Foram encontrados 124 registros para a palavra: empresários

Prodecon alerta empresários sobre lei que obriga preços em vitrines do shopping de Petrolina

Muitos consumidores não sabem, mas existem leis que obrigam a afixação correta dos preços de produtos nas vitrines de lojas. E para assegurar este direito, os representantes do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) estão intensificando as fiscalizações, principalmente, no shopping de Petrolina.

De acordo com o diretor do Prodecon, Hélder Gomes, a informação clara e correta é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor, contudo segundo denúncias encaminhadas ao órgão, algumas lojas do centro de compras estariam descumprindo às regras. ..

Suzana discute revitalização do Distrito Industrial de Juazeiro com representantes do Governo da Bahia e empresários

Revitalizar o Distrito Industrial do São Francisco para atrair novas empresas para o local e aumentar a geração de emprego e renda em Juazeiro. Esse foi o principal tema debatido em reunião nesta quinta-feira (21) entre a prefeita Suzana Ramos, o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Herbert Pereira de Oliveira e uma comitiva de empresários que atuam no Distrito Industrial.

O encontro que foi articulado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT), contou também com a participação do Superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos da SDE, Deraldo Alves e do titular da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) de Juazeiro, Carlos Neiva...

Prefeitura amplia Bodódromo e empresários apostam em recuperação econômica ainda durante a pandemia

A obra de requalificação e ampliação do Bodódromo entra em reta final para a entrega de um ambiente mais agradável e aconchegante para os petrolinenses e visitantes.

A prefeitura tem investido em equipamentos turísticos que possam fortalecer a economia local. O centro gastronômico é um dos pontos turísticos beneficiados, já que o ambiente é parada obrigatória para quem quer saborear o carneiro na brasa, ponto forte da culinária sertaneja.  ..

Petrolina: Empresários, garçons e produtores de eventos promovem protesto nesta quarta (23) solicitando flexibilidade no horário de atendimento

Uma manifestação pacífica será realizada nesta quarta-feira (23), às 8h pelos profissionais de bares e restaurantes de Petrolina. O protesto vai reunir garçons, gerentes, proprietários, cozinheiros, auxiliares e representantes do setor de eventos.

O ato cobra do Governo de Pernambuco medidas mais flexíveis para que o horário de funcionamento desses estabelecimentos seja estendido. A proposta do setor é que o horário seja ampliado até meia noite...

Em live empresários da fruticultura contam como diminuir custos e aumentar a lucratividade

A Associação Brasileira dos Produtores de Frutas e Derivados (ABRARUTAS), em parceria com a Ávila Consulting, realizou no final de samana uma live para discutir “Como diminuir os custos e aumentar lucratividade na Agroindústria”.

A live que foi transmitida pelo canal da Associação no Youtube teve a participação de renomados empresários da fruticultura. Presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho fez abertura do evento e falou sobre a conscientização em baixar custos frente as demandas existentes para conseguir manter bons negócios...

Prefeito Paulo Bomfim, CDL e empresários avaliam positivamente a primeira semana da retomada de atividades comerciais em Juazeiro

Esta foi a primeira semana de reabertura do comércio, após apresentação do Plano de Retomada do prefeito Paulo Bomfim, junto com Comitê de Enfrentamento à Covid 19, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sebrae, Sindicato dos Comerciários e Associação Comercial de Juazeiro para que as atividades comerciais retornassem com as garantias de segurança sanitárias.

Primeira cidade a tomar medidas preventivas, a ação da Prefeitura tem agradado aos comerciantes e trabalhadores, mas ainda é preciso ter muita cautela e garantir que as regras sejam obedecidas...

Mesmo após abertura de lojas, empresários mantêm serviço de delivery em Petrolina

Na primeira semana de retomada do comércio em Petrolina, uma novidade vem agradando os consumidores. É que diversos empresários mantiveram as vendas através de canais telefônicos e redes sociais, bem como o serviço de delivery. Trabalho iniciado após a suspensão das atividades devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a tendência é que os comerciantes dos mais diversos segmentos, invistam ainda mais nesse caminho. Isso porque, o comércio está retornando de forma gradual, porém, as vendas virtuais e o delivery devem continuar por diversos motivos; a pandemia não acabou, então, o consumidor se sente mais seguro evitando contato com pessoas; é mais cômodo porque as pessoas não precisam sair de casa, economizam tempo e dinheiro com transporte ou gasolina...

