Foram encontrados 1998 registros para a palavra: PEC

CCJ do Senado aprova a PEC da reforma eleitoral sem a volta das coligações

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma eleitoral. A relatora da matéria, senadora Simone Tebet (MDB-MS), rejeitou um dos pontos mais polêmicos aprovado pelos deputados no mês passado: a volta das coligações.

O parecer dá aval a outros pontos do texto, como mudança na data da posse de prefeitos, governadores e presidente a partir de 2026 e o “peso dois” aos votos dados a mulheres e negros para a Câmara dos Deputados. O "peso dois" será usado para o cálculo de distribuição dos fundos partidário e eleitoral às siglas até 2030 (veja mais abaixo)...

'Setembro Amarelo': Academia da Saúde na Orla de Juazeiro realiza ação especial com atividades físicas 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta segunda-feira (20), uma ação especial de atividades físicas na Academia da Saúde, na Orla II da cidade, como parte da programação do 'Setembro Amarelo' – uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

A Academia da Saúde atende pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município...

Comissão Direitos Humanos: Em debate, especialistas atacam projeto de usina nuclear com uso das águas do Rio São Francisco

O plano de instalação de uma usina nuclear em Itacuruba (PE) foi alvo de críticas em debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado nesta segunda-feira (20).

O projeto da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, voltou a ser defendido pelo governo federal, em meio à busca de alternativas para a crise energética. No entanto, os debatedores salientaram a possibilidade de acidentes, os prejuízos às comunidades indígenas e quilombolas da região, e os riscos ambientais envolvidos no plano...

Deputado Roberto Carlos inspeciona obra de pavimentação asfáltica em Uauá

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, esteve no município de Uauá para inspecionar a realização da pavimentação asfáltica, no centro da cidade, no valor de R$ 1,1 milhão, fruto de Emenda Parlamentar de sua autoria, que foi autorizada pelo governador Rui Costa. 

De acordo com o pedetista, esta obra, sem dúvida, representa a realização de um sonho pessoal e, também, do gestor municipal Marcos Lobo, do ex-prefeito Olímpio Cardoso, do vice-prefeito Moisés Ribeiro, dos secretários municipais, dos vereadores e de toda a população uauaense. ..

Irpaa e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) lançam edital para contratar Técnico em Agropecuária

O Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada - Irpaa , em conformidade com o convênio n° 246/2021, celebrado entre o Irpaa e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR),convida os profissionais interessados a manifestar seu interesse em executar a atividade de Técnico(a) em Agropecuária no âmbito das ações previstas no convênio.

As condições de participação estão descritas na Solicitação de Manifestação de Interesse e Termo de Referência em anexo. Para esclarecimento de dúvidas, gentileza entrar em contato através do e-mail: [email protected]..

Brasil não corre risco de tsunami causado por vulcão, dizem especialistas

Se você viu a palavra "tsunami" associada a Brasil nas redes sociais e, logicamente, ficou preocupado, pode se tranquilizar. São remotas as chances, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, de que a erupção de um vulcão nas ilhas Canárias cause uma onda gigante na costa brasileira.

A atividade sísmica associada ao vulcão Cumbre Vieja, na ilha La Palma, nas ilhas Canárias, que pertencem à Espanha, gerou um alerta local para a possibilidade de erupção...

Especialistas criticam aumento do uso de agrotóxicos e pedem apoio a novas tecnologias

Você permaneceria em uma área onde estivesse ocorrendo a pulverização agrícola por agrotóxicos? O questionamento foi feito pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) na última quinta-feira (16), em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) sobre o impacto do uso dos defensivos agrícolas no Brasil.

Autor do requerimento para o debate, Contarato disse que populações como as indígenas não têm como se defender, já que a aplicação de agrotóxicos por meio de aeronaves ainda é liberada no país. Ele mencionou, em especial, o aumento do uso de agrotóxicos banidos na Europa e nos Estados Unidos pela sua neurotoxicidade...

Samu de Juazeiro faz treinamento para atendimento especializado a vítimas de acidentes

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Juazeiro participaram, nesta quarta-feira (15), de um treinamento para  abordagem no atendimento pré-hospitalar, ou seja, pacientes atendidos na urgência e que precisam de hospital.

O projeto de educação continuada do Samu abordou nesse treinamento o uso de ventilação mecânica em  pacientes. "O curso é para a atualização de parâmetros adotados no uso do respirador mecânico que atendemos na rua e precisamos estabilizar", explicou o diretor médico do Samu, Franclen Rusvell Carvalho...

Barragem Sobradinho: Especialistas não descartam a possibilidade de que a bacia do Rio São Francisco sofra uma nova crise

Enfrentando uma das mais graves crises hídricas das últimas décadas, o Brasil experimenta uma sensação à qual, infelizmente, o Nordeste brasileiro está acostumado. Com a escassez de chuvas e baixos volumes nas hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis pela maior parcela da geração de energia do país, 70% da produção, a situação deve se agravar ainda mais neste mês de setembro, de acordo com as projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Preocupados com a situação que a Bacia do São Francisco vem assumindo devido à exportação de energia através do Sistema Interligado Nacional (SIN), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) contratou uma consultoria para assessoramento técnico, no âmbito da Sala de Situação do Rio São Francisco...

