Foram encontrados 566 registros para a palavra: sociais

Prefeitura convoca artistas e movimentos sociais para reunião do Conselho de Cultura e Patrimônio neste sábado

O quarto encontro de reestruturação do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio será realizado neste sábado (09), às 08h30, na Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), localizada no Centro de Convenções. Na última reunião, que aconteceu no dia 24 de novembro, foi concordado, em maioria presente na assembleia, a nomenclatura e ajustes na lei municipal que cria e regulamenta o conselho e suas competências. 

Os artistas que não participaram e desejam auxiliar no processo de reestruturação, podem se dirigir a SECULTE para pegar o material de discussão. Podem participar os setores ligados a economia da cultura (artistas, empresários e produtores culturais) e os movimentos sociais de identidade, como os que representam as etnias (culturas indígenas, afro-brasileiras, de imigrantes, entre outras)...

TRE desmente boatos que circulam nas redes sociais sobre pagamento de multas

Circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp um boato que eleitores que não fizerem cadastramento biométrico até 7 de dezembro deverão pagar multa de R$ 150 e terão seu CPF e carteira de motorista cancelados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a informação é falsa. A legislação não prevê cancelamento de documentos, caso o eleitor não faça seu cadastro, nem multa. A multa só acontece quando não se vota e é no valor de R$ 3,50. ..

Movimentos Sociais e Centrais Sindicais participarão da greve dia 5 de dezembro

Centrais sindicais, movimentos sociais, sindicatos, Cut, estudantes e trabalhadores farão uma greve nacional contra a reforma da Previdência. A greve está marcanda para 5 de dezembro.Segundo nota divulgada as centrais afirmam que definiram uma "greve nacional contra a nova proposta de desmonte da Previdência Social apresentada pelo governo". As entidades afirmam que a reforma "acaba com o direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros".

Em artigo, o presidente da CUT, Vagner Freitas, já havia alertado que haveria greve caso a proposta fosse retomada, afirmando que o governo, "desesperado em entregar qualquer reforma da Previdência aos seus financiadores", apresentaria uma proposta mais "enxuta", mas igualmente ruim...

Informar blitz em redes sociais é crime

Em nenhum país do mundo morrem mais pessoas no trânsito do que no Brasil, e uma tecnologia para smartphones tem auxiliado condutores com irregularidades nos veículos, embriagados ou cometendo qualquer tipo de crime, a evitar a fiscalização da polícia. Setores de Inteligência da Polícia da Bahia e Pernambuco alertam que quem avisa sobre blitzes pode ser enquadrado por atentado contra a segurança ou ao funcionamento de serviços de utilidade pública, crime previsto no artigo 265 do Código Penal.

Informar sobre a realização de blitz, ameaçando ou prejudicando o trabalho de órgãos de fiscalização de trânsito, é crime previsto no artigo 265 do Código Penal, podendo ainda agregar a tipificação de Formação de Quadrilha (Artigo 288 da mesma lei). O artigo 265 que trata do “atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública” prevê pena de reclusão de um a cinco anos, mais multa...

Mulheres agredidas por ex ou atuais companheiros estão preferindo se expor em redes sociais a ficarem caladas

Mulheres agredidas por ex ou atuais companheiros estão preferindo se expor em redes sociais a ficarem caladas. Dois casos recentes tiveram grande repercussão no interior de São Paulo.  A vendedora Carla Regina Januário, de 29 anos, postou fotos do próprio rosto inchado para dar um “basta” às agressões do ex-namorado, em Votuporanga. Outra denúncia foi a irmã da cabeleireira Mariana Lima dos Santos, de 25 anos, quem tomou a iniciativa de expor no Facebook o rosto dela com o olho roxo, após ser agredida pelo ex. Encorajada, Mariana repetiu a postagem em sua página na rede social.

