Foram encontrados 863 registros para a palavra: MULHERES

ARTIGO - REVISTA ÍNTIMA DE MULHERES ESTÁ PROIBIDA

*Josemar Santana

Desde o dia 15 deste mês de abril que a revista íntima de mulheres está proibida no Brasil, com a entrada em vigor da Lei Nacional nº 13.271, que veda a prática em presídios e empresas públicas e privadas, ou órgãos e entidades de qualquer espécie...

Nova lei garante capacitação para mulheres

O gabinete do prefeito de Petrolina recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, diversas mulheres que acompanharam o ato de sanção da Lei do Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda, destinado às mulheres que foram vítimas da violência doméstica e se separaram de seus companheiros. A Lei visa dar amparo e capacitação profissional para as mulheres, que geralmente dependem financeiramente do ex-marido. A capacitação profissional tem o objetivo maior de facilitar o reingresso das mulheres no mercado de trabalho.

O prefeito Julio Lossio disse que a lei garante cidadania e inclusão social. “As mulheres precisam de independência, por que elas ganham mais respeito. A lei que agora é sancionada traz a garantia da capacitação, da reinserção no mercado de trabalho. De verdade, isso só demonstra que estamos caminhando no rumo certo, fazendo política pública com responsabilidade e políticas voltadas para o social. Nós vamos continuar trabalhando para que a mulher petrolinense possa fazer suas escolhas com liberdade e ganhar a emancipação”, concluiu...

Prefeitura de Petrolina cria o Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres

As mulheres que foram vítimas da violência doméstica e que, por essa razão, se separaram de seus cônjuges contarão com mais um aliado contra a violência doméstica. O município terá um Regime Assistencial Especial de Atendimento de Emprego e Renda às mulheres. O prefeito Julio Lossio sancionará nesta segunda-feira, 18, no seu gabinete, às 9h30, o Projeto de lei que dará amparo e capacitação profissional às mulheres, geralmente dependentes financeiramente do ex-marido. A capacitação profissional terá o objetivo de facilitar a recolocação das mulheres no mercado de trabalho.

A lei tem caráter terminativo, e foi levada ao plenário da Câmara dos Vereadores, pelo Edil Edinaldo Lima, que fez a defesa pela criação da Lei e que foi aprovada com aplausos. O texto aprovado pela Câmara é de fácil assimilação e reza que o Governo Municipal autoriza a Secretaria de Cidadania, em parceria com outras secretarias, a atender as mulheres e destacar no mínimo 10% das vagas anuais para cursos de capacitação e qualificação profissional, sob sua administração ou das instituições de treinamentos conveniadas e ainda separar no mínimo 10% dos encaminhamentos mensais para vagas de empregos formais, oferecidos pelas empresas para as mulheres que sofreram tal violência...

Em Petrolina, novo grupo de mulheres inicia processo para realizar a laqueadura

Mais 51 usuárias iniciaram, nesta terça-feira (29), o processo para realizar a cirurgia de laqueadura. As mulheres participaram de palestra sobre Planejamento Familiar e já saíram com agendamento dos exames pré-operatórios. Ao todo, 117 cirurgias já foram realizadas. 

Rosilda Araújo, 28 anos, fala da alegria em dar início ao procedimento. "Estou muito feliz, pois era algo que queria muito. Já estou com os meus exames pré-operatórios agendados e, agora, é só aguardar a cirurgia. Agradeço ao prefeito Julio e a secretária Lucia por nos dar essa oportunidade". 
 
O Programa Municipal de Laqueadura é uma iniciativa da gestão Julio Lossio. "O programa tem sido bastante exitoso e ficamos bastante satisfeitos em ver nossas mulheres felizes e realizadas. Promover saúde é nosso objetivo", afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Marcha fúnebre denuncia elevado índice de assassinato de mulheres em Simões Filho

"Tem Mulher desfigurada no IML! A marcha fúnebre prossegue!" com essa palavra de ordem as mulheres feministas do município de Simões Filho, localizado a 30 Km da capital baiana, realizaram na tarde de ontem(19), marcha em defesa da vida das mulheres, organizada pelo Setorial Nacional do PSOL, com apoio dos Grupos Roseira do Morro, Juventude Organizada e Pétalas de Rosa. O objetivo do ato político foi denunciar os elevados índices de mulheres assassinadas por armas de fogos e envenenamento provocados pelos maridos das vítimas.

