Foram encontrados 1448 registros para a palavra: CULTURA

Sobradinho: A cultura do vaqueiro é tema do Projeto Leitura e Escrita nas Escolas

Com o objetivo de valorizar a cultura do vaqueiro na comunidade escolar, o Projeto Leitura e Escrita de Texto, LET, desenvolveu na terça-feira (30), na Praça Geraldo Silva, uma atividade voltada a valorização do vaqueiro, símbolo da resistência do sertanejo.

"Montamos estas tendas temáticas com a proposta de realizar um trabalho voltado para a valorização do vaqueiro. Entendemos que a cultura é dinâmica e mutável, deste modo faz se necessário que as novas gerações conheçam os hábitos desenvolvidos e vividos pelas gerações anteriores. Este compartilhamento de vivências entre os vaqueiros, com os nossos pequenos, torna- se imprescindível na formação de cidadãos que admiram, respeitam e zelam para manter viva a cultura de nossos pais e avós", destacou a orientadora pedagógica Claudecí Vieira de Araújo...

Artistas Juazeirenses entregam ofício ao Governador da Bahia solicitando Reforma do Centro de Cultura João Gilberto

Artistas juazeirenses reclamam da atual situação do Centro Cultural João Gilberto. Através de um texto o ator Edvaldo Franciolli, relata as principais reivindicações cobradas diretamente ao Governador Rui Costa, ontem (30), durante visita a Juazeiro;

Confiram:..

30 anos sem Luiz Gonzaga: Legado do rei do baião permanece vivo na cultura brasileira

Luiz Gonzaga do Nascimento, popularmente conhecido como Luiz Gonzaga, Rei do Baião é um dos nomes mais importantes da história da música brasileira. O cantor pernambucano ficou marcado por mostrar ao Brasil ritmos, como o baião, o xote e o xaxado. Sempre acompanhado de uma sanfona e um triângulo, abordava em suas músicas o sofrimento e a alegria, chuva e seca, fenômenos que habitam o sertão nordestino. Nesta sexta-feira, 2 de agosto de 2019, completam-se 30 anos que Luiz Gonzaga morreu.  Mesmo depois de tanto tempo, as composições do autor ainda permeiam todo um povo nordestino e o seu legado continua espalhado por todo o Brasil.

Entre os dias 30 de julho a 03 de agosto, Exu, Pernambuco acontecerá em Exu, Pernambuco a  3º edição da Mostra Cultural Gonzaguiense e terá  uma programação repleta de cultura, música, poesia e conhecimento. A Programação consta de Sarau Literário, Oficinas nas escolas. Muito forró pé de serra na Terreirada Cultural. Fórum Gonzaguiense. Cine Gonzaguiense.Cavalgada da Saudade. Missa da Saudade em Homenagem aos 30 anos de falecimento de Luiz Gonzaga.Cultura na Feira Livre. Exposição fotográfica Passarinhar, do biólogo e fotógrafo Jefferson Bob. ..

Curso de elaboração de projetos culturais para captação de recursos nos editais do Funcultura/Fundarpe e Lei Rouanet

A Melodia Produções, está com inscrições abertas, até o dia 05 de agosto de 2019, para o Curso de Elaboração de Projeto Culturais. O curso será ministrado pelo músico e produtor cultural Marcone Melo, entre os dias 05 de agosto a 09 de setembro, no horário das 18h às 22h, na Fundação Nilo Coelho, centro de Petrolina. A iniciativa conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através da sua aprovação no edital do Funcultura 2017.

O curso acontecerá em dois módulos; o primeiro será focado nos conceitos básicos sobre produção cultural, teorias, acessibilidade em eventos culturais, leis de incentivo (lei do Funcultura e lei Rouanet), direitos autorais e estudos de casos. O segundo módulo é direcionado a prática da elaboração dos projetos e acontecerá no estilo de uma incubadora, onde cada participante irá trabalhar e desenvolver suas ideias transformando-as em um projeto cultural. Nessa etapa será abordado assuntos como a viabilidade, planejamento, gerenciamento, formatação do orçamento e princípios de prestação de contas do projeto...

