Foram encontrados 1642 registros para a palavra: Espaço do Leitor

ESPAÇO DO LEITOR: Descaso do poder público no bairro Pedra do Lord, SAAE e Sedur enviam nota

Veja a foto de como se encontra o bairro, bem em frente ao condomínio Country Club.

Vários moradores dos bairros Pedra do Lord, Expedito Nascimento e Palmares enviaram reclamações sobre a obra inacabada da avenida Sebastião Almeida Branco. O leitor Ricardo Ferreira enviou ao nosso blog também uma foto que mostra o descaso do poder público para com a população. De acordo com o relato, "graças a uma obra interminável na avenida Pedra do Lord", os moradores daquela localidade amanheceram sem água. ..

ESPAÇO DO LEITOR: CRÔNICA DA AMIZADE

CRÔNICA DA AMIZADE

Ao longo da nossa vida, a vivência dos fatos se nos apresentam com algumas características bem particulares. Inclusive, alguns deles servem para nos trazerem certas perspectivas, para que com elas possamos amadurecer...

ESPAÇO DO LEITOR: O GRANDE HOTEL DE JUAZEIRO TEM UMA HISTÓRIA MAIOR E JÁ HOSPEDOU CELEBRIDADES DA NOSSA MÚSICA PLANETÁRIA

O leilão do Grande Hotel de Juazeiro cujo processo se encerrará na próxima segunda-feira, dia 11, motivou o poeta Maurício Dias a se manifestar. Confira:

O Grande Hotel de Juazeiro tem uma história maior e já hospedou celebridades da nossa música planetária. Que ele não acabe como o Country Club e sua ilha, onde crianças brincavam, famílias se encontravam e muita gente praticava esportes. A "Justiça Federal"  fez virar uma "ruína " para usuários de "crack" e a sociedade juazeirense ficou muda. Por isso entramos pelos dois canos do cais...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do centro relata descaso com seu bairro, principalmente em períodos de chuva

O leitor Aislan de Brito enviou e-mail ao nosso blog, relatando descaso do poderpúblico para com sua rua em Juazeiro, Veja abaixo na íntegra:

"Geraldo queria que postasse essa matéria no seu blog a qual a minha avó e moradora da rua Novo Mundo, Centro de Juazeiro, é essa a realidade.Depois de uma noite de chuva, veja como se encontra a rua, que por diversas vezes já acionamos o poder público municipal mais nada é feito. Dessa vez a água chegou a invadir residências causando transtornos a nós moradores, mas todos os meses a taxa de esgoto é paga. Pedimos providência ao SAAE encarecidamente e queremos deixar claro, que são críticas construtivas e estamos querendo ajudar o governo, mas eles dizem que quando os munícipes fazer relatos e críticas são oposição e querem denegrir a imagem do governo...

ESPAÇO DO LEITOR: Quero o meu carnaval de volta

Já era o tempo em que o Carnaval significava alegria e descontração, festa social com objetivo de comemorar o início da quaresma com a união das pessoas, independente de raça ou cor, através da folia. Quem diria que um evento criado pela igreja católica tomasse contornos tão diferentes. Perturbação, confusão, indisciplina, desobediência, tumulto, desordem e outros tantos substantivos do tipo podem ser usados para interpretar a festa popular mais famosa do mundo.

Enquanto no passado as pessoas se vestiam de maneira diferente da habitual, com trajes divertidos e inusitados como as 'caretas', as mortalhas e outros, o que se vê atualmente são corpos expostos, onde os adereços são as partes íntimas dos despidos. A liberdade aceitável do período momesco se transformou em libertinagem, com a falta de pudor imperando em todos os sentidos. Está tudo deturpado; o folião perdeu o sentido ao desrespeitar o próximo e muitos cantores ficaram sem noção com composições musicais desprezíveis, preconceituosas, discriminativas e com incitação ao sexo e a violência. Como diz o bom baiano, virou 'um mangue'...

