes, a apresentação do seu elenco e a nova comissão técnica que tem o experiente treinador Rodrigo Chagas, 42 anos, carioca, que já passou como jogador, pelo VITÓRIA da capital, pelo CORINTHIANS, CRUZEIRO, SPORT, PAYSANDU, CRB e em 2005 encerrou sua carreira como jogador no UNIÃO SÃO JOÃO.

Depois, passou a trabalhar em divisões de base em clubes da Bahia. Rodrigo Chargas dirigiu a JACUIPENSE levando esse clube à 1ª DIVISÃO do campeonato baiano, passando também pela seleção brasileira, como jogador...

EU PENSO ASSIM... FOI UM BOM RESULTADO O EMPATE?

Muitos, certamente dizem “quem manda em minha casa sou eu”.

Acho que deve ser assim, mas nem sempre, às vezes, a gente meio perturbado, na nossa própria casa atormentado e desejando resolver logo os problemas, com muita ansiedade, às vezes, não acerta nem o caminho da sala, e aí, a “CASA CAI”. Não consegue coordenar as ideias, deixa de mandar em sua casa. E quando sua casa está quase vazia. Menos de duzentos moradores pagaram para entrar..

EU PENSO ASSIM... CONVOCAÇÃO PARA O “JUÁ-JUÁ”

O torcedor, nós que residimos em Juazeiro e região, nos sentimos orgulhosos em ter por aqui, um clube que nos provoca alegria e honra em está representando todos nós numa competição repercussão nacional que é o campeonato brasileiro da série “D”.

Algumas poucas pessoas,  até acham que está na série “D” de um certame, não é lá grandes coisas, mas é  bom saber esses “bobalhões” que não se sobe uma escada pelo degrau de cima, temos que tentar subir essa escada de degrau em degrau e é por isso, que estamos convocando o torcedor para ir ao nosso estádio, neste domingo, 12, ás 16:00h para assistir  um jogo entre o nosso JUAZEIRENSE e o ICASA de Juazeiro do Norte (CE)...

Coordenadora do Cemafauna realiza palestra no I Simpósio do Bioma Caatinga da Embrapa Semiárido

A coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) professora Patricia Nicola participou, na tarde da terça-feira, 07, de uma mesa redonda que tinha como tema "Biodiversidade: onde o conhecimento precisa avançar?" ao lado de profissionais da área como os professores Luciano Paganucci da UEFS e Gladstone Alves da Silva da UFPE no I Simpósio do Bioma Caatinga promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) em Petrolina-PE.

De acordo com a comissão organizadora, o Simpósio tem como principal objetivo reunir diferentes atores, de variadas áreas do conhecimento, para debater a dinâmica dos processos ecológicos do bioma Caatinga. Além disso, discutir o uso e manejo adequados dos recursos naturais vislumbrando minimizar e reverter a degradação do bioma que de área protegida conta apenas 7,5%, tendo mais de 50% da mata nativa já desmatada, não esquecendo de citar animais endêmicos que constam na lista de vulneráveis de extinção, a exemplo do mocó (Kerondon rupestres) e o morcego da espécie Xeronycteris vieirai...

Simpósio se torna marco do diálogo entre as universidades e o rio São Francisco

Após quatro dias intensos de debates e apresentações de pesquisas científicas, foi encerrado nesta quarta-feira (08/06), o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF). O encontro inédito teve como objetivo integrar os conhecimentos sobre a principal bacia 100% brasileira, que enfrenta sérios problemas, comprometendo a vida de mais de 15 milhões de pessoas que dependem das suas águas. Na plenária final foi escolhido o estado de Sergipe para abrigar o próximo Simpósio, previsto para ocorrer em junho de 2017.

Ao todo foram 235 estudantes e pesquisadores inscritos, 77 trabalhos, sendo 33 painéis e 41 apresentações orais. Os trabalhos foram divididos em cinco eixos: qualidade da água, quantidade da água, governança, recuperação hidroambiental e dimensão social e saúde...

Prefeito Julio Lossio apresenta projeto de proteção ambiental em simpósio

Na manhã desta quarta-feira (08) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, participou do I Simpósio do Bioma Caatinga – SIBIC, onde apresentou a experiência do município com o Programa de Proteção da Caatinga, criado em 2014 com a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga, as UCCAS.

A apresentação fez parte do ciclo de debates iniciado nessa terça-feira (07) como forma de fomentar melhor compreensão dos processos ecológicos do bioma, além de discutir o uso e manejo adequado dos recursos naturais na busca de minimizar e, futuramente, reverter a degradação ambiental...

