Foram encontrados 654 registros para a palavra: novas

Novas regras para emplacamento das cinquentinhas

A Secretaria Estadual das cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE estabeleceu a partir da portaria 7002/2016, novos procedimentos para registro e emplacamento de ciclomotores (abaixo de 50cc) fabricados antes de 31 de julho de 2015 e que não tenham disponível o código marca/modelo no sistema de Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Tal medida foi determinada pelo fato desses veículos estarem pendentes de registros devido à falta de pré-cadastro na Base de Índice Nacional (BIN), que deveriam ser realizados pelos seus respectivos fabricantes. A partir dessa resolução, o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, entendendo que os proprietários desses veículos não podem ser responsabilizados pela falta de informação por parte dos fabricantes, resolveu facilitar o processo...

Novas regras da Previdência terão transição especial para mulheres e professores

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou nesta quinta-feira (18) que o presidente interino Michel Temer pediu que estudos que estão sendo elaborados para a proposta de reforma da Previdência incluam um mecanismo de transição especial para mulheres e professores. Padilha é o coordenador do trabalho que definirá novas regras de forma a minimizar, a longo prazo, o déficit da Previdência. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, a ideia é elevar a idade mínima de 60 para 65 anos para homens e de 55 para 60 anos para mulheres. "O presidente Temer me pediu apenas uma exceção: que o grupo que eu coordeno observe para as mulheres e os professores uma transição mais longa, para que não seja abruptamente elevada essa diferença de idade com relação à idade mínima para os homens (de outras profissões)", afirmou Padilha. A regra para professores: a idade mínima de aposentadoria da categoria era de 50 anos, para as mulheres e de 55 anos para os homens. O tempo de contribuição também é menor: 25 e 30 anos, respectivamente. ..

Prefeito autoriza novas ordens de serviços para várias obras em Juazeiro

De acordo com informações obtidas por nossa redação, a pavimentação de sete ruas, além de praça, academia da saúde e a reforma do Centro de Saúde III, no bairro Angary, foram as obras autorizadas pelo prefeito Isaac Carvalho nesta segunda-feira, 15, durante assinatura de ordem de serviços, em seu gabinete, que contou com a presença de comunitários, secretários municipais e do deputado estadual, Crisóstomo Lima (Zó).

As obras atendem a sede e o interior do município. O deputado estadual, Zó, chegou a apelidar a segunda-feira em Juazeiro como a "Segunda Nota 10", uma referência ao governo que há mais de um ano, entrega obra toda sexta-feira...

Escolas de Juazeiro (BA) buscam novas formas de ensino para os estudantes

O legado das instituições de ensino vai além da alfabetização, profissionalização ou contribuição para o ensino. Conhecidas pelo uso metodológico de aprendizagem, as escolas de Juazeiro (BA) têm ensinado aos estudantes conteúdos relacionados à afetividade, cognição e ao desenvolvimento psicomotor. Por pouco mais de quatro horas, nesta quarta-feira (10), a psicopedagoga, Eliete Araújo, deve abordar esses temas – novidade no país – para professores e coordenadores da escola Arco Iris, na cidade baiana.

A consultoria veio, depois que uma das maiores editoras do Brasil, a FTD, convidou Araújo para palestrar na unidade de ensino em Juazeiro. Segundo a psicopedagoga, serão discutidas com os profissionais da educação, as formas adequadas e produtivas de promover e aumentar o conhecimento dos alunos, as maneiras de ensinar aos jovens como lidar com seus sentimentos (dor, satisfação ou ansiedade) e como estruturar a aprendizagem do estudante para que ele tire o máximo proveito do que foi ensinado.  ..

Rui entrega mais 448 novas moradias em Senhor do Bonfim

O sonho da casa própria será comemorado por mais 448 famílias do município de Senhor do Bonfim, na região centro norte da Bahia. A entrega das chaves será feita pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (5), às10h. O Residencial Águas Claras I é mais uma etapa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida em parceria com o Estado e o Governo Federal para quem tem renda de até três salários mínimos.

Ainda na cidade, Rui entrega 83 Títulos de Domínio de Terra para nove municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru e o sistema de abastecimento de água que vai beneficiar as localidades Povoados de Rancharia, Pinicapau, Rapousa, Tapuía II, Gameleira, Lagoa do Boi Queimada Grande (Queimado), Caldeirão de Dentro Garrote e Limões. O governador também autoriza a licitação para pavimentação do trecho de entroncamento entre a BR 407 (Senhor Bonfim) e Quicé com um investimento de R$ 8,8 milhões, beneficiando aproximadamente 125 mil pessoas e melhorando as condições de tráfego de veículos para transporte de passageiros e escoamento das produções de minério, agricultura e pecuária da região. ..

