Em reunião presidida por ACM Neto, DEM libera bancada para eleição desta segunda, na Câmara dos Deputados

31 de Jan / 2021 às 22h45 | Política

A executiva nacional do DEM, que é presidido pelo baiano ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, se reuniu neste domingo (31) e definiu pela neutralidade na eleição da Câmara dos Deputados, dando liberdade para que seus parlamentares votem em qualquer dos candidatos à presidência da Câmara.

O encontro deste domingo foi convocado por ACM Neto e a decisão de liberar o voto deve favorecer o deputado Arthur Lira, do PP, que já conta com a simpatia da maioria dos deputados da legenda, incluindo dos parlamentares baianos do DEM, de acordo com levantamentos feitos.

Em que pese o candidato Baleia Rossi, do MDB, contar com o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, uma das principais lideranças do DEM, a maioria dos deputados da legenda, a exemplo do deputado Elmar Nascimento, tem se manifestado em favor de Lira, contrariando Maia.

Entre a cruz e a espada o presidente do DEM, ACM Neto, preferiu não tomar posição, já que o DEM lidera a eleição no Senado, com o candidato Rodrigo Pacheco recebendo apoios importantes de legendas que apoiam Lira na Câmara.

O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que foi impedido de concorrer por decisão do Supremo, chegou a insinuar nos últimos dias que deputados do DEM estariam trocando o voto em Lira por emendas e cargos no governo federal. 

Elmar Nascimento, da Bahia, um dos deputados mais empenhados na busca de votos para Lira dentro do DEM, credita a falta de habilidade de Maia na condução do processo sucessório como o pivô para a discórdia instalada dentro da legenda.

A sessão que define o novo presidente da Câmara está marcada para às 19h desta segunda-feira (1), com votação presencial, secreta e em urna eletrônica. No Senado Federal a votação começa mais cedo, às 14h.

Da Redação redeGN

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.