Cantada em versos musicais, a parceria entre Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, representa muito mais uma continuidade do que uma divisa marcada pelo Rio São Francisco. No revezamento da tocha não poderia ser diferente. Nesta quinta-feira (26.05), as duas cidades receberam o símbolo olímpico e se uniram mais uma vez às margens do Velho Chico. Jaguarari e Sobradinho, na Bahia, também fizeram festa para a passagem da chama.
Apesar de separadas por uma ponte de oitocentros metros, o clima foi bem diferente. Enquanto Juazeiro aproveitou o feriado para lotar as ruas, Petrolina ficou pacata. Mas, como sempre na história, coube ao rio São Francisco unir a população que foi para as orlas e recepcionou a chegada da tocha. Com a bandeira do Brasil na mão e um sorriso no rosto, a jornalista Sueli Leal queria aproveitar cada minuto da passagem por Petrolina. "A chama encontrando o Rio São Francisco nos traz dois símbolos: a união dos povos com o esporte e a união das pessoas da região com a força do lugar em virtude do Rio", acredita.
Na terra de João Gilberto e Ivete Sangalo, na Bahia, 30 condutores e 6 quilômetros foram suficientes para animar o público. Mais de 10 mil alunos das escolas municipais de Juazeiro se espalharam pelas ruas e muitos se apresentaram com quadrilhas, fanfarra e forró. Em Petrolina, do cantor Geraldo Azevedo, foram mais de 100 condutores e 21km com histórias de inspiração, como a do estudante de enfermagem Daniel Dias e do educador físico Geraldo Luiz.
Nascido em Salvador, mas petrolinense de coração, Daniel Dias é defensor do tratamento humanizado nos hospitais e integrante da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco que ensina a arte clown (palhaço em inglês). Sua dedicação aos pacientes fez com que fosse escolhido para ser um dos condutores da chama olímpica em Petrolina. Sem conseguir dormir na véspera, ele disse sentir um misto de emoções. "Estou nervoso e ansioso pelo momento, mas ao mesmo tempo muito feliz por saber que minha história foi escolhida entre tantas outras", confessa.
Para o estudante de enfermagem, carregar a tocha é um reconhecimento para seguir firme na tarefa que tem como recompensa maior a consideração dos doentes. "É uma via de mão dupla, faço e recebo o bem. O olhar deles é gratificante". Para ele, a tocha vai ensinar, principalmente, o respeito às diferenças entre os povos, o que se assemelha, segundo ele, a uma das funções do palhaço. Daniel brincou, ainda, que a chama vai sair ainda mais quente. "Ela vai ser aquecida pelo calor humano e o sol abundante do semiárido de Petrolina"...
Nesta quinta-feira, 19, o secretário de Governo da Prefeitura de Juazeiro, Paulo Bomfim, recebeu uma comissão formada pelos coordenadores da Festa do Colono de Maniçoba. Na pauta da reunião, os representantes solicitaram apoio à gestão para melhorias no evento.
“A partir deste ano a Festa do Colono passa a fazer parte do calendário oficial de festividades do município e já é umas maiores tradições culturais de Juazeiro. Portanto, não podemos deixar de apoiar um evento tão importante para a comunidade não só de Maniçoba, mas de todo o interior”, informou o secretário, acrescentando que a Prefeitura irá colaborar com os serviços de limpeza e iluminação...
Símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2106, a Tocha Olímpica chegou ao município de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado, na manhã desta quinta-feira (19), dando continuidade ao revezamento, que na Bahia vai envolver 27 cidades, incluindo Salvador, até o próximo dia 27. O encerramento será em Paulo Afonso. No Brasil, o roteiro inclui um total de 300 cidades.
A freira franciscana, conhecida como irmã Cristina, foi uma das pessoas que conduziram a tocha em Teixeira de Freitas. Para ela, o símbolo tem um significado universal e de grande importância para a união dos povos. "Me senti lisonjeada e ao mesmo tempo com uma responsabilidade muito grande. A tocha olímpica transmite a unidade das fraternidades, dos povos, e a paz que deve ser espalhada pelo mundo. O esporte tem essa propriedade de unir os povos, torná-los iguais, fazer cada um representar o seu talento"...
No último sábado, dia 14, na Chácara Santa Maria no João Paulo II, o vereador Caffé, a esposa Carminha e correligionários, promoveram a exemplo do que acontece todos os anos, as comemorações do Dias das Mães com uma vasta distribuição de Brindes através de sorteios dentre eles uma bicicleta, microondas e uma TV led de 32' polegadas. Na ocasião o vereador Caffé do 8 falou para todas as mães que este evento superou as expectativas, tendo em vista o público de 800 mães presentes, quase 1.000 pessoas ao todo. "Quero primeiramente agradecer a Deus, à minha família, aos meus amigos que contribuíram para que eu chegasse onde hoje estou. Agradeço a todos que contribuíram para que este evento tivesse esta proporção, pois sem vocês eu não teria conseguido realizar o mesmo. Agradeço ainda a todos que fazem parte do nosso grupo e aos que estão chegando para enriquecer nossa jornada. Quero crescer junto com vocês para trabalharmos mais e conseguirmos manter o sucesso que estamos tendo. Obrigado de coração, por acreditar e confiar no nosso projeto que o nosso bom Deus nos ilumine nos proteja irrigando a nossa estrada com flores, paz e amor”. Falou Caffé sobre a felicidade em ver a alegria estampada no rosto das mães ali presentes, e pedindo a Deus que este ato possa ser realizado por muitos anos. Concluiu agradecendo a companheira de todas as horas “obrigado Senhor, obrigado meus amigos e amigas, obrigado a esta guerreira que está sempre ao meu lado me dando apoio e a força para juntos vencermos os obstáculos, minha esposa Maria do Carmo-Carminha”.
