A Coordenadora Geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Magnilde Alves, e a Enfermeira-Gerente do Ambulatório, Ana Carolina Freire, apresentaram, na tarde desta quinta-feira (02), no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde, o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia na VI Macrorregião de Saúde do estado, que é composta por 25 municípios.
Participaram, no campus de Petrolina, representantes do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) e VIII Regional, e através de videoconferência os gestores da VII e IX Geres, com sede em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente. “O encontro teve como objetivo socializar informações a respeito do fluxograma de atendimento. Desse modo, todos os envolvidos puderam visualizar nossa agenda dos médicos especialistas e profissionais não médicos que irão atuar na reabilitação e estimulação precoce das crianças. Com isso, esperamos que a prestação do serviço seja otimizada e a agenda aproveitada da melhor forma pelos municípios que fazem parte da pactuação”, esclarece Magnilde.
Além da agenda, a apresentação abordou outros pontos de destaque, como o fluxo das interconsultas que irá encaminhar internamente os pacientes para a equipe multiprofissional – responsável por realizar um projeto terapêutico singular da criança de acordo com a sua necessidade; a importância da formação de cuidadores, através de medidas de orientação para o estímulo domiciliar com vistas à continuidade da reabilitação e estimulação; e a importância do aproveitamento dos serviços no município de origem.
“Todas essas medidas têm como objetivo promover uma maior adesão ao tratamento, diminuir o desgaste com idas e vindas, bem como promover um apoio psicossocial à criança e à família. A nossa unidade de saúde se adequou para receber o novo público, inclusive com a compra de material específico de estimulação e ambientação, e toda a equipe está pronta para receber a demanda”, afirmou Ana Carolina durante a apresentação.
A gerente da VIII Geres, Aline Jerônimo, considerou o encontro positivo. “Queremos agradecer ao apoio de sempre da UPAE/IMIP, que abraçou a causa e não tem medido esforços nesse enfrentamento à nova realidade da microcefalia. Ainda em tempo, destacamos o empenho de toda a equipe durante o mutirão, que foi bastante elogiado pela Secretaria Estadual de Saúde e fechou o diagnóstico de 54 crianças que aguardavam a investigação. O momento de hoje marca o início de uma nova etapa e, com certeza, a unidade continuará fazendo um excelente trabalho”, acredita.
A partir desse entendimento, as vagas já estão sendo disponibilizadas pela UPAE/IMIP. A marcação da IV Macrorregional será feita pela VIII Geres. Serão oferecidos os serviços das especialidades médicas de otorrinolaringologia e oftalmologia, e não médicas dos profissionais de terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social e psicologia.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.