O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/2019, que buscava instituir uma modalidade de voto impresso no Brasil. Foram 229 votos a favor, 218 votos contrários e uma abstenção.
Para obter êxito a PEC precisava de 308 votos favoráveis, mas ficou distante, em função da estratégia adotada por muitos, de se ausentar, e de outros aliados que assumiram o voto não, contrariando os interesses do governo...
O Coronel Anselmo Bispo (DEM), candidato a prefeito de Juazeiro na última eleição e agora Superintendente da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, vem dando demonstrações de que gostou do corpo a corpo eleitoral e está aproveitando o espaço do cargo de indicação política que exerce, para expandir seus contatos e já marcar posição para seus candidatos na eleição de 2022.
Na semana que passou participou de atividades em pelos menos 4 municípios da região de atuação da Codevasf: Juazeiro (sede), Curaçá, Sento-Sé e Campo Formoso, terra do seu maior padrinho político, o deputado Elmar Nascimento...
Em que pese a eleição ocorra somente em outubro do ano que vem, os pré-candidatos a deputado já estão adiantando a marcação de espaço na tentativa de construir a viabilidade eleitoral para 2022.
Semana passada Joseph Bandeira confirmou à redeGN que vai concorrer a uma vaga para deputado federal em 2022 e neste início de semana foi a vez do sanfoneiro Targino Gondim anunciar o seu desejo de voltar a concorrer ao cargo. ..
O relatório elaborado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) é um duro golpe contra a liberdade de escolha para os consumidores de energia. Com a rejeição da emenda aprovada pelo Senado Federal, que previa a ampliação do mercado livre para todos os brasileiros até 2026, o deputado Elmar será pessoalmente responsável por aumentar as tarifas de energia em R$ 300 bilhões ao longo dos próximos anos.
Esse custo recairá sobre consumidores de energia residenciais, industriais com a manutenção da reserva de mercado para poucas distribuidoras...
O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) rebateu o deputado Elmar Nascimento (DEM) na noite de ontem quarta-feira (9) com relação a Medida Provisória 1031/21, que viabiliza a desestatização da Eletrobras, já que, segundo ele, vai revitalizar o Rio São Francisco
Em entrevista ao BNews Agora, na Piatã FM, o deputado democrata criticou o voto contrário de Otto Alencar Filho (PSD), já que o pai, senador Otto Alencar, é ferrenho defensor do Rio São Francisco, e quase todos os deputados federais da legenda votaram a favor da medida. Também votou contra o deputado Mário Negromonte Jr. (PP) e Charles Fernandes (PSD).
"Em resposta ao deputado Elmar Nascimento, devo lembrar que privatização nunca foi sinônimo de revitalização. Posicionei-me contra a privatização da Eletrobrás, por esta ser uma empresa de setor estratégico para o Brasil, que registrou no consolidado do exercício de 2020 um lucro líquido de R$ 6,387 bilhões, sendo referência de gestão no setor público. Nada tem a ver com a legítima e provável candidatura do senador Otto Alencar a qualquer tipo de cargo eletivo majoritário em 2022", disse...
Passada a eleição para prefeito de Juazeiro, ocorrida em novembro, o candidato a prefeito de Juazeiro, Anselmo Bispo, do DEM, já manifestava em suas redes sociais e entrevistas o desejo de seguir buscando a construção de uma via política alternativa aos grupos que dominam o cenário político nas últimas décadas.
Com sua ascensão à 6ª Superintendência Regional da Codevasf, cargo de indicação do deputado Elmar Nascimento, seu maior apoiador no campo partidário, o Coronel Anselmo vem dando sinais claros que segue firme na busca pela consolidação da força do seu grupo, que ficou na terceira colocação para prefeito de Juazeiro, com 12.006 votos ou 10,41% da preferência do eleitorado...
Juazeiro caminha para uma eleição atípica, sem lideranças locais concorrendo para a Câmara Federal e com uma leva de candidatos, “de fora”, atuando em várias fronteiras para tentar angariar votos no 5º maior colégio eleitoral do estado.
