Foram encontrados 1198 registros para a palavra: sim

EU PENSO ASSIM...FUTEBOL OFICIAL AMADOR PROCURA REVIVER BONS TEMPOS

Numa semana em que a grande expectativa, a máxima atração para torcedor da cidade é a histórica estréia da JUAZEIRENSE, na série “D” do campeonato brasileiro deste ano, domingo, 12 (DIA DOS NAMORADOS) aqui no ADAUTÃO, contra o Icasa (CE), os amantes do tradicional futebol amador oficial da cidade, promovido e organizado pela LIGA DESPORTIVA JUAZEIRENSE – LDJ, voltam as suas vistas e atenção para esse setor, que depois da chegada do profissionalismo, foi perdendo seu encanto, sua alegria, pois até nas décadas passadas, vibrando com os grandes clássicos, podemos destacar  VENEZA x OLARIA, donos das maiores torcidas da cidade.  Foram jogos que nas saudosas tardes dos domingos, levavam grandes públicos ao nosso estádio.

Foi bom. Deixou saudades. De lá pra cá, os presidentes que passaram pela LDJ, procuraram revitalizar, com grandes dificuldades, o nosso futebol amador...

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

EU PENSO ASSIM...CLUBES NÃO COMPARECEM À REUNIÃO DA LDJ E CAMPEONATO AMADOR CONTINUA SEM DATA PARA COMEÇAR

Inicialmente quero saudar a todos companheiros da imprensa, em todas as suas vertentes, pelo registro do DIA NACIONAL DA IMPRENSA (01/06). Que nossas ideias e produções jornalísticas, sejam sempre dentro dos parâmetros da seriedade, da independência e da justiça. Parabéns a todos profissionais da imprensa, no seu dia.

Muitas vezes, em minhas crônicas, nas minhas opiniões, expresso a vontade de voltar a ver o Adauto Moraes, relembrando suas dependências antigas, totalmente lotadas, vibrante com os grandes clássicos do saudoso futebol amador, promovidos pela Liga Desportiva Juazeirense LDJ, como o sempre atrativo VENEZA x OLARIA. Muita gente me chama de saudista, que na verdade sou mesmo. Mas é saudável relembrar, ser saudosista...

Segunda unidade do Programa Nova Semente é inaugurada no bairro Antônio Cassimiro

Na noite desta terça-feira (30) o prefeito Julio Lossio entregou aos cuidados da comunidade do Antônio Cassimiro a unidade Novo Horizonte, segunda no bairro, do Programa Municipal Nova Semente, contando com 16 sementeiras, profissionais que irão atender mais 55 crianças da localidade. 

Para a gestora da unidade, Maria do Socorro Timóteo da Silva, o atendimento vai contribuir para suprir a demanda do bairro, com um local agradável e preparado para cuidar das crianças. "Desde que conheci o programa, me apaixonei pelo lindo projeto do Prefeito Julio Lossio que tem beneficiado tantas pessoas. As mães vão estar tranquilas ao saber que seus filhos estão confiados a nós que vamos cuidar com carinho de todos eles", afirmou...

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE REINICIOU TRABALHOS COM A VOLTA DE BARBOSINHA

Na tarde de segunda-feira (30), o time da JUAZEIRENSE, reiniciou suas atividades do ano, após dura jornada de compromissos nesse primeiro semestre. O dia marcou a volta, pela terceira vez, do competente treinador Quintino Barbosa para comandar o “CANCÃO”, agora no campeonato Brasileiro, série “D” e Taça Governador do Estado.

Quintino disse que na sua volta, primeiro, agradecer a Deus por está aqui e toda honra glória sejam dadas a Êle. Tenho muito respeito pela cidade, pelo pessoal da imprensa, a população de Juazeiro, ao presidente Roberto Carlos e toda sua competente equipe. Deus me abençoa sempre, isso é o mais importante. Temos que remontar esse time competitivo...

Montagem de perfil falso do deputado Luciano Simões Filho faz confusão sobre cenário político em Fátima

Na última sexta-feira (27/05), divulgaram o resultado de uma pesquisa relativa à preferência dos eleitores entre os pré-candidatos à prefeitura da cidade de Fátima, assinado pelo deputado Luciano Simões Filho. A suposta sondagem foi  publicada através de grosseira montagem, simulando o perfil do parlamentar na rede social Facebook.

A página dele no Facebook, no entanto, é Luciano Simões Filho (político). Qualquer outra não é de responsabilidade dele nem de sua assessoria de comunicação. O deputado Luciano Simões Filho afirma veementemente que não divulgou nenhum tipo de pesquisa sobre a corrida dos prefeituráveis na cidade. A montagem que está sendo compartilhada nas redes sociais trata-se de uma invenção para desestabilizar a política local...

EU PENSO ASSIM...CHAMA OLÍMPICA AQUECE A EMOÇÃO DOS JUAZEIRENSES

Hoje, 26, é um dia histórico no calendário esportivo mundial. Nossa cidade se mobiliza, se orgulha em seu palco de um acontecimento de repercussão em todo mundo porque a TOCHA OLÍMPICA será acesa para aquecer e iluminar todos atividades do JOGOS OLÍMPICOS do Rio de Janeiro, onde centenas de atletas de todo mundo se reúnem em competições as mais diversas, em busca de pódiuns.

