Foram encontrados 648 registros para a palavra: Imip

Comemorando o c”, a UPAE/IMIP de Petrolina explica seu papel na complexidade intermediária e parabeniza Unidades Hospitalares

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina é administrada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (UPAE/IMIP) e tem como missão prestar assistência à saúde dos usuários do SUS nas áreas de urgência e emergência, ambulatório de especialidades e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), de maneira ética e humanizada.

A Unidade é  composta de um serviço de Atenção Especializada (funcionando em regime de 12 horas/dia) e um serviço de Pronto Atendimento (24 horas), que funcionam no mesmo local, com fluxos e rotinas próprias, assegurando assistência integral e gratuita à população...

Equipes do HDM e UPAE/IMIP participam de apresentação dos serviços da “Rede PEBA”


 
As equipes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (HDM/UPAE/IMIP) participaram, na tarde de ontem (30), de uma apresentação da carta de serviços da Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). O ato atendeu a um desdobramento do fórum de debate, que tem como objetivo discutir os serviços de urgência e emergência na região.
 
Fizeram a apresentação a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina e o Hospital Universitário (HU-Univasf). Na explanação da Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Luciana Mendes, ficou claro o perfil da atenção básica, bem como seus programas e serviços ofertados. Já o HU abordou a implantação do Protocolo de Manchester, que visa melhorar a classificação de risco, após uma triagem baseada nos sintomas.
 
De acordo com a representante da IV Macrorregional de Saúde, Cláudia Cavalcante, o levantamento dos serviços tem como objetivo ratificar o perfil de cada instituição, para que, desse modo, as referências e contra-referências possam acontecer de forma responsável e resolutiva. “O nosso objetivo maior é desafogar os serviços, melhorando assim o atendimento à população. Para tanto, precisamos absorver como está funcionando a atenção básica, a média e alta complexidade. A partir desse entendimento nós tentaremos reorganizar alguns fluxos e acessos”, ressaltou.
 
Para a coordenadora geral da UPAE/IMIP as provocações têm sido bastante pertinentes: “Acho muito importante estarmos discutindo a urgência e emergência em rede, pois somente deste modo poderemos avançar. Fizemos a nossa apresentação no fórum e deixamos claro o nosso perfil, que é o de complexidade intermediária entre a atenção básica e a rede hospitalar. Hoje viemos conhecer os outros serviços e acreditamos que assim poderemos fazer uma contra-referência de forma adequada, quando for o caso”.
 
O superintendente do Hospital Dom Malan, Etiel Lins, também é a favor da iniciativa. “A partir do momento que repactuarmos as responsabilidades poderemos ter uma melhor oferta dos serviços”, acredita.
 
A próxima reunião acontecerá ainda este mês e na ocasião será a vez das instituições de saúde de Juazeiro, que compõem a “Rede PEBA”, apresentarem seus serviços. Posteriormente, o segundo fórum de debates será marcado. “As discussões irão prosseguir e nós acreditamos que é possível sim melhorar os serviços de urgência e emergência na região”, confia Cláudia.
..

UPAE/IMIP de Petrolina segue orientação do Inmetro e adere ao uso das lâmpadas de LED

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) fechou o mês de junho com 80% da meta da troca das lâmpadas fluorescentes pelas de LED alcançada. A boa notícia chegou no dia que começou a valer a proibição da venda de lâmpadas incandescentes com potência de 41 a 60W, que não atendam aos níveis de eficiência energética determinado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com a supervisora operacional, Fabíola dos Santos, apesar da unidade de saúde nunca ter utilizado as lâmpadas incandescentes, é importante chamar a atenção da população para o cumprimento do cronograma estabelecido pelo governo na Portaria Interministerial Nº 1.007, de 2010, que fixou os índices mínimos de eficiência luminosa para fabricação, importação e comercialização desse tipo de lâmpada. A substituição no Brasil está sendo feita de forma gradativa desde 2014...

“A asma tende a piorar com as alterações de temperatura, mas através de medicação as crises podem ser controladas”, afirma especialista da UPAE/IMIP

Dor e chiado no peito, tosse, falta de ar e catarro espesso podem ser sintomas de asma. Nesse mês, os cuidados devem ser redobrados já que agentes externos como poeira, fumaça de fogueira, frio e o clima seco podem desencadear as crises.

