A Passeata dos Cem Mil contra a famigerada ditadura de 1964. Eu tinha 12 anos, não via televisão em Juazeiro, ouvia a radio nacional, mundial e globo. A censura comia no centro e o pau de arara no "doi-codi". A policia federal era uma sucata e só prendia inimigos do regime, tinha o SNI e o Dops. Não se investigava nada e a corrupção começava a fazer milionários amigos do regime como Paulo Maluf.
Eu tinha quase 13 anos e sabia, em Juazeiro existiam movimentos estudantis que promoviam cultura e debates. Hoje, multidões lotam pátios de São João e carnaval para ouvir e cantar uma anti-música oca, empinar a bunda, descer até o chão e pensar com ela. E eu, "underground" naquele passado, agora sou um "make-up" de tristeza, decepção e vergonha desse presente.
Carlos Maurício Dias Cordeiro (Mauriçola)
PS: A Passeata dos Cem Mil foi uma manifestaçãopopular contra a Ditadura Militar no Brasil. Organizada pelo movimento estudantil, ocorreu em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.