O caminho é encostar numa liderança ou grupo local para mostrar serviço ou ganhar simpatia “pelas beiradas” e sair com um quinhão de votos nas urnas no ano que vem...
O ex-candidato a prefeito de Juazeiro, Coronel Anselmo Bispo, deve ser a bola da vez na 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro. Em uma entrevista recente na Rádio Jornal, em Petrolina, Anselmo Bispo declarou que está somente aguardando a nomeação, que já estaria definida: “Está sendo ajustado, estamos apenas esperando a publicação do ato para que a gente possa assumir esse novo desafio”, declarou.
Requisitos para assumir a pasta não lhe faltam: Tem qualificações pessoais, é aliado do deputado federal Elmar Nascimento, um dos pilares do centrão e do DEM na eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara dos Deputados, além de ter patente militar, outro ponto que tem norteado as nomeações do governo federal...
Os pedidos de desculpas do Deputado Federal Daniel Silveira, preso em 16 de fevereiro após divulgar um vídeo no qual faz apologia ao AI-5 e defende a destituição de ministros do STF, não tiveram o menor impacto na decisão dos colegas parlamentares e a votação que poderia referendar sua saída da cadeia, ontem (20), na Câmara dos Deputados, reforçou a tese de que, além de preso, ele ainda poderá sofrer sanções maiores nos próximos capítulos.
364 deputados votaram pela manutenção da prisão e apenas 130, com 4 baianos entre eles, votaram perla saída do parlamentar. No,total 15 deputados se abstiveram, 3 se ausentaram e 1 não votou, mesmo estando presente...
A executiva nacional do DEM, que é presidido pelo baiano ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, se reuniu neste domingo (31) e definiu pela neutralidade na eleição da Câmara dos Deputados, dando liberdade para que seus parlamentares votem em qualquer dos candidatos à presidência da Câmara.
O encontro deste domingo foi convocado por ACM Neto e a decisão de liberar o voto deve favorecer o deputado Arthur Lira, do PP, que já conta com a simpatia da maioria dos deputados da legenda, incluindo dos parlamentares baianos do DEM, de acordo com levantamentos feitos...
O deputado baiano Elmar Nascimento, um dos apoiadores da candidatura do Coronel Anselmo em Juazeiro, é o centro das discussões internas que podem provocar estragos nas relações da cúpula nacional do DEM.
O deputado é um dos mentores da dissidência interna em relação à eleição da presidência da Câmara dos Deputados, optando por apoio ao candidato Arhur Lira, do PP de Alagoas, candidato que conta com o aval do presidente Jair Bolsonaro, em detrimento de Baleia Rossi, candidato do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma das lideranças do DEM nacional...
A guinada do deputado federal baiano Elmar Nascimento em direção a Arthur Lira, do PP, Pré-candidato à Presidência da Câmara com apoio de Jair Bolsonaro, teve como principal argumento uma possível insatisfação do baiano com a forma como Rodrigo Maia conduziu o processo de escolha de Baleia Rossi (MDB) para sua sucessão, mas há quem acredite que outros motivos tenham pesado na balança também: a garantia de cargos importantes em comissões e nomeações em órgãos federais.
A manutenção de indicações no alto escalão da Codevasf e de quebra nas superintendências, a exemplo da 6ª região, em Juazeiro, poderiam ter impulsionado a decisão do baiano em direção ao candidato de Bolsonaro, Arthur Lira...
O excelentíssimo senhor Deputado Federal Elmar Nascimento, fez uma fala de menosprezo a capacidade de Suzana Ramos, enquanto mulher, para governar o município de Juazeiro.
O deputado justificou e questionou: "Suzana é uma boa pessoa. É uma boa mãe. É uma pessoa, dona de casa exemplar. Mas será que é ela quem tem a capacidade de liderar o processo que Juazeiro precisa?..
Em resposta à polêmica fala sobre a candidata a prefeitura de Juazeiro, Suzana Ramos, na última segunda-feira, dia 14 em convenção do DEM, o deputado Federal Elmar Nascimento respondeu as acusações e disse que se envergonha da velha política em Juazeiro.
