Foram encontrados 1108 registros para a palavra: Pesquisa

IBOPE e Universidade de Pelotas finalizam primeira etapa de pesquisa em Juazeiro

A Secretaria de Saúde informa que na terça-feira (19), os profissionais do IBOPE e da Universidade Federal de Pelotas que estavam realizando uma pesquisa sobre a COVID 19 em Juazeiro, finalizaram a primeira etapa do processo. Ao todo 250 pessoas foram entrevistadas e tiveram teste realizado para a doença e nenhum teste foi positivo.

O processo de coleta de dados e realização do teste rápido aconteceu durante seis dias na zona urbana e rural do município. De acordo pesquisadora do IBOPE Inteligência, Rita de Cássia Odwyer, as pessoas que seriam testados eram escolhidos por um sistema...

Alunos do ensino médio de Petrolina serão prejudicado caso ENEM não seja adiado, relata pesquisador

Desde abril o pesquisador Alan da Silveira tem publicado constantemente dados sobre o sertão e a COVID-19 na região, por meio de projeto que busca realizar pesquisas mais concisas, desenhar gráficos e publicizar informações importantes acerca do CoronaVírus e o sertão pernambucano.

A pesquisa desta semana levou em consideração as constantes queixas de jovens acerca da prova do ENEM desse ano que com a paralização das aulas muitos estão se sentindo prejudicados. Não é para menos, segundo levantamento de Alan, 8 em cada 10 alunos do ensino médio de Petrolina será prejudicado caso ENEM não seja adiado...

EPICOVID19: uma pesquisa para salvar vidas

A administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem a público prestar necessários esclarecimentos sobre a pesquisa EPICOVID19-BR, o maior estudo populacional sobre o coronavírus no Brasil.

O estudo é coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, que há cerca de 40 anos realiza estudos populacionais em Pelotas, no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo. O EPICOVID19-RS é financiado e apoiado pelo Ministério da Saúde, como consequência da experiência exitosa do EPICOVID19-RS, que já testou 13.189 gaúchos, de nove cidades, com total sucesso...

Pastoral da Criança e Secretaria Municipal da Saúde pedem apoio da população para pesquisa sobre coronavírus em Juazeiro (BA)

A Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou nota a Rede GN pedindo apoio no sentido de conscientizar a população a contribuir com pesquisa que está sendo desenvolvida sobre a Covid-19 (Coronavírus) no município. Diz a nota:

Atenção moradores de Juazeiro e adjacências, o IBOPE está realizando pesquisa relacionada a COVID-19 na cidade. Os pesquisadores estarão batendo à sua porta para realizar testes rápidos para suspeitas do COVID-19 e distribuindo panfletos informativos...

PESQUISA REVELA A OPINIÃO DOS JOVENS SOBRE O HOME OFFICE

A urgência em se estabelecer o distanciamento social a fim de prevenir a disseminação da Covid-19 levou as organizações a adotarem rapidamente o modelo de trabalho a distância. Entretanto, muitos profissionais nunca haviam experimentado o formato. Para entender melhor a compreensão sobre o tema, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez a seguinte pergunta aos jovens: qual é sua opinião sobre o home office? O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 20 de abril com 14.638 participantes de 15 a 29 anos. O resultado demonstrou um olhar positivo da juventude sobre a prática.

A maioria, ou 62,93% (9.212) dos pesquisados disse: “é uma boa alternativa para as empresas em tempos de crise”. Segundo a gerente de treinamento do Nube, Yolanda Brandão, essa percepção acontece porque, além da prevenção, trabalhar de casa apresenta outros benefícios. “Em grandes cidades, como São Paulo, é comum se passar muitas horas em trânsito, portanto, a primeira vantagem é proporcionar mais tempo livre aos colaboradores”, afirma. Para as companhias, por outro lado, existe a redução de gastos com a parte física, como aluguel, limpeza,  manutenção e segurança. “Um contingente expressivo de profissionais em casa pode prescindir uma estrutura muito grande e, logo, diminuir custos”, ressalta a especialista...

Pesquisador Petrolinense lança estudo sobre a importância das medidas de distanciamento social no sertão

O pesquisador petrolinense Alan da Silveira lançou na quinta feira (30/04) um estudo em que levanta a importância das medidas de distanciamento social no sertão por conta da pandemia do Covid-19.

No texto o pesquisador destaca a importância dessas medidas para o sertão, principalmente por se tratar de uma região que uma infraestrutura de saúde ainda precária e um possível aumento de casos de corona poderia gerar o colapso de toda a região...

IF Sertão-PE: Pesquisa de demandas em formação de Música é realizada pelo campus Petrolina

O campus Petrolina do IF Sertão-PE, por intermédio do Colegiado da Licenciatura em Música, está desenvolvendo estudos no sentido de ampliar a oferta de cursos na área de música.

