Foram encontrados 79 registros para a palavra: comunidades rurais

Mais famílias de comunidades rurais são beneficiadas com cisternas gratuitas em Canudos

Mais acesso à água de qualidade em Canudos! A Prefeitura, através do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), está beneficiando mais 100 famílias de comunidades rurais com cisternas de consumo humano. A tecnologia é capaz de captar e armazenar até 16 mil litros de água de chuva, garantindo água de qualidade em períodos de estiagem.

As famílias beneficiadas estão sendo capacitadas e orientadas sobre o funcionamento das cisternas a fim de manter a qualidade da água e garantir a durabilidade da tecnologia. Nesta etapa serão contempladas as seguintes comunidades: Canudos Velho, Tubatinga, Calumbi, Cramate, Mandacaru, Mallhada da Aroeira, São Bento, Poço da Pedra, Queimada do Jerônimo, Mata Burro, Arara, Jua, Sítio do Thomaz, Lagoa do Mota, Penedo, Rio do vigário, Rio do Suturno,  Raso, Bom Jardim, Canto da Cacimba, Barrocão,  Queimada Grande, Lagoa da Besta, Rocinha, Pedra Sozinha, Alto da Cinquenta, Simplício e  Riacho do Cipó...

CODEVASF RESPONDE REPORTAGEM SOBRE CAIXAS D'ÁGUA ABANDONADAS EM COMUNIDADES RURAIS DE JAGUARARI

O Blog GJ Notícias publicou com exclusividade no dia 31 de julho que os povoados de Bate Rede, Quixaba e Morro Branco, localizados em Jaguarari, Bahia, conforme mostramos em fotos, era para ter o abastecimento de água encanada e recebida via caixas de água, que em alguns casos foram construídas (Veja aqui). A assessoria de imprensa da Codevasf Juazeiro Bahia enviou esclarecimentos a redação do Blog Geraldo José.

Confira nota Codevasf na integra:..

CAIXAS D'ÁGUA ABANDONADAS PODERIAM EVITAR USO DE CARROS PIPA NAS COMUNIDADES RURAIS

A população de Jaguarari, Bahia de acordo com o último censo (2010) é de 30.343 pessoas e a densidade demográfica estimada em 12,35 habitantes por km². A reportagem deste Blog com exclusividade mostra aos leitores e aguarda uma explicação: Em pleno século XXI o povoado de Bate Rede, Quixaba e Morro Branco conforme mostramos em fotos era para ter o abastecimento de água encanada e recebida via caixas de água, que em alguns casos foram construídas. 

“A maioria das nossas comunidades está sofrendo com a falta d’água, e dói saber que por algum motivo o serviço de conclusão das caixas de água e a tubulação não foram concluídas e até hoje não existe uma explicação", diz a pedagoga e administradora Maria Cristiane. O abandono é visível. Os moradores sofrem com a falta de água que chega através da política de carros-pipa...

Deputado Marcelo Veiga defende projeto para levar energia a comunidades rurais da Bahia

A retomada de ações para levar energia elétrica para comunidades rurais na Bahia foi defendida pelo deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) durante reunião com políticos de municípios como Canudos e Uauá, nesta sexta-feira (26), em Salvador. Para o parlamentar baiano, com a energia, a produção e a qualidade de vidas dos agricultores familiares e produtores de subsistência são aprimoradas. Ele também frisa que o desenvolvimento econômico da população rural perpassa pelo acesso à energia. 

"Defendo a criação de novas ações para que o povo do campo tenha acesso a recursos para financiamentos, além de energia elétrica, água e assistência técnica. Isso, além de ampliar arrecadação do governo, melhora a vida dos produtores. A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do país, e a zona rural precisa ser atendida pelos governos estadual e federal. Em Canudos e Uauá, por exemplo, o debate é fundamental para produção de alimentos", salienta o parlamentar. ..

Sobradinho: Secretaria de Saúde leva vacinação contra gripe até as comunidades rurais

Após o dia "D" da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que aconteceu no último sábado (4), o município de Sobradinho atingiu aproximadamente 55 por cento da meta local da campanha. "A meta de vacinação de Sobradinho é cerca de seis mil pessoas, e nesses 25 primeiros dias, já ultrapassamos a marca de 50 por cento. Para chegarmos nesse número, não confiamos apenas no dia "D".