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, que pode ser classificada como leve, moderada ou grave. “É um descompasso que o pulmão tem em relação a agentes internos e externos. Esse descompasso faz com que o pulmão reaja de forma exagerada aos estímulos, levando aos sintomas típicos da crise. A asma tende a piorar com as alterações de temperatura [altas ou baixas], mas através de medicação as crises podem ser controladas. A ausência de um tratamento adequado pode levar o paciente a óbito, por isso, diante de uma falta de ar grave deve-se procurar atendimento médico imediato”, esclarece o pneumologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. André Brandão...

Representantes do HDM e UPAE/IMIP participam de fórum com gestores de saúde da Rede PEBA

Representantes do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina  (HDM/UPAE/IMIP) participaram, esta semana (21), do primeiro fórum de debate com os gestores de saúde da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA). A iniciativa tem como objetivo discutir o serviço de urgência e emergência, desde o acesso de livre demanda à regulação.

As instituições – como SAMU, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Regulação, VIII Geres e Hospital Universitário – expuseram seus perfis de atendimento, suas fragilidades e principais demandas. “Esse primeiro encontro surge da necessidade de discutirmos o serviço que está sendo ofertado à população. Para isso, precisamos entender o perfil de cada unidade, definir os fluxos e acessos. Alguns hospitais estão sendo superlotados com atendimentos que poderiam ser referenciados ou contra-referenciados para outras unidades, por exemplo. Esse fórum acontecerá periodicamente e serão formados grupos de trabalho que irão, posteriormente, propor mudanças na rede”, pontuou a gerente da VIII Regional, Aline Jerônimo...

Serviço Social da UPAE/IMIP alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quarta-feira (22), uma atividade educativa com os pacientes do serviço ambulatorial, que teve como objetivo orientar sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos.

Além de dicas para evitar acidentes, principalmente com crianças, as pessoas foram informadas sobre o que fazer diante de uma queimadura. “É uma prática da unidade de saúde desenvolver essas ações educativas. Desse modo, buscamos trabalhar com a prevenção e a orientação”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha. O trabalho educativo, com palestras e entrega de panfletos, teve como base as informações abaixo:..

Voluntariado: São João para pacientes do HDM/IMIP chega a sexta edição com muita festa

Foi com bastante alegria e muito forró que os pacientes do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), comemoraram o São João este ano. Pela sexta vez os membros do Voluntariado da Unidade de Saúde organizaram a, já tradicional, festa junina. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de alegria e descontração aos internos.  

Pelo segundo ano consecutivo, o Forró Chamego Manhoso tocou músicas tradicionais nordestinas e os participantes, fantasiados com roupas típicas, entraram no clima junino transmitindo a energia para os pacientes e acompanhantes...

Voluntariado do HDM/IMIP vai realizar São João para pacientes

No próximo dia 20 de Junho, a partir das 9h30 da manhã, o Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), vai realizar o São João para pacientes. A festa contará com decorações juninas e um grupo de forró. A comemoração percorrerá todos os setores da Unidade de Saúde. ..

Serviço Social do HDM/IMIP realiza ação de conscientização para incentivo à doação de sangue no período junino

Na manhã desta quinta-feira (16.06), o Serviço Social do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), realizou uma ação em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no último dia 14. O objetivo foi de ressaltar a importância da doação de sangue, além de contribuir para ampliar os estoques de sangue no período junino.

A palestra foi realizada para pacientes e acompanhantes na sala de espera da Emergência da Unidade de Saúde...

HDM/IMIP recebe avaliadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pesquisador da UNICAMP

O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), recebeu recentemente, uma equipe de avaliadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) e um pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O monitoramento da OMS foi supervisionado pelo consultor e doutor em medicina materno/infantil, Giorgio Tamburlini.

A equipe da OMS passou dois dias no HDM, avaliando a estrutura física e atendimento, abordaram e esclareceram sobre atendimento o atendimento materno/infantil da Unidade. Essa visita teve como objetivo criar um programa de melhorias na maternidade utilizando o instrumento de avaliação da OMS para avaliação de maternidades...

UPAE/IMIP de Petrolina ressalta a importância da imunização

A imunização está entre as iniciativas que contribuem decisivamente para o aumento da expectativa de vida da população, juntamente com o saneamento básico e a descoberta dos antibióticos – entre outros avanços da medicina. Desde criança, as pessoas são acostumadas ao ritual das gotinhas e agulhas e, embora nem sempre agradável, a imunização é imprescindível.