 Simões Filho, segundo dados da Secretaria de Políticas das Mulheres, do Governo do Estado, encontra-se na quinta posição das cidades que possuem  maior  quantidade de casos de feminícidio na Bahia.  A Ouvidora-Geral do Estado, a socióloga Vilma Reis, participou da atividade e destacou  a importância das mulheres irem à Defensoria Pública  registrar situações de assédio moral, agressão doméstica e violência sexual. 
 
"Nossas mães e avós já enfrentaram o racismo e o machismo. Aprendi com a liderança Lélia Gonzalez e com o movimento negro que a mulher tem que lutar contra essa sociedade machista, racista e homofóbica. Simões Filho é um município rico mas a situação da população ainda continua muito precária", ressaltou a Ouvidora. 

O Presidente Estadual do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, frisou sobre a importância do Partido Socialismo e Liberdade promover ações coletivas, em praças públicas, com o intuito de chamar atenção da sociedade e dos poderes públicos à situação de violência contra as mulheres e os inúmeros casos  de homicídios originados pela cultura machista. " O partido está disposto a contribuir com as intervenções políticas que visem denunciar a opressão e o sexismo no Brasil. As mulheres quando se unem formam um verdadeiro exército de combate à exploração e  à violência", pontuou Santos.  ..

Mulheres são destaque em nova turma de soldados da Polícia Militar

 
O potencial feminino para o exercício da função de policial militar foi reconhecido durante a solenidade cívico-militar de formatura de 615 novos soldados na manhã desta quinta-feira (17). Três mulheres alcançaram as melhores notas no curso de formação realizado na capital e foram parabenizadas pelo governador Rui Costa durante cerimônia na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. 
 
“As mulheres estão conquistando o espaço delas e estamos tentando fazer da polícia um reflexo da sociedade, incluindo mais mulheres na corporação. Elas têm realmente mais comprometimento [no trabalho policial]. São as que menos atrasam e que se dedicam mais. As notas são resultado disso”, afirmou Rui. 
 
Do total de 214 soldados formados em Salvador, 188 são homens e 26 mulheres. Com a nota 9,64, Naiara Alves Moura conquistou o primeiro lugar no curso de formação. Para ela, o desempenho é resultado de muito esforço. “Durante o curso, todo mundo é igual, seja homem ou mulher. Me dediquei muito e me sinto muito orgulhosa pelo primeiro lugar ”, disse. 
 
Lorena Almeida de Brito e Larissa Ribeiro Costa Pinto ficaram com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, ambas com a nota 9,43. A capacitação incluiu disciplinas como técnicas policiais, socorros e urgências, tiro policial, policiamento comunitário e policiamento em eventos especiais. 
 
O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, entre outras autoridades, acompanharam a cerimônia em Salvador. “A formação desses soldados contribui imensamente para o reforço do policiamento no estado. Eles chegam motivados e passam isso para o restante da corporação. Isso impacta diretamente no fortalecimento da segurança pública”, afirma Maurício Barbosa. 

Segurança reforçada 
 
Os novos soldados passam a integrar o efetivo da Polícia Militar em sete cidades do estado. Segundo o soldado Osni Silva, que também se formou nesta quinta (17), ser policial militar é um sonho de menino. Criado em uma família com muitos PMs, ele tem como meta defender a população e seguir carreira na corporação. “Fui criado em um contexto que me fez admirar a Polícia Militar. Quero poder contribuir para reforçar a segurança do estado e proteger o cidadão”.  
 
No interior, 401 soldados da turma do primeiro semestre de 2015 participaram de cerimônias cívico-militar nas cidades de Juazeiro (57), Feira de Santana (79), Ilhéus (87), Vitória da Conquista (75), Barreiras (56) e Itaberaba (47). Outros 1.164 militares se formam em abril e 36 em junho, totalizando 1.815. Com as incorporações, a PM passa a atuar com 32 mil policiais, reforçando a segurança de baianos e turistas.
..

