Foram encontrados 727 registros para a palavra: mulheres

Sobradinho: Sala do Empreendedor realiza capacitação para mulheres, fazendo parte do Programa “Ela pode”

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Administração e Fazenda e da Sala do Empreendedor, realiza nos dias 4 e 5 de junho na Câmara de Vereadores, às 14h, um curso de capacitação para mulheres, que faz parte do programa "Ela Pode".

"Ela pode" é um programa de capacitação para mulheres brasileiras, desenvolvido pelo instituto Rede Mulher com apoio do Google, que ajuda mulheres empreendedoras ou que estejam em busca de crescimento pessoal e profissional, garantindo independência financeira e decisão sobre seus negócios e vidas...

SecMulher-PE  abre inscrições para o 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas

A Secretaria da Mulher de Pernambuco abriu segunda-feira (24) as inscrições para o 4º Seminário Internacional Mulheres e Repúblicas – Etapa Brasil – Mulheres e Meninas em Marcha nas Repúblicas do Século XXI - que acontece nos dias 4, 5 e 6 de junho, no Museu Cais do Sertão -  Armazém 10, Avenida Alfredo Lisboa, s/n Recife Antigo. O seminário abre o ciclo de importantes momentos de reflexão e troca de saberes sobre as diversas experiências a respeito das mulheres nas repúblicas, comparando o Brasil de ontem e de hoje e a influência da perspectiva republicana americana na formação da República no Brasil.

Os debates apresentarão as mudanças nas formas de organização e mobilização sociopolítica das novas gerações de mulheres, e a presença das mulheres na diferenciação ideológica assumida pelo Nordeste brasileiro nas eleições presidenciais (2018), cujo centro foi o compromisso com uma governança voltada para o respeito às diferenças e à justiça social para todas e todos. O seminário conta com representantes da ActionAid Brasil, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)...

Casas Abrigo recebem mulheres em situação de violência doméstica

Receber proteção pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma mulher. As Casas Abrigo administradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), representam a possibilidade de deixar para trás uma rotina de violência doméstica. Atualmente, as três unidades dispõem de 60 vagas, sendo 20 em cada uma. Elas ficam em três municípios diferentes da Bahia e estão à disposição de mulheres dos 417 municípios baianos.  

Durante o acolhimento, a mulher recebe suporte para que não volte para a situação de violência em que se encontrava, como explica o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. “Nós temos todo um trabalho de proteção, com equipe de psicólogos e assessores, que discutem a possibilidade de colocá-la em políticas de educação, profissionalização ou empreendedorismo, a depender do caso. Isso para que elas possam sair do abrigo com uma perspectiva de autonomia”...

Comissão do senado derruba portaria do governo e assegura mamografia no SUS para mulheres a partir de 40 anos

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) aprovou nesta terça-feira (21) um projeto de decreto legislativo (PDS) derrubando portaria do Ministério da Saúde que restringiu o acesso de mulheres de 40 a 49 anos aos exames de mamografia para detecção precoce de câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria determina que somente mulheres de 50 a 69 anos de idade podiam fazer o rastreamento mamográfico na rede pública.

De autoria do senador Lasier Martins (Pode-RS), o decreto já havia sido aprovado na CCJ e seguiu para votação em Plenário, com parecer favorável do relator, o ex-senador Ronaldo Caiado. No entanto, os parlamentares aprovaram requerimento do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que solicitou que a CAE também analisasse a proposta. O PDS 377/2015 volta agora com urgência para análise do Plenário...

Onyx diz que mulheres preferem armas à Maria da Penha

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, argumentou que algumas mulheres preferem andar com revólveres a terem "a folhinha da Maria da Penha" para se defenderem. A fala foi para defender os decretos assinados pelo presidente Jair Bolsonaro que flexibilizaram o porte e a posse de armas no Brasil. 

"Tem mulheres que entre ter lá a folhinha da Maria da Penha ou um revólver ou pistola na bolsa, prefere ter um revólver na bolsa, porque isso garante a integridade dela. Esse é um exercício de direito que tem que ser respeitado", disse o ministro durante entrevista para a rádio Gaúcha na sexta-feira (10). ..

Encontro de empreendedorismo reúne mais de 160 mulheres em Juazeiro

O que te move? Qual o seu propósito? Onde quer chegar? Esses foram alguns dos questionamentos que nortearam o Encontro de Mulheres Empreendedoras, que reuniu mais de 160 participantes que pretendem empreender ou já comandam negócios, na última sexta-feira, 12 de abril, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro.

O gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, fez a abertura do evento destacando a força e determinação da mulher para empreender, seja no mercado de trabalho ou no próprio negócio, e lembrando que elas são maioria entre os Microempreendedores Individuais (MEI) em Juazeiro, contribuindo expressivamente para a economia local. “Foi um momento importante para discutir oportunidades de negócios e estimular as trocas de experiências entre elas”, disse...

FINAL DE SEMANA MARCADO POR AGRESSÕES CONTRA MULHERES NA REGIÃO DE SENHOR DO BONFIM

No sábado, 6, por volta de 17h40mim, a Guarnição ROCAM se deslocou até o bairro do Centro, próximo ao viaduto da Leste, para averiguar uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva. O autor tentou evadir-se e foi alcançado pelos policiais, sendo conduzido para o Complexo Policial onde foi gerado o flagrante delito.

Também no sábado, por volta das 05h na Avenida Lomanto Junior no Clube em Ponto Novo "Caneca Fest", um indivíduo agrediu com uma lata de cerveja a sua companheira, onde foi dada voz de prisão e o mesmo conduzido a delegacia e apresentado à autoridade competente. ..

CPM JUAZEIRO PROMOVE CAFÉ POÉTICO EM HOMENAGEM AS MULHERES

No último dia 30 do mês de março ocorreu no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna a realização do Café Poético em homenagem ao dia da mulher, retratando as mulheres que fizeram história e as anôminas que fazem história. O evento contou com a participação dos alunos, professores e policiais militares da Unidade Escolar.

As apresentações trouxeram um retrato da história, do processo de empoderamento da mulher, suas dificuldades, seus feitos e principalmente suas vitórias, bem como o extrato da sociedade atual e as inúmeras mulheres que fazem história no dia a dia da nossa comunidade juazeirense. A percepção da inferência que cada mulher teve e tem em nossa construção social foi foco das pesquisas e trabalhos artísticos apresentados...

CDH aprova exame psicológico para agressor de mulheres e aumento de pena para crime de tocaia

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou na quinta-feira (4) projeto (PLS 423/2018) da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) que muda a Lei Maria da Penha para que a revogação da prisão de agressores domésticos só possa acontecer depois que uma junta de psicólogos atestar que não há risco de reincidência do crime. 

A matéria, relatada na CDH pela senador Mailza Gomes (PP-AC), segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Outra proposta aprovada pela CDH (PLS 469/2015) aumenta a pena para quem cometer crime na situação de tocaia perto ou dentro de residências ou escolas. Essa proposta, de autoria do ex-senador Raimundo Lira e que tem o senador Styvenson Valentim (Pode-RN) como relator, segue para votação pelo Plenário do Senado. ..

Petrolina: Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros Mulheres de Terreiros envia nota de repúdio e acusa vereador Osinaldo de machista

A  AECAB – Associação Espírita e de Cultos Afros Braileiros – Mulheres de Terreiros,  torna pública através de uma nota de repúdio, unindo outras vozes do Movimento Feminista, por não aceitar o repetido comportamento machista e preconceituoso do Vereador Osinaldo Souza, na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Confiram NOTA DE REPÚDIO..

CPM JUAZEIRO PROMOVE CAFÉ POÉTICO EM HOMENAGEM AS MULHERES

No último dia 30, ocorreu no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna a realização do Café Poético em homenagem ao dia da mulher, retratando as mulheres que fizeram história e as anônimas que fazem história. O evento contou com a participação dos alunos, professores e policiais militares da Unidade Escolar. As apresentações trouxeram um retrato da história, do processo de empoderamento da mulher, suas dificuldades, seus feitos e principalmente suas vitórias, bem como o extrato da sociedade atual e as inumeras mulheres que fazem história no dia a dia da nossa comunidade juazeirense. A percepção da inferência que cada mulher teve e tem em nossa construção social foi foco das pesquisas e trabalhos artísticos apresentados. As direções do Colégio da Polícia Militar tem grande senso de responsabilidade ao processo de formação dos alunos enquanto indivíduo social, fator que corrobora diretamente para que ações como o Café Poético aconteçam. ..

Os saberes, rezas e curas através da crença das mulheres da Caatinga é destaque em revista de circulação nacional

A Revista Globo Rural, uma de maiores credibilidades da America Latina, destacou este mês de março 2019 as histórias das curandeiras do sertão: mulheres que preservam as práticas de orações, cantos, raízes e garrafadas. O titulo da reportagem é: Os saberes das mulheres da Caatinga.

O jornalista e editor da Revista Bruno Brecher e o fotografo José Medeiros percorreram trechos da terra de Padre Cícero à terra de Luiz Gonzaga por uma estrada que atravessa a  Chapada do Araripe e divide o Ceará de Pernambuco. Uma das histórias é destacadas é de Maria Nazaré de Jesus. Ela conta que já “pegou” 12 meninos. O primeiro, homem feito, já tem de 18 a 20 anos...

Secretária participa de Sessão Especial na Câmara em homenagem às mulheres

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, participou nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores, da Sessão Especial em homenagem às mulheres com a outorga da comenda Ana Oliveira. As homenageadas este ano foram: a médica Isabel Ane dos Santos, a educadora Luzinete Dias e a dona de casa Lucinha Mota. Na oportunidade, a secretária representou o prefeito Paulo Bomfim.

Durante a sessão o juiz da Vara da Justiça pela Paz em Casa, Aroldo Nascimento falou sobre machismo. “Precisamos ser fiscais de nós mesmos, pois todos ainda temos traços machistas e o machismo mata, tira de nós pessoas que amamos. Nós homens que queremos bem às mulheres precisamos também ser feministas. Sinto-me lisonjeado pelo convite para participar desta solenidade e sempre procuro participar dos eventos nos quais a Rede de Enfrentamento à Violência esteja envolvida, pois acho esta uma causa valorosa”, afirmou o titular da Vara...

I Encontro de Homens e Mulheres vai reunir centenas de pessoas na Igreja Verbo da Vida em Petrolina

Será realizado entre os dias 22 e 24 de Março o I Encontro de Homens e Mulheres da Igreja Verbo da Vida em Petrolina- PE. O evento com o tema 'Plenos', vai reunir sete preletores de estados diferentes, entre eles a Missionária Camila Barros da Assembleia de Deus Vitória em Cristo - Sede. Pra a organizadora do encontro, Vice-presidente da Igreja Verbo da Vida em Petrolina, preletora do evento, Mizia Elian esse é um encontro que pretende marcar e mudar a vida dos participantes. "Acreditamos que quando os céus invadem a terra somos transformados, espírito, alma e corpo. Queremos tocar nesses homens e mulheres com a Palavra de Deus, de uma forma que se sintam completos, plenos", disse a organizadora.

O Plenos será sediado na Igreja Verbo da Vida em Petrolina, no bairro Gercino Coelho, nos dias 22 e 23 será às 20h, no sábado às 19h30 e no domingo nos horários de 10h, 17h e 19h30. Toda estrutura e equipe serão montadas para receber as centenas de pessoas participantes, além das caravanas que virão de outras cidades. O evento já está em seu terceiro lote e os interessados em participar devem entrar em contato através do telefone, 3861-1512...

Prefeitura de Juazeiro mantém agenda do ‘Março Mulheres’ e realiza palestras nas escolas do município

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’ foi realizada nesta segunda-feira (18) no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP), mais uma palestra abordando o tema da violência contra a mulher, especialmente, a violência no namoro. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Muitos jovens lotaram o auditório do colégio e ouviram atentamente as palestras. Para a aluna S.H.S, que preferiu não se identificar, é importante que essas discussões estejam no ambiente escolar. “Eu achei bastante proveitosa a atividade, porque muitas vezes, nós mulheres estamos vivendo situações de relacionamento abusivo e não notamos. Eu mesma já passei por esse tipo de relacionamento e durante a palestra pude identificar isso. A partir de tudo que foi dito aqui, percebemos que temos direito de sermos livres sem sermos julgadas mesmo em meio a uma sociedade machista”, afirmou...