Festival Gastronômico Delivery supera expectativas e atrai empresários da gastronomia juazeirense

O 1º Festival Gastronômico Delivery de Juazeiro é uma iniciativa inédita no Vale do São Francisco, realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico (ADEAP). O objetivo é amenizar os efeitos da crise provocados pela pandemia do novo coronavírus no setor de gastronomia do município.

Na etapa inicial, que estabelecia a abertura e prazo de inscrições, o festival surpreendeu positivamente atraindo dezenas de empreendedores do ramo gastronômico, estabelecidos na sede, balneários e interior do município. Ao todo, 23 empresas divididas em cinco categorias – comida regional, massas, comida oriental, sanduíches e sobremesas – foram selecionadas, superando as edições anteriores, realizadas no formato tradicional dos festivais do gênero...

Quando passar a crise, o que foi necessidade passa ser encarado como alternativa nas organizações: o trabalho em casa

De pequenas empresas a grandes corporações, um dos efeitos colaterais da pandemia do novo coronavírus foi a necessidade de adotar a atuação a distância por parte da equipe ou por todos os funcionários.

O trabalho em casa, conhecido pela expressão em inglês home office, ou o anywhere office (escritório em qualquer lugar) foram implantados compulsoriamente, mas a tendência é de que, passada a crise, o que foi necessidade possa ser encarado como alternativa nas organizações...

Bolsonaro, Guedes e empresários vão ao STF para pressionar pelo fim do isolamento contra coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro, um grupo de ministros e empresários foram hoje (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para falar com o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, sobre a economia do país e a importância de flexibilizar a abertura do comércio, em meio às restrições das atividades e isolamento social causados pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o presidente-executivo do Instituto Aço Brasil e coordenador da Coalizão Indústria, Marco Polo de Mello Lopes, os industriais estão enfrentando uma crise profunda de demanda ocasionada pelo fechamento do comércio. “Se pudesse resumir e fazer uma caracterização, a indústria está na UTI e, para sair, precisa que ocorram as flexibilizações, de maneira que roda volte a rodar”, disse, após o encontro com Toffoli...

Correios oferece soluções logísticas a pequenos e médios empresários

Abrir um e-commerce antes da pandemia do coronavírus significava ter mais um canal de vendas. Agora, com as medidas de isolamento social e fechamento do comércio, para muitos negócios passou a ser questão de sobrevivência.

Para apoiar os pequenos e médios empresários que querem vender pela internet, os Correios oferecem soluções logísticas completas e diferenciadas...

Bahia: Rádios se unem em corrente solidária voltada para ouvintes e pequenos empresários

O movimento 'Rádios Solidárias', que tem como integrantes a Bahia FM, GFM 90,1, Jovem Pan, Band News FM, Rádio Sociedade da Bahia, Rádio Globo, Piatã FM, Itapoan FM, promove uma corrente do bem em torno da população, dos ouvintes, dos profissionais autônomos, dos microempresários e dos anunciantes.

As ações que serão promovidas ao longo dos dias pelas emissoras têm como objetivo trazer uma ideia de solidariedade e de união diante da crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus...

Infectologista defende isolamento social e manda recado aos empresários

Na noite desta segunda-feira, 30, o infectologista da região Washington Luis, um dos profissionais que está a frente do combate ao covid-19 e ao H1N1 na região, se pronunciou em sua rede social, mais uma vez, a favor do isolamento neste período crítico em que nos encontramos.

Segundo ele, um dos fatores primordiais para a doença não tomar corpo em Petrolina e em Juazeiro, com certeza é todos seguirem às recomendações de se manter em casa...

Secretaria da Saúde da Bahia se reúne com empresários para acelerar implantação de álcool gel nos estabelecimentos

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniu nesta quinta-feira (30), com representantes do segmento da indústria, comércio, rodoviários, portos e aeroportos a fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como Coronavírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. Além de sensibilizar sobre a importância da higiene regular das mãos, foi ratificada a necessidade de cumprimento da Legislação Estadual nº 13.706/2017, que determina a disponibilização de dispensadores de álcool gel por parte de estabelecimentos comerciais que prestam serviços diretamente à população.

