O setor de pecuária da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) está realizando visitas periódicas aos quintais produtivos implantados nas comunidades rurais do município dentro do programa ‘Palmas para Juazeiro’ – lançado há três anos. O trabalho de assistência aos produtores agraciados está sendo feito por técnicos da ADEAP dando orientações sobre o cultivo e manejo da palma, nas unidades que hoje servem de sementeira para serem distribuídas aos produtores de cada localidade.
O projeto que contempla os quintais produtivos de palma forrageira nas comunidades da zona rural do município tem como objetivo suprir as necessidades alimentícias dos rebanhos no período de estiagem foi implantado nos distritos de Carnaíba do Sertão, Massaroca, Abóbora, Juremal, Pinhões, Itamotinga e Junco
“Esse trabalho é de fundamental importância, pois resgata o cultivo da palma forrageira pelos pecuaristas da nossa região. Essa forrageira é considerada um alimento de grande teor energético, chegando a substituir o milho, pois é rica em sais minerais e misturada com outros volumosos e concentrados, possibilita a melhoria dos rebanhos”, informou o diretor de pecuária da ADEAP José Wilson Chaves (Chaveco).
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho falou da importância do acompanhamento técnico nos quintais produtivos. “O governo municipal teve a preocupação de oferecer um acompanhamento técnico para garantir resultados positivos às culturas da palma. A realização desse trabalho de orientação de manejo e bons tratos é importante no sentido de evitar a perda da plantação e assim garantir o alimento para os animais”, informou. Vale destacar que a palma é da variedade Orelha de Elefante Mexicana, resistente a cochonilha do carmim.
O município ao lançar o programa se inseriu no cenário nacional como exemplo de gestão e desenvolvimento rural para todo semiárido nordestino, mostrando o caminho de como transformar a vida do produtor rural, com garantia de suporte forrageiro e novas perspectivas para o sertanejo. De acordo com o produtor da fazenda Juá, distrito do Junco, Pedro Nunes; a prefeitura está de parabéns por proporcionar o acesso à alimentação de qualidade e baixo custo aos produtores da região.
“O programa tem incentivado e auxiliado o plantio da palma em um momento de forte estiagem. Estamos imensamente felizes e satisfeitos com essa iniciativa, pois hoje temos acesso a um alimento de qualidade para os nossos rebanhos, sem falar das visitas técnicas feitas pela ADEAP que tem contribuído para manutenção dos nossos quintais”, afirmou Pedro.
Além da orientação técnica da palma, a ADEAP vem identificando localidades com pontos de água confiável para implantação de unidades demonstrativas de forragens mistas (leucena, gliricídia, sorgo e palma) para contribuir também com a alimentação dos rebanhos e com isso, diminuir custos com a compra de ração convencional.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.