Foram encontrados 462 registros para a palavra: cultural

MARXISMO CULTURAL – Parte I

A teoria marxista foi elaborada pelo sociólogo e escritor alemão Karl Marx juntamente com Friedrich Engels no Século XIX. Essa teoria versa sobre a forte influência da situação econômica e social da época. Os mesmos não concordavam com uma sociedade capitalista, supostamente injusta e desigual com os trabalhadores. E decorrente disso, vários livros foram escritos por ambos com críticas radicais sobre a sociedade, tais como: "O Manifesto do Partido Comunista", "O Capital" e “A Origem da Família e da Propriedade Privada”. Os livros criticavam o Liberalismo, diagnosticavam uma Luta de classes entre trabalhadores e Patrões, previam que a classe trabalhadora unida, de “tão oprimida”, tomaria posse do governo através da “revolução” e implantaria a ditadura do proletariado que controlaria os meios de produção. Essa ditadura seria uma ponte para a sociedade justa, sem classes, sem governo.

Karl Marx morreu em 1883. Acreditava-se que suas ideias não iriam acontecer, pois havia apenas nove pessoas em seu funeral. Mas após isso, suas teorias obtiveram um crescimento influente sobre os movimentos operários no final do século e até hoje são hegemônicas nas universidades e escolas de todo o mundo. Durante o século XX, a teoria Marxista foi de forte influência em vários países, onde a Rússia foi o primeiro país do mundo a fazer uma revolução armada, comandada por Vladimir Lenin e continuada pelo braço genocida de Joseph Stalin, tornando-se o primeiro país no mundo a ser comunista. Porém, após a I Guerra Mundial, o marxismo estava em plena crise teórica: como foi possível a união dos trabalhadores para matar outros trabalhadores, buscando defender os interesses de seus patrões? Quem os alienou? Marx já havia encontrado a “solução” em uma de suas frases mais conhecidas: "a religião é o ópio do povo". Ele havia entendido que um fator cultural alienava o povo. Porém, não conseguiu elaborar tal pensamento de forma adequada. Essa elaboração foi feita por dois filósofos marxistas, de forma independente, um húngaro, Georg Lukács e o outro italiano, Antônio Gramsci (é o modelo de revolução gramsciana adotado no Brasil a partir de 1965 e vigente até os dias de hoje).

Antônio Gramsci foi um filosofo marxista e político italiano de grande influência na esquerda atual, pois ele compreendeu que a revolução armada não era a maneira correta para se aplicar em uma sociedade. A REVOLUÇÃO TINHA QUE SER CULTURAL! O mesmo compreendeu que: A ética judaico-cristã, a filosofia grega, o direito romano, impediam que a revolução cultural chegasse ao ocidente e, que era necessário derrubar esses três pilares que fundaram toda a Cultura ocidental. Na estratégia gramsciana, nada pode ser ostensivo, tudo deve ser feito disfarçadamente, com o veneno sendo ministrado ao paciente como se fosse um remédio. Em outras palavras, é necessário destruir a cultura ocidental em nome da dignidade e da liberdade do homem. Em nome da liberdade, cria-se a ditadura. E em nome dos Direitos Humanos, cerceiam-se os Direitos Individuais...

Politica pública cultural de Casa Nova é destaque em evento

 
A gestão da cultura de Casa Nova foi destaque mais uma vez. Na última semana, o coordenador de Cultura e Turismo da cidade, Luciano Correia, foi entrevistado no programa 'Abertura Cultural', projeto desenvolvido no Centro e Cultura João Gilberto, em Juazeiro.
 
No encontro, o gestor da cidade destacou os avanços das politicas públicas na cidade com a implantação do Sistema Municipal de Cultura, pioneiro no Vale do São Francisco.  A cidade conta com leis que asseguram investimentos na cultura da cidade (Plano decenal, Conselho Municipal e um Fundo financeiro). Por conta desse trabalho, o município recebeu este ano o Selo de Gestão Cultural, em evento que contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo.
 
Além do representante de Casa Nova, o programa, apresentado pela jornalista Gisa Ramos, contou com a participação do ator e diretor Marcos Velasch e a banda Sóda Solta. 
 
O Projeto 'Abertura Cultural' foi contemplado no Edital - Agitação Cultural - Dinamização em Espaços culturais e propõe realizar programas de auditório com o objetivo de entrevistar os artistas e profissionais ligados à cultura do Território Sertão do São Francisco. O programa acontece ao vivo, transmitido via online (youtube - Abertura Cultural), todas as quintas-feiras, a partir das 19:30 h no Centro de Cultura João Gilberto com direção do artista visual Alex Moreira e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.
..

Diversidade cultural e paisagística atrai turistas para região do São Francisco

Fotos: Elói Corrêa/GOVBA

Vista do Rio São Francisco da cidade de Casa Nova..

Agenda Cultural: Ilha do Fogo será palco de música e poesia neste sábado

Neste sábado (02), durante a programação do Congresso dos Pescadores e Pescadoras Artesanais da Bacia do Rio São Francisco, que acontece na Ilha do Fogo, o artista Paulo Matricó fará uma apresentação da sua musicalidade e poesia ao público. O show começa às 21h e é aberto a comunidade. “Eu me identifico muito com a população rural. A minha música e a minha poesia são estremamente rural e eu tenho muito orgulho de dizer isso. Espero todos neste momento de cantoria”, disse o artista em entrevista ao programa Geraldo José desta sexta-feira (01). 

CONHEÇA PAULO MATRICÓ..

Projeto cultural promove oficinas e shows instrumentais, em Juazeiro

Será realizado, em Juazeiro (BA), entre abril e junho, o projeto “Instrumental Velho Chico 2016”. Apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do edital Agitação Cultural, lançado em 2015 pela Secult e Governo da Bahia, a iniciativa engloba uma série de três eventos mensais dedicados ao violão, contrabaixo e guitarra, respectivamente, com seis artistas consagrados do cenário instrumental brasileiro, que ministrarão aulas e se apresentarão como convidados do guitarrista Edésio César, no Centro de Cultura João Gilberto.

No dia 1° de abril, o evento será dedicado ao violão e receberá os violonistas Zé Paulo Becker e Adherbal Duarte. O segundo, direcionado ao contrabaixo, acontecerá no dia 29 de abril, com os instrumentistas Geisan Varne e Luciano Calazans. Em 17 de junho, as atividades do projeto serão voltadas à guitarra, com a participação dos guitarristas Luciano Magno e Mou Brasil...

Reconhecimento do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf é renovado pelo Ministério da Educação

O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus São Raimundo Nonato (PI), obteve a renovação do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a renovação, o curso passou por uma avaliação, por meio da visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A visita dos representantes do Inep ocorreu no período de 23 a 26 de setembro do ano passado. 

Esta avaliação é realizada a cada três anos, no caso dos cursos de Arqueologia, que não possuem diretriz curricular nacional formalizada pelo MEC. Assim, é realizada uma análise documental e uma visita in loco pelos avaliadores específicos (ad-hoc) do Inep para emissão do Conceito de Curso. Nesta visita, são avaliadas a estrutura física da instituição, a condição pedagógica do curso e a atuação do corpo docente. 

Depois de avaliado, o curso recebeu Conceito de Curso igual a 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Segundo o procurador institucional da Univasf, João José Gouveia, é necessário que o curso possua conceito acima de 3 para que sua oferta seja mantida pela instituição de ensino. “Em todas as dimensões avaliadas, o desempenho do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf foi considerado pelos avaliadores como muito bom e excelente, resultando neste conceito”, afirma. 

O reconhecimento dos cursos avaliados foi divulgado na Portaria de Nº 57 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março. Segundo Gouveia, todo curso superior necessita passar por avaliações periódicas para poder ser ofertado. “Primeiramente, os cursos precisam ser autorizados. Em seguida, precisam ser reconhecidos e periodicamente avaliados pelo MEC a fim de garantir a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil”, explica. ..

Prefeitura de Casa Nova divulga programação cultural da Semana Santa

Desde o último domingo os cristãos católicos já vivem o período da Semana Santa. Além das atividades religiosas que devem movimentar as paróquias Senhora Santana, no distrito de Santana do Sobrado, e São José Operário, na sede do município, a prefeitura de Casa Nova, através da secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e coordenação de cultura e turismo, está apoiando a realização de atividades culturais tradicionais nessa época do ano.

Com o mote 'Tradição, Cultura e Fé' os grupos artísticos já estão se preparando para as apresentações.  No dia 25, no distrito de Santana Sobrado, será realizado a apresentação da Via Sacra, na praça Principal, a partir das 19h. Nos dias 26 e 27, a tradicional competição dos grupos de Caretas vão encher de cores as ruas do distrito durante todo o dia. No dia 27, a encenação da Via Sacra será realizada na Praça Gilson Viana, centro da cidade...

5º PROGRAMA ABERTURA CULTURAL PROMETE MUITA INFORMAÇÃO E MÚSICA DA MELHOR QUALIDADE

Esperar a quinta-feira chegar já faz parte da rotina de muita gente. O programa Abertura Cultural que acontece todas as quintas-feiras no Centro de Cultura João Gilberto já conquistou um público fiel que lota o teatro para assistir e interagir com os convidados.

Para esta quinta-feira, dia 17, três convidados especiais estarão sentados e respondendo às perguntas da apresentadora Gisa Ramos e do público, a gestora cultural Necy Mãe da Mata, o poeta Demis Santana e o cantor e compositor João Sereno...

3° Programa “Abertura Cultural” recebe o Secretário de Cultura e Juventude de Juazeiro

O 3º programa “Abertura Cultural” recebe nesta quinta-feira, dia 03, o secretário Municipal de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, que mostrará a sua trajetória à frente da gestão cultural de Juazeiro, desde outubro de 2013. O programa ainda recebe o ator e diretor teatral, e presidente eleito do Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro, Elder Ferrari, e o músico e sanfoneiro, Rennan Mendes.

Para o idealizador do projeto Alex Moreira, é uma honra receber esses artistas e gestores da cultura juazeirense. “Temos a honra de receber em nosso programa todos esses artistas e gestores de nossa cultura”...

3º Programa de auditório Abertura Cultural divulga os convidados da semana

Nesta quinta-feira dia 03/03, às 19:30h, o Centro de Cultura João Gilberto acontece o terceiro programa de auditório o Abertura Cultural. Nesta quinta-feira três artistas também serão entrevistados: O músico Renan Mendes, o ator e diretor Elder Ferrari e o gestor cultural Donizete Menezes. Na ocasião o público vai conhecer mais um pouco a história de cada um deles. O programa que conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de dinamização de espaços culturais é gratuito, produzido pelo artista visual Alex Moreira e terá uma série de vinte programas que serão realizados de fevereiro a junho. ..

Organizadores do Abertura Cultural anunciam as novas atrações para quinta feira dia 25/02

Nesta quinta-feira, dia 25/02, às 19:30h, o Centro de Cultura João Gilberto será palco de mais um programa de auditório o Abertura Cultural. Depois do sucesso do primeiro com entrevistas conhecendo mais a vida e obra dos artistas, o programa mantém a mesma linha, obedecendo o mesmo formato. Nesta quinta-feira três artistas também serão entrevistados: O músico Silas França (Acordeon), o artista plástico Ledo Ivo (Com vários trabalhos de esculturas, entre eles  o Nêgo D’Agua) e o poeta  e repentista Valdir Lemos, na ocasião o público vai conhecer mais um pouco a história de cada um deles. O programa que conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de dinamização de espaços culturais é gratuito, produzido pelo artista visual Alex Moreira e terá uma série de vinte programas que serão realizados de fevereiro a junho. ..

Território do Araripe é sede da Caravana Agroecológica e Cultural que reúne pessoas de todo o Semiárido

Cerca de 120 pessoas de todos os estados do Semiárido brasileiro se reunirão entre os dias 25 e 27 de fevereiro no município de Ouricuri, no território do Araripe pernambucano, durante a Caravana Agroecológica e Cultural do Araripe. O evento tem o objetivo de percorrer algumas experiências de famílias agricultoras da região que retratem as diferentes formas de produção a exemplo dos sistemas agroecológicos, irrigação, bovinocultura e alternativas para a convivência com o Semiárido.

Os conflitos por terra e os impactos da transnordestina e do polo gesseiro também serão conhecidos e debatidos pelos participantes da Caravana. A iniciativa é da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a ONG Caatinga,  Rede Ater Nordeste, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa). A programação inclui também a apresentação dos resultados do “Estudo de Viabilidade Econômica e Ecológica dos Agroecossistemas do Semiárido” realizado em três agroecossistemas do território do Araripe...

É hoje a estreia do programa Abertura Cultural no centro de Cultura João Gilberto

Os artistas Raimundinho do Acordeon, Manuca Almeida e Iehoshua Iahueh (SHUÁ) farão a estreia do programa Abertura Cultural nesta quinta-feira (18) no Centro de Cultura João Gilberto. O projeto, que conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através do edital de dinamização de espaços culturais, terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho, às quintas-feiras, a partir das 19h. É importante frisar que o evento é gratuito.

“O programa foi pensado para dá mais notoriedade aos artistas que estão iniciando. Os nossos artistas tem umas peculiaridades que nós não conhecemos. Vamos abordar questões como qual a inspiração que eles tem, qual a consciência no meio artístico e também proporcionar um momento de reflexão sobre a cultura no nosso território. É um programa informativo e de entretenimento. Dança e poesia também farão parte do programa”, ressaltou o proponente do projeto, Alex Moreira, durante entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (17)...

Programa Abertura Cultural estreará em Juazeiro nesta quinta-feira

Com a proposta de entrevistar artistas e profissionais ligados à cultura do Sertão do São Francisco, o centro de Cultura João Gilberto, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) em Juazeiro, recebe na próxima quinta-feira, dia 18/02, a estreia do programa de auditório "Abertura Cultural". O projeto tem apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz), através do edital de dinamização de espaços culturais, e terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho, às quintas-feiras, a partir das 19h.

Na estreia nesta quinta-feira (18), os convidados serão Raimundinho do Acordeon e Manuca Almeida, ambos cantores e compositores que já ganharam o Prêmio Grammy, maior e mais prestigioso prêmio da indústria musical mundial. Eles venceram a premiação com a música Esperando na Janela, imortalizada na interpretação de Gilberto Gil, que foi trilha sonora do filme Eu, Tu e Eles (2000). A noite de estreia também contará com a presença do Artista Plástico Iehoshua Iahueh (SHUÁ). O projeto terá uma série de vinte programas, realizados de fevereiro a junho. Acontecerão todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Centro de Cultura João Gilberto com entrada gratuita...

Definida as atrações do primeiro programa de auditório o Abertura Cultural!

Valeu a pena a espera, quinta-feira, dia 18/02, terá início o primeiro programa de auditório de uma série de vinte que vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto. O projeto Abertura Cultural conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia tem como principal objetivo a valorização  da cultura e arte regional e será apresentado pelo radialista e repórter Rinaldo Lima. Nesse primeiro encontro Rinaldo Lima vai receber para um bate papo informal três grandes nomes: O sanfoneiro, cantor e compositor Raimundinho do Acordeon, o artista plástico Iehoshua Iahueh (Shuá) e o poeta e compositor Manuca Almeida. Na ocasião, haverá recital e show musical. O programa tem entrada grátis e acontece todas as quintas a partir das 19:00h no Centro de Cultura João Gilberto. ..

Diversidade cultural marca Carnaval de Curaçá – 2016

De 5 a 9 de fevereiro Curaçá festejou o Carnaval – 2016. A folia reuniu centenas de pessoas e foi marcada pela diversidade cultural típica da Cidade. A realização foi dos blocos locais e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SECD), por meio do Departamento de Cultura (DMC), com o apoio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Na sexta-feira (5), houve a abertura oficial da Festividade, na Praça Raul Coelho, por volta das 20h, com a participação da Filarmônica José Amâncio Filho, de Abaré-BA e o recurso do carro de som, animando o público nas ruas da Cidade. O tradicional bloco 'Caretas' também participou e impressionou pela criatividade das máscaras e adereços utilizados. No sábado (6) e no domingo (7), teve a continuidade da tradicional "molhação". Foram instalados em lugares estratégicos, pelo SAAE, pontos de água para a realização da brincadeira, a qual reuniu especialmente crianças e adolescentes, que enchiam suas bombas (feitas de canos) e se refrescavam, molhando uns aos outros. Na segunda-feira (8), houve o desfile dos blocos Pitu Fest e Berro do Jegue; ambos utilizaram o som de paredão e levaram o público a dançar até a madrugada. "Nós saímos desde o ano de 2001 na Festa dos Vaqueiros e no Carnaval é a segunda vez que participamos. Tem dado certo e desejamos dar continuidade ao trabalho. Foi bastante animado e este ano contamos com a parceria da Prefeitura", frisou Júnior Bahia (Berro do Jegue).  ..

Grupo cultural Comando Virgulino vai retornar a desfilar no Carnaval de Juazeiro 2016

Após alguns anos sem atividades no período momesco, o Comando Virgulino vai participar do Carnaval de Juazeiro 2016. O grupo cultural vai homenagear o artista plástico juazeirense Parlim, falecido no fim do ano passado. O desfile será pelas ruas do Bairro Santo Antônio, domingo, 24, com a concentração a partir das 11h no Bar de Nicinha, Rua 18-C. ..

ARTIGO: Nosso lixo cultural de cada dia


 
Na tentativa desesperada de se contrapor ao processo de deteriorização "dialética" de sua audiência, que já foi absoluta no Brasil, a Rede Globo tenta dá a volta por cima reeditando mais uma vez o que de pior existe no lixo cultural televisivo que já existe no Brasil, que é a volta da programação em horário nobre do seu chamado também de âncora "Big Brother Brasil". 
 