O maior número de pessoas vacinadas veio das ações de vacinação realizadas nas escolas, creches e abrigo, pela equipe do Núcleo de Epidemiologia e de Atenção Básica", destacou a enfermeira e coordenadora do núcleo, Clarissa Gracia. Para alcançar um maior número de pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde, montou um cronograma de vacinação nas comunidades rurais, facilitando o acesso a imunização...

População comemora inauguração de sistema de energia elétrica em comunidades rurais de Canudos

Os moradores dos povoados de Lagoa do Mota e Sítio do Dinho comemoraram neste domingo (28) a chegada do sistema de energia elétrica rural na residência de 41 famílias. As obras de eletrificação das comunidades foi um investimento de mais de 700 mil reais. Uma conquista da população graças ao trabalho da gestão municipal junto ao Ministério de Minas e Energia e o Deputado Federal José Nunes.

Estavam presentes durante a comemoração secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e o Prefeito de Canudos, Genário Rabelo (Geo), que ressaltou a importância da energia elétrica para que as comunidades tenham acesso a outros direitos. "O nosso compromisso é universalizar o acesso à água em Canudos e em muitas comunidades encontramos o empecilho da falta de energia. Então assumimos o outro compromisso, universalizar o acesso à energia.  Assim estamos trabalhando, com esses dois compromissos, lutamos e estamos chegando em cada comunidade com água e energia, para que as escolas funcionem como devem e cada comunidade de Canudos se desenvolva"...

Comunidades rurais de Juazeiro recebem mais cisternas através do Constesf

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) está entregando mais cisternas em Juazeiro. Famílias das comunidades rurais da região de Tanque Novo e Lagoa dos Grilos já estão com suas cisternas armazenando água, uma notícia excelente para quem antes dependia da caridade de vizinhos e parentes para ter acesso à água.

"Muita gente aqui não tinha cisterna e para sobreviver precisava pegar água na casa de outras pessoas que tinham cisterna, mas muitas vezes essas pessoas não queriam dar. Agora tudo vai melhorar, com essas novas cisternas chegando todo mundo vai poder teu sua água", contou o presidente da associação de moradores da comunidade de Tanque Novo, Luiz Antônio de Oliveira...

Deputado Zó destina verba para obra de pavimentação em comunidades rurais de Uauá

O deputado estadual Zó participou na manhã desta sexta-feira (08) da assinatura da ordem de serviço para pavimentação de mais de oito mil metros quadrados de calçamento, em três comunidades rurais de Uauá, no extremo norte da Bahia. O ato aconteceu na Escola Municipal Padre Gregório, e contou com a presença do Prefeito Lindomar Dantas, do Vice João Alves, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e moradores das localidades.

A obra é uma ação do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uauá e o Deputado Zó, que destinou R$ 700 mil Reais através de emenda parlamentar para a realização do serviço. "O nosso jeito de fazer política é ouvindo a população. E o que estamos trazendo hoje é a realização de um sonho que é do povo e de um grupo político comprometido com a cidade de Uauá. Esse é o time que trabalha pela melhoria das condições de vida daqueles que mais precisam. E eu tenho muito orgulho de fazer parte desse time", destacou Zó...

Comunidades rurais de Casa Nova recebem 120 cisternas

Dezoito comunidades rurais do município de Casa Nova aguardam ansiosas pela finalização das obras de 120 cisternas que entraram na última fase de execução. Os equipamentos, que vão levar mais qualidade de vida ao povo do campo em tempos de seca extrema, são resultado de uma parceria entre o governo municipal e o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Contesf). 

Nessa etapa da instalação, recebem as cisternas as comunidades de Riacho Grande, Melancia, Mucambo, Barracas, Cacimbinha, Caraíbas, Planta, Barragem, Lajedo, Jibóia, Lagoa Formosa, Lagoa Comprida, Serra das Imagens, Planta, Macambira, Barra do Serrote, Sítio Vitório e Salãozinho. Os esforços para construção desse tipo de equipamento envolvem também as secretarias municipais de Agricultura e Obras, a Igreja Católica, a STR, Associações Rurais e Coordenação Municipal de Agricultura Familiar. ..