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora do Dom Tomaz relata descaso em seu bairro, confira:

Sidmara Torres, moradora do bairro Dom Tomaz em Juazeiro, enviou para nossa redação, um e-mail relatando a situação na referida localidade. Veja abaixo na íntegra, o seu relato:

"Venho por meio deste, pedir que nos ajude a mostrar o descaso que vivemos aqui no bairro. Vivemos em meio do lixo, da lama. Falta de saneamento básico, falta iluminação e o carro do lixo, quando chove, passa dias e dias sem passar nas ruas por conta da lama, um verdadeiro descaso" disse a moradora. Veja fotos que ela enviou para a redação:

..

ESPAÇO DO LEITOR: LIXO A CÉU ABERTO EM JUAZEIRO (BA)

Em e-mail ao Blog GJ o leitor Honielson Roni cita o fato de moradores do bairro Maria Goreti estarem passando por transtornos em razão de entulhos e lixo acumulados em espaço público colocados por prepostos da gestão municipal.

Veja:..

ESPAÇO DO LEITOR: A APAMI É A ÚNICA REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA NO VALE. NÃO TEMOS ESSE SERVIÇO NEM MESMO NO PARTICULAR

Uma mãe, que não quis se identificar, enviou à nossa redação, um relato do sofrimento dos pacientes com câncer e parentes dos mesmos na região. Segundo o relato, a APAMI oferece serviço de qualidade, mas não tem a mínima ajuda. Veja abaxo na íntegra:

"A APAMI atende cidades como Casa Nova que hoje tem mais de 60 pacientes adultos em tratamento e não tem a mínima ajuda!  Juazeiro, Remanso, Sobradinho e mais de 50 municípios. A única que vemos realmente ajudar é prefeitura de Petrolina, que aqui agradecemos. ..

ESPAÇO DO LEITOR: OBRA IMPEDE ESCOAMENTO DE ÁGUA DAS CHUVAS NO BAIRRO CORÉIA

Em e-mail ao Blog GJ a leitora Patrícia Telles faz apelo no sentido de resolver problema que impeça alagamento em ruas do bairro Coréia. Veja: “Geraldo sou moradora da Rua Dr. Dewilson estamos com um problema de entulho em uma calçada que está impedindo a passagem da água da chuva. Fui informada pela prefeitura que o problema deve ser resolvido no SAAE, mas já tentei contato por telefone e não fui atendida. Desde cedo que tento contato telefônico com SAAE e nada. Esse problema já tem três dias e com a previsão de chuva na região só tende a aumentar. O entulho é fruto da construção de uma casa nesse terreno de esquina e o responsável não mora na rua e não tenho conhecimento de quem seja. Gostaria de uma força nessa divulgação, para que o problema seja solucionado”.

Nota SAAE: O Setor de Resíduos Sólidos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro é responsável pela retirada de entulhos nas áreas publicas. Nas obras particulares, como é o caso postado pela leitora Patrícia Telles, o responsável pela construção deve contratar o serviço das empresas de contêineres para a retirada deste material.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: EU VOU ASSISTIR O FILME MARIGHELLA

A história desse filme encontra-se entre 1964 a 1969. A produção de 155 minutos custou dez milhões de reais e a previsão de estreia no Brasil não foi divulgada ainda. O filme Marighella é baseado no livro do jornalista Mário Magalhães de título, "Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo".  O argumento esfarrapado do diretor Wagner Moura é que o filme retrata um grupo clandestino liderado por Carlos Marighella cujo objetivo é "estimular a resistência informando ao público sobre atos de tortura e assassinatos perpetrados por um governo que usava o controle da mídia para manter seus crimes em segredo," afirmou o estreante diretor baiano. Alguns amigos já perguntaram: "Erry, você vai assistir o filme?" E eu disse: "certamente que sim, pois não sou contra a cultura ou a obras de ficção."

Nós sabemos que no mundo atual, existem forças poderosas que movem o foro íntimo das pessoas, e, uma delas é a culpa. Digo isso porque se sabendo do posicionamento político do ator e agora diretor Wagner Moura, este com certeza deve viver um estado de culpa permanente por ter dado vida ao personagem Capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, cujas narrativas destroem por completo a falsa ideia de que o bandido é uma pobre vítima da sociedade. Ou seja, acaba mostrando a figura (mais do que justa) do policial herói, capaz de dar sua própria vida para proteger a população no combate ao crime. Acredito que esse filme "Marighella" seja particularmente uma forma do diretor mostrar para o público, e, em especial para seus fãs e admiradores aquilo que ele realmente é e pensa. É uma disputa de narrativas onde o diretor se esmera em apresentar ao público um terrorista na imagem de um "herói!"..