Na avaliação do titular da pasta estadual da Saúde, a Bahia tem se preparado para lidar com as situações epidemiológicas mais adversas. “Nos últimos cinco anos, diversos estados brasileiros passaram por surtos e epidemias de sarampo e febre amarela, por exemplo, mas aqui conseguimos impedir o avanço dessas doenças devido a uma série de medidas, com destaque para o bloqueio vacinal e campanhas de sensibilização voltadas para a população e segmentos empresariais”, afirma Vilas-Boas...

SPC Brasil disponibiliza aos empresários consulta ao Cadastro Positivo, na próxima quarta, dia 15

O Cadastro Positivo, novo banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores, entrará em operação na próxima quarta-feira, dia 15. A partir dessa data, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibilizará ao mercado o acesso ao banco de dados. Isso significa que instituições financeiras, comerciantes e demais empresas que trabalham com concessão de crédito poderão consultar o sistema do Cadastro Positivo para subsidiar a análise de seus clientes.

Neste primeiro momento, o mercado poderá consultar cinco tipos de informações: score de crédito do consumidor (pontuação utilizada pelas empresas para avaliar a probabilidade de pagamento), índice de pontualidade de pagamento, índice de comportamento de gastos e índice de consultas que o CPF do consumidor tem por segmento de empresas. Também haverá a possibilidade de a empresa credora acessar o histórico consolidado de compromissos financeiros assumidos pelo consumidor, como valores e datas de pagamento das faturas de cartão de crédito, crediário, financiamentos e empréstimos – desde que haja consentimento do próprio consumidor.

As informações do Cadastro Positivo servem, exclusivamente, para auxiliar o processo de análise de crédito e só podem ser acessadas por empresas nas quais o consumidor busca crédito. O banco de dados não inclui dados sobre quais bens foram adquiridos, nome do estabelecimento ou instituição em que o consumidor contraiu crédito e nem informações de saldo em conta corrente ou investimentos, que nem mesmo serão enviadas aos gestores do banco de dados.
 
Primeira etapa do Cadastro Positivo atinge 120 milhões de consumidores

Desde meados de novembro do ano passado, mais de 120 milhões de consumidores vem sendo notificados via SMS, e-mail ou correspondência física sobre a abertura automática do seu Cadastro Positivo. Ao receber a comunicação, o consumidor fica apto a acessar o site do SPC Brasil (www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo) para acompanhar o seu score de crédito e o histórico de compromissos financeiros a partir de um login e senha individualizados.

Nesta primeira etapa, fazem parte do Cadastro Positivo todos os consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras. Embora automático, o consumidor pode, gratuitamente, optar por sair do cadastro ou reingressar a qualquer momento, caso se arrependa da decisão. Para os próximos meses, a população não-bancarizada também terá sua oportunidade, pois estão previstas o envio de informações por parte de empresas do varejo, telefonia e concessionárias de água e luz.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, o Cadastro Positivo é benéfico tanto para consumidores quanto para os empresários. "Agora, o risco da tomada de crédito será analisado de forma mais individualizada, tornando o modelo mais justo. Um dos motivos das taxas de juros serem altas é a ausência de algumas informações sobre os hábitos de pagamento dos consumidores. Atualmente, o bom pagador é penalizado pelo consumidor inadimplente, fazendo com que os juros sejam elevados para todos, independentemente do seu comportamento financeiro. Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e não apenas pelas restrições pontuais existentes em seu nome. Com mais conhecimento, é possível não somente separar os tomadores de crédito com alto ou baixo risco, mas também identificar comportamentos intermediários e estipular taxas de juros mais adequadas a cada perfil", afirma Pellizzaro Junior.

