RedeGN - Imunização com anticorpos de pessoas curadas do Covid-19 é uma possibilidade a ser usada na Bahia, diz pesquisador

Imunização com anticorpos de pessoas curadas do Covid-19 é uma possibilidade a ser usada na Bahia, diz pesquisador

O uso de anticorpos isolados de pessoas já curadas pela Covid-19 na Bahia, semelhante ao que tem sido usado por pesquisadores chineses, é uma possibilidade a ser avaliada na Bahia, de acordo com declaração feita o médico infectologista e pesquisador-chefe do Instituto de Tecnologia em Saúde do Senai-Cimatec, Roberto Badaró.

Em entrevista à Rádio Metrópoles, em salvador, o pesquisador disse que tem discutido com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, essa possibilidade:

“Nós temos muita gente recuperada. Essas pessoas recuperadas têm anticorpos eficazes. Isso eu estou discutindo com Fabio. A gente pode começar a colher o sangue dessas pessoas, separar o soro e fazer esse soro hiperimune e sem vírus e tratar as pessoas rapidamente”, disse.

De acordo com Badaró essa experiência tem sido adotada na China e pode ser o segredo deles: “ Tem dois trabalhos da China que fizeram isso. Então pode ser esse o segredo do chinês, que diminui a mortalidade. Esse fim de fim de semana vou trabalhar em um protocolo específico. E a gente depois vai apelar aos positivos que se recuperaram, para tentar bloquear o vírus, antes que faça a replicação massiva. Isso é uma coisa que está me dando esperança, de que a gente venha diminuir a mortalidade, usando essa estratégia”, pontuou o infectologista.

redeGN / com informações da Rádio Metrópole /Foto Divulgação Metropress / Matheus Simoni