Foram encontrados 1224 registros para a palavra: hospital

HU-Univasf abre as portas da gestão hospitalar para a comunidade

Com o objetivo de dar início ao novo projeto que pretende estabelecer mais um canal de diálogo junto à sociedade civil, o Hospital Universitário participou da comemoração dos 25 anos da Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe). O evento ocorreu na manhã da última quinta-feira (dia 24). Na ocasião, o HU foi representado pelo Gerente Administrativo, Roberto Miranda.

A inserção do hospital na programação do evento foi fruto de uma articulação entre as duas instituições. A parceria visa estabelecer estratégias de construção e divulgação de um projeto que tem por objetivo aproximar ainda mais a comunidade e o hospital universitário. A iniciativa consiste em promover visitas de representantes de bairros, líderes comunitários e sociedade civil como um todo às instalações do HU...

Anthony Garotinho recebe alta do hospital e vai para prisão domiciliar

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) teve alta nesta terça-feira, 22, do Hospital Quinta D’Or, onde estava internado, e segue para a sua residência, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio, onde ficará em prisão domiciliar. Ele passou por uma cirurgia para colocação de um stent no domingo, 20.Garotinho, que foi preso na quarta-feira da semana passada, a mando da Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes, município do Norte Fluminense, por suspeita de compra de voto, associação criminosa e coação, estava com 60% de obstrução numa artéria, de acordo com os médicos. Ele permaneceu na unidade cardiointensiva do hospital.O ex-governador foi alvo da Operação Chequinho, da Polícia Federal. Ele nega ter cometido atos ilícitos. Após a prisão, Garotinho passou mal e foi inicialmente levado para o Hospital Souza Aguiar, que é municipal, no centro do Rio. De lá, foi removido para a unidade de saúde do complexo de Bangu, e depois para o particular Quinta D’Or, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, sob alegação de necessidade de melhor atendimento. ..

DANIEL PROMETE SHOW EM FAVOR DA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL CONTRA O CÂNCER DE MAMA EM JUAZEIRO

Antes do show que realizou sábado (19), no espaço da Via Show em mais uma edição do Gold Friends, o cantor Daniel, esteve realizando uma visita ao Instituto Ivete Sangalo em Juazeiro para conhecer a unidade do Instituto Ivete Sangalo que desenvolve trabalho no combate ao câncer de mama na região.

Daniel ao longo do show fez diversos comentários e elogiou a iniciativa em favor das mulheres da região. Segundo o Dr. Adriano Bonafin, diretor da Unidade do Instituto Ivete Sangalo em Juazeiro, Daniel que já é parceiro do Hospital do Câncer em Barretos, se comprometeu em vir fazer um show na cidade no próximo ano cuja renda será totalmente revertida para construção do hospital contra o câncer de mama em Juazeiro...

Triagem de pacientes no Hospital Roberto Santos garante melhor atendimento

Desde março de 2015, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, vem fazendo uma triagem dos pacientes que procuram o setor de emergência adulto, na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). O método já alcançou um resultado de redução de mais de 40% no número de óbitos do setor. “Isso justifica a qualidade da assistência, que tem melhorado, junto com esse suporte de classificação de risco. E os profissionais, a cada dia, estão mais empenhados em prestar um atendimento melhor e de qualidade para todos os que nos procuram”, explica a coordenadora de enfermagem da emergência (EME) adulto, Lorena Reis. 

Ao chegar no Roberto Santos, o paciente é avaliado e direcionado seguindo um protocolo de acolhimento que classifica o nível de complexidade e risco do seu estado de saúde. O protocolo de Manchester, utilizado pelo hospital, é referência no mundo. No método, cada problema de saúde se enquadra nas cores que são estabelecidas, entre vermelho, onde o atendimento deve ser imediato; laranja, o qual o paciente deve ter uma espera de até dez minutos; e amarelo, para os que necessitam de atendimento rápido. Para as cores verde e azul, os pacientes podem ser encaminhados para outras unidades de saúde ou até mesmo aguardar entre 120 e 240 minutos para serem atendidos, respectivamente. Referência no atendimento de média e alta complexidade, de acordo com a direção do HGRS, alguns pacientes que chegam com problemas simples à unidade não entendem quando as equipes médicas priorizam o atendimento dos casos mais complexos.