Espaço do leitor: Drogas nas Universidades: uma realidade mais comum do que se imagina

Quem, assim como este que vos escreve, teve a oportunidade de freqüentar uma universidade, principalmente os cursos de ciências humanas e/ou sociais, sabe que certos hábitos e comportamentos são rotineiros neste ambiente acadêmico. Um desses hábitos, infelizmente, é o número cada vez mais crescente de jovens que consomem drogas, seja dentro dos departamentos de ensino ou em eventos realizados dentro da universidade.

Não são raros os casos de estudantes que perderam a vida em eventos universitários, seja por consumo exacerbado de álcool ou de drogas. O Prof. Dr. Arthur Guerra, que é supervisor geral do Grupo Interdisciplinar de Estu­dos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (GREA-FM-USP), aponta algumas características dos usuários de maconha:

"Ninguém usa a dro­ga para ficar mal, mas tem um grupo que vai usar a droga e não vai ter prazer. Al­gumas pessoas apresentam um quadro chamado ataque de pânico, não raro após uso de maconha, em que o indivíduo fica desesperado e acha que vai morrer ou ficar louco. Outros têm quadros paranói­cos, pensam que pessoas ou policiais vão pegá-los e investigá-los, ou ainda existem aqueles que come­çam a ficar tristes, chorosos e desenvolvem ideias negativas e alarmistas, em que a morte é uma saída."..

ESPAÇO DO LEITOR: ESGOTOS DE JUAZEIRO PRECISAM DE INVESTIGAÇÃO SÉRIA!

Precisamos fazer uma investigação séria em relação ao que está acontecendo com os esgotos da cidade.

Estou informando e tentando chamar as pessoas para observarem alguns pontos relacionados ao esgoto e principalmente para os riscos que podem estar surgindo...

ESPAÇO DO LEITOR: DESORGANIZAÇÃO DO SAC JUAZEIRO PENALIZA POPULAÇÃO

Caro Senhor Geraldo José,

Peço a sua ajuda para denunciar um processo de desorganização institucional que vem acontecendo no SAC JUAZEIRO e que vem pessoalizando os usuários dos serviços ofertados...

ESPAÇO DO LEITOR: DESCASO E OMISSÃO CAUSAM PREJUIZO A JUAZEIRO.

Mais uma vez os PeTralhas se locupletaram de votos, em nossa região, mas se negam a reconhecer a importância da mesma no cenário político, econômico e social no Estado da Bahia, haja vista que, mais uma vez Juazeiro não foi contemplada com a nomeação de um Secretário de Estado.

O nome do Sr. Isaac Carvalho, cogitado, e tido como certo, na escolha do Governador, foi rejeitado, e aquele Sr. parece não ter dado a devida importância ao fato, preferindo, como disse, “cuidar melhor de seus negócios” e agora aceitar a nomeação para Secretário Municipal. É seu direito, e tenho que respeitá-lo, mas faço ao homem público, hoje, maior liderança política da cidade, a pergunta que não quer calar: e nós, para onde vamos?..

ESPAÇO DO LEITOR: A Intelligentsia Militar e a Inteligência dos Bolsonaros

Onde está, nesse momento de nossa história, a intelligentsia militar do Brasil?

Quando Jucá explicitou os envolvidos no golpe contra Dilma, as Forças Armadas foram citadas...

Espaço do Leitor: Torcida Jovem Juazeirense lamenta erro do juiz que beneficiou o Vasco

O estudante Ícaro Gabriel da Cunha Reis, Acadêmico de Direito - UNEB CAMPUS IV, envia email para o Blog. Ele aponta que o empate entre Vasco e Juazeirense, "com a ajuda do arbitro representa o declínio de tudo aquilo que se julga moral, ético e correto".

Confiram:..

