Foram encontrados 798 registros para a palavra: apac

Empretec capacita empresários e potenciais empreendedores em Juazeiro

Diógenes Dias abriu um restaurante há um mês em Juazeiro e, mesmo com experiência no ramo de alimentação, o empresário sentiu a necessidade de buscar mais informações sobre gestão empresarial. Durante o Empretec, ele aprendeu que planejamento é o ponto crucial para o sucesso do negócio. A capacitação ocorreu entre os dias 5 e 10 de junho, no Rapport Hotel, em Juazeiro.

"Nós vemos muitos casos de empresas que se lançam no mercado e, após algum tempo, fecham as portas. Um dos grandes aprendizados do Empretec foi justamente destacar a importância do planejamento, como traçar metas e trabalhar para alcançar os objetivos. Uma empresa que começa de forma planejada tem mais chances de consolidar", afirmou...

Seminário capacita secretários de Casa Nova

Aconteceu no final de semana, oficina de capacitação voltada para secretários, coordenadores e dirigentes de órgãos públicos do município de Casa Nova.

A Oficina de Planejamento Municipal com foco na gestão de resultados, analisa todos os procedimentos necessários à gestão de recursos e pessoal, dá destaque aos cuidados necessários para gastos e planejamento de despesas e capacita ordenadores de despesas para que não incorram nos erros comuns que levam à desaprovação de contas...

Dentistas da rede municipal de Petrolina recebem capacitação

Prezando pela qualificação e capacitação dos profissionais da área de odontologia da rede pública de Petrolina, aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município, um treinamento com todos os dentistas da Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os profissionais receberam instruções sobre os processos de trabalho na rede, com o objetivo de dar um melhor diagnostico e um encaminhamento de qualidade para os pacientes...

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Estrutura e atendimentos

Segundo a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Souza, a Rede Suas é formada por 616 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atuam na área preventiva, 219 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que fazem atendimento especializado para quem sofreu violência ou violação de direitos, e 15 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop). "Contamos ainda com duas residências inclusivas, para pessoas com deficiência, e uma rede de 96 unidades de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos que romperam o vínculo com a família e estão em vulnerabilidade social", explica. 

De acordo com a a superintendente, nos Cras, em 2016, foram atendidas 2,8 milhões de pessoas. Nos Creas, 1.855 casos de violência sexual de crianças e adolescentes foram registrados e estão em acompanhamento. "Além disso, nós registramos quatro mil casos de violência psicológica e física a crianças e mulheres. São dados significativos e importantes, já que o estado tem 1,7 milhão de famílias beneficiárias do Bolsa Família, que são acompanhadas nos Cras e Creas. A Bahia tem 100% de cobertura de Cras e é um dos estados que melhor cofinanciam a assistência social no País", acrescenta. ..

Comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce recebem oficinas de capacitação

A Secretaria do Meio ambiente está realizando, durante este mês de maio, oficinas de Sustentabilidade Ambiental nas comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce (PAD) com o objetivo de sensibilizar e capacitar os beneficiários quanto aos procedimentos para manutenção da qualidade da água fornecida pelos sistemas de dessalinização. As atividades contemplam 16 comunidades em 11 encontros, que acontecem entre os dias 16 e 24 de maio, em cinco municípios do semiárido baiano.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. O programa tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o componente Sustentabilidade Ambiental é de grande relevância e inclui cinco dimensões (ambiental, social, econômica, espacial e cultural) à ação.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas.

Oficinas - As oficinas foram iniciadas no último dia 16 de maio, em Itiúba (comunidades de Ponta Baixa e Caldeirã) e Monte Santo (Lagoa Bonita e Salgado). Dia 17, foram contempladas as comunidades rurais de Manuel Patrício, Cruz II do Salitre e Pateiro, no município de Juazeiro. 

Em Juazeiro, a atividade será realizada ainda nos dias 18 (Veneza), 19 (Bargado) e 20 (Juvenal e Campo Grande). Dia 22, será contemplada a comunidade de Caldeirão do Almeida, em Uauá. Dia 23, Poço do Cavalo, em Quijingue. E dia 24, também em Quijingue, a atividade será para as comunidades do Poço da Pedra e Jurema.

Além dos moradores das comunidades, participam, prefeituras municipais, professores, profissionais de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, médicos, enfermeiros) e lideranças locais.

Desde a implantação da primeira etapa do programa na Bahia, o PAD totalizou 145 sistemas de dessalinização, em 26 municípios. O programa tem previsão de implantar mais 150 unidades, contemplando 48 municípios. A previsão total de investimento é em torno de R$ 62 milhões, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Sistema de dessalinização - O sistema é, basicamente, composto pelo poço, de onde é puxada a água salobra, que vai para o dessalinizador, equipamento que tem uma tripla membrana com microporos que filtram a água, retendo o excesso de sais minerais, além de retirar totalmente o flúor, o nitrato, bactérias e vírus. O resultado é uma água purificada e com quantidades ideais de sais minerais para o organismo, com qualidade superior à água pluvial. 

