Foram encontrados 5240 registros para a palavra: Brasil

Ser mulher em Pernambuco significa estar em situação de vulnerabilidade

Perto do fim, 2017 reforça os argumentos de que as mulheres precisam de tratamento diferenciado no combate à violência. Dizem isso o assassinato da universitária Remís Carla Costa, 24 anos, pelo namorado Paulo César de Almeida Silva, 25, no Recife, e o estupro de três filhas por um pai, em Limoeiro. 

O desfecho neste caso ocorreu ontem (27) após a mais nova das filhas abusadas, 12, pedir ajuda à irmã mais velha, 22, também vítima na infância e adolescência, e juntas denunciarem o pai, 53. A adolescente está grávida do pai. Em análise rápida, a conclusão é que ser mulher significa estar em situação de vulnerabilidade em Pernambuco, conhecido pelo machismo. Foram 30.182 casos de violência doméstica e familiar de janeiro a novembro...

Após Canadá, Brasil também revida e decide expulsar diplomata venezuelano

O governo brasileiro decidiu declarar o encarregado de negócios da Venezuelano Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado, persona non grata, informou o Itamaraty nesta terça-feira.

A declaração será efetivada até o fim do dia e ocorre em resposta à decisão da Venezuela de declarar o embaixador do Brasil em Caracas como persona non grata no último sábado.

Na ocasião, o Itamaraty informou que, caso fosse oficializada a decisão, o Brasil aplicaria medidas de reciprocidade correspondentes...

Romildo Carneiro Rolim é o novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) tem novo presidente: Romildo Carneiro Rolim. A decisão foi tomada nesta terça (26). Ele assume no lugar de Marcos Costa Holanda. Romildo já trabalhava no BNB como diretor financeiro e de crédito.

Perfil..

Cerca de 40% das mulheres relataram ter sido assediadas sexualmente, aponta pesquisa

Cerca de quatro em cada 10 mulheres já foram assediadas no Brasil é o que aponta pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha. Mais precisamente, 42% afirmaram já ter sofrido assédio sexual. Foram entrevistadas 1.427 brasileiras a partir dos 16 anos entre os dias 29 e 30 de novembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Desse total, 29% conta ter vivido a violência na rua e 22% no transporte coletivo. Na sequência, aparece o local de trabalho (15%), escola ou faculdade (10%) e em casa (6%). ..

Campanha “Doe sangue, doe vida”, mobiliza funcionários da Pau Brasil Motos no Vale

A Pau Brasil Motos, distribuidora das motos Honda no Vale do São Francisco, está realizando uma campanha solidária que faz a diferença neste final de ano, pela escolha e pelo que ela representa para a vida: a doação de sangue...

Sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais, aponta levantamento do Datafolha

A maioria (67%) da população também vê mais prejuízos que benefícios na venda de companhias brasileiras para grupos estrangeiros. A oposição a privatizações predomina em praticamente todos os recortes analisados —por região, sexo, escolaridade, preferência partidária e aprovação à gestão Temer.

O único cenário em que a ideia é aceita pela maioria é entre aqueles com renda superior a dez salários mínimos por mês, dos quais 55% se disseram favoráveis. A aceitação cai conforme diminui a renda familiar mensal. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 13% são a favor...

Levantamento revela nomes mais populares entre recém-nascidos no Brasil em 2017

A Central Nacional de Registro Civil realizou este ano um levantamento para verificar quais foram os nomes mais comuns para recém-nascidos no Brasil em 2017. O estudo divulgado pelo Jornal Nacional, da TV Globo, levou em conta dados de cartórios de 16 estados. E ao contrário do que os memes na internet sugerem, Enzo e Valentina não foram os mais escolhidos pelos pais. Entre os meninos, o nome preferido foi Miguel. Em meio a um milhão de bebês que nasceram no país este ano, 25 mil foram registrados com esse nome. Segundo o levantamento, também foram recorrentes os nomes Artur, Davi, Heitor, Gabriel. Já entre as mulheres, o mais escolhido foi Alice. Valentina ao menos ficou entre os mais populares, ao lado de Helena e Laura. ..

