Na manhã desta quarta-feira (08) o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, participou do I Simpósio do Bioma Caatinga – SIBIC, onde apresentou a experiência do município com o Programa de Proteção da Caatinga, criado em 2014 com a implantação de Unidades de Conservação da Caatinga, as UCCAS.
A apresentação fez parte do ciclo de debates iniciado nessa terça-feira (07) como forma de fomentar melhor compreensão dos processos ecológicos do bioma, além de discutir o uso e manejo adequado dos recursos naturais na busca de minimizar e, futuramente, reverter a degradação ambiental.
"Temos um grande potencial, isso é de conhecimento notório. O que se precisa é saber aproveitar e potencializar a convivência com a caatinga e isso é possível através do empenho e trabalho continuado de todos, seja do pequeno produtor até os pesquisadores. Hoje o município tem a lei que institui o Programa de Proteção da Caatinga, que tem como objetivo a criação de Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA) em propriedades rurais de Petrolina, que busca a parceria das pessoas para proteger e zelar pelo nosso bioma", afirmou o prefeito Julio Lossio em referência a Lei 2.575 de setembro de 2013.
As UCCAs funcionam em módulo mínimo de 05 hectares de vegetação natural ou reflorestada com plantas nativas do bioma caatinga, onde os proprietários que aderem ao programa de conservação obedecem os critérios de conservação com replantio e manutenção da caatinga. Para isso, recebem uma remuneração com valor mensal de um salário mínimo a cada 50 hectares, ou valor equivalente, desde que o módulo não seja inferior a 05 hectares.
O programa é gerido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), onde os interessados em participar do programa realizam seu cadastro. A Agência também é a responsável pela fiscalização do programa dentro das unidades, avaliado regularmente a conservação do bioma por parte dos cadastrados.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.