Foram encontrados 7624 registros para a palavra: UB

Crianças entre 11 e 12 anos publicam livro em Petrolina/PE

E se você parasse a rotina por um momento e deixasse a sua imaginação criar asas? Foi isso que os alunos entre 11 e 12 anos do Colégio Ester Martins, em Petrolina/PE, fizeram para produzir um livro de fábulas coordenado pelo professor João Trapiá.

'O livro das fábulas', publicado pela Editora Vecchio, foi um projeto do professor para incentivar a leitura e escrita dos estudantes. "A ideia de construir um livro surgiu a partir de um projeto de leitura que desenvolvemos neste semestre, no qual eles leem livros e, depois de darem nota para a leitura que fizeram, indicam-na a algum amigo de sala. Trabalhamos em cima do gênero fábula. Várias fábulas foram lidas, vimos as características do gênero e, então, partimos para a produção. Alguns 'erros' foram deixados, já que o intuito principal era a essência da criação, pois, parafraseando Manuel de Barros, quando uma criança erra na gramática, acerta na poesia.", explica Joao Trapiá...

Submarino argentino desaparecido há um ano é encontrado

O submarino argentino San Juan, que desapareceu no dia 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes, foi descoberto nessa sexta-feira (16), no Oceano Atlântico, informou a Marinha da Argentina, em comunicado. "O Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina informam que a investigação do ponto número 24 pelo [navio responsável pelas buscas] Ocean Infinity, a 800 metros de profundidade, permitiu a localização positiva da ARA San Juan", conforme publicação na rede social Twitter.

Desde setembro, a pesquisa foi conduzida pela Ocean Infinity, uma empresa norte-americana privada, que deveria detê-los até fevereiro. "O barco da Ocean Infinity decidiu fazer uma nova busca e, graças a Deus, ele conseguiu encontrar a área", onde o submersível se afundou, disse ao canal argentino Todo Noticias o porta-voz da Marinha, Rodolfo Ramallo...

DECISÃO DO STJ CONTRA ISAAC CARVALHO É PUBLICADA NO DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO

Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira, dia 16, na página do Superior Tribunal de Justiça, a decisão Monocrática do Ministro Joel Ilan Paciornik, datada do dia 09, revogando a liminar que beneficiava o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.

A decisão do Ministro do STJ revela: “Ao referido agravo regimental - n. 645432/2018 - foi dado provimento para não conhecer do recurso especial interposto pelo ora agravante, ficando revogado o pedido de tutela provisória concedido às fls. 3590/3596. Desse modo, forçoso reconhecer a prejudicialidade do presente agravo regimental, incumbindo à parte, portanto, impugnar os fundamentos apresentados na decisão proferida no agravo regimental n. 645432/2018”...

Grupo de médicos cubanos luta na Justiça por trabalho no Brasil

Pelo menos 150 médicos cubanos desertores do programa federal lutam na Justiça para poder clinicar no Brasil de forma independente, fora do acordo entre Brasil e Cuba, ganhando salário integral. Esse grupo de profissionais moveu ações contra o Ministério da Saúde, o governo cubano e a Organização Panamericana de Saúde (Opas), segundo o advogado André de Santana Corrêa, que defende os estrangeiros.

Ele diz que, com a decisão de Cuba de sair do Mais Médicos, mais profissionais devem tentar permanecer no Brasil. “Desde ontem (anteontem, quarta-feira, 14), recebi muitas ligações de interessados em entrar com processo para ficar no Brasil”, afirmou...

ELEIÇÃO DA OAB PETROLINA: CHAPA DA OPOSIÇÃO DEFENDE INTEGRAÇÃO COM SUBSEÇÃO DE JUAZEIRO (BA)

Com a proposta de valorização do advogado e de integração com a subseção de Juazeiro (BA) membros da chapa de oposição intitulada “Uma nova OAB por você” estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta sexta-feira (16). O advogado Ivan Galvão que encabeça a chapa de oposição à atual gestão da subseccional da OAB-PE em Petrolina esteve acompanhado da candidata a vice, a advogada Caroline Tosaka, do candidato a Secretário Geral Sebastião Keite e da Conselheira Caroline Medeiros. 

Ivan teceu inúmeras críticas ao trabalho desenvolvido pela atual gestão e colocou como referência a gestão da subseção da OAB em Juazeiro. “Se eleito queremos ter uma relação muito próxima com os colegas de Juazeiro, levar os bons exemplos para serem introduzidos em Petrolina. Mudar, inclusive, a forma de se relacionar com a OAB de Pernambuco” prometeu o candidato...