Nesse Dia Nacional da Imunização (09 de junho), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta a importância desse ato e destaca que cumpre a Norma Reguladora 32 de Saúde e Segurança, oferecendo mensalmente aos seus funcionários o programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)...

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para secretários municipais de saúde

Esta quarta-feira (08) foi a vez da equipe da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apresentar o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia para os secretários municipais de saúde dos 7 municípios de cobertura da VIII Gerência Regional (Geres). Na semana passada, os esclarecimentos acerca da entrada desses pacientes e fluxo interno foram feitos aos representantes da VII, VIII e IX Geres, através de videoconferência.

A iniciativa tem como objetivo partilhar, com os demais envolvidos, a agenda dos profissionais médicos (oftalmologista e otorrinolaringologista) e não médicos (terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo), de modo que os atendimentos possam ser otimizados. Assim como informar sobre: o fluxo das interconsultas, que irá encaminhar os pacientes para a equipe multiprofissional, responsável por realizar um projeto terapêutico singular da criança; a importância da formação de cuidadores, através de medidas de orientação para o estímulo domiciliar com vistas à continuidade da reabilitação e estimulação; e a relevância do aproveitamento dos serviços no município de origem...

Equipe da UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para VI, VIII e IX Geres

A Coordenadora Geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Magnilde Alves, e a Enfermeira-Gerente do Ambulatório, Ana Carolina Freire, apresentaram, na tarde desta quinta-feira (02), no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde, o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia na VI Macrorregião de Saúde do estado, que é composta por 25 municípios.

Participaram, no campus de Petrolina, representantes do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) e VIII Regional, e através de videoconferência os gestores da VII e IX Geres, com sede em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente. “O encontro teve como objetivo socializar informações a respeito do fluxograma de atendimento. Desse modo, todos os envolvidos puderam visualizar nossa agenda dos médicos especialistas e profissionais não médicos que irão atuar na reabilitação e estimulação precoce das crianças. Com isso, esperamos que a prestação do serviço seja otimizada e a agenda aproveitada da melhor forma pelos municípios que fazem parte da pactuação”, esclarece Magnilde...

Presidente da Fundação Hemope ressalta a importância da parceria com a UPAE/IMIP Petrolina


A presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Yêda Maia, reconheceu recentemente, em entrevista para a publicação “Hemope Notícias”, a importância da parceria com a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), com vistas a dar início à descentralização do atendimento hematológico no estado.
 
A pactuação foi feita em abril, quando a unidade de saúde recebeu a equipe da Fundação Hemope. A proposta de tornar a UPAE/IMIP referência para o serviço no interior do estado atende ao projeto de descentralização do atendimento hematológico, que em Petrolina será feito com o apoio da VIII Gerência Regional de Saúde / IV Macrorregional. A concretização da iniciativa está prevista para esse segundo semestre e, em 2017, o município de Caruru será incluído no processo.
 
Ainda de acordo com a publicação, Yêda Maia considerou a viagem a Petrolina gratificante, principalmente por permitir um diagnóstico amplo da assistência hemoterápica. “Percebemos que o serviço não está restrito apenas às unidades do Hemope, mas inclui outros elementos da assistência, em especial, alguns dos hospitais da região”, pontuou. A presidente também destacou a receptividade das gestoras da UPAE e VIII Geres, afirmando que “as profissionais ofereceram um apoio excepcional e excelente acolhida, em especial Aline Jerônimo e Magnilde Alves”.
 
Pactuação
 
“Estamos buscando cumprir a determinação do Sistema Único de Saúde [SUS], através da oferta ao paciente de um tratamento mais próximo da sua casa. Como suporte, temos o privilégio de ter um hematologista na UPAE/IMIP, que é uma das especialidades médicas mais escassas do mundo. Somos todos Secretaria Estadual de Saúde e queremos que o paciente se sinta seguro para fazer seu tratamento também em Petrolina, e não só no Recife”, afirmou Yêda Maia durante a visita feita em abril.
 
Vale ressaltar que o acompanhamento será para os pacientes com doenças benignas do sangue, os oncológicos serão encaminhados à APAMI. A marcação das consultas ambulatoriais com o hematologista acontecerá via VIII Geres.
  
Confira a publicação na íntegra: http://www.hemope.pe.gov.br/download/HN2302.pdf . ..