Nada mais justo para a "Globo", somente para ela, fazer com que os brasileiros mais vez acredite que aquilo ali seja cultura, quando se sabe que apresentar o que de pior existe na natureza humana, que é a disputa desenfreada e doentia por uma pequena quantidade de dinheiro em relação ao que é arrecadado em patrocínio e ligações telefônicas de telespectadores, não é e nunca será cultura. Nada mais justo somente para ela!
 
Porém essa tentativa de mais uma vez imbecilizar a parcela da população que não tem dinheiro para consumir mídia com mais qualidade em canais televisivos "fechados" pode ser perigoso para quem já foi unanimidade nas mentes e nos corações dos brasileiros. Pois parece que os telespectadores cansaram de tanta asneiras, cenas libidinosas fúteis, intrigas pessoais e fofocas ao vivo e em cores para quem não tem opção cultural ver.
 
Esse programa da Rede Globo distorce, quando não assassina, um dos maiores clássicos da literatura mundial, que é a obra magistral do inglês George Orwell (1984). O Big Brother, em português "Grande Irmão", é um personagem sem rosto na obra literária, que influencia a todos em uma sociedade fictícia, transformando gente em mero instrumento de experiências para se criar imbecís "robopatas" e sem opinião própria. Porém isso na verdade é apenas literatura, mas a Rede Globo transforma isso em realidade em seu espaço mágico que ocupa as casas dos brasileiros.
 
Mas parece que não está mais dando certo, como comprova os índices de sua audiência. A estréia do "BBB16″, na última terça-feira (19), registrou o pior resultado de audiência entre todas as estréias do reality show. O programa marcou 24 pontos de média no Ibope, em São Paulo, na audiência consolidada (cada ponto equivale a 69 mil domicílios). Ou seja, enquanto no lançamento de seu primeiro programa "BBB1" a Globo teve 48,7 pontos de audiência consolidados, no ano passado em seu "BBB15" teve apenas 25 pontos e hoje nesse "BBB16" teve apenas 24 pontos. Ou seja, parece que de fato consumidores de televisão no Brasil estão cansados do consumo de lixo cultural, pois não basta ser inteligente, é preciso ter caráter.
 
Por Genaldo de Melo
..

BANDA DE MÚSICA MAESTRO WANDERLEY DO 3º BEIC: PATRIMONIO CULTURAL DE JUAZEIRO

A Assessoria de Comunicação do 3º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), vem a público esclarecer e tranquilizar a população juazeirense e cidades circunvizinhas onde a banda de música presta serviços, sobre a nota veiculada nesse respeitado blog, intitulada “Preocupante: Banda Musical do 3º BPM/J em fase terminal”. Na referida nota é apontada a preocupação quanto ao que chamou de “fase terminal” da nossa querida Banda de Música. Queremos agradecer a preocupação dos leitores do blog e em especial ao nosso amigo, Professor José Raimundo (Negão do Edson), que é quem assina a referida nota.

A Banda de Música do 3º BEIC, nos últimos anos, teve o seu efetivo renovado, recebendo um total de 14 componentes oriundos de Unidades policiais do Estado da Bahia, graças ao empenho dos Comandantes: Coronel Gilson Santiago, Tenente Coronel Nilton Paixão e do atual Comandante, Tenente Coronel Jorge Sampaio, que tem recebido apoio incondicional do Comandante Geral da PMBA, o juazeirense Coronel Anselmo Brandão...

Artigo: É tudo lixo cultural para pusilânimes

Cada vez mais a Rede Globo de Televisão presta-se ao papel ridículo de tentar de todas as formas imbecilizar o povo brasileiro com seus programas inúteis que não servem culturalmente para nada. Lógico que nem tudo é xarope, pois em torno de uns 5% de sua programação tem conteúdo, porque o resto é lixo cultural. Dois de seus programas âncoras são verdadeiros lixões culturais para a mente do povo brasileiro: a novela das oito (A regra do jogo), e o programa dominical do Faustão.

A novela âncora da Globo, A regra do Jogo, deveria respeitar mais os brasileiros com a sua tentativa desesperada por audiência, pois na ânsia de influenciar comportamentos adequados aos seus telespectadores, apenas apresenta o que de pior existe no ser humano, ou seja, a violência desenfreada como natural, a traição como se fosse regra, as riquezas desenfreadas como se todos fossem ricos e vivessem no mundo de fantasia deles, e outros valores míopes que de forma alguma ajudam para que tenhamos entre o público que não tem acesso às redes de televisão fechada comportamentos construtivos na sociedade...