Mourão diz que Bolsonaro 'o Justo' 'libertou oito mil cubanos da escravidão'

O vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), afirmou que com o anúncio da saída dos cubanos do programa Mais Médicos, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), "libertou 8 mil cubanos da escravidão". A afirmação foi feita através de uma publicação no perfil de Mourão no Twitter, no final da tarde desta quinta-feira (15). "No futuro, quando Cuba for livre, os livros contarão a história do homem que libertou 8 mil cubanos da escravidão: Jair Bolsonaro, o Justo", publicou. ..

Casa Nova: Saída de médicos cubanos gera apreensão

Com seis médicos cubanos trabalhando no município de Casa Nova, a decisão do Ministério da Saúde Pública de Cuba, em resposta às "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos", de acordo com a nota, decidiu que "mudanças anunciadas impõem condições inaceitáveis que não cumprem com as garantias acordadas desde o início do Programa" e vai retirar "cerca de 8.500 médicos no Programa Mais Médicos",  de acordo com uma nota veiculada na noite desta quarta-feira (14/11) pelo CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e FNP – Frente Nacional de Prefeitos.

Maria de Lourdes Silva Santos, Secretária de Saúde do Município de Casa Nova, a partir do momento da comunicação oficial do Ministério da Saúde, por nota técnica diz que "O SUS agoniza no nosso país e saída desses profissionais terá como maiores prejudicados a nossa população carente", pois a reposição prometida "não tem nem como ser realizada", citando o fato que dois médicos de Casa Nova, brasileiros, que saíram do programa por terem passado em concurso em outra cidade, desde junho, ainda não foram substituídos...

Seleção de médicos brasileiros para substituir cubanos será ainda em novembro, diz ministério

O Ministério da Saúde informou na manhã desta sexta-feira (16) que a seleção de médicos brasileiros para ocuparem as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos do programa Mais Médicos ocorrerá ainda em novembro.

Na última quarta (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Cuba enviava profissionais para atuar no Brasil desde 2013...

Saída de cubanos dos Mais Médicos pode deixar 28 milhões sem assistência, diz entidade

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alertou nesta quinta-feira (15) que a saída dos 8,5 mil profissionais cubanos do programa Mais Médicos (leia aqui) pode deixar cerca de 28 milhões de pessoas pelo país sem assistência médica, caso não haja substituição deles. 

Em nota assinada pelo presidente da entidade, Glademir Aroldi, a CNM afirmou que as cidades com menos de 20 mil habitantes podem ser as mais afetadas. Ele destacou ainda que, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), 1575 municípios são atendidos apenas por médicos cubanos, e que 80% dessas localidades têm esse contingente populacional. “Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas”. O presidente da entidade também alertou que a situação aflige os prefeitos e pode “levar a estado de calamidade pública” e pediu solução rápida da questão.



A nota ainda destacou que os profissionais atuam em 2.885 municípios, a maioria em áreas mais vulneráveis, como na região norte do país, no semiárido nordestino, em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), terras indígenas e periferias de grandes centros urbanos.

“Nesse sentido, a CNM aposta no diálogo entre as partes para os médicos cubanos permanecerem no país pelo menos até o final deste ano ou, se possível, por tempo maior a ser acordado entre os dois países. Durante esse período, acreditamos que o governo federal e de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do Programa”, diz a entidade.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CNM:
“O valor do Programa Mais Médicos (PMM), ecoado nos diversos cantos do Brasil, demonstrou ser uma das principais conquistas do movimento municipalista frente à dificuldade de realizar a atenção básica, com a interiorização e a fixação de profissionais médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Importante destacar que a estruturação e a organização da Atenção Básica de Saúde é pauta permanente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) junto ao Executivo Federal e ao Congresso Nacional.

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena. Esses profissionais estão distribuídos em 2.885 Municípios, sendo a maioria nas áreas mais vulneráveis, como o norte do país, o semiárido nordestino, as cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as terras indígenas e as periferias de grandes centros urbanos. Entre os 1.575 Municípios que possuem somente médico cubano do Programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

Nos últimos meses, a CNM, juntamente com as representações das entidades municipalistas estaduais, organizou inúmeras reuniões com o governo federal sobre a necessidade de manutenção e aprimoramento do Programa Mais Médicos, com adoção gradual de novas estratégias para interiorização e fixação dos profissionais médicos e outras categorias necessárias para o atendimento básico às populações. Em audiências recentes com o ministro da Saúde, a Confederação discutiu inclusive a ampliação do Programa para Municípios e regiões que ainda apresentam a ausência e a dificuldade de fixação do profissional médico.