Frente Brasil Popular repudia reajuste da tarifa de ônibus de Salvador

A seção baiana da Frente Brasil Popular (FBP) emitiu uma nota, neste final de semana, para se manifestar contra o reajuste da tarifa do transporte público de Salvador, já anunciado pela prefeitura da capital. Segundo o texto, o aumento da passagem dos ônibus – que é de R$3,60 e pode chegar a R$ 4 – não corresponde à situação precária do serviço oferecido.

A entidade criticou, ainda, o modelo de concessão do serviço às empresas de transporte, que prevê reajuste anual automático e sem consulta popular, e garantiu que vai se mobilizar para impedir o aumento. Abaixo, a íntegra da nota:..

ARTIGO – ANO NOVO, UM NOVO BRASIL!

Na medida em que cada ano se aproxima do seu final, os mesmos sentimentos sempre se repetem, tanto voltados para o desejo de avaliar os acontecimentos que mexeram com a vida de cada um, como traçar novos planos para o novo ano que se aproxima. Por melhor que tenha sido o ano em curso, os desejos sempre expressam uma expectativa nunca igualitária, mas que o novo ano seja melhor que esse que está entrando para a história. E olha que 2017 teve coisa...! À parte os graves problemas institucionais que o país atravessa, e que não podem ser esquecidos ou minimizados em nenhuma hipótese, um momento muito especial tem de ser reservado à notável carga de otimismo, carinho e afeto que empolga a todos nessa época, expresso com grande energia em cada aperto de mão, cada mensagem e cada abraço, não importa se há vínculo familiar ou não.

Mas, mesmo com tantos fatos registrados no percurso de doze meses, ainda que muitos tenham afetado materialmente e de forma direta a vida de cada cidadão, existem outros que trouxeram consequências danosas de maior significado e profundidade, porque atingiram a personalidade, o caráter e a estrutura moral do homem brasileiro, e repercutiu de forma negativa no seu conceito como cidadão! Ao que parece, as premissas ditas por Ruy Barbosa nunca foram tão reais e presentes como agora, quando disse que: [...] “de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Impossível não recordar e repetir esse memorável pensamento do ilustre baiano!..

Bahia: Central de Atendimento do Detran tem expediente alterado no fim de ano

Em função do balanço de fim de ano das operações do Banco do Brasil, a Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) não funcionará no dia 29 de dezembro, já que não será possível fazer o pagamento de taxas na instituição financeira. As atividades voltarão à normalidade no dia 2 de janeiro. O órgão orienta os usuários que antecipem serviços com pagamentos que vencem no período. ..

ARTIGO - FIM DE ANO POLÊMICO NO BRASIL.

Para finalizar o ano de 2017, faço este simples comentário, baseado nas minhas observações no acompanhamento das decisões do Supremo Tribuna Federal. Fico surpreso como se comportam alguns dos   Ministros.  Alguns com convicção fixa de que existe uma grande quadrilha formada no seio da Câmara e no Senado Federal.

Outros ignoram o fato e não tomam nenhuma decisão ficando omissos. Mas fico intrigado quando vejo as notícias de que um ministro toma uma decisão contrária aos demais. Colocando na rua os grandes corruptos, querendo dizer com esta ação que eles nada devem, nada tem a temer. “Corruptos como: Garotinho e esposa, Aécio Neves e irmã, etc...etc...

ARTIGO - BRASIL, ANO NOVO E VELHOS DESAFIOS

O ano de 2017, marcado pela excrescência de crises políticas letárgicas e quase que intermináveis chega praticamente ao seu fim.  Os bons indicadores no campo econômico permitem projetar 2018 com otimismo, audácia e cuidado, ao passo, que é evidente e inquestionável que esse ano termina com o efeito psicológico muito melhor que o biênio anterior.