Nossa cidade, foi privilegiada com a recepção desse magno símbolo mundial que é a CHAMA OLÍMPICA - Ela, está hoje aqui, nossos atletas, nosso povo, todos vão partilhar dessa grande emoção de pegar, ver o Fogo aceso, que vai iluminar a abertura dos jogos olímpicos do Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto próximo...

EU PENSO ASSIM... DO BRASIL PARA BRASIL

Por Herbet Mouze

Sempre venho dizendo que a SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE vem colocando em evidência o nome do nosso município...

Emoção e arte marcam Tributo à Simone Ramos em Petrolina

Visionária, corajosa, determinada e amorosa, essas foram quatro das inúmeras palavras ditas na noite desta quinta-feira (19) para traduzir a personalidade emblemática da professora juazeirense Simone Cerqueira Ramos. Durante a homenagem, pelo transcurso de um ano da sua morte, vítima de um câncer, familiares, amigos e colaboradores do Plenus Colégio e Curso – que ela ajudou a fundar há 25 anos- reuniram-se na Unidade Orla para lembrarem momentos marcantes com muita poesia, música e cinema.

A Diretora Pedagógica, Sílvia Santos, abriu a solenidade evidenciando a importância da história e do exemplo de vida da homenageada. “Simone nasceu em Juazeiro – BA, em 1963, formou-se em Salvador – BA, e, de volta à região, realizou o sonho de todo professor: transformar em realidade um colégio que hoje é modelo e referência em ensino e cidadania para o segmento educacional do Vale do São Francisco”, ressaltou a gestora...

EU PENSO ASSIM...A CIDADE VIVE GRANDE EMOÇÃO NO ESPORTE

Hoje nossa cidade está verdadeiramente em efervescência, tanto no esporte profissional como no amador. Na terça-feira passada, 17, foram abertos os 38º JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO, este ano com o tema “NA ROTA DAS OLIMPÍADAS”.

A solenidade foi na quadra de esportes do colégio Paulo VI com a presença do titular da secretaria de Educação e Esportes, professor Clériston Andrade e toda sua dedicada equipe que fez fluir toda programação com desfile das Escolas, ginástica rítmica, fanfarras e houve também a escolha da MUSA DOS JOGOS ESCOLARES a escolhida foi a garota Eliza do Colégio Rui Barbosa...

Eu Penso Assim... JUAZEIRO JÁ TEM DATA MARCADA PARA ESTREIAR NO BAIANO E COMEÇOU O INTERDISTRITAL

O presidente do JUAZEIRO SOCIAL CLUBE, Rafael Campelo acompanhado de outros membros da diretoria do clube, esteve participando do Arbital da Federação Baiana de Futebol – FBF, na ultima 5ª feira quando foi definido o número de participantes, são seis, o que agradou ao dirigente do “TRICOLOR DAS CARRANCAS”. Rafael disse “que a estreia vai ser em Pituaçu, contra o ATLÂNTICO (DE SALVADOR), que já há alguns anos estava fora da competição”.

Já estamos trabalhando, com alguma dificuldade vencendo os problemas, estamos contando com a ajuda, a parceria de alguns amigos. Embora ainda tenhamos algum tempo, estamos antecipando alguns detalhes. “Nosso primeiro jogo, contra o ATLÂNTICO será dia 10 de Julho, mas já estamos no caminho, com muito esforço e dedicação”, disse Rafael, presidente do JUAZEIRO...

Prefeitura realiza limpeza de canal do Antônio Cassimiro

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura, vem realizando a manutenção de canais da cidade. Na semana passada a equipe executou a limpeza no canal do Bairro Antônio Cassimiro, onde foram retirados lixo e entulhos das vias para um melhor escoamento da água e para combater o mau cheiro e possíveis doenças que podem gerar.

Desta forma, cuidando do bem estar da população e limpeza da cidade, a gestão do prefeito Julio Lossio, vem trabalhando no município. São pequenas ações e intervenções que fazem a diferença para os munícipes...

EU PENSO ASSIM... JUAZEIRENSE COM PASSAGEM COMPRADA PARA O RIO; COMEÇA O DISTRITAL

Na noite da última quinta-feira (12), a JUAZEIRENSE com o estádio Adauto Moraes lotado, perdeu para o BOTAFOGO por 2 x 1 e assim, garantiu fazer o segundo jogo, dia 17, lá no Rio de Janeiro.

Numa nossa jogada infeliz, o “FOGÃO” conseguiu o primeiro gol logo no começo da partida. 1 x 0. Depois conseguiu o segundo gol numa jogada aérea na área do “CANCÃO”, após dois passes de cabeça do ataque botafoguense a bola foi pra rede.  Mas veio o gol que livrou nosso time da desclassificação. De uma falta bem cobrada, Alex fez 2 x 1. A JUAZEIRENSE realizou uma boa partida, principalmente na segunda etapa. Se ganharmos lá no Rio por um simples 1 x 0, a decisão vai para os pênaltis. Quem sabe também, poderá acontecer os 2 x 0. Vamos torcer para isso, o jogo será dia 19. O técnico Evandro Guimarães deixa a JUAZEIRENSE, e vai para o SALGUEIRO...