“Nós atendemos pacientes muito graves. Se recebermos pacientes para uma consulta eletiva, não tem onde colocar os outros. Então a gente acolhe, explica para o paciente, tenta fazer ele entender que não é aqui onde ele deve ser atendido. O paciente sai feliz e a gente fica com uma demanda maior para o pessoal que realmente precisa desse atendimento”, explica a enfermeira do Acolhimento com Classificação de Risco(ACCR) na urgência e emergência adulto, Fernanda Macheli.

De acordo com a médica plantonista, Maria Augusta Chagas, a seleção realizada na sala de acolhimento com classificação de risco é necessária para que se identifique o tipo e a necessidade do atendimento na unidade. “O perfil do paciente que é priorizado para ser atendido no Hospital Roberto Santos são aqueles classificados mais graves. Patologias como hemorragia digestiva, pacientes neuroclínicos, neurocirúrgicos e nefrológicos são os principais casos que atendemos”, pontuou. 

Durante o atendimento na sala de acolhimento, o aposentado Claudionor de Freitas, de 78 anos, que mora em Conceição do Jacuípe, foi orientado e saiu satisfeito com as considerações que recebeu. “Para mim, foi ótimo o atendimento. A médica me atendeu bem, me recomendou bem, vou sair satisfeito porque fui bem atendido. Farei propaganda. Me deram medicamento, a médica me escutou e falou que está tudo bem”, acrescentou.

Campanha 

Com o objetivo de informar à população que procura a unidade, o HGRS deu início a uma campanha para conscientizar os pacientes sobre a importância do Protocolo de Manchester de Classificação de Risco. Especializado no atendimento de média e alta complexidade, o Roberto Santos fará, durante todo o mês de novembro, atividades na ala de urgência e emergência para esclarecer o método utilizado no atendimento e promover a valorização dos profissionais que trabalham no setor. Na próxima terça-feira (8) uma partida de futebol entre os funcionários com o conceito ‘campeão’, será realizada no estádio de Pituaçu, em Salvador, em comemoração aos resultados obtidos no atendimento em 2015. ..

VEREADOR ELEITO JOSEILSON MARCELINO ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL DE PETROLINA

Joseilson Marcelino (PTB) que foi vitorioso nas eleições municipais de 02 de outubro com 1.533 votos para a Câmara Municipal, cuja posse ocorrerá em primeiro de janeiro de 2017, encontra-se internado numa unidade hospitalar de Petrolina.

Há pouco tempo, Joseilson que passou mais da metade da sua vida tentando uma cadeira na Câmara, mesmo desenvolvendo cotidianamente trabalhos na área do associativismo comunitário, foi diagnosticado com um quadro grave de pneumonia e com isso a necessidade de ser internado no Hospital Neurocárdio em Petrolina...

Juazeiro: Funcionários do Hospital Regional voltam após greve

Depois de parar as atividades do Hospital Regional de Juazeiro por falta de condições de trabalho, médicos e funcionários da unidade de saúde voltaram ao trabalho normal nesta segunda-feira (24).

A paralisação foi iniciada na segunda, 17 de outubro. Os funcionários reclamavam também de atrasos salariais. Cerca de 500 empregados, entre eles 80 médicos, participaram do protesto. O diretor do Sindicato da Saúde da Rede Privada do Estado da Bahia, Sindsaúde, Geraldo Miranda, disse que o pagamento entrou na conta dos funcionários neste final de semana. “Hoje já está tudo certo. Alguns receberam já na sexta, outros só durante o fim de semana, mas hoje está tudo regularizado e nas primeiras horas do dia o serviço foi normalizado no hospital”, disse Miranda. O hospital atende em torno de 55 municípios da região norte da Bahia e do sertão de Pernambuco. ..

ESPAÇO DO LEITOR: GREVE NO HOSPITAL REGIONAL – UMA INCONSEQUÊNCIA

Pela segunda vez, neste ano, o Hospital Regional de Juazeiro  cerra suas portas, pelo motivo de, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e demais funcionários, entrarem em greve por tempo indeterminado.