Restaurante Popular de Juazeiro faz homenagem às mulheres

As mulheres que frequentam o Restaurante Popular de Juazeiro tiveram uma ótima surpresa neste 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Após o almoço, elas receberam uma singela lembrança pelo dia comemorativo.

“Enfeitamos todo o local com sapatinhos desenhados e flores e fizemos lembrancinhas em formato de sapato de salto com chocolate e laços. Tudo muito lindo, como elas merecem. Elas adoraram, ficaram entusiasmadas. Os homens que estavam presentes também aproveitaram e parabenizaram as mulheres”, ressaltou Francisca Bandeira, Gerente das Unidades de Restaurante Popular do município. ..

Sessão Especial na Câmara de Juazeiro homenageia mulheres com a Comenda Deputada Ana Oliveira

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, homenageou cinco personalidades que ao longo de sua história influenciaram e descaram-se em serviços para o desenvolvimento da sociedade juazeirense. Em homenagem a Ana Oliveira, primeira vereadora e deputada da região de Juazeiro foi instituído o dia 08 de março, o Dia Municipal da Mulher.

“A ‘Comenda Ana Oliveira’, concedida pelo Legislativo Municipal é o reconhecimento às essas mulheres que contribuíram para a cidadania, educação, filantropia e comunicação na cidade”, completou a vereadora Valdeci Alves (PV), que junto com a vereadora Suzanna Ramos (PTdoB) requereram a sessão especial...

"As mulheres representam muito para a economia brasileira", alerta senadora

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cobrou nesta terça-feira (8) mais participação dos colegas homens nas sessões que discutem avanços nos direitos das mulheres. A parlamentar baiana lembrou que as mulheres representam 30% das chefias de famílias e 50% da mão de obra do país. "O ideal seria que pudéssemos ter os homens do Congresso Nacional na seção especial em homenagem às mulheres, pois a luta de mulheres para tornar esse país mais democrático é dos homens também", disse.

Primeira senadora da Bahia, Lídice alerta para a vulnerabilidade da mulher quando o assunto é economia. Ela destacou dados do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese), que aponta que depois de cinco anos consecutivos de crescimento, o número de postos de trabalho diminuiu para as mulheres da Região Metropolitana de Salvador em 2015...

As mulheres da minha vida

 
Talvez você saiba o nome delas, suas cores, sonhos e a intensidade que pulsa ao se levantarem da queda. Qual é a queda? A queda das mulheres da minha vida é lutar por seus direitos, lutar para nos criar, para conquistar respeito diante de uma sociedade machista e que nos mergulha em um medo proposital ao atingirem a mulher. 
 
As mulheres da minha vida não andam livremente, temem ao andar pelas ruas, não dormem enquanto os filhos estiverem em casa sob a sua proteção. As mulheres da minha vida são o que mais tenho de valor. As mulheres da minha vida foram dadas por Deus, para mostrar que o apoio, sorriso ou abraço é a minha fonte de determinação e de coragem. 
 
As mulheres da minha vida, literalmente, são a minha vida. Minhas avós, mãe, tias, irmãs, esposa e filha. Pilares do que sou hoje e serei amanhã. A fonte de energia que me recarrega, o abraço mais sublime e protetor que possuo. 
 
Obrigada por serem as mulheres da minha vida. 
 
Iuric Pires
..

Mensagem do Vereador Damião Medrado às Mulheres de Juazeiro

Ao longo dos tempos as mulheres foram submissas e a interpretação das Leis sempre foi favorável aos homens, colocando a mulher em segundo plano.

Desde o início do século XX as mulheres, por esforço próprio, com imensos sacrifícios, conquistaram espaço, direitos e posições na sociedade...

Grupo P1 Rappers lança clipe em homenagem às mulheres

Hoje, data em que se comemora o dia internacional da mulher, o grupo de rap do Vale do São Francisco, P1 Rappers, lança seu novo clipe: Burcas. A música Burcas foi lançada no início de 2016 e retrata uma das discussões mais polêmicas da sociedade atual, o machismo, que ganhou um toque de arte e de musicalidade em mais um trabalho singular.

Burcas expõe situações cotidianas e problematiza a condição de “ser mulher” em uma sociedade ainda machista, pois assim como retrata o rap, “É complicado ser mulher em um mundo arquitetado, onde a sina do destino é pensada por machos”.

