A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) cobrou nesta terça-feira (8) mais participação dos colegas homens nas sessões que discutem avanços nos direitos das mulheres. A parlamentar baiana lembrou que as mulheres representam 30% das chefias de famílias e 50% da mão de obra do país. "O ideal seria que pudéssemos ter os homens do Congresso Nacional na seção especial em homenagem às mulheres, pois a luta de mulheres para tornar esse país mais democrático é dos homens também", disse.
Primeira senadora da Bahia, Lídice alerta para a vulnerabilidade da mulher quando o assunto é economia. Ela destacou dados do Departamento Intersindical de Estudos Econômicos e Sociais (Dieese), que aponta que depois de cinco anos consecutivos de crescimento, o número de postos de trabalho diminuiu para as mulheres da Região Metropolitana de Salvador em 2015.
"O declínio no número de mulheres no mercado de trabalho em 2015 implicou em diminuição de 2,1% na sua taxa de participação. Enquanto a dos homens, que anteriormente já era bastante superior, reduziu 1,5%. A taxa de participação feminina passou de 51,8% da População em Idade Ativa (PIA), em 2014, para, 49,7% em 2015. Esse decréscimo da participação feminina no mercado de trabalho foi particularmente intenso entre as mulheres negras (redução de 4,4%), com 60 anos ou mais de idade (-12,1%) e cônjuges (-5,2%). Entre os homens, a taxa de participação diminuiu de 66,9% da PIA masculina para 65,4%", informa o estudo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.