O efluente (concentrado das substâncias e sais retidos) é canalizado para um tanque com lona, onde a comunidade pode criar tilápias, ou irrigar culturas resistentes aos sais, como a erva-sal, que serve para alimentar caprinos e ovinos, entre outros...

Em Juazeiro, famílias são capacitadas para receber barreiros do Projeto Cisternas

Nesse final de semana, cerca de 30 famílias da comunidade da Rocinha, em Juazeiro, participaram do curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (Sisma), com o objetivo de prepará-las para receberem barreiros em suas propriedades rurais. O Barreiro é uma tecnologia social de captação e armazenamento de água de chuva construído gratuitamente pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Projeto Cisternas.

Durante o curso, os participantes foram orientados sobre como fazer o uso sustentável da água armazenada na produção de alimentos e discutiram temas como convivência produtiva com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos e agroecologia. A capacitação busca preparar as famílias e as comunidades rurais para que elas possam desenvolver suas atividades agrícolas, pecuárias, adquirindo segurança alimentar e que possam também incrementar sua renda...

Seminário debate implantação do método APAC em Teixeira de Freitas

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelino Galo (PT), participou sexta-feira (12), no campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas, do Seminário que debateu a implantação do método APAC no município.

De acordo com Galo, o método APAC está presente em 43 cidades brasileiras com índice de reincidência criminal de 30%, número bastante inferior quando comparado com o sistema prisional tradicional, aonde a reincidência criminal ultrapassa os 90%.  Para o parlamentar, Teixeira de Freitas criou as condições necessárias para a implementação do método, o que lhe credencia a ser o primeiro município na Bahia, de forma pioneira, a ter a metodologia dedicada a recuperação de apenados, mediante a aplicação de um método rígido de autodisciplina e baseado em princípios de valorização humana.  ..

Representante da SEDUR participa de capacitação para elaboração do PPA municipal

O Superintendente de Planejamento da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), João Pedro Neto, está participando desde ontem (09) do "Curso de Elaboração do PPA Municipal". A capacitação com carga horária de 16h acontece na sede do IFBA e é realizada pela Secretaria do Planejamento do governo do Estado (Seplan-Ba) em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O curso destina-se à formação dos agentes públicos municipais ligados às áreas de planejamento governamental, com o objetivo de contribuir com o processo de construção e articulação do PPA Municipal 2018-2021, e representa a continuidade ao ciclo de atividades relacionado a preparação dos municípios baianos  para a construção dos seus PPA...

Semana do MEI tem capacitações gratuitas em Juazeiro e região

A Semana do MEI na Região Norte da Bahia será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, oferecendo mais de 700 vagas gratuitas em capacitações para Juazeiro, Paulo, Sobradinho, Remanso e Sento Sé. Durante o evento, que acontece em todo o Estado até o dia 13, serão abordados temas ligados à inovação, marketing, planejamento, vendas e empreendedorismo. Mais informações ou inscrições podem ser feitas pelo telefone (75) 3281 4333, em Paulo Afonso, e (74) 3612 0827, em Juazeiro e demais cidades.

A programação de Juazeiro acontece no auditório do Sebrae, na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro, e há cerca de 400 vagas nas palestras "Torne-se um ambulante legal", "Mototaxista tire suas dúvidas com a Previdência", "Quero ser um empreendedor individual", "Como aumentar as vendas através da comunicação visual", "Como o MEI pode obter financiamento do BNB". Fazem parte também as Oficinas SEI Formar Preço, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender e a clínica tecnológica "Higiene e manipulação de alimentos". Também será realizado o Seminário "Desafios e tendências para empreender no segmento de alimentos e bebidas", no auditório do Senai, localizado na Av. Aldolfo Viana, Centro de Juazeiro...

Secretaria entrega certificados para trabalhadores do SUAS capacitados

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), no CIAM, a cerimônia de entrega de certificados dos participantes da 1ª capacitação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama e equipe da secretaria.

A capacitação foi voltada para cozinheiros e auxiliares de serviços gerais que atuam na rede socioassistencial, fazendo parte da política de educação permanente da secretaria. “Foram dias de dedicação e comprometimento e todos esses funcionários saem daqui preparados para desenvolverem o conhecimento adquirido nos seus postos de trabalho”, destacou a gerente de Gestão do SUAS e Educação Permanente, Sandra Timóteo...

