Foram encontrados 108 registros para a palavra: feminino

Conmebol reitera apoio à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina 2027

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou nesta terça-feira (25) da abertura oficial da Casa da Conmebol em Sydney, na Austrália. E a entidade que controla o futebol sul-americano reiterou o apoio à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027.

''O motivo da abertura deste espaço é aproximar o futebol do nosso continente a todos. Exibir a histórica tão rica do nosso futebol feminino e também mostrar que queremos trazer a Copa do Mundo de 2027 ao Brasil. Queremos que o mundo veja a magia do futebol na América do Sul",disse Alejandro Dominguez, mandatário da Conmebol.
Ednaldo Rodrigues demonstrou confiança na escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo...

De clandestino à TV: como futebol feminino conquistou espaço no Brasil

A cobertura da Copa do Mundo de Futebol Feminino promete ser a maior da história no país. Todos os jogos da Seleção Brasileira serão exibidos na TV aberta. Com as transmissões na TV por assinatura e na internet, será possível acompanhar as 64 partidas da competição. Criada pela FIFA em 1991, a Copa do Mundo de Futebol Feminino chega à sua nona edição. Mas será apenas a terceira vez que haverá partidas televisionadas ao vivo no Brasil.

Por que somente no século XXI, em um esporte que existe há 160 anos, a categoria das mulheres conseguiu alcançar esse patamar de visibilidade? Autora de uma tese de doutorado que buscou entender o apagamento da prática futebolística pelas mulheres ao longo dos anos, a pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nathália Pessanha, observa que - durante quase quatro décadas - elas foram legalmente impedidas de praticar o esporte no Brasil...

"É nosso dever cívico torcer pelo futebol feminino", afirma pesquisadora Tays Melo

"É nosso dever cívico torcer pelo futebol feminino", afirma pesquisadora Tays Melo. Confira artigo:

Quantas vezes você vestiu a camisa da seleção para assistir o Mundial Feminino?Aliás, estamos agora vendo a Copa da Austrália e Nova Zelândia 2023. Quando você passou pelo centro de sua cidade, acaso viu o comércio ornamentado em clima de copa? As lojas e suas bancas estão coloridas de verde, amarelo, azul e branco? Vitrines e manequins vestidos com camisas da CBF? Viu lojas, bares, restaurantes e janelas de prédios com bandeiras do Brasil? Seu grupo de internet produziu a camisa tipo oficial com nome e número das jogadoras nas costas? 
Será que os brasileiros estão reclamando caso sua empresa, escola ou repartição pública não dê intervalo ou ponto facultativo para verem os jogos? Quem está em casa, tá acordando cedo para ver os jogos começarem? Você sabe o nome das jogadoras? Provavelmente a resposta para todas estas perguntas é um grande e sonoro "Claro que não". 
Procurei uma camiseta oficial da seleção feminina na internet e não consegui encontrar. Sabe por quê? Porque jogos femininos são vistos como menos interessantes, menos instigantes. Tem menos investimento e publicidade. Homens no futebol são heroicizados mesmo que comentam crimes hediondos. Já com mulheres, comentários misóginos fizeram coro antes mesmo dos jogos femininos começarem. 
 Lugares que são historicamente ocupados por maioria masculina, quando mulheres os ocupam, são vistos com menor valor por causa da presença feminina. Desde a escola, a menina que quer jogar enfrenta o esteriótipo de "machão". Porque para no machismo, a mulher que faz algo que os homens a proibiram no passado, se torna menos mulher.
Desde a escola a menina não encontra time, e se a ela for permitido jogar com os meninos, tem que provar que sabe jogar mais que eles. Um menino pode jogar sendo jogador mediano ou ruim, uma menina não pode. As meninas são direcionadas para o balé, pelos próprios pais. O futsal, o judô, a natação são para garotos. 
Na escola do seu filho ou filha tem time de futsal feminino? 
Não adianta dizer que não tem machismo e misoginia. Não precisa ir longe e fazer grandes análises para ver que mulher tem que dar o dobro para receber a metade. E qual é o motivo? É porque são mulheres...