Saúde da Mulher: Médico do HDM/IMIP fala sobre primeira fase do ciclo menstrual

A “Menarca”, mais conhecida como primeira menstruação da mulher, faz parte do momento de transformação do corpo feminino durante a puberdade e pode trazer diversas dúvidas e insegurança. O Médico, residente em Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), Guilherme José Nascimento, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

O residente esclarece que o primeiro ciclo menstrual ocorre quando entre os 11 e os 13 anos. “A menarca consiste num fluxo de sangue, com presença de tecido endometrial (camada interna do útero), e sinaliza uma importante fase de vida da mulher”, afirmou Guilherme José Nascimento...

"Aborto legal" é tema de capacitação no HDM/IMIP

Psicólogos e Assistentes sociais do Hospital Dom Malan/IMIP participaram, na última sexta-feira (27), de uma reunião sobre Aborto Legal. O objetivo foi capacitar os profissionais Psicólogos e Assistentes Sociais acerca do tema, visando a melhoria na qualidade do atendimento e à garantia do direito da mulher ao aborto nos casos em que a lei determina. 

A coordenadora do serviço social do HDM, a assistente social, Kátia Carreiro, destacou a importância do evento. "Capacitações como estas são de grande relevância para nossa prática, a troca de experiências e informações nos ajuda a melhorar a qualidade nos atendimentos, torná-lo mais humanizado, padronizando a assistência e os procedimentos a serem adotados e desta forma, garantir os direitos dos usuários", disse...

Especialista da UPAE/IMIP dá dicas para uma boa Saúde Digestiva

 
No calendário da saúde, a data de 29 de maio é reservada ao Dia Mundial da Saúde Digestiva. O marco tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico correto e precoce no tratamento das doenças do aparelho digestivo. Neste cenário, a saúde digestiva pode ser definida como a correta digestão, absorção e assimilação dos alimentos, e a eliminação do que não é aproveitado pelo organismo.
 
Distensão abdominal, constipação ou diarreia, azia ou queimação, peso no estômago após se alimentar, refluxo gástrico, gazes, dentre muitos outros sintomas desagradáveis, são os principais alertas de enfermidades como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), síndrome do intestino irritável, colite ou algum outro tipo de patologia do aparelho digestório. Os problemas digestivos podem causar estragos em todo o corpo, levando a alergias, artrite, doenças autoimunes, erupções cutâneas, acne, fadiga crônica, transtornos do humor, demência, câncer e muitas outras doenças.
 
Ter uma boa saúde digestiva significa mais do que simplesmente estar livre de incômodos como inchaço ou azia. É absolutamente fundamental para a saúde. "A saúde digestiva está ligada diretamente ao bem estar físico e emocional do paciente. O estresse, por exemplo, pode levar a pessoa a desenvolver problemas gástricos", afirma a gastroenteorologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Renata Travassos.
 
Diante dos primeiros sintomas, a médica adverte que é preciso procurar um especialista. "Às vezes uma coisa aparentemente simples pode esconder algo mais sério. Por isso, uma investigação é sempre necessária. Através dos exames de endoscopia e colonoscopia podemos ver o sistema digestivo alto e baixo, detectando assim uma lesão precoce, a presença da bactéria Hagapilori, que pode causar úlcera, como também podemos colher material para uma biópsia. Se necessário, outros exames como ultrassom, tomografia e ressonância podem ser solicitados", esclarece Renata.
 
Pessoas com predisposição hereditária ou genética devem fazer o acompanhamento mais cedo. "Se o paciente tiver um parente de primeiro grau que tenha tido câncer no esôfago, estômago, ou intestino, por exemplo, deve fazer os exames a partir dos 40 anos. A colonoscopia é indicada a todos os pacientes acima de 50 anos, como forma de prevenção ao câncer de intestino", adverte. Se a doença estiver associada a problemas emocionais, como a síndrome do intestino irritável e a gastrite nervosa, como é comumente chamada, deve-se fazer um acompanhamento com uma equipe multiprofissional, que inclui psicólogo e nutricionista.
 