Para a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itapetininga, Leila Tardelli, a exposição é uma atitude corajosa e contribui para dar visibilidade ao problema. “A gente lida com muitos casos, até mais graves que este, envolvendo até violência sexual. Observo que o registro desse tipo de violência tem aumentado e quero acreditar que é porque as mulheres estão denunciando mais. Com o uso da rede social, a questão acaba ganhando mais visibilidade.” ..

PREFEITURA DE JUAZEIRO INFORMA AÇÕES SOCIAIS QUE COMBATEM A VULNERABILIDADE NA ORLA DE JUAZEIRO

Na tarde desta quinta-feira (16) o Blog postou observação do leitor Harrisson Souza sobre a vulnerabilidade na Orla de Juazeiro. Em resposta a esta postagem a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal enviou a seguinte nota:

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que o município tem atuado rotineiramente com ações voltadas à população em situação de rua...

Polícia Militar da Bahia alerta sobre mensagem falsa nas redes sociais

..

Movimentos Sociais e Sindicatos de Juazeiro e Petrolina se preparam para paralisação na sexta-feira (10)

As centrais sindicais e os movimentos sociais finalizam os preparativos para o chamado Dia Nacional de Paralisação, marcado para amanhã 10 de novembro, sexta-feira. o motivo é a entrada em vigor da Lei 13.467, de “reforma” da legislação trabalhista.

Em Juazeiro e Petrolina os sindicatos e movimentos sociais vão protestar. Em Petrolina os atos serão na Praça do Bambuzinho pela manhã. Em Juazeiro a concentração é na Praça Santiago Maior. Segundo o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, o foco é a retirada de direitos trabalhistas feita pelo governo Temer. “Esse governo reprovado por quase 90% da população, está provocando um retrocesso no país sem precedentes. A aprovou uma reforma trabalhista nefasta que, além de destruir a CLT e conquistas de décadas, compromete o futuro de toda uma nação.”..

Professor da Uneb ameaçado via redes sociais diz que não está sozinho e outros passam pelo mesmo constrangimentos

O Professor doutor em educação da Univeridade do Estado da Bahia, Josemar Pinzoh, conforme este blog divulgou no domingo (05), recebeu ameaças e intimidações ideológicas através das redes sociais: “Bolsonaro vai acabar com sua raça, seu esquerdista de…”. “Tá proibido de falar de PT agora”. Essas foram algumas das ameaças sofridas pelo professor através de mensagens de texto. Josemar também divulgou áudio, enviados pelo aplicativo WathsApp.

Esta semana o professor voltou a usar a rede social e deu outros detalhes das ameaças. De acordo com Pinzoh, ele foi abordado por dois números: 87 8164 6555 e 71 9304 3860, ambos se dizendo serem "Bolsomito". 'Mandaram áudios e o último número me mandou textos ameaçadores, se dizendo ser um aluno meu que está cansado de me ver falar de PT em sala de aula. Quem já foi meu aluno sabe que, mesmo eu sendo filiado ao PT, tendo sido fundador ainda na década de 1980, tendo sido candidato a vice-prefeito de Curaçá no ano passado por esta sigla, eu nunca misturei isso na sala de aula". ..

Movimentos Sociais e categorias ajustam ações para um protesto na próxima sexta-feira (10)

As Centrais Sindicais finalizam os detalhes para o Dia Nacional de Paralisação, marcado para 10 de novembro (sexta-feira), véspera da entrada em vigor da Lei 13.467, da reforma trabalhista. Os organizadores tentam também agregar ao Protesto Nacional os Servidores Públicos, de diversos segmentos, contra ações do Governo Federal.

O objetivo do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos é fazer atos nos locais de trabalho, em todo o País, contra a reforma trabalhista de Temer, a Portaria que facilita o trabalho escravo e ainda a reforma previdenciária...

Feira de Marketing em Petrolina acontece no próximo dia 06 de novembro

A tradicional Feira de Marketing da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está de volta. No próximo dia 06 de novembro (segunda-feira),  acontece mais uma edição do evento que traz inovação e oportunidade para os estudantes colocarem em prática as experiências da disciplina de Marketing. A Feira acontece a partir das 18h, no estacionamento da Facape e é aberta ao público. 

Os visitantes podem experimentar e observar os produtos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Administração, Gestão de TI e Economia. No final, há premiação para os melhores resultados nas categorias de projeto inovador, projeto criativo, projeto viabilidade, estande nota 10 e projeto marketing 10...

15ª Feira da Amizade acontece no próximo final de semana em Juazeiro, promovendo projetos sociais

A Diocese de Juazeiro realizará nos próximos dias 03 a 05 de novembro a 15ª Feira da Amizade. O evento beneficente acontecerá na Orla nova de Juazeiro, com uma programação do shows musicais, barracas típicas, lazer infantil e sorteios de brindes. A renda arrecadada na festa será revertida para o Instituto Ivete Sangalo e para a criação de um projeto social da Diocese voltado para jovens em vulnerabilidade social.

"Contamos com a solidariedade de todos. Se cada um exercer o trabalho da corrente do bem, convidando mais pessoas para a visitar a Feira, as barracas de alimentos, a parte de entretenimento, vamos poder contribuir não só para o sucesso do evento, mas para ajudar a melhorar um pouco a nossa sociedade", explicou o coordenador da Feira, o advogado Carlos Luciano...

Congesso Internacional em Extensão Rural prossegue até o dia 30

Com o tema “Desafios do Desenvolvimento Rural: Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade”, teve início o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (I CIIERD), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Congresso vai até o dia 30 de outubro, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA).

O congresso tem como objetivo e função promover o intercâmbio técnico, científico e a discussão sobre a temática geral "Desafios do Desenvolvimento Rural: resistências, modos de vidas e sustentabilidades"; permitindo proporcionar novas experiências, espaços para reflexão e debate relacionado a Extensão Rural e o Desenvolvimento, além de otimizar a cooperação internacional entre universidades, instituições de pesquisa,instituições da sociedade civil organizada e outras entidades...

Univasf realiza Campanha "Outubro Rosa Inclusivo"

O direito à saúde, à informação e à prevenção das mulheres com deficiência é a temática central da campanha Outubro Rosa Inclusivo, lançada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI). A campanha, constituída de vídeos curtos com a participação de quatro mulheres, será veiculada na página oficial da Univasf no Facebook nesta terça-feira (24) até sexta-feira (27).

A iniciativa visa conscientizar a população em geral acerca do direito das mulheres com deficiência receberem informação e terem acesso aos atendimentos em saúde. A campanha foi produzida pela equipe do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas e teve como participantes Érika Alves Silva, Helayne Cardoso, Manuella Mariado e Maria Fabino Leite. Os vídeos contam com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)...

Juazeiro discutirá desafios do desenvolvimento rural durante congresso internacional

Com o tema “Desafios do Desenvolvimento Rural: Resistências, Modos de Vidas e Sustentabilidade”, será realizado o I Congresso Internacional Interdisciplinar em Extensão Rural e Desenvolvimento (I CIIERD), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Congresso é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA).

As inscrições já estão abertas, voltadas para estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação, profissionais, agricultores e representantes de comunidades tradicionais. Os estudantes e profissionais devem se inscrever por meio da plataforma online. Até o dia 30 de setembro, a taxa de inscrição é de R$ 20,00 para alunos da educação básica, graduandos e pós-graduandos e de R$ 50,00 para profissionais. A partir dessa data, os valores aumentam, conforme consta no site do evento...

HOMENAGEM DO COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA A IVETE SANGALO NO CALDEIRÃO DO HUCK GERA REAÇÃO NEGATIVA NAS REDES SOCIAIS

No próximo sábado, dia 21, a cantora juazeirense Ivete Sangalo será homenageada no programa Caldeirão do Huck. Segundo a produção do programa “Ivete Sangalo não tinha ideia da emoção que estava por vir durante uma gravação do Caldeirão. A cantora foi surpreendida com uma homenagem muito especial no quadro Visitando o Passado, que você vai poder conferir no próximo sábado, dia 21/10. A técnica do The Voice Brasil teve a oportunidade de revisitar um lugar onde tem muitas memórias felizes com a família. Pelas fotos, já podemos esperar por muitas lágrimas e alegria no programa. Não perca!”.