Seleção Brasileira de Futebol estreia na competição nesta segunda (24), às 8h

A técnica da Seleção Brasileira, a sueca Pia Sundhage, afirmou que o time pode ir longe na Copa do Mundo de futebol feminino. A declaração foi dada um dia antes da estreia da equipe canarinho na competição, que acontece às 8h (horário de Brasília) desta segunda-feira (24). O confronto, que será contra o Panamá, vale pelo Grupo F e será disputado em Adelaide (Austrália).

“Estamos muito felizes com os dois últimos resultados, pois o jogo está na nossa linha de confiança. Podemos olhar para cada uma, é um pouco diferente de um ano atrás. Então, tivemos uma linha de começo similar e acho que o mais importante é achar que está tudo garantido. E, por favor, aproveitar o jogo. Se fizermos isso, teremos uma grande chance de vencer hoje  o Panamá.E, na verdade, nós vamos ganhar muitos jogos se juntarmos um ataque lindo e uma defesa muito sólida”, declarou Pia Sundhage...

Espanha e Suíça estreiam com vitória na Copa do Mundo Feminina

As seleções de Espanha e Suíça saíram na frente na busca por um título inédito na Copa do Mundo feminina de futebol. Na madrugada desta sexta-feira (21), as espanholas aplicaram 3 a 0 na equipe da Costa-Rica, pelo Grupo C, e a Suíça ganhou por 2 a 0 da Finlândia, e passou a liderar a chave A. Fechando a primeira rodada do Grupo B, a Nigéria empatou sem gols com o Canadá, atual campeão olímpico. 

As espanholas sobraram no primeiro tempo contra as costarriquenhas no estádio Dunedin, na Nova Zelândia, e ainda contaram com a sorte do gol contra, aos  21 minutos, de Valeria del Campo. Depois, em apenas seis minutos, a Espanha balançou a rede duas vezes: Aitana Bonmati e Esther González. A vantagem espanhola poderia ser ainda maior, com um pênalti a favor da Espanha aos 30 minutos, mas a goleira Solera evitou a goleada ao defender a cobrança da jogadora Hermoso. ..

 Mundial feminino de Futebol começa dia 20 de julho 

A ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero, e o Museu do Futebol acertaram uma parceria para promover e dar visibilidade para a Copa do Mundo Feminina de Futebol, que acontece a partir desta quinta-feira (20) na Austrália e na Nova Zelândia.

Por meio da parceria, os conteúdos que serão postados nas redes sociais das duas instituições vão apresentar curiosidades, histórias e informações sobre a Copa do Mundo e as atletas. Essas atualizações podem ser conferidas por meio dos perfis @museudofutebole e @onumulheresbr...

Seleção Brasileira de Futebol Feminino - confira alguns títulos das estrelas nacionais

Foto: Imagem de creativeart no Freepik

A “Amarelinha” estreia na Copa do Mundo no dia 24 de julho...

Vereador Dr. Salvador homenageia time de Volei Feminino do João Paulo II por conquistas

O vereador Dr. Salvador (PCdoB) apresentou moção de aplausos nesta terça-feira (13), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, manifestando “Aplausos ao time de Vôlei Feminino Super 8, do bairro João Paulo II, pela vitória em primeiro lugar no Campeonato Copa InterBahia de Voleibol”, escreveu.

O vereador ressaltou, no pedido encaminhado à mesa diretora do legislativo, “Que seja oficiado as congratulações nos termos desta moção de aplausos ao time de Vôlei Feminino Super 8, do bairro João Paulo II, pela vitória em primeiro lugar no Campeonato Copa InterBahia de Voleibol”, justificou...

Senado aprova projeto de Teresa Leitão que inscreve mulheres de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (23/05) o projeto da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para inscrever  o nome das heroínas de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

"Incluir as mulheres de Tejucupapo no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um valioso reconhecimento histórico. A batalha de 1646 foi a primeira no país que teve as mulheres como protagonistas e valorizar aquele momento é muito significativo. É um resgate do lugar das mulheres na história do país, com ênfase no que elas representam de transformação na sociedade e na luta pela liberdade", afirmou a senadora...

