Foram encontrados 75 registros para a palavra: \Mauriçola

60 anos da "bossa nova " hoje!

Mesmo que eu cante sozinho no deserto
Sem sequer uma alma penada por perto
Para me ouvir?
Não fui eu que fechei 
A fenda do coração concreto..
Não fui eu que fiz o país ruir 
Que deixei a "peteca cair "
Eu votei mas não elegí
O "mordomo " e os mórbidos de Brasília
Não sou de fugir   
Eu apenas entristeci
Disfarcei dor 
Minha "bossa nova " e o meu "rock n'roll"
Não fui eu que desisti
Foi um Brasil que acabou!

Maurício Dias (Mauriçola)..

HÁ 50 ANOS! POR CARLOS MAURÍCIO (MAURIÇOLA)

A Passeata dos Cem Mil contra a famigerada ditadura de 1964. Eu tinha 12 anos, não via televisão em Juazeiro,  ouvia a radio nacional, mundial e globo. A censura comia no centro e o pau de arara no "doi-codi". A policia federal era uma sucata e só prendia inimigos do regime, tinha o SNI e o Dops. Não se investigava nada e a corrupção começava a fazer milionários amigos do regime como Paulo Maluf.

Eu tinha quase 13 anos e sabia, em Juazeiro existiam movimentos estudantis que promoviam cultura e debates. Hoje, multidões lotam pátios de São João e carnaval para ouvir e cantar uma anti-música oca, empinar a bunda, descer até o chão e pensar com ela. E  eu, "underground" naquele passado, agora sou um "make-up" de tristeza, decepção e vergonha desse presente...

VAPOR BENJAMIN GUIMARÃES: PARA MATAR JUAZEIRO DE SAUDADE...

Uma reportagem da TV Rio de Pirapora em Minas Gerais exibida em 16 de janeiro de 2012 voltou a ser replicada nos diversos grupos de whatsapp da região de Juazeiro e Petrolina mexendo com os sentimentos saudosistas dos ribeirinhos e com a veia poética de Carlos Maurício Dias Cordeiro, Mauriçola.

Ao ver o vídeo Mauriçola expressou:..

DIA DAS MÃES POR MAURÍCIO DIAS (MAURIÇOLA)

"Vou colecionar mais um soneto
outro retrato em branco e preto a maltratar meu coração".

O passado parece mesmo um filme, uma fotografia em branco e preto!..

Juazeiro não quer "Jamé"

Juazeiro é mais

Pode ser mais..

PELA PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO DOS CONGOS DE JUAZEIRO

Feijoada musical - Mauricio Dias & convidados - Domingo dia 29 de abril a partir das 12h, no Celeiro, rua 8, bairro Maringá. Ingressos: Super feijoada + um CD especial do compositor Maurício Dias Cordeiro = R $20,00. Casadinha = R$30,00 + CD. Ingressos na Seculte (Praça da Catedral) 3611-4338, 3613-0654, 74-9-8846-8738 - zap 71-99115-1278.

Segundo a professora e antropóloga Odomaria Bandeira, vários africanos ao virem para o Brasil  como escravos acabaram trazendo esta tradição e adaptando com a cultura local. " O que a gente tem hoje dos congos é o que conseguiu sobreviver ao longo de tantos anos dessa história. Porque na verdade a prática dos congos tem muito haver com a prática da escravidão que atingiu o brasil praticamente por mais de 200 anos, e que chegou até essa região. Essa própria presença de Nossa Senhora do Rosário, é bem significativa dessa presença do negro no contexto de escravatura como um segmento social marginal, praticamente sem espaço para manifestar a sua religiosidade"...

A ARTE DA BOA CONVIVÊNCIA

A política em sua essência tem diversos conceitos, entre eles: arte ou ciência de governar, arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Para tanto, deveria também ser a arte da boa convivência, da relação saudável mesmo entre os que pensam e divergem da sua conotação partidária.

Em Juazeiro, uma foto que foi enviada ao Blog pelo músico e Superintendente de Cultura Carlos Maurício Dias Cordeiro revela que é possível conviver pacificamente, civilizadamente, embora em posições políticas antagônicas...

QUAL É A MUSICA DO CARNAVAL?

Será mesmo que o "carnaval é invenção do diabo que Deus abençoou "? como dizia um frevo de Caetano Veloso nos anos 70 ( o diabo com d minúsculo no dia D) Ou ainda uma luta do "Santo Guerreiro contra o dragão da maldade " do mito da civilização atlântica " Glauber Rocha? "Deus e o Diabo na terra do Sol"! O bem e o mal no cortejo, no cordão umbilical do carnaval.

"Minha carne é de carnaval" tinha uma atmosfera romântica que podia terminar ou não, com um beijo de carmim e cinzas que durava o tempo do Sol nascer na quarta. O coração em profusão de saudade cheirando "loló" ""rodhoro" ,"colombina ", batia no "click " da paixão feita para acabar. Nós, os humanóides, "fomos feitos para acabar ".E o carnaval "acabou chorare" , cada ano a música fica pior! Música? Não existe mais música de carnaval no país do escambau" é lixo cultural pra todo lado é miséria musical idiossincrática. E o Castelo tenebroso da política suja em Brasília , e o poder judiciário anunciando o "juízo final " é tudo carnaval! Sem marchinhas do tempo de Getúlio, Juscelino e Jânio. Na ditadura o carnaval era " eu te amo meu Brasil, eu e  te amo" PQP!..

MAURIÇOLA E CONVIDADOS NO CHECK-IN EM JUAZEIRO

Os artistas estão sempre se renovando e não é diferente com o cantor, compositor e publicitário juazeirense Carlos Maurício Dias (Mauriçola).