Já adotado em países desenvolvidos da Europa, Estados Unidos e até em nações emergentes, como México e Coreia do Sul, o Cadastro Positivo é uma evolução para o mercado de crédito, que atualmente se baseia apenas nas informações de inadimplência do consumidor. "Dessa forma, uma conta esquecida pode ser o suficiente para que um bom pagador tenha seu crédito negado. Com a nova medida, as empresas passam a ter acesso a um histórico consolidado de pagamentos feitos no cartão de crédito, crediário e contas de consumo, o que representa muito mais do que uma negativação isolada. Isso torna a análise mais justa para o consumidor e aumenta o nível de previsibilidade para quem concede crédito", afirma o superintendente de operações do SPC Brasil, Nival Martins.

SPC Brasil - Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano...

ARTIGO 370 - EMPRESÁRIOS E EMPRESAS: CULPADOS E INOCENTES!

Tenho, por vocação, o hábito de apreciar a leitura de uma boa crônica ou de ouvir comentários de bons âncoras do rádio e da televisão, pela amplitude e objetividade na análise dos problemas nacionais dentro do contexto político vigente.

Não consigo entender, contudo, onde está a razoabilidade de alguns enfoques na tentativa de passar à população o convencimento de que em Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, ou na Operação Lava Jato, como um todo, encontra-se toda a culpa da quebradeira ou quase desativação das maiores empreiteiras brasileiras da construção civil. Essa pretensão distorce a verdade dos fatos e se configura numa total inversão de valores, visto que os proprietários dessas empresas, confessadamente, assumiram em seus depoimentos que integravam o sistema de corrupção no país e denunciaram, nominalmente, os seus comparsas! Ora, não fosse a investigação conduzida com seriedade, essa prática continuaria eternizada e silenciosa. ..

Cresce para 21% o número de empresários do varejo e de serviços que planejam aderir à Black Friday; média de descontos será de 24%, apontam CNDL/SPC Brasil

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar mais empresários neste ano, acompanhando a tendência de recuperação da economia. Dados apurados em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, que neste ano será comemorada no dia 29 de novembro. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.


A experiência em anos anteriores explica a razão do otimismo desses empresários. Dentre os que aderiram a Black Friday em 2018, a maioria (63%) obteve bons resultados de vendas, seja por terem vendido acima das expectativas (20%) ou obtido um resultado conforme o esperado (43%). Em contrapartida, pouco mais de um terço (34%) dos empresários registrou vendas abaixo do projetado.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a Black Friday é uma data ainda recente no comércio brasileiro, mas que vem ganhando espaço conforme os anos. "Inspirada nos Estados Unidos, a data chegou ao Brasil com foco na venda on-line. Hoje, já é possível ver o varejo físico aderindo às promoções. É uma oportunidade para vender mais, comercializar estoques parados e também para o empresário avaliar tendências de compra, tornando a sua marca mais conhecida e fidelizar novos clientes", afirma Costa.
 
57% veem na Black Friday oportunidade para ganhar clientes. Promoções serão principal estratégia e descontos serão, em média, de 24%

Considerando os empresários que vão participar da Black Friday deste ano, seis em cada dez (57%) acreditam que a data representa uma oportunidade para divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Há ainda um quarto (25%) de empresários que querem desovar estoques parados.

Já para os que optaram em não participar da edição, o principal argumento é o fato de não acreditarem que as vendas aumentem no período (60%). Outros 17% pensam que somente grandes marcas participam da Black Friday e, por isso, avaliam que é melhor não competir com elas.

Quanto às formas de preparação, as promoções especiais (55%) serão a principal estratégia dos empresários. Há ainda 42% que vão investir na divulgação da empresa, 23% que planejam aumentar os estoques, 16% que vão apostar na variedade de produtos e serviços ofertados e 11% que irão investir na operação das vendas pela internet, alcançando um público maior. O percentual médio de desconto deve girar em torno de 24%, percentual um pouco menor do que os 29% da pesquisa de 2018.
 
54% não acham que compras antecipadas da Black Friday prejudicam o Natal. SPC Brasil dá dicas para empresário ter sucesso nas vendas e não frustrar consumidor

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a possível interferência da Black Friday nas compras de Natal, a data mais lucrativa do varejo para o ano. No entanto, os empresários sondados dizem, em sua maioria, que uma data não prejudica a outra. Para 54% esse tipo de interferência não existe e para 33%, o evento até mesmo contribui para o Natal vender ainda mais. Outros 8% falam em prejuízo no Natal por conta das vendas antecipadas na Black Friday.