Tudo isso  se deve, dentre outras coisas, à falta de pagamento de salários da classe, à falta de medicação para os doentes, inclusive os internados, à falta de condições para que os profissionais da saúde possam exercer a medicina com a responsabilidade que ela requer, além da sensibilidade dos Governos do Estado da Bahia que,  como dizia, sabiamente, a minha velha avó, “querem botar o chapéu onde o braço não alcança”!

Desde o ano de 1988, quando se colocou na Constituição Brasileira que “Saúde é um de direito do cidadão e um dever do Estado”, que começou esta via crucis dos brasileiros  de menor poder aquisitivo, em busca daquilo que a nossa lei maior lhe garante como um direito, mas que a política brasileira, com todos os seus desmandos e corrupções, não deixa espaço para que o espírito da lei possa lhe dar vida ou  arranque-a do papel onde ela está escrita, para pô-la em prática no dia a dia, deixando assim de dividir os cidadãos em duas categorias:  os de primeira e os de segunda categoria. Aqueles que podem ter um plano de saúde, e aqueloutros que têm que esperar pela boa vontade dos Governos...

Greve no Hospital Regional pode encerrar na próxima sexta-feira (21)

Desde a última segunda-feira (17) os funcionários do Hospital Regional de Juazeiro estão de braços cruzados. Os trabalhadores decidiram declarar greve por conta do atraso constante dos salários e também pela falta de medicamentos e outros materiais de trabalho.

O Blog Geraldo José conversou na tarde desta quarta-feira (19) com o Diretor do SINDSAÚDE na região do Vale do São Francisco, Geraldo Miranda, que informou da possibilidade de pagamento dos salários dos funcionários na próxima sexta-feira (21)...

Funcionários do Hospital Regional de Juazeiro decretam greve

Nesta segunda-feira (17) os médicos e técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro declararam greve por tempo indeterminado.

Segundo o Diretor do SINDSAÚDE na região do Vale do São Francisco, Geraldo Miranda, em entrevista ao Blog Geraldo José, a categoria cobra o pagamento dos salários atrasados e também se manifesta pela falta de medicamentos e outros materiais de trabalho...

Voluntariado do HDM/IMIP faz festa para crianças da unidade hospitalar

Na manhã da última sexta-feira (07/10), O voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), realizou a comemoração do Dia das Crianças. Tradicionalmente, a equipe promove todos os anos a festa onde visita os pequenos pacientes internados na unidade. A ocasião contou com a colaboração de uma banda de frevo, participação de personagens de desenhos infantis, além de distribuição de vários brinquedos.

Os voluntários seguidos de funcionários e colaboradores levaram alegria e descontração aos pacientes e acompanhantes dos setores de Oncologia Infantil, Pediatria e da Emergência Pediátrica...

JOVEM QUE SOFREU TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO JARDIM FLÓRIDA MORRE NO HOSPITAL

Mais um crime brutal em Juazeiro (BA). Por volta de meio-dia desta quarta-feira (05), e em meio a várias pessoas no bairro Jardim Flórida um homem foi alvejado com vários disparos de arma de fogo. Mesmo ferido, o jovem que depois foi identificado como sendo Thiago Nasson da Silva Oliveira Santos, 30 anos, partiu para cima dos agressores e os enfrentou pondo todos eles para correr nas duas motos que conduziam.

Segundo as imagens encaminhadas à polícia quatro pessoas chegaram em duas motos, sendo que os caronas desceram e dispararam contra a vítima que ainda entrou em luta corporal com os homicidas. O fato aconteceu na Rua 06, bairro Jardim Flórida, e Thiago ainda foi socorrido, mas não resistiu ao chegar na unidade hospitalar...

Equipe da central de telemarketing da Apami visita obras do Hospital Dom Tomás

Os colaboradores da unidade de telemarketing da Apami em Petrolina, estiveram nas instalações do Hospital Dom Tomás que segue em obra. A visita aconteceu no último sábado (01) acompanhada pelo administrador da Apami, Antonio Dion. O objetivo da visita foi para mostrar o estágio da construção, além de motivar as operadoras para iniciar neste mês de outubro a nova campanha de arrecadação do telemarketing junto aos doadores.