Veja abaixo o texto na íntegra enviado por sua assessoria:..
Em uma solenidade rápida, com auditório restrito e ocupação reduzida, a Codevasf realizou na sede da sexta superintendência em Juazeiro a assinatura da ordem de serviço para a execução das obras de recapeamento asfáltico de ruas e avenidas nas zonas urbanas e rural da cidade.
O valor empregado é inédito para uma só cidade no âmbito da Codevasf. São quase dez milhões de reais liberados de emenda parlamentar do deputado federal Elmar Nascimento (DEM-Ba) que vão garantir a recuperação de 21 quilômetros de pavimentação. ..
O ex-Superintendente da 6ª Região da Codevasf, John Koury (DEM), em vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira(3) deu tom de confirmação ao seu já manifesto desejo de disputar as eleições municipais e concorrer ao cargo de prefeito de Juazeiro. No vídeo o pré-candidato resolveu marcar posição, alfinetou concorrentes e convocou o eleitor a avaliar “quem é a sombra de cada um?”. ..
De acordo com publicação do colunista Tales Farias, do Uol, o deputado federal baiano José Nunes teria dito ao colega de parlamento Paulo Magalhães, que na posse do novo presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, que aconteceu na quarta-feira (28) em Brasília, "Havia mais políticos baianos ali do que na escadaria da igreja do Bonfim”, sintetizando o desejo de proximidade de deputados baianos com o novo indicado.
De acordo com a coluna, um dos presentes, o deputado Elmar Nascimento (DEM) relatou o grau de intimidade com o novo presidente da Codevasf: “É meu amigo de muitos anos. Tem o perfil que o governo queria: vindo da iniciativa privada, com experiência em gestão, sempre um dos primeiros da turma. Acho que o Governo acertou na escolha. Fico feliz que seja um baiano", teria festejado...
Fontes consultadas pelo Blog Geraldo José, neste sábado(17), dão como já encaminhada e em processo adiantado a nomeação do engenheiro baiano Maurício Mathias para a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - CODEVSF. As tratativas para a nomeação de Maurício Mathias, que seria uma indicação do deputado federal baiano Elmar Nascimento (DEM), teriam começado antes da votação da reforma da previdência e fazem parte de um acordo negociado pelo governo Jair Bolsonaro com o centrão.
Um dos principais articuladores do centrão, o deputado Elmar Nascimento, segundo matéria publicada recentemente pelo GLOBO, teria atuado nos bastidores para garantir um consenso em torno do nome de Maurício Mathias, já que outro baiano, o ex-prefeito de Feira de Santana e candidato derrotado nas últimas eleições para governador da Bahia, José Ronaldo, estaria trabalhando em outras frentes para tentar assumir o posto. Confirmada oficialmente a notícia, Maurício Mathias deve deixar o cargo de diretor que exerce atualmente na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia...
Quem acompanha a política na Bahia ainda não conseguiu fazer uma leitura clara do posicionamento do DEM no contexto nacional. Presidido nacionalmente por ACM Neto, prefeito de Salvador, o partido vai surfando ora com posições de aliado, ora com discurso de oposição.
Na cúpula bolsonarista o ambiente também é confuso. Nesta semana duas posições antagônicas: Carlos Bolsonaro publicou nas suas redes sociais críticas contundentes contra o Deputado Elmar Nascimento e o DEM, taxados de oportunistas, mas na mesma passada já saia a nomeação de José Carlos Aleluia, ex-deputado federal pelo partido na Bahia, nomeado pelo pai, Bolsonaro, para o Conselho da Itaipu Binacional.
A crítica de Carlos Bolsonaro a Elmar se deu em virtude do seu posicionamento na votação que propôs a transferência do COAF da pasta da Justiça, do Juiz Sérgio Moro, para a da Economia. "Não podemos deixá-los cuspir na nossa cara sempre!", escreveu Carlos, o “Zero Dois”. Numa foto postada por Carlos Bolsonaro aparece, entre outros parlamentares, o deputado Elmar Nascimento (BA) e o senador Jayme Campos (MT) numa lista em que são taxados de “fisiológicos. ”...