Um indicativo de que as vendas da Black Friday não se sobrepõem as do Natal são as diferentes características de compras em cada uma das datas, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. "Na Black Friday é comum o consumidor aproveitar as ofertas para adquirir produtos para si ou para a casa, principalmente os de valor agregado, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos. Já no Natal, prevalece a força da tradição de presentear familiares e amigos como força de demonstrar afeto e reforçar laços", explica o presidente do SPC Brasil.

Pellizzaro Junior orienta que para atender bem a experiência de compra dos consumidores, os empresários que decidirem aderir a Black Friday precisam estar devidamente preparados, com estoques organizados e em quantidade suficiente para atender a demanda dos consumidores. "A logística para receber os clientes e entregar os produtos em tempo hábil também são pontos de atenção, assim como uma política transparente de descontos vantajosos. O consumidor que compra na Black Friday está mais experiente e sabe a quem recorrer caso se sinta enganado. Hoje existem diversos mecanismos de verificação de preço e de compartilhamento de opiniões. O empresário que não estiver preparado pode causar uma impressão negativa do consumidor, que não vai querer voltar a sua loja", afirma...

Crise no transporte aéreo eleva tarifas e atinge empresários de Juazeiro e Petrolina, a passagem chega a custar entre R$ 2.000 a R$ 3.500,00 para Recife e Salvador

A crise no transporte aéreo de Petrolina gerada pela saída da Avianca do mercado local se agrava e tem previsão de provocar, este ano, uma queda de 33% na movimentação de passageiros no Aeroporto Senador Nilo Coelho.

Os empresários que atuam no Polo Petrolina/Juazeiro – um dos centros mais relevantes do agronegócio do país – estão entre os maiores prejudicados pelo gargalo logístico, resultado de dois efeitos danosos: redução da oferta (de oito voos diários para cinco) e aumento das passagens, como reflexo da concentração das operações na Azul e Gol...

Prefeitura de Juazeiro participa de apresentação aos empresários que irão atuar no Centro Gastronômico Vila Bossa Nova

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, participou na manhã desta terça-feira (03), na agência do Banco do Nordeste, em Juazeiro, de um café da manhã oferecido aos empresários da região que irão atuar na Vila Bossa Nova, nome do Centro Gastronômico de Juazeiro.

O momento também reuniu representantes do Sebrae e da empresa NordHaus, contou com a apresentação do projeto e a divulgação da linha de crédito e investimento. O Chefe de Gabinete, Arlindo Aragão, também participou do encontro. Destacando que Juazeiro tem se caracterizado pela busca da excelência na estrutura e no atendimento, o empresário da Donkey Beer, empresa que ganhou a concessão do espaço dos casarios da Franave, ressaltou a ansiedade em fazer o novo equipamento turístico entrar em funcionamento...

Sobradinho: Em assembleia, empresários e apoiadores discutem revitalização da Câmara de Dirigentes Lojistas

Depois de muitos anos inativa, nesta quinta-feira (25), foi dado o primeiro passo para a revitalização da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas em Sobradinho. A assembleia, realizada na Câmara de Vereadores, contou com a presença do Prefeito Luiz Vicente Berti, do Presidente da Câmara de Vereadores Regis Cleivys Sampaio Bento, do Gerente regional do SEBRAE Carlos Cointeiro, do Diretor da CDL de Juazeiro Murilo Matos e de comerciantes e empresários da cidade.

O Gerente Regional do SEBRAE Carlos Cointeiro fez uma avaliação da primeira assembleia e destacou os próximos passos a serem dados para a retomada dos trabalhos da entidade, em Sobradinho. “Avalio esse encontro como muito positivo. As pessoas que estiveram presentes fizeram esse compromisso, de se doarem para fazer valer o resgate da CDL, e isso é muito importante para o andamento do processo, que traz consigo uma responsabilidade e também ganhos com a constituição da CDL, para o próprio comércio local. Acredito que agora o próximo passo será resolver as questões jurídicas, em seguida a posse da diretoria escolhida entre a comissão voluntária formada, daí todos os serviços pra uma CDL estarão à disposição dos associados e da população”, afirmou Carlos...