COI aprova entrada de cinco novas modalidades para Olimpíadas de 2020

As modalidades surfe, beisebol/softbol, karatê, skateboard e escalada farão parte das Olimpíadas de Tóquio, em 2020. A inclusão dos cinco esportes foi aprovada por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), em um congresso realizado em um hotel no Rio de Janeiro. O conselho executivo da entidade já havia aprovado em junho a proposta feita pelo comitê organizador dos Jogos de 2020 de adicionar essas modalidades. Com as inclusões, a Olimpíada de 2020 deve contar com mais 18 eventos, considerando as categorias dos esportes, de acordo com a Folha de S. Paulo. O skateboard, por exemplo, terá duas categorias (street e park), tanto no masculino como no feminino. Já o beisebol será disputado apenas no masculino, enquanto o softbol, no feminino. Outra modalidade que deve ser dividida em duas categorias é o karatê: kata e kumite - essa última com três classes de peso diferentes. ..

OAB de Petrolina debate Novas regras das eleições 2016

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como reforma eleitoral 2015, promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano. Por este motivo, a OAB Petrolina promoveu, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) Escola Superior de Advocacia da OAB Pernambuco, na ultima sexta-feira, 29, uma Caravana do Direito Autoral.

Mais de 100 advogados participaram da atividade que debateu questões como mudanças nos prazos para as convenções partidárias, filiação partidária e no tempo de campanha eleitoral, que foi reduzido, e o financiamento eleitoral. As duvidas foram tiradas pelos palestrantes, Delmiro Campos e Bruno Brennand...

CPRN inaugura nova sede da 76ª Companhia Independente da PMBA e recebe mais dezessete novas viaturas

Nesta segunda-feira, dia 11 de julho, no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), localizado no bairro Malhada da Areia, às 10h00, estará sendo inaugurada a nova sede da 76ª CIPM e a entrega de 17 (dezessete) novas viaturas às cidades de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. O ato será materializado pelo Governador da Bahia Rui Costa e pelo Cel PM Anselmo Brandão – Comandante Geral da PMBA, acompanhados do Cel PM Alfredo Nascimento – Comandante do CPRN. As viaturas são de grande porte dos modelos Hilux e Spin, onde 10 (dez) delas serão utilizadas no policiamento da cidade de Juazeiro dividido dentre as companhias independentes, duas em Sobradinho, uma em Curaçá e três em Casa Nova. ..

Comando de Policiamento Regional Norte inaugura nova sede da 76ª Companhia Independente da PMBA e recebe mais dezessete novas viaturas

Na próxima segunda-feira (11), no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), localizado no bairro Malhada da Areia, às 09h30, estará sendo inaugurada a nova sede da 76ª CIPM e a entrega de 17 (dezessete) novas viaturas às cidades de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. O ato será materializado pelo Exmo Sr Rui Costa - Governador da Bahia e pelo Exmo Sr Cel PM Anselmo Brandão – Comandante Geral da PMBA, acompanhados do Sr Cel PM Alfredo Nascimento – Comandante do CPRN.

As viaturas são de grande porte dos modelos Hilux e Spin, onde 10(dez) delas serão utilizadas no policiamento da cidade de Juazeiro dividido dentre as companhias independentes, duas em Sobradinho, uma em Curaçá e três em Casa Nova...

Novas eleições e velhos vezeiros

(Qualquer semelhança é mera coincidência) 

'Sicrano afundou sua carreira política, não ganha mais uma eleição nem para síndico de prédio. Vai ser ruim assim lá na casa da bexiga sô. Agora é a vez de fulano voltar; não tem pra ninguém nesta eleição'...

CFM: cesárea a pedido só será permitida a partir da 39ª semana de gestação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu que cesáreas a pedido da paciente só poderão ser feitas a partir da 39ª semana de gestação. Até agora, a idade gestacional mínima para fazer o parto cirúrgico eletivo era 37 semanas de gravidez. A determinação só será considerada quando não houver indicação médica que indique a antecipação do parto.

De acordo com a entidade, na idade gestacional entre 37 e 39 semanas, o bebê atravessa uma fase crítica de desenvolvimento do cérebro, dos pulmões e do fígado. Considerando que a informação sobre a última menstruação não costuma ser precisa, há risco de o bebê nascer antes do tempo. Além disso, a entidade se baseou em redefinição feita em 2013 pelo Defining "Term" Pregnancy Workgroup, organizado pelo Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), que aponta o período que vai de 39 semanas a 40 semanas e 6 dias como getação a termo...

