Foram encontrados 56 registros para a palavra: surto

Reportagem Especial: imagens da Nasa mostram queda da poluição em meio ao surto do coronavírus

Impressionante o quanto o isolamento social que o ser humano está submetido vem refletindo na natureza de forma positiva. Nestes últimos 20 dias há menos transporte e menos produção de industrias poluintes.

Em países paralisados pelo coronavírus, a população respira melhor graças à redução da poluição do ar. Explica-se: Ano passado no mês de setembro a redação da redeGN, informou que o Planeta Terra atingiu o ponto máximo de uso de recursos naturais...

Sesau Juazeiro reúne rede assistencial para definir estratégias complementares de combate ao surto da Covid-19

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, representada pela gestora Fabíola Ribeiro, reuniu na manhã desta sexta-feira, 20, as superintendências de Vigilância em Saúde, da Atenção Básica, da Atenção Especializada e a coordenação de Vigilância Epidemiológica com  representantes do Hospital Regional de Juazeiro, da Univasf, do Núcleo Regional de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Na pauta, a definição e atualização de novas estratégias do plano de prevenção e enfrentamento ao coronavírus e ao H1N1. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Saúde 3, no bairro Angari e também contou com a presença do infectologista Washington Luís, que ressaltou a importância de um alinhamento diário para troca de informações, esclarecimentos e capacitações dos profissionais de saúde...

Surto de lagartas devoram folhagens e preocupam produtores rurais, em Juazeiro

A redeGN apurou com moradores de algumas regiões do interior de Juazeiro, na Bahia, que um surto de lagartas estaria devorando a folhagem verde que brotou com as chuvas que chegaram a região, o que poderia,  se persistir, comprometer a alimentação dos animais domésticos e silvestres.

De acordo com informações colhidas pela redeGN, esse fenômeno pode estar associado as mudanças climáticas. De acordo com as informações, com as secas cada vez mais severas, os pássaros, que fazem o controle biológico de lagartas, podem estar deixando de controlar, na forma ideal, essas populações. ..

Governo decreta estado de emergência por causa de surto do coronavírus

O governo Jair Bolsonaro declarou nesta terça-feira (4) estado de emergência em saúde pública por causa do surto mundial do coronavírus chinês. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e criou o Centro de Operações de Emergências, estrutura federal responsável por articular políticas de prevenção à nova doença.

Na medida, o Ministério da Saúde ressalta que o surto é um evento "complexo" e que demanda um esforço do Sistema Único de Saúde (SUS) para a identificação de eventuais afetados e para a implementação de políticas para reduzir os riscos de transmissão...

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

As mudanças de uso da terra, geradas principalmente pelo desmatamento, monocultura, pecuária em grande escala e mineração, estão entre as principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos e pelo surgimento de novas doenças no continente americano. Essa é uma das conclusões apontadas no Relatório de Biodiversidade da ONU, que analisou mais de 15 mil pesquisas científicas e informações governamentais durante três anos.

“Os bens e serviços fornecidos pela natureza são os fundamentos definitivos da vida e da saúde das pessoas. A qualidade do ambiente em que vivemos desempenha papel essencial na nossa saúde. Em ambiente natural, com florestas intactas, mamíferos, répteis, aves e insetos se autorregulam. O desmatamento, somado à expansão desordenada das áreas urbanas, faz com que os animais migrem para as cidades. No caso dos mosquitos, que são vetores de muitas doenças, a crise climática e o aumento da temperatura também trouxeram condições favoráveis à reprodução desses indivíduos. Nas cidades, eles passam a se alimentar também do sangue das pessoas, favorecendo a transmissão de enfermidades”, explica a gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Leide Takahashi...

SECRETARIA DE SAÚDE ENVIA EQUIPE PARA AVALIAR POSSÍVEL SURTO DE DENGUE NO SALITRE

José de Oliveira que reside em Juazeiro e tem familiares domiciliados na região do Salitre manteve contato com o Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta segunda-feira (07) para reiterar pedido à Secretaria Municipal de Saúde no sentido de enviar equipe para averiguar surto de dengue na comunidade rural.