..
No último sábado (14), ocorreu no município de Parnamirim, no sertão de Pernambuco, a segunda edição da Festa do Umbu, organizada pelo servidor do câmpus Ouricuri do IFSertão – PE, Lídio Parente, que contou com apoio da instituição, através dos docentes e discentes do curso de Agroindústria, que ajudaram a preparar doce, conserva salgada, licor e geléia da fruta.
Apresentação da Dança de São Gonçalo. O diretor-geral, Jean Carlos, e o docente Miguel Angel também participaram...
No último sábado (14/05), às 15h, o Policial Militar Paulo Rocha - Mentor e Coordenador Executivo Regional do PROERD Sertão II esteve presente na Festa da Família na Escola Júlia Elisa Coelho, no Bairro Alto do Cocar em Petrolina/PE. O Cabo Rocha disse da importância de falar desta temática tão recorrente nos tempos atuais. “A família é muito importante na prevenção e no resgate daquela pessoa que já se encontra neste caminho". A família deve observar o cumprimento das regras, dos horários de saída e chegada, as amizades, os locais que normalmente as crianças e os adolescentes costumam estar e com quem estão. Ele disse ainda "O quão forte é este Acróstico, apresentado pela aluna, mas infelizmente é verdadeiro. Pois um adicto é simplesmente uma pessoa cuja vida é controlada pelas drogas” concluiu o policial.
..
A Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia é uma das mais conhecidas em Petrolina. Na próxima quinta-feira (12), terá um momento especial. Fiéis da igreja católica do bairro Gercino Coelho iniciarão os festejos à padroeira com o novenário 2016 e o tema "Com Santa Rita de Cássia, Vivenciando a Misericórdia Divina".Por tradição, a festa será realizada com uma carreata, peça teatral e atrações musicais.
Kathianne de Souza, 27 anos, uma das coordenadoras do novenário, adiantou que a programação religiosa popular vai contar com missas, procissões, apresentações culturais e shows com bandas locais. "Essa festividade busca, além de aproximar os fiéis, fazer as pessoas que desconhecem a história da santa Rita de Cássia, conhecê-la mais um pouco. Será um período de graça, comunhão e conversão. 22 dias intensos de celebração e festejos", conclui Kathianne de Souza...
É nesta sexta-feira (06), a partir das 21h, no espaço Barretus em Curaçá, a Festa do Dia das Mães promovida pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Para homenagear todas as mães curaçaenses, a noite será animada pelo cantor Beg Night e Banda. No local haverá vendas de comidas e bebidas. Toda a renda arrecadada será destinada para as obras de reforma da Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Adolfo Viana. Mesas e ingressos podem ser adquiridos através dos telefones 74- 9 9983-7347 ou 74- 9 9939-4676.
..
Neste final de semana, a cidade de Casa Nova estará vivendo a tradicional 12ª Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos, a 'Expo Casa Nova'. No evento, o prefeito municipal Wilson Cota vai anunciar a programação dos festejos de 137 anos do município e 40 de cidade nova, no próximo dia 20 de junho.
Com o tema 'É Tempo de Celebrar', os casa-novenses vão comemorar os novos tempos que a cidade está vivendo com um grande volume do obras e ações, na sede e no interior, como definiu Uilian Pereira, assessor especial e membro da comissão organizadora da festa. "Temos muitos motivos a comemorar e, por isso, estamos organizando essa grande festa para celebrar este momento especial na história da nossa querida cidade", conta.
Cota vai anunciar o shows dos artistas nacionais Marília Mendonça e Luan Estilizado e a realização do concurso de Rainha da Festa do Interior, que será animado pela dupla sertaneja local, Hudson & Gustavo. No dia 20, solenidades cívicas e um bolo de 40 metros irão marcar o aniversário da cidade durante o dia.
..
Aconteceu no ultimo domingo, 01/05, a festa do Trabalhador no Clube de Campo do SINSERP. A festa foi repleta de alegria e muita diversão entre os associados e convidados. O Presidente Cícero Sales, juntamente com sua diretoria, fez a abertura do evento, dando boas vindas e acolhendo com muito carinho os servidores, familiares e amigos.
Inicialmente, houve um momento de oração e gratidão a Deus. Logo após, foi servido um delicioso café da manhã. E dando continuidade a programação, teve início o Campeonato de Futebol 2016. Em seguida Show com o Grupo Nosso Samba e Berguinha Show...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.
|