Programa de incentivo ao esporte e cultura mobiliza mais de 200 pessoas na Agrovila Massangano

Lançado em maio deste ano, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), já faz parte da rotina de mais de 2 mil pessoas em 10 comunidades de Petrolina.  Um desses locais beneficiados é a Agrovila Masangano, na zona rural do município, que já conta com mais de 200 moradores envolvidos. Neste sábado (27), uma ação integrada promovida na quadra poliesportiva da localidade mobilizou crianças, jovens e adultos.

Com oficinas de alongamento; Zumba; artesanato; apresentações culturais; avaliação física; aferição de pressão arterial e glicemia; atendimento do CadÚnico e do CRAS, e outros, a ação incentivou a prática esportiva e o cuidado com o bem estar. O evento coordenado pela Secretaria Executiva de Esportes contou com o apoio das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH)...

MISSA DO VAQUEIRO DE SERRITA REÚNE FÉ E CULTURA NESTE DOMINGO (28)

O encantamento e tradição da cultura sertaneja podem ser conferidos na 49ª Missa do Vaqueiro de Serrita, Pernambuco que segue até domingo (28). Além de shows gratuitos, de artistas como Flávio Leandro, Chambinho, Daniel Duarte, Joquinha Gonzaga, Daniel Gonzaga e Petrúcio Amorim; a programação conta com vaquejadas, pegas de boi e uma feira de artesanato com produtos de couro. Haverá ainda a produção de um documentário, uma miniexposição e palestras sobre o universo sertanejo. A missa em homenagem ao ofício e ao vaqueiro Raimundo Jacó acontece no último dia do evento. São esperados 60 mil visitantes.

Nesta edição da Missa do Vaqueiro, também está sendo produzido um documentário. No domingo 28, é dia de celebrar a Missa do Vaqueiro. Para isso foram convocados os artistas Josildo Sá, responsável pela parte musical do culto, Flávio Leandro, Sarah Lopes, Pedro Bandeira, Chico Justino e Cícero Mendes, Ronaldo Aboiador, Fernando Aboiador e participação especial de Daniel Gonzaga...

Juazeiro sedia 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco

Será realizado de 15 a 18 de agosto, o 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco, que esse ano tem como tema "As Bem-aventuranças à luz do Espiritismo". O evento acontecerá no Auditório do Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro-BA. O credenciamento tem início a partir das 19h30 e a abertura às 20h.

A grande novidade dessa edição é a realização do Workshop "Suicídio, uma enganosa solução", com a psicanalista e especialista na temática Solange Meinking (Salvador-BA). A palestra, que será realizada às 14h do sábado (17/08), contará ainda com a participação do poeta Peu Miranda (Petrolina-PE). O Workshop é aberto ao público e a entrada é gratuita...

Forró do Vaqueiro de Sobradinho: A banda "Arreio e Sela" se prepara para um grande show de cultura nordestina

A banda "Arreio e Sela", formada por músicos de Sobradinho, retorna aos palcos da 17º edição do Forró de Vaqueiro, enriquecendo a programação da festa, que acontece de 1 a 4 de agosto, numa realização da gestão municipal. A Prefeitura de Sobradinho prioriza a contratação dos artistas locais, que brindam o público com grandes shows, aguçando o orgulho dos sobradinhenses com a prata da casa.

Com oito anos de carreira e em sua terceira participação na festa, a banda "Arreio e Sela" traz em seu repertório uma mistura boa de forró de vaquejada e vanerão, estilo musical tradicional das festas de vaquejada por todo o Brasil. O vocalista da banda, Claudiano Gomes, comentou sobre a alegria de participar de mais um ano da festa e falou sobre sua expectativa para este grande evento...

ADVOGADA JUAZEIRENSE APRENDE TOCAR SANFONA E TRADUZ REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ARTE MUSICAL

A sanfona fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas o seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro e sanfoneira, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos". 

Este conceito define a juazeirense, advogada, contadora e aluna aprendiz de sanfona: Neuvanete Martins Duarte...

Projeto promove intercâmbio entre grupos culturais do sertão pernambucano

Trocar experiências, costumes e ensinar um pouco da sua identidade cultural para outro grupo. Esse é o principal objetivo do Projeto Mestres Griôs do Xaxado e do Coco Trupé, que será realizado a partir do próximo dia 15, simultaneamente nos municípios de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e de Serra Tralhada, no Sertão do Pajeú, importantes redutos de expressões da cultura popular pernambucana.