Servidores do setor de limpeza da área de saúde recebem capacitação em Andorinha

A Secretaria Municipal de Saúde de Andorinha, ofereceu um curso de Capacitação de Higiene e Limpeza Hospitalar, para as colaboradoras e responsáveis pela limpeza e higienização nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Durante a capacitação foram apresentadas informações corretas e o uso de técnicas e normas que devem ser realizadas durante as atividades diárias da limpeza dos banheiros, cozinha e demais espaços...

Sebrae/PE oferece série de capacitações gratuitas para microempreendedor individual

Empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio terão uma série de oportunidades para capacitação e orientação em gestão empresarial com a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em todo o país, de 8 a 13 de maio. Em Pernambuco, a programação se estende ao longo do mês, com previsão de 278 atividades gratuitas. Os interessados ainda vão poder tirar dúvidas em palestras, oficinas e participar de consultorias com especialistas em pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e desejam transformar seu comércio, fábrica ou serviço em uma empresa formalizada. Para isso, a Receita Federal oferece uma modalidade tributária reduzida, o Simples Nacional, taxa unificada de impostos que cede ao microempreendedor um CNPJ, permite a emissão de nota fiscal e facilita o acesso a crédito como pessoa jurídica. Desse modo, o MEI terá direito a benefícios trabalhistas como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e, ainda, a possibilidade de contratar até um funcionário. Estão dentro dessa faixa de contribuição as empresas que faturem até R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano...

Capacitação sobre líder Coach chega a Juazeiro

Desenvolver habilidades e competências por meio de técnicas do coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, que visa aumentar a performance de equipes, com foco em resultados para as empresa. Esse é o objetivo do Workshop Líder Coach, que será realizado pelo Sebrae, nos dias 17 e 18 e, 20 e 21 de maio, das 8h às 18h, em Juazeiro. A capacitação de 36h é voltada para empresários, diretores, gerentes, supervisores e coordenadores, responsáveis por equipes de trabalho em empresas de pequeno porte e ainda prevê sessões individuais de coaching.

Para desenvolver líderes de forma prática e inovadora serão abordados conceitos e tendências de liderança e ferramentas de coach, relações de poder, mudança nas organizações, reflexões e debates sobre estratégias de liderança de alta performance, sob a perspectiva do líder coach...

Bahia: Estado capacita gestores municipais para a aquisição de alimentos da agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu nesta terça (25), em Cruz das Almas, a Oficina Estadual sobre Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, realizado no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB/PRPPG), segue até esta quarta-feira (26) e tem por objetivo incentivar os gestores públicos municipais a adquirirem produtos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Esta é a primeira etapa de uma busca ativa dos municípios baianos que ainda não compram produtos da agricultura familiar e daqueles que adquirem menos de 30% da quantidade determinada por lei. A meta da SDR é aumentar em pelo menos 20% a adesão de municípios ao PNAE.

O próximo passo é multiplicar essa ação com a realização de oficinas nos 27 Territórios de Identidade, que começa no próximo dia 02 de maio, no Território de Irecê, com a mobilização e capacitação de gestores públicos municipais, especialmente das áreas de Agricultura e Educação. Além de capacitar, a SDR vai disponibilizar técnicos para orientar as prefeituras municipaisna elaboração dos editais de chamadas públicas para a execução do PNAE. Também serão realizadas 54 oficinas de capacitação para empreendimentos e gestores de municípios que já lançaram chamadas públicas.

“Durante os meses de Fevereiro e Março visitamos todos os Territórios de Identidade da Bahia, com o objetivo de apresentar aos municípios uma cesta de serviços, programas e projetos da SDR que potencializam o desenvolvimento rural no Estado. Este evento é parte integrante dos compromissos que assumimos, pois sabemos que geralmente o volume da produção rural escoa de imediato onde está mais próximo, então é de extrema importância que haja mercado para o agricultor familiar vender seus produtos, obter renda e continuar produzindo”, destaca o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues.

Ainda de acordo com o titular da SDR, essa ação deverá envolver outras secretarias de Estado estratégicas, consórcios públicos, colegiados territoriais e redes de produção da agricultura familiar, fazendo um mutirão para garantir a oferta de produtos e dinamizar a economia local.” Queremos,em parceria com as prefeituras, assegurar ainda, que nossas crianças possam comer produtos de qualidade e alimentos saudáveis nas escolas”...

Roberto Carlos, autor do Projeto de Lei que desenvolveu o programa Jovem Aprendiz, participou da capacitação de mais de 60 jovens

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou, nesta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em Salvador, da certificação de mais de 60 jovens baianos, através do programa Jovem Aprendiz, que representa a ampliação do Projeto de Lei, de sua autoria, “Auxiliar Administrativo”, apresentado na Assembleia Legislativa, ainda no Governo Wagner, tendo como premissa inserir os jovens, entre 18 e 23 anos, nas corporações do Estado para desempenhar funções de aprendizes administrativos.