O anúncio referente à decisão do Ministério da Saúde de Cuba de rescindir a parceria, na última quarta-feira, 14, aflige prefeitos e prefeitas desta Confederação. Imediatamente, a entidade buscou em Brasília o atual governo e o governo de transição para que, em conjunto, fosse possível adotar medidas que garantam a manutenção dos serviços de atenção básica de saúde. Cabe destacar que, na última década, estudo apontou que o gasto com o setor de Saúde sofreu uma defasagem de 42%, o que sobrecarregou os cofres municipais. Os Municípios, que deveriam investir 15% dos recursos no setor, já ultrapassam, em alguns casos, a marca de 32% do seu orçamento, não tendo condições de assumir novas despesas.

A presente situação é de extrema preocupação, podendo levar a estado de calamidade pública, e exige superação em curto prazo. Nesse sentido, a CNM aposta no diálogo entre as partes para os médicos cubanos permanecerem no país pelo menos até o final deste ano ou, se possível, por tempo maior a ser acordado entre os dois países. Durante esse período, acreditamos que o governo federal e de transição encontrarão as condições adequadas para a manutenção do Programa. Enquanto aguardamos a rápida resolução do ocorrido pelo órgão competente, estamos certos de que os gestores municipais manterão o máximo empenho para seguir o atendimento à saúde de suas comunidades.

Os Municípios brasileiros, na missão de prestar serviços públicos à população, representados pela Confederação Nacional de Municípios, não medirão esforços para a resolução deste impasse.

Glademir Aroldi

Presidente da Confederação Nacional de Municípios.”..

Semana de Ciência e Tecnologia do campus Floresta do IF Sertão-PE terá cursos, palestras e atividades culturais e esportivas gratuitas e abertas ao público

Entre os dias 19 e 25 de novembro acontece no campus Floresta do IF Sertão-PE Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT e a Semana da Consciência Negra. Com o tema "ciência para a redução das desigualdades" a SNCT contará com atividades como palestras, oficinas, exposições, mostras, minicursos, dia de campo, seminários, apresentações culturais e esportivas, dentre outros.

Inserida nessas atividades a Semana da Consciência Negra completará a programação com apresentações teatrais, sendo duas peças voltadas para crianças e adolescentes, rodas de conversa, e encerrará toda os eventos com a 10ª Celebração da Consciência Negra, em parceria com o Instituto Cultural Raízes...

Gonzaga Patriota cobra derrubada de veto que regulamenta Polícia Ferroviária Federal

O deputado federal Gonzaga Patriota usou a tribuna da Câmara para defender os Policiais Ferroviários Federais e solicitar a derrubada do veto que regulamenta a categoria. O presidente Michel Temer sancionou a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), porém vetou alguns pontos do projeto, e retirou a Polícia Ferroviária Federal da estrutura do Ministério da Justiça e não a transferiu para o novo ministério.

"Gostaria de pedir ao presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE), que dê sequência a reunião da semana passada para votação dos vetos, dentre esses, a gente tem alguns projetos importantes. Eu me lembro que há 30 anos, na Assembleia Nacional Constituinte, a gente deu uma reforçada na segurança pública no art. 144 na Constituição e lá a gente instituía a Policia Rodoviária Federal (PRF) e a Policia Ferroviária Federal (PFF). A PRF está fazendo um trabalho maravilhoso, em parceria com a Polícia Federal e com as policias dos Estados. Mas, lamentavelmente, a Polícia Ferroviária Federal que é tão importante nas ferrovias e nos metrôs, até hoje não foi instituída.  E, infelizmente, quando a gente consegue aprovar na Câmara e no Senado a regulamentação dessa Polícia Ferroviária Federal, o presidente Michel Temer, mal informado, talvez por algum dos seus assessores, vetou essa parte. E eu quero fazer aqui um apelo a todos os colegas, deputados e deputadas, que a gente possa derrubar esse veto, como a gente fez com o veto dos agentes de saúde", solicitou.  ..

