Foram encontrados 111 registros para a palavra: sustentável

Cemafauna promoverá I Workshop Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana em Juazeiro

De 17 a 19 de setembro deste ano o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) promoverá o I Workshop Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro-BA.

O evento, o primeiro na temática, consistirá em uma discussão ampla, com múltiplos setores (produtor rural, academia, administração pública, público em geral) sobre as relações entre agricultura, abelhas e saúde humana na região do Vale do São Francisco, grandemente dependente em termos econômicos e sociais da presença e saúde dos polinizadores. O workshop é um convite ao diálogo. ..

Evento discutirá conservação e uso sustentável dos recursos da Caatinga

Em sua segunda edição, o Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA, apresenta uma programação extensa e diversificada. Serão palestras, mesas redondas, workshops, apresentações orais e em pôster e visitas técnicas, com temáticas que abordam a conservação e o uso sustentável dos recursos do bioma.

Com mais de 650 inscritos, o público alvo do simpósio é formado por professores e estudantes, pesquisadores, técnicos, produtores, gestores e sociedade civil em geral. A expectativa dos organizadores é de que o evento se consolide como um espaço de discussão sobre o uso e manejo dos recursos naturais da Caatinga, e através dele os participantes possam atualizar seus conhecimentos sobre o bioma e discutir estratégias voltadas para um desenvolvimento sustentável da região. ..

Bahia é certificada por 75% da produção de algodão sustentável

A qualidade diferenciada do algodão baiano é conhecida em todo o Brasil. Segundo maior produtor do país, o estado teve recentemente 75,6% de sua produção de algodão certificada como sustentável pelo Programa Algodão Brasileiro (ABR) da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), que atua com o licenciamento pela entidade suíça Better Cotton Iniciative (BCI).

Nesta safra 2017/2018, um total de 191.586,00 hectares de área abrangendo 53 propriedades de agricultores foi certificado. Desde o início dos trabalhos do ABR, em 2011, houve uma evolução considerável, tendo a certificação dos produtores baianos passado de 21,1% para os atuais 75,69%. "Com os resultados favoráveis dos produtores diante do mercado consumidor, existe o interesse dos demais produtores em obter a certificação", explica a coordenadora do Programa da área de sustentabilidade da Abapa, Bárbara Bonfim.

Com 100% da área certificada, a produtora rural Alessandra Zanotto, de Luís Eduardo Magalhães (BA), vê o programa como um suporte ao pontuar todos os itens para cumprimento das legislações e de outras questões ligadas à sustentabilidade. "Embora muitos itens não sejam uma exigência legal, o cumprimento na rotina vem colaborando para a adoção de boas práticas que melhoram a produtividade e o relacionamento com os nossos funcionários, fornecedores e clientes", afirma...

Música e história marcam lançamento da revista 'Juazeiro - cidade inteligente, futuro sustentável'

Um encontro com muita música, história e poesia marcou o lançamento da revista 'Juazeiro – cidade Inteligente, futuro sustentável', na noite desta quinta-feira (19) no Juá Garden Shopping. O evento, promovido pela Clas Comunicação & Marketing, começou com a distribuição gratuita da publicação que aborda em 48 páginas temas, a exemplo de educação, saúde, infraestrutura, indústria, cultura e turismo, deste que é considerado o município mais importante do norte baiano.

Em seguida, num clima de festa e comemoração pelos 140 anos de Juazeiro, passaram pelo palco nomes representativos da cultura em apresentações breves e emocionantes. O ator Edvaldo Francyoli, interpretando o coronel João Evangelista - um dos principais personagens da história do município, dava um tom diferente ao cerimonial convidando cada uma das atrações. Primeiro, cantou Mariano Carvalho, depois vieram Nilton Freittas, Andrezza Santos, Celso de Carvalho, Edésio Cesar, Raquel Wesley, João Sereno e Mauriçola...

REVISTA 'JUAZEIRO - CIDADE INTELIGENTE, FUTURO SUSTENTÁVEL' SERÁ LANÇADA HOJE, DIA 19 NO JUÁ GARDEN SHOPPING

Como parte das comemorações dos 140 anos de Juazeiro à elevação de categoria de cidade acontece na noite desta quinta-feira (19) no Juá Garden Shopping, o lançamento da Revista “Juazeiro – Cidade Inteligente, Futuro Sustentável’, um projeto, desenvolvido pela Clas Comunicação & Marketing.

O projeto idealizado pelo jornalista, escritor e poeta Carlos Laerte contou com apoio de vários profissionais de comunicação da região, bem como de empresários e artistas da cidade. Durante o Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) Laerte falou com emoção sobre o trabalho desenvolvido ao longo de quase um ano e cujo resultado, cerca de 5 mil tiragens, será distribuído gratuitamente com a população...

Revista 'Juazeiro - cidade inteligente, futuro sustentável' será lançada dia 19 no Juá Garden Shopping

Terra da Bossa Nova e das Carrancas, capital da agricultura irrigada e portal do enoturismo, Juazeiro (BA) está completando 140 anos de emancipação política. E para comemorar esta data, um projeto, desenvolvido pela Clas Comunicação & Marketing, apresenta a ‘Revista Juazeiro – Cidade Inteligente, Futuro Sustentável’, que será lançada no Juá Garden Shopping, no dia 19 de julho. 

O evento acontecerá a partir das 19h e será dividido em dois momentos: um de pronunciamentos com as participações do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, do editor responsável, Carlos Laerte, e de um representante dos anunciantes; e outro cultural, com apresentações musicais de Mauriçola, João Sereno, Nilton Freitas, Andrezza Santos, Mariano Carvalho, Edésio Cesar, Raquel Wesley, Paulo Cesar (Paulinho) e Celso de Carvalho. Isso acompanhado da degustação de vinhos e espumantes da Vinícola Rio Sol. ..

Univasf lançou na Semana do Meio Ambiente a Cartilha do Programa Sustentável e outras ações

Em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou, no dia (5), a 1ª Edição da Cartilha do Programa Univasf Sustentável. Esta é uma das ações que serão promovidas ao longo deste mês com o intuito de difundir boas práticas que contribuem para a preservação dos recursos naturais e, consequentemente, do meio ambiente.

Também será realizada uma campanha de sensibilização para divulgar os resultados já alcançados pelo Univasf Sustentável e haverá a implantação da coleta de papel branco para reciclagem nas áreas administrativas da instituição. As iniciativas são do Programa Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi)...

Cemafauna promoverá "I Workshop Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana" em Juazeiro

De 17 a 19 de Setembro desse ano o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) promoverá o I Workshop "Sistema Sustentável – Abelhas, Agricultura e Saúde Humana" no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro-BA.

De acordo com a coordenação, o evento, em sua primeira edição, compreende uma discussão sobre a relação sustentável entre agricultura, abelhas e saúde humana na região do Vale do São Francisco. O workshop será um convite ao diálogo. A fim de compartilhar as diferentes visões e perspectivas, será organizado no formato de painéis de diálogo, de forma a abordar os temas específicos e relevantes para melhorar a convivência entre os três setores (produtivo, ecológico e da saúde) e buscar alternativas que beneficiem a produtividade, biodiversidade das abelhas e qualidade de vida...

Programação do 10º Festival do Umbu promove a Alimentação Sustentável em espaços de cultura e formação em Uauá

Nesta sexta-feira (27), aconteceu a abertura do 10º Festival do Umbu, na praça São João Batista, em Uauá-BA. Realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), o evento segue até o dia 28 de abril. Durante os dois dias do Festival, o público poderá participar de mesas redondas, oficinas e palestras, visitar estandes da Agricultura Familiar e Economia Solidária, assistir a atrações culturais regionais e shows musicais.

Os espaços de formação foram pensados para promover discussões em torno de assuntos como Agroecologia no Semiárido, Manejo Sustentável da Caatinga e Comercialização da Agricultura Familiar, que abrangem o tema central do Festival esse ano que é  "Alimentação e Sustentabilidade". Para Denise Cardoso, presidente da Coopercuc, a importância desses espaços se dá pela construção política, social e organizativa. "As pessoas que visitam o Festival vêm nessa expectativa de participar das oficinas, mesas e palestras que são um espaço importante de formação para agricultores e agricultoras, estudantes e visitantes no geral", afirmou a presidente...

Codevasf mantém Plano de Gestão de Logística Sustentável no semiárido baiano

A Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (6a SR) continua realizando ações previstas no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), implantado em 2014 a partir da Sede da Companhia em Brasília (DF). Condutas como o uso racional dos veículos da frota, perfuração de poço artesiano para uso na oficina, jardim e posto de lavagem, adoção de torneiras reguladoras de vazão, estabelecimento de horário para funcionamento dos condicionadores de ar somente no período mais quente do dia e o desligamento de todas as luzes internas após o expediente permitiram economia de combustível, água e energia elétrica. 

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento, a execução de programas como o PLS está dentro da missão institucional da Codevasf, que é a de promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas, com a utilização sustentável dos recursos naturais. “Esse programa também faz parte da política ambiental da companhia”, acrescenta...

Deputado Marcell Moraes ressalta a importância dos animais de estimação acompanhar seus donos em viagens

É cada vez mais comum os animais acompanharem seus donos em viagens seja de curto ou longo prazo, os seus tutores estão mais cientes do quanto é importante eles estarem participando do seu dia-a-dia, mas certas vezes as pessoas se esquecem das recomendações necessárias que não podem ser ignoradas, diante disso, o deputado estadual Marcell Moraes (PV), ressalta sobre a importância dos animais de estimação fazerem parte desses passeios com seus donos e alerta sobre os cuidados que devem obter na ocasião.

De acordo com o parlamentar, é fundamental que eles possam acompanhar todos os momentos do cotidiano de seus donos já que estão cada vez mais inseridos no contexto familiar brasileiro...

Secretária de Saúde de Juazeiro vai ao município de Uauá em busca de apoio para implantação da Policlínica Regional

Buscando o apoio do legislativo e do executivo dos 10 municípios integrantes do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf) para a implantação da Policlínica Regional, um projeto do Governo do Estado, a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, esteve nesta terça-feira, 19, no município de Uauá, a convite do executivo municipal, apresentando o funcionamento e a importância desse projeto para a população do interior do Estado.

A secretária que esteve acompanhada da Assessora de Planejamento, Ianni Almeida e da Superintendente de Atenção Especializada Cilene Duarte, expôs a vereadores, funcionários da saúde de Uauá e para a sociedade presente sobre o funcionamento da Policlínica e qual o papel dos municípios nesse projeto que trará para as cidades serviços de alta complexidade, descentralizando e regionalizando a saúde no Estado...

Projeto Bem Diverso discute biodiversidade com uso sustentável do Sertão da Bahia e Pernambuco

Cientistas e povos tradicionais estão reunidos em Brasília de 05 a 07 de dezembro para trocar conhecimentos e compartilhar experiências e informações relacionadas a um mesmo objetivo: conservar a biodiversidade com o uso sustentável de espécies da Amazônia, Caatinga e Cerrado. Essa é a ideia central do Projeto Bem Diverso, uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
 
"Não há mais espaço para a ciência atuar sozinha. É preciso agregar o conhecimento científico ao tradicional", afirma o líder do projeto, Aldicir Scariot, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Para Aldicir, o uso sustentável da biodiversidade só pode ser feito se forem respeitados e valorizados os meios de vida das populações tradicionais que vivem nos seis territórios de atuação do projeto, espalhados pelos recantos mais carentes de desenvolvimento do País: o Alto Rio Pardo (MG), o sertão do São Francisco (PE e BA), Sobral (CE), o Médio Mearim (MA), o Marajó (PA) e o Alto Acre (AC). "Afinal de contas, são eles os verdadeiros guardiões da biodiversidade", diz Scariot...

Umbuzeiros do Sertão do São Francisco são mapeados para manejo e uso sustentável da biodiversidade

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mapeam diversos territórios com projeto criado em março de 2016, com o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira por meio do manejo sustentável de sistemas agroflorestais, a fim de assegurar os modos de vida das comunidades tradicionais e dos agricultores familiares.

“Trata-se da primeira iniciativa com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF) que apoia atividades de campo e pesquisas da Embrapa na área de conservação, manejo e uso sustentável da biodiversidade”, diz Rose Diegues, oficial de Programas do Pnud...

Recuperação de estradas e limpeza de aguadas são discutidas por prefeitos do Constesf

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) realizou mais uma assembleia reunindo os Prefeitos dos municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá e Canudos, e representantes dos municípios de Sento-Sé, Uauá, Casa Nova, Sobradinho e Pilão Arcado. Os gestores debateram o projeto de recuperação e manutenção de estradas que está em execução pelo Constesf, através de convênio com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia.

Trechos que dão acesso a Sento-Sé, em Quixaba e Piçarrão, e o trecho da BA 316 à BR 235, entre Sobradinho e Casa Nova, já receberam serviços como capina, roçagem e limpeza lateral, limpeza de bueiros, tapa buracos com massa asfáltica, patrolamento, terraplanagem, drenagem e sinalização. "A próxima estrada que receberá nossos serviços é o trecho entre Juazeiro e Sobradinho. A nossa equipe irá, na próxima semana, começar a avaliação do local, a fim de melhorar o tráfego e garantir mais segurança a quem utiliza a via", anunciou o presidente do Constesf e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo...

Dados do Governo Federal apontam que desmatamento da Amazônia caiu

O desmatamento na Amazônia caiu 16% entre agosto de 2016 e julho de 2017. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e foram divulgados ontem (17) pelos ministros do Meio Ambiente, Sarney Filho, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Apesar da queda, 6.624 quilômetros quadrados (km²) de floresta foram devastados no período, o equivalente a quatro vezes a cidade de São Paulo.

De acordo com o Inpe, em relação a 2004, quando foi lançado o Plano para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia, a devastação do bioma recuou 76%. Sarney Filho disse que os dados de hoje mostram a tendência de regressão na curva do desmatamento, que, segundo ele, se deve a fatores como reforço da fiscalização e recomposição do orçamento dos órgãos ambientais...

Secretária do MEC de Temer diz que é insustentável manter universidade pública

O ensino superior público federal já absorve mais de 50 por cento do orçamento anual do governo federal para educação, mas o custeio do sistema é insustentável, afirmou a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro.

“O grande problema é a folha de pagamento que cresce, enquanto os recursos para custeio diminuem”, disse ela durante o Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), em São Paulo, semana passada. De acordo com ela, os números de matrículas quase dobraram de 2009 para 2016, para 1,2 milhão de alunos, com a implementação do Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad...

Apicultor denuncia matança de abelhas em Petrolina e aciona Ministério Publico

O apicultor Francisco Camilo de Souza, informou através das redes sociais que em Petrolina "está acontecendo uma matança de abelhas". Camilo, que trabalha há 15 anos com criação de abelhas, denunciou o crime ambiental na última segunda-feira (25), ao Ministério Público de Pernambuco-Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania-Curadoria do Meio Ambiente...

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável é discutido em reunião ordinária do CMDRS

Foi realizada nesta quarta-feira (27), na Casa dos Conselhos em Juazeiro, reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para discutir o planejamento do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O membro suplente do Conselho, que representa o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, Josival Babosa, informou que a agroindústria de processamento de frutas da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá (Afrupec), iniciará seu funcionamento a partir da segunda quinzena do mês de outubro. “Estávamos com algumas pendências de equipamentos, pois não tínhamos conseguido adquirir as peneiras do maquinário, mas graças à ADEAP conseguimos. Inicialmente iremos trabalhar com a goiaba e a manga e temos a intenção de obter o equipamento para também realizarmos envasamento de água de coco”, explicou...

Simpósio internacional Brasil-Cuba discute desenvolvimento do semiárido

Natal, Rio Grande do Norte, sedia o I Simpósio Internacional Brasil-Cuba, que tem como tema central o desenvolvimento sustentável do semiárido. O evento começou nesta segunda-feira (21) e segue até a quarta-feira (23). Pesquisadores, professores e estudantes brasileiros e de outros países vão divulgar nesse período as informações científicas, os progressos e avanços em tecnologia de plantas, além de trocar experiências e o posicionamento da pesquisa científica.

Segundo a organização, são promovidas palestras, mesas-redondas e apresentações de resultados gerados ao longo dos quatro anos do projeto de cooperação com Cuba. Os projetos expostos apresentam, entre outros avanços, exemplos de melhoria da produção agrícola em convivência com a falta de água e alta salinidade do solo. ..