Como parte desse trabalho, a instituição está realizando uma ampla pesquisa a fim de determinar quais modalidades e níveis de Ensino em música se constituem em maior centro de interesse para a população da região do Vale do São Francisco e cidades vizinhas.  ..

Cultura Gonzagueana: Livro do pesquisador Wilson Seraine ganha indicação de leitura em rede nacional de televisão

No domingo (19), em rede nacional e internacional de Televisão, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, no Programa da Rede Globo indicou o livro A Festa da Asa Branca-uma história com pássaros cantados por Luiz Gonzaga, editora IMEPH, autoria do professsor e escritor Wilson Seraine Filho (Teresina/Piauí) e ilustração de Moisés Rego, como fonte de informação cultural.

Em contato com a reportagem da redeGN, professor Wilson declarou que desde a apresentação na vitrine de leituras, vem recebendo manifestações de todo o Brasil...

Construção da Barragem de Sobradinho: A Inesgotável Inquietação da Existência

Clicar, arrastar, mover o mouse. Por meio destes comandos, você realiza uma viagem pelas aventuras do CD-ROM Tudo de Novo e identifica os movimentos cotidianos engendrados pelos diversos protagonistas da construção da Barragem de Sobradinho, na Bahia, na década de 1970.

A navegação conduzirá você a vivenciar as músicas da época, o medo das mulheres em sair à noite, os locais onde os operários trabalhavam, se divertiam nos cabarés e compravam mantimentos, como as feiras-livres. Para tanto, basta clicar em links e botões...

Governo do Estado lança aplicativo de pesquisa de preços em tempo real

Em tempos de quarentena e de muita especulação envolvendo produtos de alta procura durante a pandemia do coronavírus, um aplicativo disponibilizado pelo governo baiano, por meio da Secretaria da Fazenda (SefazBa), chega para permitir que o consumidor realize cotações em segundos e sem sair de casa.

O Preço da Hora Bahia traz informações em tempo real extraídas das notas fiscais eletrônicas, bastando fazer a leitura do código de barras impresso na embalagem, usando o celular, ou digitar o nome do produto desejado...

Cerca de 2 mil Municípios já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por causa da Covid-19, revela pesquisa da CNM

Mais de 1.900 Municípios já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus (Covid-19), revela a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O estudo realizado pela CNM atingiu 2.601 Municípios (46,71% do total), até a data de 31 de março. Desses, 1.607 (62,0%) responderam que não registraram nenhum caso (suspeito e/ou confirmado) do novo coronavírus e 986 (38%) responderam positivamente...

Imunização com anticorpos de pessoas curadas do Covid-19 é uma possibilidade a ser usada na Bahia, diz pesquisador

O uso de anticorpos isolados de pessoas já curadas pela Covid-19 na Bahia, semelhante ao que tem sido usado por pesquisadores chineses, é uma possibilidade a ser avaliada na Bahia, de acordo com declaração feita o médico infectologista e pesquisador-chefe do Instituto de Tecnologia em Saúde do Senai-Cimatec, Roberto Badaró.

Em entrevista à Rádio Metrópoles, em salvador, o pesquisador disse que tem discutido com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, essa possibilidade:..

EUA usa estratégia de guerra para reter respiradores comprados pela Bahia, avalia pesquisador do Senai

Em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, nesta manhã (3) o médico infectologista e pesquisador-chefe do Instituto de Tecnologia em Saúde do Senai-Cimatec, Roberto Badaró, que vê a adoção de uma estratégia de guerra, por parte dos EUA, ao reter respiradores comprados pela Bahia para o Consórcio Nordeste.

Após retenção dos equipamentos chineses em Miami e a suspeita a suspeita de que os Estados Unidos pagaram mais para ficar com os produtos, de acordo com matéria publicada pela Folha, a preocupação com uma possível falta de equipamentos para o combate à pandemia aumentou:..

Coronavírus deve infectar 1,1 milhão de baianos até maio, mostra pesquisa

O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (1º), pontuou que o crescimento diário de casos confirmados da Covid-19 tem sido de 23%, observado o intervalo de 6 a 31 de março. Em meados de maio, cerca de 7,4% da população baiana deve ter sido infectada pelo novo coronavírus.

De acordo com o professor e coordenador do Grupo PET, da Faculdade de Economia da Uefs, Cleiton Silva, responsável pela pesquisa, as “projeções podem mudar dependendo das medidas que forem adotadas pelas autoridades nos próximos dias e do comportamento do vírus em nossa sociedade”...

Perfil dos visitantes e turistas do carnaval de Salvador será conhecido através de Pesquisa

Conhecer o perfil dos visitantes para oferecer serviços cada vez melhores e adaptados às necessidades dos consumidores que escolhem a Bahia como destino para viajar, bem como mensurar o desempenho da atividade turística.