"Médicos Cubanos prestaram serviços de excelência na Bahia e no Brasil", avalia Galo

A saída de Cuba do programa Mais Médico, criado em 2013 no governo Dilma Rousseff para garantir assistência à saúde em regiões desassistidas do país, foi lamentada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). O governo Cubano informou, nesta quarta-feira (14), que decidiu sair do programa social em decorrência das "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, à presença de médicos do país caribenho no Brasil.

"É condenável a postura e atitudes irracionais de quem foi eleito para dirigir nosso país e cuidar do nosso povo, mas que age com extrema irresponsabilidade antes mesmo de ter tomado posse do cargo máximo da República. Dá-se provas, contínuas, de que só haverá retrocessos sob esse governo nocivo ao bem estar social dos brasileiros", considerou Galo. "O Programa Mais Médico é referência internacional e garantiu atendimento médico de excelência a mais de 30 milhões de brasileiros, e os médicos cubanos foram fundamentais para isso", enfatizou. ..

Em Curaçá, iluminação pública precária e manutenção de serviços públicos de infraestrutura têm gerado incômodo à população

A escuridão em que se encontram diversas ruas em alguns bairros vem tirando o sossego dos moradores da cidade de Curaçá. Segundo o vereador Anderson Varjão, a insatisfação aumenta ainda mais quando o povo recebe a conta de energia e observa a cobrança da Taxa de Iluminação Publica implantada pela atual gestão desde o início do ano, depois da base governista conseguir aprovar o Projeto de Lei que trata sobre o assunto na Câmara: “O projeto tem base legal, mas os serviços não estão sendo revertidos à população, que paga mais um imposto e não usufrui de iluminação de qualidade, a exemplo do bairro Villa da Paz, que está sem receber a mínima atenção da prefeitura” argumenta o vereador.

O edil informa ainda que devido a escuridão, os moradores relatam que já houve tentativas de assalto e até importunação sexual e que as moradoras receiam sair de suas casas durante a noite com medo de sofrer de violência. Outra situação com relação à Taxa de Iluminação Publica é a cobrança no interior: “No Projeto, foi inserida uma emenda de autoria do vereador Beto que isenta as comunidades do interior, sobretudo as beneficiadas pelo Luz para Todos da cobrança da contribuição, o que não vem sendo obedecido pela Coelba e a Gestão Municipal não toma as devidas providências, uma vez que já cobramos diversas vezes a atenção para o problema.” ..

Retirada antecipada de cubanos do Mais Médicos é grave ameaça para municípios baianos

Ao longo de cinco anos de existência, mais de 5,6 milhões de pessoas beneficiadas, cerca de 800 mil consultas realizadas por mês e uma cobertura de 72% da Atenção Básica. Esses são os números alcançados pela Bahia após a implantação do Programa Mais Médicos no país. Atualmente, o estado possui 1.522 médicos do programa, que estão alocados em 363 municípios. Desse total, 846 são cubanos. 

Os números foram apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (14), durante a reunião da Comissão Intergestores Biparte (CIB), realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador...

P1 Rappers faz lançamento público do álbum '(Des)Feito Nós' no Dia Nacional da Consciência Negra, em Juazeiro (BA)

No próximo dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o P1 Rappers, de Juazeiro (BA), fará o lançamento público do álbum  '(Des) Feito Nós', lançado em julho deste ano. O show será no Arco da Ponte, a partir das 18h, e integra a programação de atividades da Prefeitura Municipal de Juazeiro para o Novembro Negro, mês dedicado à promoção e ao fortalecimento do debate sobre as questões ligadas ao povo negro e à luta negra. Junto com o P1, também se apresentarão os grupos Norte Ba Crew, Perdidos do Norte e 3 da Matina. O evento será aberto a todas e todos.

O novo álbum ‘(Des)Feito Nós’ fala sobre o amor em suas várias formas de ser e de sentir. Reunindo artistas de diversos segmentos, o novo trabalho também evidencia as parcerias feitas em 2018. “É um trabalho em que a gente juntou forças com várias outras pessoas. Ao mesmo tempo em que a formação da P1 é a menor. O grupo já teve cinco pessoas, e hoje somos só eu, Werson, e Euri. Esse é o disco que tem mais participações de outras pessoas. Tem gente contribuindo com arranjos, com letra, voz. Ao mesmo tempo que desfez nós, fez outros nós”, destaca Dj Werson, integrante do P1 Rappers. As músicas “Mainha”, “Arme-se”, “Nordeste”, “Cotidiano”, “Filha”, “Homem Cadê Você” e “Amanhã”, que integram o álbum, estão disponíveis nas plataformas Spotify, Deezer e Youtube...