Em contato com a Secretária Fabíola Ribeiro esta confirmou que uma equipe da Vigilância em Saúde estará nesta terça-feira (08) na comunidade de Manga, no Salitre, para observar de perto os casos e comprovar se existe de fato um surto de dengue na comunidade interiorana...

Surto de doença de Chagas no Sertão acomete moradores da Região Metropolitana do Recife

Um surto de doença de Chagas em Ibimirim, no Sertão pernambucano, acometeu pelo menos 20 pessoas durante uma missão religiosa realizada durante a Semana Santa na cidade. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que divulgou o caso na sexta-feira (31). Os pacientes são moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR) e têm uma média de 25 anos. Ao todo, 77 pessoas estiveram presentes nesse evento e todas serão acompanhadas pelo sistema de saúde. Segundo a SES-PE, esse talvez seja o maior surto de Chagas no Brasil, já que existem 25 casos sintomáticos, dos quais 20 até agora já foram confirmados por exames. 

A negativação do exame nos demais casos não exclui que a pessoa foi contaminada, já que os sintomas confirmam. O setor da vigilância e saúde do Estado ainda está investigando as causas, mas a principal suspeita é de que tenha sido uma infecção oral, através de algum alimento ou bebida compartilhada. Uma infecção vetorial, ou seja, pela picada do besouro, não foi descartada. A resposta para isso será dada com a investigação...

Após surto de dengue em cidades vizinhas, Prefeitura de Petrolina faz ação preventiva em Rajada sexta-feira (19)

A Prefeitura de Petrolina está organizando, para esta sexta-feira (19), a partir das 8h, na localidade de Rajada, uma grande ação para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.  A atividade faz parte de uma força-tarefa da Secretaria de Saúde, após a confirmação de um surto de dengue em algumas cidades da Bahia, que fazem divisa com Petrolina, inclusive com a confirmação de um óbito no município de Casa Nova.

O objetivo da gestão é manter os bons resultados alcançados, a exemplo da redução de mais de 1.000% no número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti no ano passado. ..

Secretaria Saúde reforça vacinação após surto de caxumba em campus da Univasf de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina reforçou a vacinação em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de caxumba na cidade. A ação feita pela Secretaria de Saúde foi necessária após investigação da Vigilância Epidemiológica, que confirmou cinco casos da doença no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Devido à situação, a Secretaria de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (2), um bloqueio vacinal seletivo. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, foi aplicada em quem teve contato direto com indivíduos diagnosticados com o vírus. Os demais estudantes, funcionários e docentes que desejarem se imunizar devem se encaminhar à unidade de saúde mais próxima para fazer uso da vacina, levando, se houver, carteira de vacinação, para a atualização da situação vacinal...

Diante do alerta para surto de sarampo no Brasil, HDM/IMIP de Petrolina faz recomendações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado alertando para o aumento no número de casos de sarampo no Brasil, que é o segundo país da lista com relação aos casos confirmados. Em 2016, o continente americano foi o primeiro a receber o certificado da Organização Pan-Americana de Saúde de que estava livre do sarampo. Entretanto, desde o ano passado a doença tem crescido em todo o mundo. Para enfrentar o surto, o Ministério da Saúde está trabalhando em coordenação com os governos estaduais e municipais para realizar campanhas de vacinação.

Em Pernambuco ainda não foi confirmado nenhum caso da doença. Foram 39 notificações, todas descartadas por exame laboratorial. Apesar disso, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta que os cuidados devem ser redobrados. E a melhor forma de evitar a doença é tomando a tríplice viral, que imuniza o organismo também contra a rubéola e a caxumba...

Manaus decreta situação de emergência diante de surto de sarampo

A prefeitura de Manaus vai decretar situação de emergência por 180 dias em razão do surto de sarampo registrado na capital amazonense. O anúncio será feito hoje (3) durante coletiva de imprensa com o prefeito Arthur Virgílio Neto.