“Burcas” desestabiliza, inquieta e ironiza. Convida não apenas as mulheres, mas os homens a pensarem sobre atitudes rotineiras, às vezes não percebidas como atitudes machistas, que foram construídas culturalmente e problematizadas pelo P1, que tem um único objetivo:

“Esse som não é pra elas, sei como é que é..

Prefeitura de Casa Nova homenageia às Mulheres

A verdadeira guerreira do mundo.

A pessoa que mais luta pelos seus ideais...

Prefeitura de Petrolina fará semana especial para mulheres

O Dia Internacional da Mulher que será comemorado nesta terça-feira (8), será um momento festivo para as mulheres de Petrolina, que farão uma caminhada pelo centro da cidade, lembrando os direitos das mulheres. A programação seguirá durante toda a semana, onde mais eventos estarão rememorando a luta por direitos iguais entre homens e mulheres. Os Centros de Referencia e Assistência Social (CRAS), já deram o pontapé inicial com atividades em Rajada, nos Residenciais Monsenhor Bernardino e Nova Petrolina, onde fizeram oficina de beleza, cadastros e recadastros nos Programas Sociais, Atividades Físicas e palestras socioeducativas.

A programação semanal será voltada ao universo feminino, com várias temáticas alusivas às mulheres. A Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Cidadania  e Secretaria executiva da Mulher farão em parceria coma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e diversas outras entidades, momentos que proporcionarão alegria em uma semana toda especial para as  mulheres. Roseane Farias, secretaria executiva da Mulher disse que a semana será,entre outras  coisas, um momento de  divertimento com gritos de alertas para a política pública voltada para as mulheres. “O que estamos pretendendo alem de oferecer divertimento, fazer com que as mulheres tomem posse de seus direitos, e assim possam alcançar o objetivo de uma vida melhor. Será uma semana divertida,porém daremos nosso grito de alerta para a sociedade”, frisou...

ALAN CLEBER & SUAS MULHERES HOJE NO CAFEÍNA CAFÉ EM JUAZEIRO

Estamos na semana do Dia Internacional das Mulheres e a noite promete ser toda especial paras “elas”. Neste sábado, 5 de março, o cantor Alan Cleber, vai fazer para todas as mulheres da região san-franciscana um show todo especial, a partir das 21h, no Cafeína Café em Juazeiro. “Alan Cleber & suas mulheres: O show” promete uma noite cheia de emoção, com lindas canções e poesias. Na sua página no facebook o artista revelou a ideia de prestar esta homenagem às mulheres.

“Quando me inspirei para a realização desse POCKET SHOW há mais ou menos três anos, foi ouvindo a canção "Mudanças" da intérprete - cantora Vanuza. Daí então, imaginei homenagear as grandes cantoras e intérpretes do vasto mundo musical brasileiro. E resolvi cantar as mulheres. Um passeio entre o samba, o romantismo, o rock e o pop. E fiz com muito orgulho e amor uma seleção musical incrivelmente especial. Para os apreciadores da boa música popular brasileira, será um bálsamo, um arrebate, um turbilhão de emoções, vindo de belas canções. Aos homens amantes, apaixonados... Um lindo presente para a sua MULHER, o seu amor! Espero vocês” concluiu o artista...

Mulheres Comunistas realizam encontro em Juazeiro

O Primeiro Encontro da Secretaria Municipal de Mulheres do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi realizado nesta terça-feira (1) no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Juazeiro. O evento reuniu representantes de vários segmentos da comunidade e faz parte do calendário de  comemorações ao  dia Internacional da Mulher.

Durante o evento temas importantes foram abordados a exemplo da participação da mulher na política. Atualmente, dos 513 cargos para deputado na  Câmara Federal,  apenas  45 são ocupados por mulheres. No senado, das 81 vagas somente 13 são ocupadas pelo sexo feminino. Apesar da baixa ocupação, as mulheres são a maioria da população e do eleitorado.

“Temos que começar a ocupar estes postos e fazer deles frentes de luta.  Precisamos despertar a conscientização. Não podemos ser relegadas a trabalhos domésticos e conquistaremos isso com mais espaços na política”, avaliou Poliane Amorim, primeira vereadora do PCdoB na cidade. 