Polícia Civil de Pernambuco aciona delegado especial para investigar morte de PM de Juazeiro em incursão

A Polícia Civil de Pernambuco informou que um delegado foi especialmente designado para investigar a morte do soldado da Polícia Militar da Bahia, Joanilson da Silva Amorim, baleado durante uma incursão na cidade de Petrolina na noite desta segunda-feira (13). 

O óbito do PM causou forte comoção, já que ele foi estava de folga e acionado por moradores da localidade para ajudar a localizar suspeito de roubo, quando foi confundido com um dos acusados e acabou sendo alvejado por policiais civis. ..

Prefeitura de Petrolina oferta atendimento odontológico especializado para pacientes com necessidades especiais

A Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO III), realizou no último sábado (10) o 'Dia Do Sorriso Especial'. Ao todo, o time de odontopediatras da Secretaria de Saúde atendeu cerca de 14 Pacientes com Necessidades Especiais (PNE).

A ação teve o objetivo de facilitar o acesso aos serviços especializados ofertados pelo município, garantindo que esses pacientes tenham uma saúde bucal adequada...

Alex Tanuri acompanha inspeção do Sindicato dos Médicos na UPA e Maternidade de Juazeiro

Após várias denúncias da população e da oposição, a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia, Dra Ana Rita, inspecionou a maternidade e a UPA. O vereador Alex Tanuri esteve acompanhando a visita ao lado do vereador Dr Salvador. 

No hospital materno-infantil, foram constatadas várias irregularidades: faltam as coisas mais básicas como lençol para as parturientes. “É o mais completo descaso. Suzana conseguiu piorar aquilo que já era alvo de críticas na gestão passada”, declarou Alex. ..

Festival “Sabores de Juazeiro” supera a expectativa de inscritos e avança com preparativos para a segunda fase

Um evento que valoriza a gastronomia local e que chega com a missão de dar visibilidade aos estabelecimentos do setor gastronômico (bares, restaurantes, padarias, docerias e muito mais). O festival é uma grande oportunidade para promover o comércio regional, impactado pela pandemia. Com uma expectativa inicial de 50 participantes, o evento avança para números mais expressivos.

Mais de 101 pratos, entre, comida de boteco, lanches, sobremesas e prato principal já estão inscritos. Vale destacar que, para validar a participação, os pratos não precisam ser inéditos, ficando a critério de cada estabelecimento o número de pratos que deseja inscrever. Porém, sugere-se que os nomes sejam inspirados na cultura de Juazeiro...

Zeca Baleiro fará show nesta quarta (8) contra PEC da Reforma Administrativa

A Proposta de Emenda Constitucional 32 tem como objetivo alterar disposições sobre servidores, empregados públicos e sobre a organização administrativa. Em forma de protesto, a Mídia Ninja, junto ao Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, irá promover um show do cantor Zeca Baleiro, nesta quarta-feira (8). 

O evento ainda contará com a presença de Paulo Betti, Júlia Lemmertz, parlamentares e outras personalidades...

Iluminação especial em monumentos públicos de Petrolina reforça campanha do Setembro Amarelo

Durante todo de setembro, monumentos públicos de Petrolina manterão a iluminação na cor amarela em alusão ao mês de valorização da vida e prevenção do suicídio. Como nos anos anteriores, a gestão municipal escolheu locais com grande fluxo de pedestres e condutores para chamar atenção para o 'Setembro Amarelo'. Quem circula pela área central da cidade, já pode notar que o Monumento da Integração, Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus e a sede da Prefeitura de Petrolina estão com a iluminação diferenciada.

"Além de todo o trabalho desenvolvido nas áreas de Saúde e Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Petrolina também estará reforçando a importância de se abordar o tema da valorização da vida, até o final do mês de setembro, através da iluminação pública. Um gesto simples, mas cheio de significado", destaca o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira...

Brasília terá esquema especial para atos de 7 de setembro

A região central de Brasília terá reforço no policiamento nos próximos dias em função das manifestações previstas para a próxima terça-feira (7). A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará linhas de revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e proximidades da Torre de TV.

Também haverá bloqueio do trânsito em vários pontos da região central da capital federal. ..

Estudo: Fogo afetou mais de 90% das espécies de vertebrados e plantas da Amazônia

Entre 93% e 95% das espécies de plantas e animais vertebrados da Amazônia sofreram impactos do fogo nas últimas duas décadas. É o que diz um estudo publicado nesta quarta-feira (1º) na Nature, uma das principais revistas científicas do mundo.

Assinam o trabalho pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e brasileiros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam)...