Contudo, a informação rapidamente repercutiu nas redes sociais especialmente, quando se refere a divulgação de que o colégio em que Ivete estudou, o Maria Auxiliadora, em Petrolina, fará uma homenagem a sua aluna mais famosa...

Movimentos sociais iniciam quarta-feira (18) com protestos contra cortes de Orçamentos para reforma agrária

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Pernambuco (Fetape), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (Fetaepe) e seus Sindicatos filiados realizam, nesta manhã (18), o fechamento de várias BRs em todo o estado. Essas mobilizações, que contarão com a presença de militantes do MST em vários locais, integram o "Dia D" de Atos Nacionais Unificados contra os Cortes no Orçamento Federal previsto para 2018, que comprometem diretamente as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar.

Foram fechadas, desde cedo, as BRs 101, próximo ao viaduto de Goiana, na Mata Norte, e na altura do Colégio Agrícola, em Escada, na Mata Sul; 232, próximo ao restaurante Rancho Alegre, em Caruaru, no Agreste, e próximo ao Corpo de Bombeiros, na saída de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú; 316, próximo à Serrinha, entre Ouricuri e Trindade, no Sertão do Araripe; e no Trevo do Ibó, em Cabrobó, no Submédio São Francisco (ao fechar nesse local, também ocorrem interdições nas BRs 116 e 428)...

Movimentos Sociais vão lutar contra modificação na Lei Maria da Penha

O Senado aprovou, na terça-feira (10), Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, projeto que altera a Lei Maria da Penha, a fim de permitir ao delegado de polícia conceder medidas protetivas de urgência às mulheres que sofreram violência e a seus dependentes, uma prerrogativa que hoje é exclusiva dos juízes. A medida foi votada simbolicamente na Casa e anunciada como positiva, mas integrantes do Ministério Público, Defensores Públicos Gerais e organizações feministas criticam as mudanças. Elas pedem que o presidente Michel Temer vete a proposta. 

O projeto determina que a concessão de medidas pelo delegado só será admitida em caso de risco real ou iminente à vida ou à integridade física e psicológica da mulher e de seus dependentes...

RECLAMAÇÃO SOBRE AS MURIÇOCAS E RODOVIÁRIA DE JUAZEIRO VIRALIZA NAS REDES SOCIAIS

Viralizou nas redes sociais no feriado desta quinta-feira, 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o vídeo de uma pessoa que diz se chamar Bruce, alegando ser policial, indignado com as muriçocas e com a estrutura da rodoviária da cidade.

Ele desafia o prefeito e os vereadores a adotarem uma providência. “Cadê o dinheiro dos nossos impostos, a gente não pode nem falar nessa derrubada rodoviária de Juazeiro. Estamos aqui sofrendo... E aqui as muriçocas nos consumindo. Lá em Paulo Afonso tem respeito, tem prefeito, vereador... Tô revoltado com Juazeiro, sem autoridades”...

Movimentos Sociais promoverão ações na Ilha do Fogo

O vereador Gilmar Santos apresentou à Câmara de Vereadores de Petrolina, requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater políticas públicas para a revitalização do Rio São Francisco. O requerimento foi aprovado na Casa Plínio Amorim por unanimidade, onde na ocasião também foi ouvido o ativista Ênio Costa, que compõe o coletivo Amigos da Ilha.

A preservação do Rio São Francisco tem sido matéria de grande preocupação da sociedade. A crítica situação atual é uma tragédia anunciada há muito tempo e tem se intensificado pela pouca efetivação de políticas públicas de revitalização das águas.  Para ampliar o debate, a união dos agentes políticos das duas cidades e dos dois estados banhados pelo rio vem contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as principais propostas vigentes e as contradições das políticas públicas que até o momento se mostraram muito vulneráveis aos lobbys de interesses empresariais...