Juventude promove a valorização da cultura popular e anima comunidades rurais

"O Carrapicho realizou/ Mais uma tradição/ Uma festança cultural/ Foi muita animação/ Falo do Samba de Véio/ Que levantou a poeira do chão". Com esses versos de cordel, a Jovem Comunicadora Roseane Santos, da comunidade de Alfavaca, interior de Juazeiro, falou sobre evento realizado pelo Coletivo Carrapicho Virtual na noite do último dia 20.

Com o objetivo de valorizar a cultura popular local, o grupo realizou o Reis de Boi e Samba de Véio, que é uma manifestação cultural que já foi muito comum no mês de janeiro na região do Salitre. O grupo de cerca de 20 adolescentes e jovens desde o ano passado assume a organização do evento e este ano encarou o desafio de cuidar de todos os detalhes do esperado bumba-meu-boi...

Prefeitura de Petrolina amplia investimentos e leva melhorias às comunidades rurais

Com um trabalho focado no apoio e fortalecimento da agricultura familiar, a Prefeitura de Petrolina vem promovendo importantes ações de inovação que resultaram na melhoria da qualidade de vida e em benefícios para diversas comunidades rurais.

Exemplo disso, é o 'Programa Água Boa', coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário que está atendendo centenas de comunidades rurais que não são contempladas pela Operação Carro-Pipa ou outro tipo programa. Este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura adota a medida e dobra o número de carros-pipa de 10 para 20 veículos, ampliando o abastecimento às comunidades...

Vereador quer isenção da Taxa de iluminação para comunidades rurais de Curaçá

O vereador de Curaçá, Dedé de Mundo Novo (PDT), após pronunciamentos no plenário da Câmara Municipal, entrou com requerimento na casa legislativa, na última segunda-feira (26), solicitando a interferência do poder executivo no sentido de encaminhar pedido à Coelba para  “suspensão da cobrança da taxa de Contribuição de Iluminação Pública (CIP) nas comunidades da zona rural do município”.

Dedé explicou em pronunciamento que “O artigo 386, da Lei Complementar Municipal 001/2017, estabelece a isenção desse tipo de taxa na zona rural e cobrou um posicionamento oficial do prefeito Pedro Oliveira ”...

Com 20 caminhões-pipa, prefeitura assegura abastecimento d'água em comunidades rurais de Petrolina

 

Devido às falhas no abastecimento de água por parte da Compesa, o Programa 'Água Boa' da Prefeitura de Petrolina chega ao Assentamento Lindolfo Silva, zona rural do município, levando esperança ao homem do campo. Cerca de 20 caminhões-pipa abasteceram as cisternas dos moradores, que há anos, não recebem água por parte da concessionária. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, está sendo possível graças à contratação emergencial de 20 caminhões-pipa através do programa Água Boa e este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura adota a medida e amplia o abastecimento d´água em diversas comunidades rurais. ..

Comunidades rurais de Campo Formoso são atendidas pelo projeto Pró-Semiárido

Agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais do município de Campo Formoso, no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, estão sendo atendidos pelas ações do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

A assinatura dos convênios aconteceu durante a realização da Feira Regional da Economia Popular e Solidária - Riquezas da Terra, Direito do Povo, que foi encerrada neste sábado (11), na Praça Herculano Menezes, no município de Campo Formoso, com o tema "Construindo um sertão de justiça, Solidariedade e Democracia"...

Prefeitura de Sobradinho leva o programa municipal "Sorriso Aberto" para as comunidades rurais

O Programa " Sorriso Aberto", criado na primeira gestão do Prefeito Luiz Vicente Berti, garante serviços de saúde bucal aos alunos da rede municipal de ensino. Todas as sextas-feiras, a unidade móvel, adquirida com recursos próprios, e a equipe da Secretaria de Saúde visitam uma escola levando atendimento odontológico. Uma ação conjunta das Secretarias de Educação e de Saúde, que contempla todas as unidades de ensino.

