A população de Jaguarari, Bahia de acordo com o último censo (2010) é de 30.343 pessoas e a densidade demográfica estimada em 12,35 habitantes por km². A reportagem deste Blog com exclusividade mostra aos leitores e aguarda uma explicação: Em pleno século XXI o povoado de Bate Rede, Quixaba e Morro Branco conforme mostramos em fotos era para ter o abastecimento de água encanada e recebida via caixas de água, que em alguns casos foram construídas.
“A maioria das nossas comunidades está sofrendo com a falta d’água, e dói saber que por algum motivo o serviço de conclusão das caixas de água e a tubulação não foram concluídas e até hoje não existe uma explicação", diz a pedagoga e administradora Maria Cristiane. O abandono é visível. Os moradores sofrem com a falta de água que chega através da política de carros-pipa.
A reportagem apurou que no inicio do ano 1999, famílias que viviam nos povoados seriam beneficiadas com uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Jaguarari e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, com a construção de caixas d’água e estes equipamentos seriam usados para o abastecimento de água beneficiando os moradores.
Um dos exemplos positivos que a construção das caixas de água podem ser úteis é o Distrito de Santa Rosa. A caixa de água da localidade abastece a comunidade. 'No Distrito de Santa Rosa tem água mas nos outros povoados só restaram o fantasma das caixas e brincaram com a esperança do povo. Quem é ou são os culpados?", questiona Cristiane.
A redação do Blog aguarda retorno com esclarecimentos da Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) e da Prefeitura de Jaguarari e da Codevasf. A reportagem tentou obter contato com o representante de associações de moradores dos povoados e do sindicato dos trabalhadores rurais de Jaguarari mas não teve sucesso.
De acordo com relatório 2018 da Agência Reguladora o Sistema de Abastecimento de Água do município de JAGUARARI recebe água do Sistema Integrado de Senhor do Bonfim, que disponibiliza água com regime de manobras por 4 dias ininterruptos. Desta forma a distribuição de água nas localidades atendidas ocorre com intermitência, chegando a ficar em alguns casos até dois (2) dias com água e 6 dias sem água.
O Sistema Integrado de Senhor do Bonfim é um subsistema que abastece também Andorinha, Itiúba e Jaguarari.
Jaguarari já possuiu sistema próprio, que atualmente está parcialmente desativado. O sistema era composto por captação subterrânea e superficial, casa de química, que ainda funciona apenas para recloração da água que chega do Sistema de Água Integrado de Senhor do Bonfim. Existe, em uso, o reservatório apoiado com capacidade de 200 m3 e um booster, que está localizado no povoado de Carrapichel.
Este Sistema atende ao distrito sede e povoados, abastecendo 21.035 pessoas, sendo 19.051 residenciais.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.