EU PENSO ASSIM... ENCERRAM-SE HOJE, OS JOGOS ESCOLARES, UMA FESTA NA CIDADE!

A classe estudantil, todos anos vibra com a realização dos jogos escolares. É verdadeiramente uma festa. As escolas públicas e particulares do Município colocam seus atletas, suas equipes na disputa em busca de condecorações. Mas o objetivo não é só premiação material. O foco de todos é disputa sadia, é o encontro entre as escolas, onde os estudantes se confraternizam. È na realidade uma festa bonita.

Será concluída hoje a tabela de jogos e atletismo dos 38º JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO...

EU PENSO ASSIM...FUTEBOL OFICIAL AMADOR PROCURA REVIVER BONS TEMPOS

Numa semana em que a grande expectativa, a máxima atração para torcedor da cidade é a histórica estréia da JUAZEIRENSE, na série “D” do campeonato brasileiro deste ano, domingo, 12 (DIA DOS NAMORADOS) aqui no ADAUTÃO, contra o Icasa (CE), os amantes do tradicional futebol amador oficial da cidade, promovido e organizado pela LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE – LDJ, voltam as suas vistas e atenção para esse setor, que depois da chegada do profissionalismo, foi perdendo seu encanto, sua alegria, pois até nas décadas passadas, vibrando com os grandes clássicos, podemos destacar  VENEZA x OLARIA, donos das maiores torcidas da cidade.  Foram jogos que nas saudosas tardes dos domingos, levavam grandes públicos ao nosso estádio.

Foi bom. Deixou saudades. De lá pra cá, os presidentes que passaram pela LDJ, procuraram revitalizar, com grandes dificuldades, o nosso futebol amador...

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

EU PENSO ASSIM...CLUBES NÃO COMPARECEM À REUNIÃO DA LDJ E CAMPEONATO AMADOR CONTINUA SEM DATA PARA COMEÇAR

Inicialmente quero saudar a todos companheiros da imprensa, em todas as suas vertentes, pelo registro do DIA NACIONAL DA IMPRENSA (01/06). Que nossas ideias e produções jornalísticas, sejam sempre dentro dos parâmetros da seriedade, da independência e da justiça. Parabéns a todos profissionais da imprensa, no seu dia.

Muitas vezes, em minhas crônicas, nas minhas opiniões, expresso a vontade de voltar a ver o Adauto Moraes, relembrando suas dependências antigas, totalmente lotadas, vibrante com os grandes clássicos do saudoso futebol amador, promovidos pela Liga Desportiva Juazeirense LDJ, como o sempre atrativo VENEZA x OLARIA. Muita gente me chama de saudista, que na verdade sou mesmo. Mas é saudável relembrar, ser saudosista...

Segunda unidade do Programa Nova Semente é inaugurada no bairro Antônio Cassimiro

Na noite desta terça-feira (30) o prefeito Julio Lossio entregou aos cuidados da comunidade do Antônio Cassimiro a unidade Novo Horizonte, segunda no bairro, do Programa Municipal Nova Semente, contando com 16 sementeiras, profissionais que irão atender mais 55 crianças da localidade. 

Para a gestora da unidade, Maria do Socorro Timóteo da Silva, o atendimento vai contribuir para suprir a demanda do bairro, com um local agradável e preparado para cuidar das crianças. "Desde que conheci o programa, me apaixonei pelo lindo projeto do Prefeito Julio Lossio que tem beneficiado tantas pessoas. As mães vão estar tranquilas ao saber que seus filhos estão confiados a nós que vamos cuidar com carinho de todos eles", afirmou...

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE REINICIOU TRABALHOS COM A VOLTA DE BARBOSINHA

Na tarde de segunda-feira (30), o time da JUAZEIRENSE, reiniciou suas atividades do ano, após dura jornada de compromissos nesse primeiro semestre. O dia marcou a volta, pela terceira vez, do competente treinador Quintino Barbosa para comandar o “CANCÃO”, agora no campeonato Brasileiro, série “D” e Taça Governador do Estado.

Quintino disse que na sua volta, primeiro, agradecer a Deus por está aqui e toda honra glória sejam dadas a Êle. Tenho muito respeito pela cidade, pelo pessoal da imprensa, a população de Juazeiro, ao presidente Roberto Carlos e toda sua competente equipe. Deus me abençoa sempre, isso é o mais importante. Temos que remontar esse time competitivo...