A “Menarca”, mais conhecida como primeira menstruação da mulher, faz parte do momento de transformação do corpo feminino durante a puberdade e pode trazer diversas dúvidas e insegurança. O Médico, residente em Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital Dom Malan/IMIP, Petrolina (PE), Guilherme José Nascimento, esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.
O residente esclarece que o primeiro ciclo menstrual ocorre quando entre os 11 e os 13 anos. “A menarca consiste num fluxo de sangue, com presença de tecido endometrial (camada interna do útero), e sinaliza uma importante fase de vida da mulher”, afirmou Guilherme José Nascimento.
“O sangramento ocorre pelo desprendimento da camada interna do útero (endométrio) que sofreu estímulo de proliferação através do hormônio estrogênio”, completa.
Outras mudanças também podem ser percebidas durante a puberdade. “Além da menarca outras características fazem parte dessa fase do desenvolvimento da mulher como a telarca (aparecimento das mamas), a pubarca (aparecimento dos pelos na região pubiana), o desenvolvimento do aparelho genital e a distribuição da gordura corpórea”, esclarece Nascimento.
O médico também aponta que a família pode auxiliar nesta nova fase da menina, orientando e estimulando o diálogo entre a filha e os pais, para que estes expliquem sobre as mudanças que irão ocorrer. “A menina deve se sentir à vontade para esclarecer suas dúvidas e, caso os pais não se sintam preparados para dar as orientações necessárias à filha, uma primeira consulta ao ginecologista pode ser uma boa opção”, ressalta o médico.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.