NOVAS LOJAS REFORÇAM TIME DO JUÁ GARDEN SHOPPING

Empreendimento alcança a marca de 91 lojas e já anuncia a inauguração de mais 8 empresas até o fim de junho

As novidades no Juá Garden Shopping não param de surgir. Inaugurado há dois meses em Juazeiro-BA, o empreendimento segue com mais lojas sendo abertas, tornando ainda maior a diversidade de serviços oferecidos aos clientes.  Além das empresas âncoras como Renner e  Cinemark, o shopping agora também conta com lojas como da Drogabel, que oferece serviços em farmácia e cosméticos. Para quem gosta de joias, com estilos variados e bem atraentes, a novidade é a loja Pedra Preciosa...

MEC recua e diz que abrirá novas vagas para Fies até junho

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que irá garantir novas inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de junho - e não mais para o fim do ano, conforme previsão inicial revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (23). Mendonça afirma que encontrou o programa sem recursos, mas que conseguiu negociar com o Ministério do Planejamento orçamento para novas candidaturas. "Com a garantia de recursos, a equipe técnica do MEC está trabalhando para, até o final de junho, anunciar o processo das novas inscrições do Fies", disse o ministério, em nota. O jornal apurou que o novo ministro assumiu compromisso de dar continuidade aos programas educativos iniciados ou fortalecidos na Era PT (Fies, ProUni e Pronatec), mas que novas vagas dependeriam exclusivamente de um balanço financeiro que, segundo interlocutores do MEC, não seria otimista para este ano. Mendonça confirma, por exemplo, que o orçamento do Pronatec já está zerado para 2016. Porém, afirmou que o programa não será interrompido. "O MEC está buscando outra solução junto ao Sistema S, o que vai assegurar as novas vagas do Pronatec", disse a nota. ..

Mais de 44 mil pessoas já opinaram sobre PEC das novas eleições presidenciais no site do Senado

No portal e-Cidadania, do Senado, desde terça-feira (17), a consulta para a sociedade opinar sobre a PEC 20/2016, que prevê novas eleições presidenciais em outubro, já contou com a participação de 44.767 pessoas. Devido a grande participação, a consulta chegou a ficar mais de 24 horas fora do ar, mas o sistema já voltou a funcionar. Os cidadãos podem manifestar e participar, opinando aqui.

O Sistema contabilizou 39.379 manifestações favoráveis à PEC e 8.409 contra. "A consulta do portal funciona como uma espécie de escuta. Pode servir para o Senado se sintonizar com a vontade da população de mudar os rumos da administração. A opinião dos cidadãos pode servir como uma pressão popular e muitos senadores disseram que iam esperar a opinião das pessoas para se posicionar", disse o senador Walter Pinheiro (sem partido/BA)...

Prefeito Isaac Carvalho entrega seis novas ambulâncias para os distritos de Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, acompanhado da secretária municipal da saúde, Tatiane Malta, entregou na manhã desta segunda-feira (09), seis novas ambulâncias  e uma motolância para a renovação da frota da rede pública de saúde do município. Com a aquisição, a frota de ambulâncias subirá de cinco para 15 veículos.

As novas ambulâncias atenderão aos distritos de Pinhões, Salitre/Junco, Itamotinga, Maniçoba e Abóbora. De acordo com a Secretária de Saúde, a previsão é que até o final de maio mais três equipamentos sejam entregues para os demais distritos. “É um momento muito importante para saúde de Juazeiro. Com a implantação dessas ambulâncias nos distritos estaremos facilitando muito o atendimento ao paciente da zona rural. É uma conquista muito grande”, disse Tatiane Malta...

PT já avalia possibilidade de novas eleições

De acordo com matéria publicada pelo Jornal “Folha de São Paulo” o PT e o governo já planejam uma campanha nacional de coleta de assinaturas em apoio a uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para convocar novas eleições, caso o Congresso aprove o impeachment da presidente Dilma Rousseff. A ideia, que até agora era cogitada apenas em conversas reservadas, passou a ser defendida abertamente por aliados próximos à petista, publicou o UOL.

"Se o impeachment de fato for decretado, (se) passar pelo Senado, nós vamos defender eleições gerais, porque não reconhecemos no vice-presidente (Michel Temer) condições morais e jurídicas para vir a presidir o Brasil. O caminho para isso é apresentar uma PEC com amplo apoio popular, recolher milhões de assinaturas", afirmou o deputado Wadih Damous (PT-RJ), um dos principais articuladores da reação anti-impeachment. "Eu vou defender isso dentro do PT e acredito que o PT vai defender também. Nós vamos conviver com um golpe? Não. Assim como não convivemos com a ditadura."..