A saúde digestiva necessita de um constante processo de gerenciamento e atenção. Deve-se evitar uma dieta pobre em fibras e o uso excessivo de medicamentos que prejudicam a função digestiva ou intestinal normal, como antiácidos, anti-inflamatórios, antibióticos, esteroides, hormônios e medicamentos antidepressivos. Beber 2 litros de água por dia; comer regularmente frutas, folhas verdes e grãos; manter uma alimentação equilibrada comendo carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e minerais; praticar exercícios por pelo menos meia hora todos os dias e consultar um especialista na área, que possa auxiliar na adoção de hábitos saudáveis, também estão entre as dicas importantes.
 
Serviço
 
A UPAE de Petrolina dispõe de 4 gastroenterologistas e 4 proctologistas, que atendem no setor ambulatorial. A unidade realiza os principais exames do aparelho digestivo alto e baixo, além de cirurgias proctológicas de média complexidade. O agendamento é feito via 8ª Gerência Regional de Saúde (GERES).
..

Profissionais do HDM/IMIP ressaltam importância da doação de Leite Materno

Hoje (19), é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), possui o Banco de Leite Humano (BLH), o Biama, que presta serviços em atendimentos referentes à amamentação para usuários do Vale do São Francisco. A equipe especializada da unidade apoia, protege, promove aleitamento materno e realiza palestras voltadas para gestantes com gravidez de alto risco e recentes mães, realiza coleta interna e externa de leite humano, além de pasteurização e distribuição aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

Para celebrar a data, os profissionais do BLH participaram na tarde desta quinta-feira de uma programação especial que foi exibida via teleconferência com o Brasil e diversos outros países. Esta comemoração em 2016 foi a primeira no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com a qual a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) assumiu o compromisso de contribuir para a redução de mortes evitáveis de recém-nascidos e lactentes nos países dos três continentes que compõem a rBLH. Na ocasião, foram compartilhadas experiências com Brasil, Colômbia, El Salvador, México, Peru...

Voluntariado do HDM/IMIP comemora Dia das Mães

O Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), comemorou na última quinta e sexta-feira o Dia das Mães. A programação contou com a entrega das tradicionais fotos emolduradas das mães com seus filhos e também da apresentação de músicas ao som de voz e violão que emocionou a pacientes, acompanhantes e funcionários.

Para o voluntário colaborador, o músico, Eduardo Juruna de Andrade, é muito importante desenvolver este tipo de ação. “Achei satisfatório a forma de a gente mudar um pouco o mundo, as situações que muita gente vive. Então, isto é muito positivo pra mim e esse amor, esse carinho, essa alegria que a gente traz para o pessoal é muito bom e ajuda na recuperação deles”, comemorou...

Microcefalia: IMIP é referência no Estado de Pernambuco para o atendimento especializado

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) se tornou um centro de referência nacional e internacional na elaboração de protocolos para identificação e acompanhamento das crianças com microcefalia, junto ao Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A instituição recebeu recentemente a visita da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, da diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde, Carissa Etienne, e do Ministro da Saúde, Marcelo Castro. 

O objetivo do encontro foi apresentar o panorama dos casos de zika, associado à microcefalia, além de mostrar a estrutura da Unidade de Saúde para atender as crianças que precisam desta assistência especializada. Na oportunidade, Margaret Chan destacou os esforços das autoridades e instituições locais para entender o vírus, sua relação com a microcefalia, e o combate ao mosquito. Além disso, ela destacou o trabalho dos profissionais do IMIP. 

Em Petrolina, o Hospital Dom Malan, gerido pelo IMIP, desde o mês de dezembro de 2015 é referência para o atendimento e diagnóstico em microcefalia para a IV Macrorregião de Saúde de Pernambuco, composta por 25 municípios. O ambulatório médico é feito por médico pediatra, que avalia e solicita exames, e neuropediatra, que classifica e realiza o acompanhamento seguindo o protocolo clínico e epidemiológico de microcefalia da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

A unidade também recebeu a visita da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que acompanhou o andamento e informações sobre o tratamento aos casos de microcefalia.

No HDM, até esta segunda-feira (25/04), 134 pacientes passaram pelo primeiro atendimento com médico pediatra, onde realizaram tomografia de crânio e colheram os exames como orientados no Protocolo já citado. Destes, 80 (60%) foram avaliados pela neuropediatra, onde 52 (65%) foram descartados e 20 (25%) confirmados. Do total, 62 (46%) encontram-se em investigação.

Já a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), também gerida pelo IMIP, foi indicada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e irá se tornar referência na reabilitação de crianças com microcefalia da IV macrorregião de saúde do estado para crianças de 0 a 3 anos...