ESPAÇO DO LEITOR: Aqui se faz, aqui se paga

O velho ditado 'venha a nós e ao vosso reino nada', nunca esteve tão atual e usável, com o egoísmo sendo uma atitude comum nos relacionamentos humanos. As pessoas estão cedendo espaço em suas vidas para o irracional, o incomum e o intolerável por conta do abominável hábito de olhar apenas para o seu próprio umbigo, colocando seus interesses, opiniões, desejos e necessidades em primeiro lugar, em detrimento do ambiente onde se encontra e das demais pessoas com que se relaciona.

O apego excessivo aos próprios interesses é histórico, vem desde a 'criação do mundo'. Nas escrituras bíblicas é possível encontrar vários exemplos de soberbia. Entre as passagens mais conhecidas está a história de Adão e Eva, que, narrada tanto na Bíblia quanto no Alcorão, se refere a um suposto casal primordial criado por Deus; os primeiros seres a habitarem o planeta, o homem criado do barro e a mulher, sua metade complementar, gerada de uma costela extraída dele. Pois bem, depois de comer a maçã (o fruto proibido) oferecida por Eva, o seu companheiro Adão e a própria foram penalizados com a perda do 'paraíso'. Com essa desobediência iniciaram as práticas que levaram o casal à uma vida pecaminosa, e neste interstício nasceram seus primeiros filhos, Caim e Abel; o primeiro, possuído por ciúmes, armou uma emboscada e matou seu próprio irmão. Este seria o primeiro exemplo de egoísmo conhecido desde a criação da terra (segundo a Bíblia). O erro dos pais desencadeou ódio nos filhos...

ESPAÇO DO LEITOR: Cesar Augusto, Meu Amigo!

Ele estava muito angustiado, ansioso e solitário. Sua aparência denunciava muita dor, soterrada nos solos de uma vida. O tubo de oxigenio penetrava fundo em sua garganta. Suas fácies demonstravam um profundo sofrimento.

Era terrível olhar para um homem que sempre fora um gigante, para quem o cansaço nunca existia, estando ele ali em tal estado...

ESPAÇO DO LEITOR: UM TEXTO SEM TEMA E SEM TÍTULO

Cumprimento a todos os leitores do Blog do Povo pelo tempo que tivemos sem escrever nossos textos de forma regular, todas as segundas-feiras. Motivos de trabalho impediram aquele costumeiro encontro entre esse juntador de palavras e o nosso caríssimo leitor.

A vida continuou de forma acelerada durante esse tempo. Tivemos de tudo, até mudança naquela Casa Poderosa no Planalto Central. Mas, antes tivemos coisas e cousas, casos e causos de todos os tipos, sobrando asneiras e fanatismos em defesa daqueles que muitas vezes nunca nem vimos e nem veremos.....

ESPAÇO DO LEITOR: PAPAI, MAMÃE... SEU FILHO USA DROGAS!

Os pais podem contribuir para o acesso dos filhos ao mundo das drogas? Sim, pode. Eles concorrem, não absolutamente, em alguns casos, mas irradiam fatores que potencializam o ingresso dos jovens ao asqueroso universo das drogas. Aqui, de forma direta, relato sobre alguns pecados capitais dos pais em relação aos seus filhos, que quando não observados se tornam brechas vulneráveis para o primeiro contato com as drogas. São observações baseadas no imenso contato com jovens flagrados usando drogas, propiciado pelo dia a dia do serviço policial militar.

“Os pais são os últimos a saberem”. Este ditado é bastante pronunciado quando algum mal feito dos filhos é descoberto. Basicamente é quando toda a vizinhança já sabe que o garoto (a) é um projeto de drogado, menos você. Conhecer condutas infames dos filhos é sempre um choque, principalmente aquelas que “só acontecem em outras famílias” e nunca na nossa. Descobrir que um filho está usando drogas ou já está viciado, é um susto medonho cujo chão se racha sob os pés. “Meu filho?! Como pode?! Há algum engano senhor policial”, exclamam alguns pais e mães com rosto abobalhado ao saberem da vil notícia. Mas por que os pais são os últimos a saberem? Respondo: Excesso de amor, desamor, falta de vigilância, inocência, e, sobretudo, a incompreensão dos sinais emitidos pelos garotos quando passam a fazer uso das drogas. A seguir relatarei sobre cada um desses aspectos...