Novas eleições presidenciais: a saída menos dolorosa

Em recente entrevista ao jornal Estadão (SP), o governador Paulo Câmara reforçou o coro dos brasileiros que querem novas eleições presidenciais como uma saída menos traumática para a crise econômica, política e ética que assola o nosso país há quase dois anos. Esse também é nosso sentimento, uma posição firme, suprapartidária e sensata diante de um cenário tão danoso para a jovem democracia brasileira. Defenderemos a realização de novas eleições para presidente de República.

Os procedimentos necessários para a convocação de novas eleições já estão no Tribunal Superior Eleitoral, que tem o dever constitucional de julgar o processo que propõe a cassação da chapa Dilma/Temer sob o argumento de uso de fundos desviados da Petrobras para financiamento da campanha em 2014. Um trabalho permeado por discussões que pode ser acelerado pelos pronunciamentos, debates, mobilizações e atitudes da classe política e dos movimentos sociais que defendem a democracia e a retomada do desenvolvimento brasileiro...

IMPASSE NA ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DAS NOVAS SÍNDICAS DOS RESIDENCIAIS PRAIA DO RODEADOURO E MORADA DO SALITRE

A tentativa de obter informações sobre o estatuto do condomínio para formar uma chapa e concorrer à função de síndica nos Residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre, os dois únicos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida que geram energia solar em Juazeiro, tem mobilizado algumas mulheres dessas duas comunidades.

Tarde passada, Raimunda Milter, Cristiane Barbosa, Socorro de Castro e Gigliane Barbosa estiveram no programa Geraldo José (Transrio FM) quando denunciaram que as atuais síndicas Marinalva Sobral e Gilza Martins, respectivamente, tem dificultado a liberação destas informações fundamentais para criação das chapas que pretendem concorrer ao processo eleitoral...

Governo abre novas vias de desenvolvimento em Salvador

 
A primeira capital do Brasil completa 467 anos com mais de três milhões de habitantes circulando pela cidade. Segundo dados do Detran, são aproximadamente 900 mil veículos, entre carros de passeio, ônibus, motos e caminhões. Quem dirige há mais de dez anos não tem dúvida: o trânsito não é mais o mesmo. Na contramão do que acontece nas grandes cidades, a circulação está ficando mais fácil, com o primeiro conjunto planejado de obras estruturantes de mobilidade da história de Salvador. 

O professor Carlos Amorim ainda encontra dificuldades para trafegar na capital baiana, mas confirma o avanço dos últimos anos. “O trânsito tem melhorado efetivamente, estava muito parado e com as últimas obras melhorou bastante”. Segundo a analista técnica do Detran, Maria Guadalupe Uzeda, “a partir do momento em que são oferecidas novas vias de acesso, a tendência é cada vez maior do trânsito ser diluído e a população possa se deslocar com facilidade”. 

A solução para o trânsito passa pela Via Expressa, que tirou os caminhões da Avenida Bonocô. Com a nova via, o Porto de Salvador, que movimentou mais de 4 milhões de toneladas de cargas e 180 mil containers em 2015, passou a ser o primeiro do Brasil a ter uma ligação direta com uma rodovia. Caminhoneiro há 10 anos, Eliseu Wilson comemora. “Era complicado, a gente vinha pela Bonocô, pegava engarrafamento, transitava entre os carros pequenos, demorava até duas horas para chegar aqui [ao Porto]. Hoje, dá para fazer em cinco minutos”. 

Complexos Dois de Julho e do Imbuí

Em 2008, o Complexo Viário Dois de Julho, em frente ao Aeroporto Internacional de Salvador, no limite com Lauro de Freitas, já indicava um projeto de grandes proporções para a capital. Outra intervenção semelhante foi o Complexo Viário do Imbuí, entregue em 2014 e que mudou completamente a rotina de quem vive ou trabalha na região. Com o Complexo do Imbuí, o técnico em informática Tiago Bittencourt ganhou tempo. “Melhorou muito. Eu saia do serviço e demorava até 40 minutos para chegar ao retorno que vai para o Costa Azul. Hoje, em menos de 10 minutos já estou lá, pela Estrada do Curralinho”. 


Do Subúrbio à Orla Atlântica

A maior obra viária em curso atualmente na Bahia é a construção das linhas Azul e Vermelha, que ligarão o Subúrbio Ferroviário à Orla Atlântica. Os novos itinerários vão abrir uma infinidade de possibilidades de empregos para a população do Subúrbio. 