BICICLETA ROUBADA NA PONTE PRESIDENTE DUTRA

O leitor Wilson Alves entrou em contato com o Blog para informar que “essa bicicleta (foto) foi roubada ontem (14) na subida da Ponte Presidente Dutra em Petrolina. Quem souber alguma informação entrar em contato 74-98814-8217, que será bem recompensado! Era do meu sobrinho... Ele vinha da UNIVASF à noite. Quem tiver alguma informação, por favor, nos avise”. ..

Lula e juíza discutem em primeiro depoimento à substituta de Moro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a juíza substituta de Sergio Moro, Gabriela Hardt, se confrontaram em diversos momentos durante o interrogatório da ação do sítio de Atibaia (SP), nesta quarta (14). Foi a primeira vez que Lula depôs para a magistrada, que ficou responsável pelos processos da Lava Jato desde que Moro foi aceitou ser ministro do presidente eleito, Jair Bolsonaro. 

Logo no início do depoimento, Lula afirmou que não sabia o motivo de estar respondendo ao processo e indagou qual era a acusação a Hardt. A juíza respondeu que o Ministério Público afirma que ele foi beneficiário de obras no sítio por empreiteiras e pelo pecuarista José Carlos Bumlai. Lula subiu o tom, dizendo que pensava que a acusação era de que ele é o dono do sítio. "Eu estou disposto a responder toda e qualquer pergunta. Eu sou dono do sítio ou não?"..

Prefeito Paulo Bomfim recebe visita de candidato à presidência da OAB Subseção Juazeiro

Nesta quarta-feira (14), o Prefeito Paulo Bomfim recebeu a visita do candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Juazeiro Thiago Franco, do candidato à reeleição como Conselheiro Estadual Marcos Santana, e da candidata à Secretária Adjunta Maria Auxiliadora. Eles compõem a chapa única na eleição da OAB no município que acontece no dia 21 de Novembro às 9h na sede da instituição no bairro Alagadiço.

Na oportunidade, o candidato da Chapa ‘Avança OAB Juazeiro’, se comprometeu a continuar o trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. “Há em Juazeiro uma união dos advogados, tendo uma chapa única pela segunda vez. Tivemos muitas conquistas e queremos continuar unidos, para buscar mais melhorias para a categoria. Temos a intenção de manter um bom relacionamento com todas as instituições, para o bem da sociedade, e por isso fizemos questão de visitar o Prefeito Paulo Bomfim”, disse Thiago Cordeiro...

Profissionais cubanos do Mais Médicos recebem agradecimento de Zó

Lançado em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o programa Mais Médicos mostrou a excelência da medicina cubana e de seus profissionais. O seu objetivo – de suprir a carência de médicos no interior do Brasil e nas periferias das grandes cidades – ajudou milhões de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Infelizmente, o governo de Cuba informou que sai do programa após “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. Vale lembrar que esse país irmão tem profissionais de medicina em vários países do mundo.

Conhecedor da difícil realidade das pessoas que mais precisam de assistência médica, o deputado estadual Zó (PCdoB) lamenta e agradece aos cubanos. “O Mais Médicos ampliou a assistência médica e reforçou o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e nas equipes do Saúde da Família. Na Bahia, 5,4 milhões de pessoas são beneficiadas com o trabalho de 1.566 profissionais, segundo o governo federal. Nosso muito obrigado aos cubanos, que tiveram o reconhecimento do nosso povo, pela forma como desenvolveram esse belo trabalho”, afirma...

Operação Proclamação da República vai até domingo em estradas federais da Bahia

Vai até o próximo domingo (18) a Operação Proclamação da República em estradas federais da Bahia. A ação começou a zero hora desta quarta-feira (14) com policiais rodoviários federais em todo o estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os trechos com maior incidência de acidente terão fiscalização reforçada. Com a expectativa de aumento no fluxo de veículos, a PRF realizará atividades simultâneas para coibir infrações de trânsito em diversos pontos das rodovias federais.

Ainda de acordo com a PRF-, as principais condutas lesivas no trânsito são: excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, uso inadequado do cinto de segurança e de dispositivos de retenção para as crianças, ultrapassagens indevidas, uso de telefone celular e problemas na condução de motocicletas ou ciclomotores...