EU PENSO ASSIM...É CANCÃO, É FOGÃO, É ADAUTÃO

Nossa região vai viver um fato realmente inédito no âmbito do futebol. Nosso representante, o JUAZEIIRENSE, chega com muita justiça a outra fase da COPA DO BRASIL, competição que tem muita importância no calendário esportivo do país. São clubes emergentes como no caso, o JUAZEIRENSE e outros já acostumados às disputas nacionais, considerados times grandes em seus estados e têem, consigo grandes e frenéticas torcidas já acostumadas a muitas emoções.

Não tenho nenhuma duvida que é um grande desafio para o “CANCÃO” está presente nesse tão importante certame expressão nacional...

EU PENSO ASSIM...JUAZEIRENSE MAIS UMA VEZ, MELHOR DO “INTERLAND” BAIANO E TRÊS SEUS JOGADORES SÃO PREMIADOS PELA “F.B.F”.

Ao empatar aqui (1 x 1) com Fluminense de Feira, no ultimo domingo, em disputa da terceira colocação no campeonato baiano / 2016, da divisão de elite, a JUAZEIRENSE conquistou pela terceira vez, a 3ª colocação, o melhor time do interior baiano e a condição de disputar a série “D” do campeonato brasileiro deste ano e o “NORDESTÃO” do ano que vem, conquista anterior.

O “CANCÃO DE FOGO”, como já comentei, vem honrando o futebol do interior e especialmente a nossa cidade...

EU PENSO ASSIM... MISTURA DE TORCIDAS

Já no próximo domingo, 08, dia das mães, a JUAZEIRENSE volta à campo para cumprir mais um compromisso, dessa feita, vai fazer o segundo jogo contra o Fluminense de Feira, na disputa do terceiro lugar do "BAIANÃO", no jogo de ida, o placar foi 0x0.

Logo após, na 5ªfeira,12, o "CANCÃO DE FOGO" tem a esperada partida contra o Botafogo do Rio, pela COPA DO BRASIL. Estamos sempre parabenizando o time de Roberto Carlos pela evolução, colocando em evidência o nome de nossa cidade, no Estado, no Nordeste e agora no Brasil, sempre lutando por boas colocações. Oficialmente, é a primeira vez que um grande clube do Brasil vem à nossa cidade, participando de uma competição de âmbito nacional...

Segundo a Folha de São Paulo, Juazeiro é a capital do celular "simplesinho"

O agricultor Jailton Ribeiro da Silva não larga o celular, apesar de "simplesinho" -como ele mesmo define. "Não é pela questão financeira. Eu moro numa localidade em que é ruim o sinal, e esse aqui pega em todo lugar."

Assim como ele, os moradores de Juazeiro, município baiano com cerca de 218 mil habitantes na divisa com Petrolina, em Pernambuco, preferem os chamados "burrofones"...

EU PENSO ASSIM... BOTAFOGO ATRAVÉS DA CBF QUERIA MUDAR DATA DO JOGO COM A JUAZEIRENSE

E a luta continua. Depois de disputar o “BAIANÃO” que briga pelo terceiro lugar com o Flu de Feira, e viver as emoções da COPA DO NORDESTE, a JUAZEIRENSE entra para história do futebol profissional de nossa cidade, vencendo a fase inicial da COPA DO BRASIL, ousou em trazer para Juazeiro em grande clube do futebol  brasileiro. O BOTAFOGO do Rio de Janeiro. Como já comentamos, no próximo dia 12, o “FOGÃO” pisará o gramado do Adauto Moraes no primeiro jogo dessa etapa da COPA DO BRASIL. A segunda partida vai acontecer no Rio, dia 19. Neste inicio de semana, surgiu a “conversa” do que CBF desejava a mudança das datas dos jogos contra a JUAZEIRENSE, pela COPA DO BRASIL.

Conversei com o presidente do “CANCÃO”, Roberto Carlos e ele nos afirmou que para isso acontecer a direção do seu time tinha que ser consultada e até agora (dia 02 às 18:00h) não tinha sido  abordado e se fosse, não iria aceitar a mudança da data do jogo JUAZEIRENSE x BOTAFOGO, que segundo afirmações do Roberto, está confirmado pela CBF  para próximo dia 12...

Ministério da Educação faz neste sábado primeiro simulado nacional do Enem

Neste sábado (30), os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio poderão fazer o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela internet.  Para participar é preciso fazer a inscrição no portal Hora do Enem.  O teste terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O conteúdo será composto principalmente por assuntos estudados vistos nas escolas até abril.

O estudante terá quatro horas para fazer a prova e o resultado será divulgado ao final do exame. O simulado poderá ser acessado online até às 20h, possibilitando a participação dos estudantes sabatistas - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol...