Foram encontrados 1174 registros para a palavra: social

Luta pela Atenção Psicossocial mobiliza a comunidade em evento promovido pela Univasf

À sombra de uma tenda, várias pessoas formaram um círculo em volta de um recipiente com terra. Uma a uma, elas depositaram sementes no recipiente, proferindo desejos. “Eu desejo amor”. “Eu desejo igualdade”. “Eu desejo respeito”. Esse foi o ponto de partida para o 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco (FMA), que teve início ontem (31) junto com a 4ª Mostra de Atenção Psicossocial (MAP) e cujas atividades continuam até amanhã (2). O evento é promovido pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e acontece no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA).

Com o tema “Em defesa da Atenção Psicossocial: resistir e lutar!”, o 7º FMA e a 4ª MAP trazem uma programação variada. No primeiro dia, foram promovidas diversas oficinas, além de uma ágora inaugural, que discutiu o “Protagonismo e empoderamento dos usuários e familiares em Saúde mental: uma via para resistência e luta”. O evento conta com outras duas ágoras, apresentações de trabalhos, rodas narrativas e apresentações culturais de música e teatro, que serão realizadas hoje e amanhã...

3º BEIC E CRAS REÚNEM ÓRGAÕS PÚBLICOS PARA A APRESENTAÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS NO BAIRRO ITABERABA

Reuniram-se na sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação de Juazeiro, Bahia, representantes de diversos órgãos públicos da região. As instituições planejam apresentar à comunidade juazeirense, em julho deste ano, ações comunitárias de promoção de direitos sociais básicos.  Na reunião foram alinhados e firmados, voluntariamente, compromissos e responsabilidades para cada órgão.

A ideia é ofertar gratuitamente diversos benefícios para o público tais como a emissão de documentos de identidade (registro geral), Certificado de Pessoa Física (CPF), inscrição e regularização do Bolsa família, atividades lúdicas para crianças, educação e orientação de trânsito, expedição de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), informações sobre o serviço militar, etc...

Ex-vereador diz em rede social que o prefeito de Curaçá ‘é sem palavra’

Eleito prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira (PSC), gerou grande expectativa exatamente por ser jovem e prometer muito trabalho e empenho para transformar em progresso a cidade ribeirinha da cultura. Passados mais de cem dias de governo, a decepção e e as desculpas de sempre passam a fazer parte do repertório do governo municipal, cópia fiel dos seus antecessores. Em um grupo de whatsapp o exvereador Adelson Félix fez forte desbafo sobre um fato registrado no distrito de Poço de Fora, sua terra natal:

“Já mais aceitei que na praça de eventos se realizasse festas grátis para turista e demais pessoas, tem que pagar sim, isso na sexta e sábado, isso com o acesso livre para os vaqueiros e esposas cadastrados, no domingo na praça da rodoviária acesso aberto grátis pra todos, sobre a festa do interior, no caso de Poço de Fora o cidadão colocar uma barraca com muitos custos pra ter uma só noite de festa, isso é uma piada. Rompimento com a gestão? Tudo Isso é muito desastroso, eu não participei em nenhum momento dessa gestão e não aceito blá blá blá,…. ela não se sustentará porque não cumpre e nem assume os compromissos firmados juntos aos companheiros, a população, as pessoas de bem, vestimos a camisa sim, mas às decepções eu já colocava na mídia no dia 2 de Janeiro do corrente ano, vamos a luta, sou de palavra é de lutas, não vou me esconder da minha história que me credencia para continuar lutando com força e transparência para o bem de Curaçá” expressou Adelson Félix...

Brasil: Arraso Institucional; Ofensiva Social; Reação Popular; e “Guerra” de Formação de Opinião!

Não é mais possível esconder que o País vive grave e intensa crise nos aspectos político, econômico, social, institucional e moral: O seu sistema político de origem ideológica capitalista faliu – pois, a sua cultura das práticas pessoais partidárias para disputar eleição e formar, maioria para garantir a chamada governabilidade, veio contrariando as leis, atropelando e driblando-as; vivemos altos índices de desemprego, queda do consumo humano, desvalorização da arrecadação pública, quebra da produção de bens, coisas típicas do sistema capitalista que afeta ao mundo, quase por inteiro; as condições sociais desse povo pioraram e os problemas do conjunto da sociedade se agravaram; As nossas importantíssimas instituições caíram em descrédito de forma tanto quanto generalizad a; é muito grande a quantidade de pessoas ocupantes de cargos públicos condenadas, investigadas, sob suspeita, envolvidas em denúncias de gravidade muito elevadas.

Arraso Institucional - Lamentavelmente as instituições dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário vivem forte perda de credibilidade, algumas delas com elevadíssima intensidade de desmoralização, com os mais diversos fatos na imprensa, inclusive nos meios de comunicação que muito têm feito para moldar a opinião pública. É preocupante a possibilidade de uma chamada “delação premiada”, envolvendo uma ou mais figuras da maior, poderosa e importante instância do Poder Judiciário. A recente absolvição da senhora Cláudia Cruz esposa do deputado cassado e preso Eduardo Cunha provocou divergência entre o Procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima que promete recurso litigante e o juiz Sérgio Moro, tratado ironicamente de generoso com  a mulher, apesar de que a generosidade na decisão de justiça, deve ser suspeita de ter relação com a corrupção.

Os esquemas de desvio de dinheiro público, a chamada “roubalheira”, mesmo depois da instauração da “Operação Lava-Lato” teve continuidade com comprovação dos fatos que envolvem pessoas ocupantes de altistíssimos cargos das mais expressivas instituições republicanas e alguns dos seus respectivos parentes. Há quem diga que a falência do atual sistema político está muito evidente, que uma cultura favorável à corrupção secular/milenar não se consertará ou melhorará em menos de três a quatro décadas do seu enfrentamento com plena seriedade...

Prefeitura de Petrolina firma convênio para reinserção social de ex-detentos

O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta quinta-feira (25), um convênio com o Governo do Estado para a contratação de 200 reeducandos que cumprem pena em regime aberto. Os trabalhadores irão atuar em serviços como limpeza e manutenção da cidade.

O convênio tem duração de dois anos e empregará inicialmente 60 trabalhadores na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Cada reeducando receberá um salário mínimo e vale transporte, além da oportunidade de ser reinserido no mercado de trabalho. "A gente sabe que existe muita resistência na contratação desse pessoal muitas vezes por preconceito como também pelo medo natural gerado pela insegurança na sociedade. Mas a Prefeitura ao fazer essa parceria cumpre um papel social importante de recuperar esses reeducandos e de prevenção à violência porque combate a possibilidade de retorno desse pessoal ao mundo da criminalidade", explicou o prefeito.

Além do resgate social, a contratação dos reeducandos assegura uma economia aos cofres da Prefeitura de aproximadamente 40% em relação a um profissional regido pelas leis trabalhistas. Isso porque, os reeducandos, durante o processo de cumprimento de pena, seguem o regime da Lei de Execuções Penais. Assim, o empregador fica isento de encargos como FGTS, férias e décimo terceiro salário.

"É uma iniciativa onde todos ganham. A prefeitura contrata mão de obra a um custo menor, os reeducandos ganham uma nova chance de inserção profissional e social e a cidade também pois é a garantia de que todos essas pessoas estarão na vida social da cidade de forma correta e fora da ilegalidade", ressaltou após a reunião o superintendente de Patronato Penitenciário do Governo do Estado, Josafá Reis.

Petrolina é a única cidade no interior do estado a realizar a parceria para ressocialização dos ex-detentos. A experiência é realizada hoje nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista. ..

Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro convida para entrega de 1000 casas no Residencial Dr. Humberto Pereira

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro, Cida Gama, participou do programa Geraldo José nesta quinta-feira (25).  Durante a entrevista, a secretária comentou sobre o desenvolvimento do Programa Transformar. A ação irá beneficiar pessoas com deficiência através da reforma de suas casas, com adequações de acessibilidade nos imóveis.

“É um projeto maravilhoso. Nós iremos entrar em contato com o INSS para chegarmos no quantitativo exato das pessoas com deficiência. Após a aprovação na Câmara Municipal de Vereadores vai ser criado um edital de convocação, vai ter inscritos, vai ter uma comissão e a partir daí começaremos a selecionar as pessoas. É tudo muito pensando e com respeito pelas pessoas”, afirmou...

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Estrutura e atendimentos

Segundo a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Souza, a Rede Suas é formada por 616 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atuam na área preventiva, 219 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que fazem atendimento especializado para quem sofreu violência ou violação de direitos, e 15 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop). "Contamos ainda com duas residências inclusivas, para pessoas com deficiência, e uma rede de 96 unidades de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos que romperam o vínculo com a família e estão em vulnerabilidade social", explica. 

De acordo com a a superintendente, nos Cras, em 2016, foram atendidas 2,8 milhões de pessoas. Nos Creas, 1.855 casos de violência sexual de crianças e adolescentes foram registrados e estão em acompanhamento. "Além disso, nós registramos quatro mil casos de violência psicológica e física a crianças e mulheres. São dados significativos e importantes, já que o estado tem 1,7 milhão de famílias beneficiárias do Bolsa Família, que são acompanhadas nos Cras e Creas. A Bahia tem 100% de cobertura de Cras e é um dos estados que melhor cofinanciam a assistência social no País", acrescenta. ..

Petrolina sedia encontro regional dos trabalhadores da assistência social

Gestores da assistência social de Petrolina e de outros municípios do Sertão pernambucano estão reunidos para discutir o atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e seus desafios. As discussões acontecem durante o IV Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco que começou nesta segunda e segue até esta terça-feira (23), em Petrolina.

Durante a abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, lembrou que desenvolver políticas eficazes na área social é o grande  desafio dos novos gestores...

Petrolina sedia encontro regional dos trabalhadores da assistência social

Gestores da assistência social de Petrolina e de outros municípios do Sertão pernambucano estão reunidos para discutir o atual cenário do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e seus desafios. As discussões acontecem durante o IV Encontro Regional dos Trabalhadores da Assistência Social de Pernambuco que começou nesta segunda e segue até esta terça-feira (23), em Petrolina.

Durante a abertura do evento, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, lembrou que desenvolver políticas eficazes na área social é o grande  desafio dos novos gestores. "Estamos aqui para compartilhar o máximo possível de conhecimento porque nós precisamos juntar forças e executar políticas públicas eficazes para atender a população. Esse encontro é uma grande oportunidade de aproximar os gestores que trabalham na tarefa de cuidar das pessoas", destacou a gestora...

Decreto municipal regulamenta uso de nome social para público LGBT

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim assinou nesta terça-feira (16) decreto que regulamenta o uso do nome social e a identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais na administração pública municipal. A partir de agora, os órgãos públicos deverão adotar o nome social, ou seja, aquele pelo qual a pessoa é reconhecida em sua comunidade e em seu meio social.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, este é um avanço que deve ser comemorado. “Estamos vivenciando a IV edição do “Maio da Diversidade” e esse ato do prefeito vem apoiar ainda mais as causas LGBTs”, destacou...

Secretaria parabeniza assistentes sociais pelo seu dia

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade parabeniza a todos os Assistentes Sociais pelo seu dia, comemorado nesta segunda-feira, 15 de maio. Uma profissão voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social.

Para a secretária Cida Gama, o assistente social é peça fundamental na construção de uma sociedade mais igualitária. “Esse profissional é um membro ativo na luta pelos direitos humanos e contribui muito para o bem estar da sociedade. Gostaria de parabenizar a todos eles pelo seu dia, especialmente, os da nossa secretaria que trabalham diariamente na busca por igualdade social”, declarou a secretária Cida Gama...

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Petrolina lamenta o prematuro falecimento da ex-secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Adnair Viana, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10) após um ataque cardíaco. A administração municipal reconhece a contribuição da ex-secretária, que trabalhou em defesa dos direitos sociais dos petrolinenses quando atuou na antiga gestão.

Neste momento de fé, cumprimentamos a família e amigos com nosso profundo pesar e rogamos que o Senhor Deus, em sua infinita bondade, conforte os corações entristecidos pela partida...

AÇÃO SOCIAL NO CRELPS

No último domingo 07/05, aconteceu extensa programação social no CRELPS (Centro de Recuperação Evangélico Livres Para Servir), que trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Foi uma manhã muito prazerosa com muito bate-papo, abraços carinhosos e seções de maquiagem onde pudemos levar um pouco de alegria e auto estima a mulheres tão sofridas” explicou o Alexson Paixão - Cap PM, um dos organizadores do evento...

Secretaria entrega certificados para trabalhadores do SUAS capacitados

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), no CIAM, a cerimônia de entrega de certificados dos participantes da 1ª capacitação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama e equipe da secretaria.

A capacitação foi voltada para cozinheiros e auxiliares de serviços gerais que atuam na rede socioassistencial, fazendo parte da política de educação permanente da secretaria. “Foram dias de dedicação e comprometimento e todos esses funcionários saem daqui preparados para desenvolverem o conhecimento adquirido nos seus postos de trabalho”, destacou a gerente de Gestão do SUAS e Educação Permanente, Sandra Timóteo...

Espaço do Leitor: Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade responde denúncia sobre vistoria nos residenciais DR. HUMBERTO PEREIRA I E II

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade informa que o processo de vistoria dos residenciais do "Minha Casa Minha Vida" é de exclusividade da empresa responsável pela obra, fiscalizado pelo Banco do Brasil. Informa ainda que o município tem acompanhado o processo de vistoria e o mesmo foi realizado dentro do cronograma estabelecido pela construtora, restando apenas os beneficiados retardatários. Tão logo, todos tenham sido atendidos será iniciado o processo de assinatura de contratos e em seguida a entrega de chaves. ..

100 dias no Desenvolvimento Social: Miguel Coelho inaugura novos equipamentos e amplia programas

Os primeiros 100 dias do governo de Miguel Coelho à frente da Prefeitura de Petrolina foram marcados por ações consolidadas na área social. O gestor vem cumprindo o compromisso de melhorar as políticas de atenção social e neste período conseguiu novas parcerias, anunciando a criação de programas importantes, como o Qualifica Petrolina, e inaugurando o Centro de Atenção à Pessoa Idosa, projeto pioneiro no país.

Em apenas 100 dias de governo, a Prefeitura já disponibilizou, por meio do Qualifica Petrolina, 641 vagas em cursos profissionalizantes para frentistas, manicure, confeitaria, informática básica, violão, violino e artesanato em couro...

Brasil: Reviravolta na Política, Economia e no Social!

Vendo, observando, andando, sentindo e vivenciando, chego a conclusões que não permitem devaneio, por ela não esconder fatos, nem dados apontadores da piora nas condições sociais do Brasil, com estimativa de maior agravamento a médio e longo prazo, caso não haja uma concreta mudança conjuntural favorável ao processo de desenvolvimento econômico com inclusão social (...).   

  • Uma Reviravolta – desculpas esfarrapadas, jogo de empurra, atitudes viciadas, maus exemplos políticos, desvirtuações institucionais, autoridades sem vergonha de prevaricar (...) é o que temos visto nos últimos tempos na vida publica institucional da Nação Brasileira, com mais de uma visão e analise conjuntural, denunciando e também acobertando!... Não há uma unicidade de compreensão sobre os acontecimentos que mexeram com a vida da sociedade em seus mais diversos aspectos. Muito menos, nos encaminhamentos relacionados ao futuro da vida do povo!
  • Na Política - A quantidade de pessoas públicas e respectivas instituições da República com nome envolvidos em contundentes e supostos casos de desvio (roubo) do dinheiro público e da imprensa,  é enorme, com suspeição de que poderia ser bem maior. Parece haver algo que dificulta, propositadamente, o indiciamento mais intenso e em maior quantidade no Planalto Central, na Câmara Federal e no Senado da República, deforma que, “quem não é tolo pode ver”.
  • Na Economia – Se sabe que uma crise econômica mundial, natural do capitalismo, afetou a nossa economia: reduziu a produção; desempregou trabalhadores; derrubou a arrecadação dos entes federados (Prefeitura, Estado e União); a população volta a ser atingida pelo empobrecimento; baixou o poder de consumo das pessoas – num chamado “efeito dominó”, onde pouco se discute tal situação para dificultar, a meu ver, a compreensão popular. Os cortes no social reduziu a renda popular, diminuindo a circulação do dinheiro, enfraquecendo o comércio, e por que não a economia.
  • No Social – O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que mede a evolução dos direitos sociais, individuais e coletivos, resultantes das políticas públicas bem aplicadas, controlado por organismos internacional, aponta que a qualidade de vida da população brasileira sofre piora após agravamento da crise econômica mundial e que atinge ao Brasil, com a mudança de governo via impeachment com duras e graves críticas, advinda do lado da população que se diz vitimada.

Sabe-se, que bem ali, em 2018, haverá eleição presidencial, onde os partidos políticos, as forças sociais disputarão a ocupação do cargo público mais expressivo da nação, a Presidência da República, paralelo a outros como os de governadores, senadores da república, deputados federais e estaduais. Por menos discutido que seja, por maior que tenha sido o processo de manipulação das mentes humanas, se pode perceber que há a legitima ideologização da política, da economia, do social e dos agrupamentos sociais. O que parece é que os “fiadores” do impeachment da Dilma Rousseff (...) a elite econômica e midiática, não vê/ver a tendência eleitora futura como uma incógnita, pois, mesmo com ar de manipulação os grandes noticiários deixam claro as suas preocupa&cced il;ões com uma suposta tendência eleitoral que lhes contrariaria...

Serviço Social e Educação Permanente da UPAE/IMIP de Petrolina realizam palestra sobre saúde

Esta semana, através de um trabalho de parceria do Serviço Social e o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), o público da UPAE foi agraciado com uma palestra sobre “Saúde Integral: Cuidados e Prevenção”. A iniciativa faz parte de um projeto continuado, que tem como objetivo levar, ao longo do ano, informações importantes aos usuários da Unidade. 

De acordo com a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, os temas são escolhidos de acordo com o calendário da saúde e a sazonalidade. “Buscamos trabalhar os temas comuns ligados ao setor, mas também demandas específicas que surgem da nossa observação diária. Esse mês estamos realizado atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, e em maio trabalharemos a saúde da mulher, em homenagem ao Dia das Mães”, informa. ..

Petrolina Social Clube lamenta morte de garoto Heré Barril

O Petrolina Social Futebol Clube vem por meio desta nota comunicar e lamentar o falecimento do atleta Roberto de Lucas Souza Santos, conhecido como Heré Barril, de 23 anos, que foi encontrado na Ilha do Fogo.

O atleta que já jogou pela Fera Sertaneja sob o comando do técnico Neco (2015) e foi junto ao treinador para o Timbaúba, voltou para o Vale do São Francisco por causa de sua família e na tentativa de retornar ao elenco do Petrolina...

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão dia D neste sábado

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade realizará neste sábado (01) nos cinco Centros de Referência de Assistência Social de Juazeiro (CRAS), respectivamente, nos bairros Quidé, Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II e Malhada da Areia, o dia “D” dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As atividades para toda a família serão desenvolvidas das 8h às 12h nas sedes dos CRAS, com exceção do Quidé que acontecem na quadra da Escola Professora Guiomar Lustosa Rodrigues. Serão realizadas gincanas, brincadeiras, rodas de conversas, oficinas, lanches e sorteios de brindes farão parte dos eventos.

O SCFV é um serviço realizado ao longo do ano com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências. As atividades são desenvolvidas nos CRAS dos bairros, tendo como público alvo: crianças, jovens e idosos...