A  violência contra a mulher foi outro tema discutido.  Apesar das leis  e medidas de prevenção já existentes o crime, que é uma grave violação aos direitos humanos, continua vitimando várias brasileiras. “Hoje Juazeiro conta com a Ronda Maria da Penha, primeira cidade do interior da Bahia a oferecer o serviço. A nossa meta é abolir de vez estes crimes do nosso convívio”, disse a militante Luana  Rodrigues.

Para a Secretaria Municipal do PCdoB, Quitéria Lima, o encontro conseguiu alcançar o objetivo. “Todas as informações e discussões travadas foram baseadas nas ideologias  do partido. Ficamos gratas com a participação e aderência ao evento. Durante todo este mês teremos vários encontros assim”, finalizou. ..

Mulheres são maioria em atendimento por alcoolemia no Carnaval

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que as mulheres lideram os atendimentos por alcoolemia no Carnaval de Salvador. De acordo com a pasta, do total de 545 ocorrência registradas até esta terça-feira (9), 57% dos pacientes atendidos foram do sexo feminino. Segundo o G1, no geral, houve um decréscimo de 12% do número total desse tipo de ocorrência quando comparado ao mesmo período do ano passado. Uma das razões para isso, segundo a secretaria, foi a intensificação da fiscalização sobre bebidas que são proibidas pela presença de alucinógenos nas fórmulas (substâncias capazes de provocar alucinações). ..

Em Petrolina, mais mulheres iniciam processo para realização da cirurgia de laqueadura

Mais 34 usuárias iniciaram, nesta terça-feira (26), o processo para realizar a cirurgia de laqueadura. As mulheres participaram de palestra sobre Planejamento Familiar e já saíram com agendamento dos exames pré-operatórios. Ao todo, 196 estão sendo preparadas e 21 cirurgias foram realizadas.

Pela primeira vez, o procedimento é ofertado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Programa Municipal de Laqueadura. "A gestão Julio Lossio sempre teve o objetivo de atender as mulheres que desejam realizar a laqueadura, mas antes era preciso reestruturar a Atenção Básica com a melhoria das estruturas da Unidades de Saúde e ampliação de profissionais", explicou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Mais de 40 mulheres são atendidas pela ginecologista na 2ª Edição da Caravana da Saúde

Mais de 40 mulheres foram atendidas na área de ginecologia durante a segunda edição da Caravana da Saúde, realizado na última quarta-feira (13), na Unidade Básica de Saúde, do distrito de Maniçoba.  Desde a primeira edição, já foram atendidos 1100 pacientes pelo programa nas áreas de ortopedia, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, cirurgião geral, clínico geral, exame eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais e de verminoses.

A agricultora, Gerlane Silva, 30 anos, estava em dia com o exame de prevenção. "Faço a prevenção todo ano, pois tenho caso de câncer na família, então sempre fui orientada pelos médicos a me cuidar. Achei ótima a iniciativa de fazer a caravana, pois o atendimento foi rápido e agora fico tranquila com a sensação de dever cumprido", disse...

Dilma pede que mulheres denunciem agressão

A presidenta Dilma Rousseff utilizou o Twitter para encorajar as mulheres vítimas de violência a denunciarem situações de agressão, assédio ou estupro. Ao divulgar o canal de atendimento à mulher – o telefone de número 180 -, ela disse que a sociedade brasileira “precisa avançar e acabar de vez com a cultura da violência”. “Não aceite e não compactue! Denuncie”, escreveu Dilma, na rede social. A presidenta repercutiu a notícia de que, durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, cujo tema em 2015 foi a violência contra a mulher, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.

“Muitas redações preocuparam os avaliadores com depoimentos de pessoas que foram assediadas, estupradas ou testemunharam violência. Em muitos destes casos a violência está bem próxima. A redação foi momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda a sociedade. O aumento da conscientização sobre a violência contra a mulher ajuda a combater a violência”, disse Dilma. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a pasta acionou o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Segundo o órgão, a única que pode procurar ajuda ou mesmo divulgar a redação é a própria mulher...