Primeira mulher a comandar Juazeiro, Suzana Ramos destaca ações desenvolvidas na sua gestão voltadas ao empoderamento feminino

 Nesta quarta-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Juazeiro tem hoje a primeira mulher prefeita eleita no município, uma mulher sertaneja, forte e batalhadora que trabalha incansavelmente para desenvolver políticas públicas voltadas a toda população juazeirense, em especial às mulheres.

Nesta data, que remete a história de luta das mulheres em todo o mundo, a prefeita Suzana Ramos fez questão de pontuar os avanços alcançados nos seus dois anos de gestão, avanços no atendimento à mulher juazeirense e que mostram um governo liderado por uma gestora que se preocupa com as lutas femininas, a escuta da comunidade e o investimento em áreas prioritárias para esse público, como a saúde, a assistência social e segurança...

Dia Internacional da Mulher: Em Juazeiro prefeita Suzana Ramos promove programação especial com oferta de serviços gratuitos para o público feminino

Com o objetivo de demonstrar gratidão e reconhecimento às mulheres que somam junto a gestão Suzana Ramos e toda Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Com oferta de serviços gratuitos, as atividades serão dedicadas a valorização do bem-estar do público feminino, que contará com a oferta de massagens relaxantes, ventosa terapia, sorteio de kit de beleza, entre outras.

A ação acontecerá nas instalações da Seduc, localizada na Rua Antônio Pedro, número 139, Centro, na quarta-feira (8), das 13h às 15h30, e será aberta para todas as mulheres que desejarem participar. A oferta de cuidados será realizada por uma equipe profissional composta por duas fisioterapeutas, Camila Leite e Petrucyanne Canuto, e a terapeuta integrativa, Raquel Alves...

Economia Solidária impulsiona o empreendedorismo feminino no Sertão do São Francisco

A busca pela independência financeira tem possibilitado o crescimento gradual de mulheres trabalhando por conta própria, donas do seu próprio negócio. De acordo com dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora, o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino. As mulheres têm se destacado em diversas modalidades, enfrentando desafios em áreas onde ainda há predominância masculina.

Na região Norte da Bahia, o número de empreendedoras é crescente e o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) tem desempenhado papel importante na manutenção e ampliação da comercialização de empreendimentos urbanos e rurais, em especial, os formados por mulheres, com qualificação técnica para a comercialização de alimentos, confecções e artesanatos, garantindo autonomia e empoderamento feminino...

Protagonismo feminino: mulheres se destacam na criação e comercialização de peixes em Sobradinho

No território do Sertão do São Francisco, especificamente no município de Sobradinho, a pisicultura se tornou uma importante fonte de renda para as mulheres. Isso é o que conta Rosália de Araújo, presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização de Derivados de Pescado (COOPES), instituição que recebe o apoio do Governo do Estado através do projeto Pró-Semiárido. "Hoje nosso grupo é formado em sua maioria por mulheres. Em parceria com a SDR, conseguimos dar uma alavancada em nossa cooperativa e melhorar a vida de cada uma delas. Estamos muito felizes com essa parceria e agradecemos muito".  

O crescimento pode ser visto na prática. Em períodos como a Semana Santa, o volume de produção impressiona: só em 2022, a COOPES conseguiu comercializar 14,2 toneladas de tilápia, distribuídas para os municípios de Uauá, Caldeirão Grande e Monte Santo. Na época, a alta das vendas rendeu um montante de R$ 197 mil que beneficiou cerca de 88 famílias.  ..

Feira de empreendedorismo feminino será mais um atrativo do Carnaval 2023 em Juazeiro

Além de toda a programação já anunciada pela Prefeitura Municipal para os três dias de folia do Carnaval de Juazeiro – Carnaval de Todos, a população juazeirense e todos os visitantes contarão também com a oferta de diversos serviços, que prometem abrilhantar ainda mais a festa de Momo na cidade.