A Linha Vermelha, formada pelas avenidas Orlando Gomes, em ampliação, e a 29 de Março, em construção, terá 20 quilômetros. A duplicação da Avenida Pinto de Aguiar foi o primeiro grande passo para a construção da Linha Azul, que terá 13 quilômetros e vai ligar Patamares ao Lobato. Os alunos da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu, já sentem a diferença, como Daniel Souza, que cursa Educação Física. “Eu venho da [Avenida] São Rafael para cá, mas demorava muito tempo. Estava sempre engarrafado, tinha acidentes e a pista era estreita. Hoje, mesmo fazendo o retorno no Centro Administrativo [da Bahia], eu ganho tempo porque o trânsito está sempre livre. Melhorou mesmo”. Na última quinta-feira (24), a BR-324, na região de Pirajá, ganhou um viaduto e duas alças de acesso como parte da implantação da Linha Azul.

Avenida Paralela será outra Via Expressa

Outra intervenção muito esperada pelos baianos é a transformação da Avenida Paralela em uma Via Expressa. “Com a implantação do metrô, que já está em andamento, o Governo do Estado devolve para a cidade a Avenida Paralela do jeito que ela foi pensada, como ela deveria ser. No plano diretor da cidade, tem a Paralela como uma via expressa, sem semáforo, sem retorno e sem postos de gasolina no canteiro central”, explica a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Grace Gomes.

A superintendente ressalta que a Paralela é uma avenida de cunho metropolitano, que faz a ligação do centro de Salvador à região metropolitana, no sentido da orla atlântica, mas perdeu essa função ao longo tempo. “O acesso ao tráfego na Paralela e às vias marginais será feito pelos viadutos. A obra do metrô vem facilitar isso. Do início da Paralela, na região da Tancredo Neves, até Pituaçu, onde já construímos os viadutos, não existem mais semáforos; então o trânsito é livre. Os semáforos começam a surgir após o Viaduto Dona Canô”. ..

Brasil: Jornal britânico sugere renúncia ou novas eleições para evitar retorno da ditadura

O jornal britânico The Observer, versão dominical do The Guardian, afirmou em editorial neste domingo (20) que a renúncia da presidente Dilma Rousseff é necessária, caso "ela não consiga restabelecer a calma" no país. "Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal em editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil". No texto, é citada também a possibilidade de convocação de novas eleições. "A democracia brasileira, restaurada em 1985 depois de 20 anos de ditadura militar, não chega a ser uma planta tão robusta que não possa ser desenraizada novamente por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restabelecer a calma, tem de convocar novas eleições - ou sair". No entanto, como explicou o cientista político Rafael Cortez, em entrevista à BBC, Dilma não tem o poder de convocar novas eleições em um sistema presidencialista como o brasileiro. "O mecanismo institucional para a convocação de novas eleições aqui seria ou uma renúncia coletiva da presidente e do vice (Michel Temer) ou a cassação da chapa (Dilma-Temer) por uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de irregularidades na campanha. Talvez tenha havido alguma confusão com o sistema parlamentarista", afirmou. O jornal ainda ressaltou a série de problemas enfrentada pelo Brasil meses antes da Olimpíada 2016. "Por coincidência ou não, uma série de problemas sérios do país estão se agravando aos olhos do público", completa ao citar a recessão econômica, a crise política, o surto de zika, e o "alto índice de criminalidade em cidades como o Rio". Essas questões, para a publicação, podem "tirar um pouco do brilho" do evento esportivo.

Datafolha: Apoio ao impeachment de Dilma cresce e alcança 68%

O apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff cresceu oito pontos percentuais desde fevereiro e passou para 68%, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 17 e 18 de março. Também foram simulados cenários para as eleições de 2018, nos quais Marina Silva lidera. O levantamento também aponta que cresceu o número de pessoas que defendem que ela renuncie: de 58% passou a 65%. O percentual dos que são contrários ao impeachment passou de 33% para 27%. A reprovação ao governo Dilma também voltou ao seu nível recorde: 69% dos entrevistados consideram sua gestão ruim ou péssima, índice semelhante a agosto de 2015, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais. Na consulta feita à época, a reprovação chegava a 71%. O aumento do apoio ao impeachment foi maior na faixa etária de 45 a 59 anos (aumentando de 52% para 68%); entre os que têm 60 anos ou mais (48% para 61%); e entre os eleitores mais ricos (de 54% para 74%). Na comparação com o período anterior ao impeachment de Fernando Collor, a pesquisa realizada nos dias 2 e 3 de março, um mês antes de ele ser impedido, alcançava 75% de aprovação à medida. Os contrários ao impeachment eram 18% e 7% não sabiam opinar.

..