Policia Federal desarticula quadrilha especializada em defensivos agrícolas ilegais

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (31), a Operação Ruta Negra, para desarticular uma organização criminosa estabelecida no Paraná. O bando é especializado na importação, comercialização e transporte de defensivos agrícolas ilegais.

Na ação, mais de 80 policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de prisão temporária nas cidades paranaenses de Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Ubiratã, Irati e em Lucas do Rio Verde (MS)...

MEC emite nota de esclarecimento sobre a Política Nacional de Educação Especial

Está havendo um intenso movimento para espalhar uma visão equivocada a respeito da Política Nacional de Educação Especial instituída por meio do Decreto 10.502 em setembro de 2020, o qual está passando por uma análise de mérito no Supremo Tribunal Federal.
 
O Ministério da Educação esclarece que continua firme no objetivo de cada vez mais ampliar a inclusão preferencialmente nas escolas regulares, como assinala a LDB, e os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na luta por uma educação inclusiva.

O MEC não nega o direito de todas as pessoas, com deficiência ou não, estarem em escolas regulares, e jamais aceitará que haja retrocesso em relação a essas conquistas, ou que matrículas sejam criminosamente negadas nas escolas comuns. O MEC reafirma que mantém a exigência de matrícula obrigatória em todas as escolas e exime qualquer escola da obrigatoriedade da matrícula de todo estudante. Recusar matrícula continua sendo crime no Brasil.
 
No entanto, grande polêmica está acontecendo porque o MEC fez a opção pelo atendimento adequado de uma minoria da minoria: queremos classes mais adequadas e atendimento especializado durante todo o período escolar para os 11,9% dos educandos do público da Educação Especial que estão nas classes e escolas especiais, ou seja, para 0,3% dos educandos da educação básica que estão nessas classes.
 
Na visão da política de 2008, que prevê o fechamento das escolas e classes especiais, todas essas pessoas, independentemente dos níveis de suas deficiências, transtornos ou habilidades, terão um único caminho: as classes comuns. Sabemos que a grande maioria desses alunos de fato se beneficiam desse único caminho.
 
Porém, uma parcela desse grupo não se beneficia adequadamente das classes comuns, já que necessitam de um atendimento educacional especializado. É para essa parcela de indivíduos mais vulneráveis que a nova política tem um olhar especial.
 
É importante que se entenda essa premissa, já que ela explica o porquê de os defensores da nova política serem minoria. E quem são parte dessa minoria? Em grande parte, os familiares dessa parcela de estudantes que não se beneficiam adequadamente das classes comuns e que, muitas vezes, optam inclusive por retirar seus filhos do sistema educacional público pela falta de uma alternativa e por entenderem que seus filhos não têm o atendimento adequado nas classes comuns.
 
O ministério da educação, por meio da PNEE 2020, está preocupado em incluir esses alunos e suas famílias não contemplados em suas necessidades pela realidade atual.
 
Segundo o relatório do 3º ciclo de monitoramento das metas do PNE, do Inep, realizado em 2021, 17,5% das crianças e adolescentes com deficiência, entre 4 a 17 anos, estão fora da escola.
 
Querem que sejam fechadas estas classes para os educandos mais fragilizados: as pessoas com deficiências graves ou múltiplas. Ora, estas classes estão previstas no artigo 58 da LDB e na meta 4 do Plano Nacional de Educação, e estão de acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
 
Causa estranheza que grupos que defendem as minorias estão contra o MEC justamente na defesa do atendimento educacional especializado – como diz a LDB, para esta minoria. Lei existe para ser cumprida.
 
O MEC não está retrocedendo, pelo contrário, está ampliando os direitos já conquistados: respeitando a legislação, incentivando a flexibilidade aos sistemas educacionais, promovendo a diversidade pedagógica e respeitando a liberdade de escolha, das pessoas com deficiência e de suas famílias, pela escola mais adequada para atender cada educando.
 
Por causa dessa realidade, muitos educandos com deficiência mental grave, que demandam adaptações razoáveis e apoios múltiplos e contínuos, estão sofrendo com a perda do direito a uma educação mais direcionada às suas especificidades. Também os surdos têm direito a uma escola que respeite sua língua e cultura.
 
A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência assegura um sistema educacional inclusivo e o aprendizado ao longo de toda a vida e resguarda que sejam providenciadas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais. É isto que estamos buscando atender, pois classes especializadas promovem a inclusão social do público que atendem, com base nas liberdades fundamentais – e não existem liberdades fundamentais se for suprimido o direito de escolha.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social..

Live da Univasf debate atualizações e perspectivas das vacinas contra Covid-19 nesta segunda-feira (30)

A Comissão de Imunização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará uma live, nesta segunda-feira (30), sobre a temática “Vacinação contra Covid-19: Atualizações/Perspectivas das vacinas e cenário na Univasf”.

A transmissão irá acontecer pelo canal da TV Caatinga no YouTube, às 19h, com emissão de certificado. A live está direcionada a toda a comunidade acadêmica e externa, especialmente às pessoas que se interessam pelo assunto...