A agenda intensa de reformas no congresso, constroem as pontes do crescimento alavancado para o futuro próximo. O ambiente microeconômico melhor, projeta uma recuperação muito mais forte que os mercados sugerem. As políticas econômicas em curso já resolveram grandes obstáculos à retomada do crescimento, hoje, a inflação está sobre controle e o ambiente, abre espaços para [novas] quedas na taxa de juros, fato que, é um indutor natural de novos investimentos...

Brasileiros terão grupos complicados na Libertadores 2018

O sorteio dos grupos da Copa Libertadores-2018, realizado nesta quarta-feira (20), em Assunção, no Paraguai, foi marcado por grupos parelhos e indefinidos para os times brasileiros, que terão que suar por uma vaga nas oitavas de final da competição.

O Grêmio, atual campeão da Libertadores, foi a priori o clube brasileiro com mais sorte no sorteio, sendo cabeça de chave do Grupo 1, no qual enfrentará o Cerro Porteño, do Paraguai, o Defensor, do Uruguai, e o pequeno Monagas, da Venezuela...

União Europeia afirma que Uber é serviço de transporte e pode ser regulamentado

O serviço prestado pelo Uber pertence ao "âmbito dos transportes", e os países europeus podem regulamentar a atividade - afirmou o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) nesta quarta-feira (20). 

Com a decisão que estabelece jurisprudência na UE, o alto tribunal responde às dúvidas apresentadas por um tribunal de Barcelona (Espanha) sobre a natureza do aplicativo digital, após uma ação da associação profissional de taxistas "Elite Taxi" de 2014 por concorrência desleal...

Depois de seis anos, Câmara aprova acordo de “céus abertos” entre Brasil e EUA

Após seis anos, a Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, na noite dessa terça-feira, a formalização de um acordo de “céus abertos” entre o Brasil e os Estados Unidos. Na prática, isso permitirá aumentar o número de vôos entre os dois países, possibilitando que mais opções de viagens sejam disponibilizadas. E com expectativa de passagens mais baratas. Atualmente, a quantidade de vôos em operação entre o Brasil e os Estados Unidos é definida por um acordo. Pela norma, cada um deles pode ter um número limite de viagens semanais partindo de um destino a outro. A regra com as empresas aéreas estadunidenses é a mesma aplicada pelo Brasil com outros países. Quando eles decidem romper essas regras e remover a barreira de limitação de voos, é o que se chama de “céus abertos”.

O acordo que gerou uma longa discussão em plenário, e demorou para ser votado, divide até mesmo as companhias aéreas brasileiras. Enquanto a Latam, por exemplo, é favorável, a Azul é contra, por temer uma concorrência desleal com a operação das estrangeiras no país. A oposição, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, tentou obstruir a votação e impedir que ela acontecesse. A iniciativa dos petistas foi criticada, já que a proposta de “abrir os céus” com os Estados Unidos foi feita em 2011 entre os então presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama. Para acontecer, no entanto, precisava do aval do Congresso.

A preocupação da oposição é de que, com essa abertura, o mercado brasileiro perca espaço e emprego para o mercado externo. Sem que isso necessariamente, reflita em passagens mais baratas. Erila Kokay, do PT do Distrito Federal, justifica que a diferença está entre as políticas que seriam adotadas no governo petista de Dilma e a aplicada agora pelo presidente Michel Temer. “É leviano comparar que a iniciativa de uma matéria em um governo, em um contexto, com outro olhar sobre a soberania nacional, com um projeto de desenvolvimento nacional e comparar quando estamos vendo aqui que é o Brasil sendo arrancado aos pedaços e jogados para ser praticamente doado ao capital internacional.”..

Temer diz que jamais desistirá da reforma da Previdência

Ao discursar hoje (20), o presidente Michel Temer disse que “jamais” vai desistir da reforma da Previdência. Ele informou que ao longo do mês de janeiro vai continuar fazendo esclarecimentos sobre o tema para levar a reforma adiante. Embora a intenção inicial do governo fosse votar o texto da reforma no plenário da Câmara dos Deputados ainda este ano, a votação ficou para 2018.