A ação inédita, que terá duração de dois meses, será protagonizada pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde e pelo Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, com destaque para os seus Mestres, respectivamente, Francisco de Assis Calixto Montenegro e Anildomá Willans de Souza. Entre as atividades, ambos irão realizar exposições, palestras, oficinas e apresentações culturais, mas desta vez saindo do tradicional e rotineiro ambiente, para ir além de suas cidades. ..

Artesão Mestre Aprigio ganha o título de Patrimônio Vivo da Cultura

Mestre Saúba (Jaboatão dos Guararapes), Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata), Mestre Aprígio (Ouricuri), Mestre Nado (Olinda), Assis Calixto (Arcoverde) e Tribo Indígena Carijós do Recife são os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco eleitos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Entre os requisitos apontados pelos conselheiros, estão os saberes de cada um dos mestres, a contribuição para a formação cultural e o tempo de existência.

Em sua 14ª edição, o Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco – RPV-PE – realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) - objetiva reconhecer, estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional de mestres, mestras e grupos...

Juazeiro comemora 141 anos no próximo dia 15 de Julho e a Secretaria de Cultura divulga programação festiva

No dia 15 de julho a cidade de Juazeiro comemora 141 anos de emancipação política e a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes já tem uma programação festiva para homenagear a aniversariante. O público poderá visitar as exposições culturais, participar de festivais, show gospel e cultural e eventos esportivos.

Na próxima sexta-feira (12) às 19h, será aberta na sede da SECULTE (Praça da Bandeira, 20, Centro) a exposição João Gilberto – Uma vida Bossa Nova de Juazeiro para o mundo. “Vamos inaugurar um espaço com fotos inéditas de João, que nos foram cedidas gentilmente por sua irmã Maria Olívia (Vivinha). Contaremos um pouco de sua história justamente onde João Gilberto nasceu.”, conta o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias...

Secretaria de Cultura responde a questionamento de leitor sobre Clube do Artífices

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes informa que não há como aplicar políticas públicas em relação ao Clube dos Artífices, ou Casa dos Artistas. A entidade não pertence ao Município, é uma filantropia.

Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura nunca recebeu solicitação formal para intervir nessa situação e, dessa forma, tentar ajudar as partes. Para que isso aconteça, as pessoas que estão com a tutela do prédio/entidade devem decretar inaptidão para tal gerenciamento. A partir daí, teria início uma discussão com a sociedade para saber que medida tomar...

Aniversário de 93 anos de Uauá terá programação especial com atividades culturais e esportivas

O município de Uauá-BA, norte da Bahia, comemora nesta terça-feira (09) o seu aniversário de 93 anos de emancipação política. E para celebrar a data especial, a Prefeitura Municipal preparou uma série de atividades com início já nesta neste sábado (06).

A programação conta com a Caravana do Lazer que vai ofertar muita diversão para as crianças e famílias em geral, terá também o 2º Cicloturismo, competição de Motocross, Missa em ação de graças, Momento Cívico e shows musicais.

Confira a programação no cartaz em anexo...

Rádio MEC, de 1923, é extinta por Governo Bolsonaro, a programação da emissora divulgava a cultura brasileira

A Rádio MEC, a sigla MEC quer dizer “Música, Educação e Cultura”, foi criada pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodfusão no País, ficará no ar até o próximo dia 31, quando deve ser desligada. A rádio MEC AM, fundada em 1923, quatro anos após o surgimento da Rádio Clube de Pernambuco, a primeira do país, foi extinta pela Emissora Brasil de Comunicação (EBC), como parte das mudanças exigidas pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Pelo Twitter, a jornalista Hildegard Angel lamentou o fechamento da Rádio MEC. “Em sua cruzada contra a Cultura no país, o Governo Bolsonaro extingue a Rádio MEC, a mais antiga do país, a rádio da música clássica, dos relatos sobre a História, das entrevistas com personalidades eruditas. O Brasil se empobrece e decai a galope”...

Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim diz que Tradição não é Crime e precisa ser preservada

A Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim (ACESB) divulgou uma nota sobre o confronto entre policiais militares e espadeiros ocorrido no último final de semana. Na nota, a associação lamenta o lamentando o conflito. Uma das vítimas, Fabíola de Jesus Cardoso, é estudante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e foi atingida no olho por uma bala de borracha. Segundo a Uneb, a jovem está internada no Recife (PE) e perdeu a visão.

Confira nota da ACESB, na íntegra:..

A Importância do forró como patrimônio cultural é tema de discussão em programas de rádio nesta terça (25) e quarta (26)

O Forró é um dos gêneros musicais mais disseminados no país e faz parte da formação da identidade cultural do brasileiro. As matrizes do forró estão passando por um processo de reconhecimento e identificação como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A expectativa é que o forró pode ser declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil até meados de 2020. O jornalista e membro do Conselho de Cultura do Parque Museu Asa Branca (Exu-PE) Ney Vital, participou nesta terça-feira (25), de uma entrevista na Rádio Jornal e citou que a manifestação cultural conhecida por seus ritmos musicais, danças e instrumentos tradicionais já passa por um intenso processo de mobilização social e é motivo da pesquisa realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)...

Obra de sanfoneiro Pinto do Acordeon passa a ser considerada Patrimônio Cultural

A obra do cantor e compositor Francisco Ferreira Lima, conhecido como o Pinto do Acordeon, passa a ser considerada Patrimônio Cultural do estado da Paraíba. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais na sessão desta terça-feira (18). O projeto de lei é do deputado Wallber Virgolino. O deputado Felipe Leitão parabenizou Wallber pela iniciativa de valorização da cultura da Paraíba, e enalteceu a alegria do compositor.

“Pinto, mesmo doente, no hospital, ele faz a alegria de todos os pacientes. Homenagem mais do que justa. Eu me acosto ao projeto de Vossa Excelência, e se permitir gostaria de subscrevê-lo, porque declarar Pinto do Acordeon patrimônio histórico da Paraíba é fazer justiça a tudo que ele fez de bom à nossa Paraíba, para nossa cultura”, disse Felipe Leitão...

Em show memorável, Elba e Geraldo Azevedo agregam tradição e cultura ao São João de Petrolina

Dois grandes ícones da música popular brasileira cantaram juntos neste domingo (16), em um show memorável no São João de Petrolina dando provas que a festa veio para atender a todos os gostos musicais. No palco do Pátio Ana das Carrancas, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo estrelaram um show emocionante com um repertório que atendeu a diferentes estilos e gerações.

Mas, antes da apresentação dos representantes da cultura nordestina, os primeiros forrozeiros que chegaram ao pátio, foram recepcionados pelo forró convidativo do cantor Elisson Castro. O representante da região petrolinense foi quem animou o público para a segunda atração da noite: o cantor Maciel Melo que deu sequência à festa com um repertório marcado por muito forró...

Deputado Marcelo Veiga defende vaquejada como legado da cultura nordestina

O mês de junho na Bahia é marcado pelos festejos juninos e é um período importante para manter a vaquejada como legado da cultura nordestina. Foi o que defendeu o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última terça-feira (11). Para o parlamentar, é fundamental "apreciar e defender a cultura do estado e da região Nordeste". Ele salienta que a agenda que cumpriu no último final de semana na região do semiárido baiano, foi para participar de eventos juninos e que valorizam a arte e a cultura da vaqueirama. 

"A Bahia é um dos estados mais ricos em cultura e temos manifestações em diferentes regiões. No último sábado, por exemplo, estive na cidade de Canudos, onde pude participar de uma missa do vaqueiro, além de conferir a famosa cavalgada da cidade. Acho importante estar nesses eventos que dão valor a cultura nordestina", aponta Marcelo. Ele também esteve em Novo Triunfo, onde aconteceu outra vaquejada. "Sabemos que a prática, além de esporte é um meio cultural que movimenta a economia dos municípios. Fiz questão de estar ao lado do prefeito Bastitinha, do vice-prefeito Jerry, que fez o parque da vaquejada e do ex-prefeito Ligeirinho - porque acho importante que o poder público e deputados acompanhem e defendam essa cultura", complementa. ..