Com sua primeira etapa quase concluída, o HDT oferecerá em breve procedimentos cirúrgicos e internamento, somando-se aos serviços ambulatoriais já existentes no Centro de Oncologia Dr. Muccini como consultas médicas, tratamento de quimioterapia, cuidados paliativos, entre outros. Atualmente são realizados mais de 1.500 atendimentos/mês a pacientes de 60 municípios dos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí...

Unidade de bioimagem do Hospital Geral Prado Valadares será entregue nesta quarta-feira

Será entregue nesta quarta-feira (28), às 10h, a primeira etapa do novo Centro de Bioimagem do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no sudoeste da Bahia. Entre obras da reforma, instalações e periféricos, aproximadamente R$ 4,5 milhões foram investidos. Ao final, o investimento total será de R$ 12 milhões.

A primeira etapa contemplou a reforma de salas e substituição de equipamentos por outros mais modernos e eficazes. São dois mamógrafos e dois aparelhos de raios-x voltados para atender à população da região. Os novos raios-x, que custaram R$ 84 mil cada, são totalmente digitais e eliminarão o processo de revelação química, gerando imagens de melhor qualidade. ..

Veja como ficou o novo hospital do Governo do Estado

Na manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa postou em sua página no Facebook (www.facebook.com/ruicostaoficial) um vídeo mostrando como ficou o Hospital Geral do Estado 2, que será inaugurado nesta segunda-feira (26), em Salvador.

Foram investidos mais de R$ 90 milhões entre obras e equipamentos no HGE 2, que tem 161 novos leitos, 11 salas cirúrgicas, oito pavimentos, 14 mil metros quadrados de área construída e 1 mil funcionários. A nova unidade hospitalar da capital baiana está equipada com equipamentos de última geração e possui uma sala exclusiva para transplante, além de um moderno centro de queimados...

MP-BA move ação contra empresa que administra Hospital Regional de Juazeiro

A atual situação do Hospital Regional de Juazeiro foi apresentada à Justiça em ação civil pública movida pela promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues de Souza contra a Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMICA) e o Estado da Bahia. Conforme a promotora de Justiça, a prestação dos serviços de saúde pública está comprometida na unidade hospitalar por causa do atraso no repasse de verbas.

Os salários dos profissionais estão atrasados, faltam medicamentos e insumos e alguns atendimentos e serviços estão suspensos, registra Rita de Cássia, destacando que o hospital é gerido pela APMICA, por meio de contrato firmado com o Estado, e integra a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), que atende cidadãos de 53 municípios. Ela solicita à Justiça a concessão de tutela de urgência para determinar aos acionados o cumprimento integral do contrato emergencial, de forma que o Estado realize o pagamento das parcelas na data consignada, bem como adimpla as parcelas em atraso, e que a Associação preste contas no prazo previsto e se abstenha de interromper o atendimento...

Comitiva visita obras do hospital Dom Tomás em Petrolina

Com obras avançadas, o Hospital Dom Tomás que é erguido através da Apami para ampliação do atendimento oncológico na região, recebeu esta semana a visita de representantes de instituições em Pernambuco.

Estiveram no prédio do HDT, o Presidente e vice-presidente da Federação das Industrias do Estado de Pernambuco Ricardo Essinger e Rafael Coelho; Superintendente Estadual do SESI-PE, Nilo Simões e o Secretário de Emprego e Trabalho do Estado de Pernambuco, Alexandre Valença...

SECRETARIA DE SAÚDE DE SENTO-SÉ CONTESTA DENÚNCIA SOBRE FECHAMENTO DE HOSPITAL

A Secretaria de Saúde do município de Sento-Sé vem, através desta esclarecer que, ao contrário do que foi publicado nos blogs regionais, sites e rádios da região, o Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento-Sé nunca fechou por falta de médico.