Comunidade de Curral Novo recebe atividade do ‘Março Mulheres’

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) prossegue com a programação ‘Março Mulheres’. Na sexta-feira (15) a comunidade de Curral Novo no Salitre se reuniu na Escola Municipal Miguel Ângelo para uma palestra sobre violência doméstica, e teve acesso a informações sobre condicionalidade do Programa Bolsa Família e Cadastro Único. A diretora de Mulheres Quitéria Lima e a gerente de Transferência de Renda do Programa Bolsa Família Virgínia Duarte conduziram a ação.

A palestrante Quitéria Lima falou sobre os tipos de violência e as formas que se apresentam, a legislação atual e os órgãos disponíveis no município. Ela destacou a importância de levar a informação para todas as comunidades do município...

EMBAIXADA FLA-JUAZEIRO REALIZA EVENTO EM DEFESA DAS MULHERES

A Embaixada FLA-Juazeiro/EFJ-BA, em alusão ao "Março pela Vida das Mulheres", realiza nesta quarta-feira (13), às 20h30, um ato de conscientização contra a violência, por respeito e mais espaço para as mulheres no ambiente do futebol. Durante o evento também será realizada a divulgação da campanha "Respeita as Mina", da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres/SPM-BA, além de palestras de representantes da União Brasileira de Mulheres/UBM e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/CMDM.

"Primeiro quero parabenizar a Fla Juazeiro por realizar algo raro nesse meio extremamente machista que é o futebol, onde as mulheres sofrem muita violência. Depois ressaltar a importância de travar esse diálogo com com pessoas que estão abertas e dispostas a serem parceiras em nossa luta para que possamos avançar na conquista de mais espaços e no combate ao machismo que tem vitimado tantas mulheres. A UBM apoia e está junta nessa grande iniciativa", atestou Bruna Barbosa, presidenta da UBM...

Petrolina vence prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres' e se destaca por políticas públicas

A cidade de Petrolina é destaque estadual pela realização de ações voltadas às mulheres. Na segunda-feira (11), a Capital do Sertão pernambucano foi reconhecida pelo  Prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres', promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). Entre os critérios, foram avaliadas as atividades desenvolvidas para o enfrentamento à violência contra a mulher. A premiação deve ocorrer no próximo dia 26, na Alepe, em Recife.

Entre as ações desenvolvidas para que o município conquistasse o reconhecimento estadual, destaque para o trabalho do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e ações preventivas de combate à violência de gênero. "Esse é um tema que precisa ser encarado diariamente pois existem dados assustadores de agressões contra as mulheres a cada instante. O prêmio mostra que estamos no caminho certo, mas há muito ainda para se fazer na luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher", destaca o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. ..

Univasf promove Expo Mulheres Rendeiras nesta terça-feira (12)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Associação Rendeiras do Vale promoverão a Expo Mulheres Rendeiras, que será realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá na terça-feira (12), das 17h às 21h, ao lado da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). A exposição contará com bazar, estande com artesanato, apresentações de poesia, ciranda de roda e palestra sobre “Violência contra a Mulher”. A ação é aberta à participação de toda a comunidade.

Promovida por estudantes da disciplina de Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração da Univasf, a exposição pretende, através dessas ações, levar ao público as temáticas com foco no empoderamento, emancipação e autonomia feminina. Também visa promover o trabalho da Associação Rendeiras do Vale, localizada no bairro José e Maria, em Petrolina. A professora do Colegiado de Administração, Alvany Santiago, que ministra a disciplina de Ética e Responsabilidade Social, fala sobre a importância do evento...

SEDES prossegue com a programação do Março Mulheres

Dentro da programação do ‘Março Mulheres’, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foram realizadas mais atividades nos últimos dias. Um torneio de futebol e uma palestra sobre violência contra a mulher fizeram parte da programação.

O torneio de futsal feminino alusivo ao Dia Internacional da Mulher foi realizado no final de semana na quadra poliesportiva do Parque Fluvial, com a participação de diversas atletas em 4 equipes. O objetivo segundo os organizadores foi estimular a prática esportiva pelas mulheres, além de chamar a atenção para a cultura do machismo no futebol...