Um deles será a realização da Feira de Empreendedorismo Feminino, que levará para a população que for prestigiar o Polo João Gilberto, localizado na Orla II, diferentes tipos de artesanato e a culinária de empreendedores locais, mais uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e da Sala do Empreendedor...

Supercopa em 5 de fevereiro abre temporada 2023 do futebol feminino

A CBF definiu o calendário das competições de futebol feminino para 2023, com pausas para o período da Copa do Mundo - entre 20 de julho e 20 de agosto – e também nas datas Fifa. O primeiro torneio do ano será a Supercopa, de 5 a 12 de fevereiro.

O Brasileiro A1 (primeira divisão do campeonato nacional) terá início em 26 de fevereiro e termina em 17 de setembro. Já os estaduais estão previstos para ocorrer entre setembro e dezembro do ano que vem...

Feira de fomento ao empreendedorismo feminino acontece em Juazeiro nos dias 03 e 04 de dezembro

A 7ª edição da Feira Vivas y Unidas, espaço para comercializar os mais diversos produtos de 50 empreendimentos feminino, acontecerá na Orla Nova, de Juazeiro, das 17 às 22h, no sábado(03/12) e domingo (04/12).

Com a entrada gratuita para o público, quem for prestigiar o evento vai encontrar também uma programação cultural diversa, como a cantora Lu Vaqueira e a DJ Tainã Aynoã, entre outras atrações...

Artigo - Empreendedorismo feminino: reflexos do uso da tecnologia na melhoria em processos internos e criação de novos negócios

Ao longo da história, o empreendedorismo foi pensado para ser realizado apenas por homens, e a necessidade de uma maior igualdade e mais espaço no mercado de trabalho é um reflexo social de uma estrutura existente há séculos.

As lideranças femininas têm grande potencial transformador dentro das organizações, diversificando os pontos de vista na tomada de decisões e dando mais visibilidade para questões de gênero. Mas apesar dos grandes avanços e conquistas, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, principalmente no âmbito do empreendedorismo...

Copa Maria Bonita: torneio inédito de futebol feminino no Nordeste é adiado para janeiro de 2023

A Copa Maria Bonita, antes programada para acontecer entre os dias 6 e 15 de outubro, está adiada para janeiro de 2023. A decisão aconteceu nesta semana, através da diretoria da competição, e é justificada pelo choque de datas com competições estaduais dos times participantes. São seis clubes do Nordeste do Brasil: Bahia, Ceará, Sport, Náutico, CRB e Botafogo-PB.

Os estaduais da Bahia e do Ceará estão próximos de iniciar, enquanto o Pernambucano ainda não tem data de estreia prevista...

Vereador Dr. Salvador celebra sucesso da 1ª Copa de Futebol Feminino do Vale do São Francisco

Um movimentado final de semana esportivo marcou o futebol feminino no Vale do São Francisco, neste final de semana, com a realização da 1ª Copa de Futebol Society do Vale do São Francisco, uma iniciativa do mandato do vereador, da equipe “Empoderadas”, do Bairro João Paulo II, com apoio da Sudesb.

O evento reuniu 8 equipes da região, incluindo um time de Petrolina, com participação de dezenas de atletas e das comunidades envolvidas...

Vereador Dr. Salvador se reúne com equipes e data para 1ª Copa de Futebol Feminino do Vale é definida

O vereador Dr. Salvador (PCdoB) se reuniu esta semana com representantes de clubes de futebol feminino de Juazeiro, oportunidade em que, juntos, definiram metas acerca da realização da 1ª Copa de Futebol Society Feminino do Vale do São Francisco, uma iniciativa do mandato do vereador e da equipe “Empoderadas”, do Bairro João Paulo II.

O evento vai reunir 8 equipes, sendo 7 de Juazeiro e uma de Petrolina, contando com o apoio da SUDESB - Superintendência de Esportes da Bahia: “O torneio contará com o apoio da SUDESB e desde já quero agradecer aos deputados Zó e Daniel Almeida, parceiros importantes no nosso mandato, que não mediram esforços para que conseguíssemos esse apoio importante do Governo da Bahia”, comemorou o vereador...