O programa foi ampliado e agora o "Novo Sorriso Aberto" vai atender as comunidades rurais, assegurando as famílias do campo assistência odontológica na própria localidade em que residem. De acordo com a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan, quinzenalmente, o Odonto-Móvel irá até uma comunidade do interior do município, ofertando serviço completo de saúde bucal, que vai desde restaurações, extração, aplicação de flúor nas crianças, palestras educativas, dentre outros...

Prefeitura apoia projeto que leva água potável para comunidades rurais de Petrolina

O projeto 'Água Para Quem Tem Sede', promovido pelo Sest/Senat, em Petrolina, contou com o apoio da Prefeitura para levar água potável as comunidades rurais do município que sofrem com a longa estiagem.

A iniciativa, que já contempla diversas cidades do Nordeste, também tem como objetivo conscientizar a população quanto à necessidade do uso racional da água...

Energia elétrica chega a comunidades rurais de Canudos

Comunidades rurais do município de Canudos agora terão mais qualidade de vida com a chegada da energia elétrica. Na Fazenda Toca Velha (Pedra Sozinha), cerca de 45 famílias serão beneficiadas com a eletrificação rural que já está em fase final. A obra, no valor de aproximadamente R$ 461.900,00, é uma conquista da Prefeitura de Canudos, através do Deputado Federal, José Nunes (PSD).

Além da comunidade da fazenda da Toca Velha, outras comunidades como o povoado do Simplício, Região do Alto Redondo, Assentamento Malhador da Jurema e o Assentamento Veneza também estão sendo contempladas com o Programa Luz Para Todos, que tem o objetivo de promover a universalização da energia elétrica...

Curso de Direção Defensiva é realizado em comunidades rurais de Umburanas

Cerca de 50 moradores das comunidades rurais de Barriguda da Brasília, Federal e Rodoleiro, em Umburanas, participaram entre os dias 28 de agosto e 15 de setembro, de um curso de direção defensiva. O treinamento, uma iniciativa da ENGIE Brasil, teve como objetivo promover a educação no trânsito e levar os participantes a identificar situações de risco que geram acidentes e desenvolver técnicas de prevenção.

Com carga horária de 16h, o curso abordou assuntos como: acessórios de segurança, regras de condução, circulação e sinalização, riscos associados, procedimentos para direção defensiva, utilização correta do capacete, uso de álcool, medicamentos e drogas x acidentes, entre outros procedimentos de segurança...

Ação da Codevasf garante água para comunidades rurais na Bahia

Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro, no norte da Bahia, está beneficiando cinco associações de pequenos produtores rurais do município de Campo Formoso que sofriam com a escassez de água na região. Cada entidade foi estruturada com um caminhão pipa que vai auxiliar nas atividades de administração, operação e distribuição de água potável para os produtores familiares associados.

André Custódio de Souza, que desde 2004 faz parte da Associação de Agricultores e Moradores da Região de Cacimbinha, comemora a chegada do equipamento. "Estamos muito felizes com esse caminhão pipa. Agora podemos captar água doce e disponibilizar para o pessoal. A Codevasf trouxe um grande benefício para nossa região. Só temos que agradecer todo apoio prestado", afirma...

Comunidades rurais de Juazeiro recebem visitas técnicas dentro do programa ‘Palmas para Juazeiro’

O setor de pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está realizando visitas periódicas aos quintais produtivos implantados nas comunidades rurais do município dentro do programa ‘Palmas para Juazeiro’ – lançado há três anos. O trabalho de assistência aos produtores agraciados está sendo feito por técnicos da ADEAP dando orientações sobre o cultivo e manejo da palma, nas unidades que hoje servem de sementeira para serem distribuídas aos produtores de cada localidade.

O projeto que contempla os quintais produtivos de palma forrageira nas comunidades da zona rural do município tem como objetivo suprir as necessidades alimentícias dos rebanhos no período de estiagem foi implantado nos distritos de Carnaíba do Sertão, Massaroca, Abóbora, Juremal, Pinhões, Itamotinga e Junco..