No Amazonas, até 20 de junho, foram confirmados 263 casos de sarampo, enquanto 1.368 permanecem em investigação e 125 foram descartados. Das 1.756 notificações registradas no estado, 82,1% (1.441) são em Manaus.
 ..

Surto de febre amarela no país já é pior que anterior; Bahia tem 9 casos em investigação

Boletim divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde mostrou que o Brasil já vive um surto de febre amarela pior do que o registrado no ano anterior. No período monitorado (1º de julho de 2017 a 28 de fevereiro de 2018), foram confirmados 723 casos e 237 mortes. Ao todo, foram notificados 2.867 casos suspeitos, sendo que 1.359 foram descartados e 785 permanecem em investigação. No mesmo período de 2017, foram confirmados 576 casos e 184 óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento está relacionado ao fato de o surto atingir, neste ano, regiões metropolitanas com maior contingente populacional e algumas áreas que não tinham recomendação de vacina. As áreas atualmente atingidas contam com população de 32,3 milhões de pessoas. Por sua vez, a sazonalidade anterior atingiu uma população de 8 milhões de pessoas. Na Bahia, foram notificados 33 casos, dos quais 24 foram descartados e nove permanecem em investigação. ..

Ministério da Saúde declara fim do surto de febre amarela no país

O Ministério da Saúde anunciou hoje (6) o fim do surto de febre amarela no país. Desde junho, quando foi confirmado o último caso no Espírito Santo, o Brasil não tem registros da doença. Segundo a pasta, a prevalência da doença é nos meses de calor, entre dezembro e abril, e, com o fim dessa sazonalidade, a expectativa é que o número de casos diminua.

De acordo com o último boletim epidemiológico, desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos...

Papuda: sobe nº de presos atingidos por surto de doença contagiosa

Uma nova triagem feita pela Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) apontou que o número de detentos que foram contaminados pelo surto de doença de pele no Complexo da Papuda saltou de 700 para 1.110. De acordo com o 'Metrópoles', técnicos do Governo do Distrito Federal suspeitaram em um primeiro momento de sarna e impetigo. Embora a nova análise não tenha confirmado impetigo, a ocorrência de tineas (micoses) foi confirmada. Em todos os casos, as doenças são altamente contagiosas. Entre os sintomas estão feridas, coceiras, bolhas purulentas na pele. A subsecretaria do Sistema Penintenciário do Distrito Federal (Sesipe) afirmou que todas as unidades prisionais do DF estão passando por triagem. "Os médicos realizam a consulta com os detentos, verificam se eles estão com alguma doença de pele, passam a medicação nos pacientes em casos que forem diagnosticados e dão orientações de higiene, como a lavagem de mãos", diz nota do órgão. No entanto, familiares dos presos afirmaram que um suporte externo para o tratamento da doença está sendo exigido, com uma lista de remédios a serem comprados. ..

Profissionais da UPAE e HDM alertam sobre surto de gripe e resfriado

Com o aumento do número de casos de gripe que tem chegado à UPAE e ao Hospital Dom Malan, profissionais das duas unidades de saúde geridas pelo IMIP em Petrolina vêm à público tirar dúvidas da população sobre esse surto sazonal endêmico, típico dos meses de abril, maio e junho. Nessa época do ano, adultos e crianças ficam mais vulneráveis à contaminação pela influenza, até pelo próprio clima ameno que favorece a aglomeração de pessoas em locais fechados, facilitando a disseminação do vírus.

Para começar, o coordenador médico da UPAE, Elson Marques, explica a diferença entre a gripe e o resfriado comum. “O resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem coriza, espirros, congestão nasal e, geralmente, não comprometem o estado geral de saúde do paciente. Normalmente, o resfriado é diagnosticado pela própria pessoa, pode ser tratado em casa e não requer cuidados mais específicos”, informa...

Surto de febre amarela faz Sesab recomendar vacinação em 45 municípios da Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, uma nota informativa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.

O cuidado foi redobrado após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. ..