Nesta temporada de verão ele vai estar no check-in Juazeiro e com diversos convidados Camila Yasmine e a maior "jam" do início de 2018. Dias 12 e 13 de janeiro com a participação especial de Soneca, Edesinho e vários outros convidados sempre às 19:00h...

O encontro da família Santos com a irmã D. Lourdes em Juazeiro 60 anos depois!

O encontro da família Santos com a irmã D. Lourdes em Juazeiro. Hoje tive uma emoção diferente, fui convidado para este encontro. Há uns dois meses, uma amiga da D. Maria de Lourdes em Brasília, viu minha página no Facebook e me pediu ajuda para localizar a família dela aqui. Publiquei a foto durante uns quinze dias mandei para os "blogs”, já ia desistir quando uma sobrinha dela entrou em contato e dei telefone de Brasília, aí depois foi só alegria, Dona Maria de Lourdes depois de 60 anos encontrou os irmãos aqui. Esta história ela conta hoje na televisão (Ba-TV).

Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)..

Targino!

Quem primeiro me falou sobre Targino foi sua irmã, Roseli Gondim, uma pessoa de primeira grandeza, inteligente, bonita, de extrema sensibilidade. Roseli trabalhou comigo na extinta "Valetur" nos anos 90.

Tempos depois Targino apareceu no meu pequeno "estúdio Tascam port-one 4 canais, no antigo cais da Carmela Dutra, lembro dos meus filhos Luiza e Moisés mexendo na sua sanfona. ..

Espaço do Leitor: 1991.

A seleção brasileira de "masters" com jogadores das copas de 70 e 74 jogou em Juazeiro.. Rivelino queria comprar um "curió " na feira. 

Dodola, Aurílio, Junola, Elder Ferrari Bandeira, Walter Guerra, Bolinha, Raimundão, Luiz Pereira, John Khoury, Adelmo, eu, Rivelino, Ronald, Herbeth Café, Moisés (meu filho), Bigodinho...

Bahia: Secom confirma pedido de exoneração de Jorge Portugal e Projetos para Juazeiro terão que ser reapresentados

A Secretaria de Comunicação do Estado informa que o secretário de Cultura, Jorge Portugal, encaminhou nesta quinta-feira (28) uma carta pedindo exoneração do cargo ao governador Rui Costa, alegando questões pessoais e profissionais. O nome que substituirá Portugal será anunciado nos próximos dias.  Professor, compositor, nome destacado na cultura baiana, Jorge Portugal deixa o governo com relevantes serviços prestados ao setor. (Secom Bahia)

..

Primavera em Juazeiro - BA

Quando rebenta o ipê 
Sou eu
Descortinando a primavera Rosa
Pra você 
Quem nem sequer me olha 
Deixando  o cravo 
De todo o meu querer 
Sangrar 
Sem ser pelo menos  
Um mero obus 
Você não vê 
Nem os verdes figos no chão 
E o azulão na imensidão azul
Você pode ser" linda de morrer"
Me Cega de paixão 
Mas não chega aos pés do ipê 
Rosa que eu te dou de coração 

(Maurício Dias)..

MAIS UM JUAZEIRO!! A BOSSA NOVA NOVÍSSIMA DE TATAU

Antônio Carlos   – Tatau – A lida dos anos - CD

Lançamento: 06 de julho em todas plataformas digitais..

Só em Juazeiro da Bahia tem!

Só em Juazeiro da Bahia tem! Os quatro cavalheiros do "apocalipse" no São João: Zé Ribeiro, Cavalcante, Justino e Jackson... Um traz o "tiragosto" de bode... "Cari" na brasa, o outro não deixa o copo vazio - e a gente sempre numa gelada, o terceiro já vem com o balde de gelo, água de coco e o JW... O quarto, quando a gente pede a conta???... Vem a "saideira" de tudo de novo... "Após - calypso", saímos todos lisos e felizes, com saudade de "Shangri-la".

Por Maurício Dias (Mauriçola)..

A coroa de espinhos no coração

Como tecer
Uma canção feliz
Depois de você?
Não dá para aceitar 
Para esquecer não dá 
Para dormir - despertar 
Desistir também não dá 
Perdoar agora?
Cristo!Criança!
Beatriz!
"Golgota" na escola 
De nossa senhora?
A crucificação  
No chão desenhada
Com giz

No ermo do seu ego ateu 
A humanidade no breu 
Não sabe nada de Deus
Pensa que sabe?

Desde menino 
Não entendia 
Aquele corpo 
Ainda na cruz
Aquela coroa de espinhos 
No coração de Jesus 
O senhor morto! Como?
Como matar uma luz?

A tez da sexta feira é cinza
A paixão é santa 
O sangue é tinto
A lua é quase cheia
O Judas arde
A "matraca" canta 
A ceia é farta
E a fome  tanta!

Eu!

Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)..

AMAR DE VERDADE UMA MULHER

(Maurício Dias)

Amar de verdade..

"Ovos Brasil" O trio elétrico de novíssimos baianos em São Paulo no carnaval de Juazeiro em 1986

Galvão, De Boni (tecladista do RPM), Maurício (Mauriçola), Luiz Brasil, Chico Sá, Suzanna Bello, Randhal, Bola Moraes.

Maurício Dias..

Reminiscências... A Juazeiro da saudade...

1979... Meu coração pulava do cais de nunca mais... Depois, tempo depois, um M foi erguido em minha homenagem? Torpe homenagem... -Onde era um rio sobre outro rio- no rumo da sua quase finda  viagem... Hoje "inútil paisagem!".

Maurício Dias - Mauriçola..