Esta é a proposta da pesquisa de caracterização e dimensionamento do turismo receptivo, realizada em Salvador pela Secretaria de Turismo da Bahia durante o Carnaval...

III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias está com inscrições abertas para submissão de trabalhos

Ampliar os estudos e pesquisas na área prática de fenomenologia. Este é o objetivo do III Ciclo de Debates sobre Pesquisa e Fenomenologias, idealizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univaf). O evento, que é gratuito, está com inscrições abertas para submissão de trabalhos. Os interessados têm até o dia 21 de fevereiro para submeter os resumos. O III Ciclo de Debates será realizado entre os dias 2 e 3 de abril, no Auditório da Biblioteca, Campus Sede, em Petrolina (PE).

As submissões são realizadas através do Sistema de Inscrição da Univasf. Cada participante poderá submeter até dois resumos simples como autor principal, podendo ainda participar como coautor de, no máximo, quatro resumos; e cada trabalho poderá ter no máximo cinco participantes.

As submissões são divididas nas modalidades de Relato de Pesquisa e Relato de Experiência de Pesquisa, e são subdivididas em três eixos temáticos: Saúde, Educação e Social. As normas para a elaboração do resumo estão disponíveis aqui. Os trabalhos aprovados serão divulgados exclusivamente no blog do NEPFEE no dia 24 de março...

Petrolina é melhor cidade do Nordeste em ranking de gestão pública

Um levantamento que avalia os melhores indicadores de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade das grandes cidades do Brasil aponta Petrolina como o município primeiro lugar em gestão pública no Nordeste. O estudo intitulado Índice dos Desafios  da Gestão Municipal (IDGM) foi publicado recentemente pela empresa de consultoria Macroplan. 

É a quarta vez que a instituição promove o levantamento. O estudo avalia os 100 municípios com maior população do País, utilizando 15 indicadores de gestão pública. São considerados, entre outros, serviços como atenção em saúde básica; matrículas nas creches e escolas; taxa de homicídios, mortalidade no trânsito; e coleta de lixo...

61% dos brasileiros acreditam que o coronavírus vai chegar ao Brasil, diz pesquisa

O surto do coronavírus é o maior do tipo desde a SARS em 2002. Conforme apontam os cientistas, trata-se de um vírus novo que é uma variação da família. De acordo com o Ministério de Saúde, os primeiros vírus foram identificados em 1960; e ainda não está claro para os pesquisadores como ocorreu o surgimento da mutação do vírus atual.

No Brasil, segundo o governo federal, já foram descartadas 33 suspeitas desde o começo do monitoramento, e esse número ainda pode subir, tendo em vista que o país ainda possui alguns casos suspeitos. Mesmo assim segundo uma pesquisa do portal Trocando Fraldas, 61% dos brasileiros acreditam que o coronavírus vai chegar ao Brasil; e 72% dos participantes do estudo estão preocupados com o vírus...

Mercado global de beleza masculina deve alcançar US$ 78,6 bilhões em 2023, segundo pesquisa

Um levantamento realizado pela Research & Markets apontou que o mercado global de beleza masculina deve alcançar US$ 78,6 bilhões em 2023. Somente em 2017, o valor alcançado foi de US$ 57,7 bilhões. Já o mercado brasileiro de produtos e cuidados pessoais masculinos representa 13% das vendas globais e entre 2012 e 2017, as vendas no setor cresceram 70% no País, passando de  R$ 11,7 bilhões para 19,8 bilhões, segundo o último relatório da Euromonitor. Considerado o segundo maior mercado de beleza masculina do mundo, no Brasil as empresas criaram produtos e serviços específicos para esse público que envolvem desde vendas avulsas para cuidados pessoais como também a entrega de produtos por assinatura.  ..

SECULTE realiza capacitação com funcionários para realização de pesquisa durante o Carnaval 2020

A Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) da Prefeitura Municipal de Juazeiro iniciou uma capacitação com funcionários das secretarias municipais para realização de pesquisa durante o Carnaval 2020, que começará na próxima sexta-feira (07). O treinamento, ministrado pelo técnico da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) Rodrigo Lopes, acontecerá durante três dias na sede da Guarda Civil Municipal, localizado na Orla II.

De acordo com o coordenador de Turismo, Edvaldo Francioli, a pesquisa tem como intuito coletar dados específicos sobre questões relacionadas ao turismo durante o período de festa. A opinião dos foliões sobre o formato do carnaval, a economia local e a ocupação da rede hoteleira são algumas das informações apuradas durante os festejos carnavalescos. “Depois de seis anos, voltamos a realizar essa pesquisa, devido à preocupação que nós temos em alcançar um diagnóstico perfeito do nosso carnaval”, comenta...