 O Compromisso da atual Administração com a SAÚDE de nossa população está em consonância com a politicas de saúde Federal e Estadual. Mais que uma obrigação, a saúde na atual gestão Ednaldo Barros é um compromisso, acima de tudo, considerando que saúde pública é um direito de todos e está sendo tratada com humanidade, responsabilidade e prioridade desde 2009...

Com hospital reformado, mutirão inicia cirurgias em Ipiaú

A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias no município de Ipiaú, no sul do estado, começou nesta segunda-feira (5), depois de três dias de consultas e exames pré-operatórios. Esta fase consiste na realização dos procedimentos cirúrgicos, que são retirada de útero e de vesícula, além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e também umbilical. 

Para receber o Mutirão de Cirurgias, o Hospital Geral de Ipiaú (HGI) passou por reforma, ampliação e ganhou equipamentos. De acordo com o diretor da unidade, João Henrique Sampaio, entre aparelhagem e reforma, os recursos aplicados no hospital chegam a R$ 500 mil.

"O número de enfermarias aumentou de 13 para 16. Tínhamos duas salas de cirurgia, agora são três. Também recebemos uma máquina de lavar e uma de secar novas, além de colocar o autoclave [esterilizador de instrumentos cirúrgicos] para funcionar após realizarmos melhorias na rede elétrica", explica o diretor.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O mutirão deve atender 400 pacientes de Ipiaú e municípios da região 
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Até o próximo dia 22, de acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, serão realizadas "uma média de 20 cirurgias por dia em pacientes encaminhados pelo mutirão". 

Nesta segunda (5), o autônomo Edmilson Santos, 55 anos, morador de Itagi, chegou cedo à unidade de saúde, onde foi submetido à cirurgia de hérnia umbilical. Depois de três horas de observação, ele recebeu alta hospitalar. "Não imaginei que seria tão rápido. Estou me sentindo bem. Fui muito bem atendido. Quero agradecer a toda a equipe que tratou a gente bem todo o tempo".

Após a alta, cada paciente recebe um kit com orientações para o período pós-operatório e medicamentos. A assistente social do HGI, Valéria Farias, explica que "também é entregue um cartão informando o dia do retorno, o horário e o nome do médico que irá atender"...

Único Hospital Municipal de Sento-Sé (BA) está parcialmente fechado

Moradores do município de Sento Sé, norte da Bahia, denunciam o fechamento Hospital e Maternidade Dr. Heitor de Sento Sé (BA), por falta de médico. Além da deficiência na estrutura, equipamento, remédios e funcionários com salários atrasados. Os profissionais que estavam na unidade de plantão não desejam se identificar, por medo de represália. “Os médicos estão faltando por falta de pagamento e salários atrasados”. “Nós estamos trabalhando com cara e a coragem, não temos o mínimo de equipamento de segurança para trabalhar. Peço desculpa aos pacientes por muitas vezes. Nós funcionários e os pacientes tomamos água direto da torneira, sem tratamento algum. Falta tudo”, finalizou.

Segundo Maria, que trabalha na saúde do município há quase dez anos. “Nunca vi tanto descaso, falta tudo. Quando tem uma coisa, falta outra. No posto que trabalho sempre falta material de limpeza, equipamento de segurança. O pessoal da limpeza, trabalha sem proteção, não tem luva, bota, mascara, falta até saco de lixo (...) Não tem medicamento, falta remédio de pressão e diabetes”, ressalta...

TRABALHADORES DO HOSPITAL REGIONAL DE JUAZEIRO RETOMAM AS ATIVIDADES

Os trabalhadores do Hospital Regional de Juazeiro, médicos, enfermeiros e demais profissionais retomaram as atividades nesta sexta-feira (29) encerrando a greve que foi deflagrada na sexta-feira, dia 22, por conta do atraso nos salários do mês de junho e das condições de trabalho (carência de insumos em geral).

Segundo o médico José Carlos Tanuri Junior, diretor regional do Sindimed, e Geraldo Miranda, diretor regional do Sindisaúde, com o repasse dos recursos e a destinação de equipamentos e medicamentos, a categoria optou por retomar as atividades imediatamente...