O Projeto de Lei, do parlamentar, ganhou forma e novas vertentes com o programa o Jovem Aprendiz, que garantiu, agora, a mais de 60 jovens, dois anos de experiência no mercado de trabalho com a certificação do Programa Jovem Aprendiz, que promoveu a capacitação profissional na prática e conhecimentos teóricos sobre o mercado de trabalho...

Sebrae oferece 200 vagas de capacitações em Juazeiro e Paulo Afonso

Estão abertas as inscrições para o programa de capacitação oferecido pelo Sebrae no mês de abril nos municípios de Juazeiro e Paulo Afonso, no norte da Bahia. São cerca de 200 vagas disponíveis em palestras, cursos e oficinas nas áreas de empreendedorismo, formalização, moda, marketing e vendas, que visam qualificar quem planeja abrir um negócio ou os empresários que já estão no mercado e buscam a expansão ou recolocação dos negócios.

Em Juazeiro a programação começa com a palestra "como a internet pode ajudar os pequenos negócios", que será ministrada na próxima quarta-feira, 12, no Sebrae em Juazeiro. A capacitação vai mostrar como os empresários podem utilizar a internet para direcionar propagandas para um público específico, além de atrair novos clientes. A palestra é gratuita começas às 19h...

Hospital Dom Malan/IMIP trabalha, em média, 40% acima da sua capacidade resolutiva

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina é a referência materno/infantil de alto risco para o sertão do estado, e atende a uma população de mais de 2 milhões de habitantes da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). Por conta desse grande raio de abrangência, que alcança mais de 50 municípios, o hospital tem enfrentado constantemente a superlotação, chegando a atender, quase que diariamente, 40% acima da sua capacidade resolutiva.

De acordo com o superintendente da unidade, Etiel Lins, o HDM, vive atualmente uma realidade dura, resultado da grande demanda absorvida – que muitas vezes não faz parte do seu perfil – e da falta de resolubilidade de outros serviços de saúde, que acabam sobrecarregando o hospital, que deveria atender apenas o alto risco...

Escola de Gestão Pública de Juazeiro continua capacitando os servidores municipais

A Escola de Gestão Pública de Juazeiro/EGESP ofereceu mais dois cursos de capacitação para os servidores municipais. No sábado, 8, aconteceu a terceira e última aula da capacitação para os secretários executivos da Prefeitura de Juazeiro, com o curso 'Capacitação para os Profissionais do Secretariado Executivo', ministrado por Maud Hino do Brasil, e que contou com três módulos: Técnicas Secretariais; Marketing Pessoal; Etiqueta Profissional e sua Carreira.

Já os agentes de Endemias, os auxiliares de Administração, os agentes de Saúde e os Auxiliares Técnicos Sociais receberam a capacitação sobre Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho, ministrado pela Fisioterapeuta e especialista em Ergonomia, Ana Souza...

JUAZEIRO: Secretaria realiza capacitação para trabalhadores do SUAS

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro realizou nesta quinta-feira (6) no CIAM, a primeira capacitação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atuam na rede socioassistencial. Merendeiras e auxiliares de serviços gerais participaram deste momento.

O evento que faz parte da política de educação permanente da secretaria teve como tema “Boas práticas de manipulação” abordando assuntos como limpeza, colocação de etiquetas, qualidade de serviços e higiene. Segundo a gerente Sandra Timóteo, a capacitação é um momento de aperfeiçoamento profissional. “Nossa intenção é contribuir com a melhoria da qualidade dos nossos serviços e consequentemente, do atendimento ao público”, comentou...

A Fetag -BA em parceria com STRJ realizou capacitação sobre a contribuição sindical da Agricultura Familiar

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (FETAG) realizaram nesta quinta-feira (06), uma capacitação sobre a importância da contribuição sindical da agricultura familiar. O encontro contou com a participação de dirigentes sindicais das cidades de Casa Nova, Curaçá, Uauá, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado e Pindobaçu e da diretora eleita da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Josefa Rita (Zefinha).

A capacitação também contou com a presença do vereador Agnaldo Meira. A discussão foi ministrada pelo assessor da Fetag-BA, Delcique Pina Sales Paraguassú, que esclareceu pontos importantes e tirou dúvidas dos dirigentes sindicais. De acordo com o assessor da Fetag-BA, é importante que os sindicados de cada cidade pensem situações para que o trabalhador retorne as entidades e torne o movimento mais fortalecido. “Temos hoje na Bahia mais de dois milhões de trabalhadores rurais, e sindicalizados temos apenas menos de cem mil. Isso influi na contribuição sindical, já que eles não estão pagando”, afirmou...