“Desenterramos várias reformas. A reforma da Previdência não foi preciso desenterrar, porque ela estava sempre à mostra, sempre na superfície. Quero aproveitar a presença de deputados federais para dizer que jamais vamos desistir da Previdência”, disse...

TSE aprova calendário e regras para as eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma dezena de resoluções para definir regras e o calendário para as eleições de 2018. De acordo com o que foi deferido, o primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 7 de outubro, enquanto o segundo turno está previsto para o dia 28 do mesmo mês. As convenções partidárias, ocasião em que os partidos oficializam a escolha de seus candidatos e decidem suas coligações, devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. As legendas e coligações terão até o dia 15 de agosto para pedir o registro de seus candidatos.

Segundo as regras aprovadas ontem, a campanha eleitoral será permitida a partir de 16 de agosto. Já a propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão só terá início em 31 de agosto. O calendário fixou o dia 4 de outubro como o último dia permitido para comícios e debates em cadeias de rádio e TV. Em caso de segundo turno, a propaganda eleitoral no rádio e na TV terá início na sexta-feira seguinte à votação...

Rodovias federais administradas pelo Dnit em todo o país estão sem radar ás vésperas do Natal e Ano Novo

Às vésperas do Natal e do Ano-Novo, quando as estradas do Brasil ficam lotadas e ainda mais perigosas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou no início desta semana que parte dos radares de velocidade está desligada em todo o território nacional. Minas, que tem a maior malha rodoviária do país e cerca de 900 equipamentos de fiscalização, é um dos Estados atingidos pela suspensão do funcionamento.

O Dnit não informou quantos aparelhos exatamente estão inoperantes nem as localidades onde eles estão. O órgão declarou apenas que a interrupção do serviço ocorreu por restrição orçamentária, que já teria sido resolvida. “Foram mantidos os redutores instalados nas travessias urbanas, que são aqueles com display que mostra a velocidade ao se passar pelo equipamento. Assim, a maior parte dos radares de velocidade continua funcionando”, respondeu o departamento em nota...

Município mais pobre do Brasil fica na Bahia, aponta pesquisa do IBGE

Segundo dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Novo Triunfo, localizada a 560 km de Salvador, no nordeste do estado, é o município mais pobre do país. Pelos dados da pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2015, feita pelo instituto, a cidade do semiárido baiano gerou apenas R$ 3.369,79 de riqueza por habitante.

Para justificar a posição (5.570ª) ocupada pela cidade baiana, que tem 28 anos de emancipação, o IBGE levou em consideração o critério adotado pelo Banco Mundial, que considera pobre quem ganha menos do que US$ 5,5 por dia nos países em desenvolvimento, esse valor equivale a uma renda domiciliar per capita de R$ 387 por mês...

Recessão aumenta o número de jovens sem trabalho e estudo

Ao aumentar o desemprego entre os jovens, a recessão elevou o número de brasileiros entre 16 a 29 anos de idade que nem estudam nem trabalham. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2017, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de jovens nessa situação, que se manteve estável de 2012 a 2014, cresceu de maneira intensa em 2015 e 2016, com efeito maior entre as mulheres, por causa dos serviços domésticos.

Em 2014, 22,7% dos jovens de 16 a 29 anos nem estudavam nem trabalhavam. Em 2016, essa fatia ficou em 25,8%. Como a parcela dos jovens dedicados aos estudos se manteve estável, a conclusão é que esse aumento ocorreu porque muitos perderam os empregos e desistiram de procurar trabalho. “Esse aumento dos jovens que não estudam nem estão ocupados não é resultado da diminuição da frequência escolar. Veio do aumento dos jovens não ocupados”, disse Luanda Botelho, analista da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE...