Nesta sexta-feira (27), aconteceu a abertura do 10º Festival do Umbu, na praça São João Batista, em Uauá-BA. Realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), o evento segue até o dia 28 de abril. Durante os dois dias do Festival, o público poderá participar de mesas redondas, oficinas e palestras, visitar estandes da Agricultura Familiar e Economia Solidária, assistir a atrações culturais regionais e shows musicais.
Os espaços de formação foram pensados para promover discussões em torno de assuntos como Agroecologia no Semiárido, Manejo Sustentável da Caatinga e Comercialização da Agricultura Familiar, que abrangem o tema central do Festival esse ano que é "Alimentação e Sustentabilidade". Para Denise Cardoso, presidente da Coopercuc, a importância desses espaços se dá pela construção política, social e organizativa. "As pessoas que visitam o Festival vêm nessa expectativa de participar das oficinas, mesas e palestras que são um espaço importante de formação para agricultores e agricultoras, estudantes e visitantes no geral", afirmou a presidente.
Cooperativas, associações, movimentos e grupos de cidades da Bahia e Sergipe irão expor seus produtos na Vila da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Esse ano, o espaço receberá mais de 20 estandes de divulgação e comercialização de empreendimentos que vão desde a produção de cachaças, doces e biscoitos à fabricação de artesanatos em barro, cascas de Licuri e Sisal. Os produtos da linha Gravetero, da Coopercuc, também estarão expostos e à venda no Festival. A exposição fica aberta das 9h às 21h, durante os dois dias do evento.
A realização dos concursos culturais de Literatura de Cordel e Pintura em Tela já é tradição no Festival, contribuindo para revelar e valorizar a produção de artistas do Semiárido. Como novidade nessa edição, a Fortaleza do Umbu do Sertão do São Francisco, através do movimento Slow Food Nordeste, realizará o concurso cultural de Comida com Gosto de Umbu, que vêm para agregar valor aos produtos da Caatinga e à diversidade de sabores da nossa região.
Nos intervalos e aberturas das atividades, acontecerão apresentações de dança, teatro, música e reisado, com os grupos Galeota das Artes (Curaçá), Grupo cultura e diversidade (Monte Santo), Raimundinho do acordeon (Monte Santo), Cia Teatral Arte e Vida (Uauá), Grupo Jovem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Uauá), Grupo de Dança (Uauá) e Cia de Teatro os Avexados (Andorinha).
À noite, o Festival será espaço para os shows musicais de Maviael Melo, Carlinhos Caiçara, Cláudio Barris, Filipe Aladin, Joab Morais, Débora e Lulu, Urminino, Banda Cacau com Leite e Rennan Mendes. A 10ª edição do Festival do Umbu é organizada pela Coopercuc e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.