Foram encontrados 46 registros para a palavra: Garimpo

Garimpo ilegal aproveita falta de fiscalização do governo brasileiro para expandir atividades

Recentemente, foram divulgadas imagens que mostram barreiras formadas por balsas de garimpeiros ilegais no rio Madeira, a 120 km de Manaus. Essas balsas atuam como dragas que reviram o leito do rio em busca de ouro.

O Ministério Público Federal no Amazonas divulgou uma recomendação pedindo ações emergenciais para a retirada dessas balsas. Em resposta, o Ibama disse que, em conjunto com a Polícia Federal, vai desenvolver ações de combate aos garimpeiros ilegais nos próximos dias. ..

Garimpo na Bahia cresceu mais de 40% em 10 anos, afirma CBPM

A morte de dois trabalhadores em um garimpo clandestino, na localidade de Socotó, em Campo Formoso, na região norte da Bahia, na última segunda-feira (11), é mais um alerta para a prática da mineração ilegal no estado. A fatalidade retrata a precarização e avanço da atividade em todo o país.

Dados reunidos pelo Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas), mostram que a área da atividade garimpeira na Bahia registrou um aumento de 42% de 2010 a 2020, com destaque para os municípios de Ourolândia, Belmonte e Uauá, que representaram as maiores altas. No Brasil, a área de garimpo foi superior à mineração industrial em 2020: 107.800 hectares contra 98.300, respectivamente...

Ministério Público do Trabalho abre investigação sobre morte de garimpeiros em Campo Formoso

As circunstâncias e as responsabilidades sobre a morte de pelo menos dois garimpeiros ocorrida na última segunda-feira (11), em Campo Formoso, no Norte da Bahia, estão sendo investigadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Eles teriam sido asfixiados quando tentavam tirar a água que havia invadido um buraco de 18 metros de profundidade no garimpo de Socotó, em Campo Formoso, que segundo o órgão, é ilegal.

As vítimas são Sebastião Manoel dos Santos, conhecido por Panta, de 46 anos, que residia em Boi Morto, e Zé Leria, do povoado de Tiquara, que não teve a idade divulgada. Assim como eles, outras pessoas atuam na extração ilegal de minério na lavra, que fica a oito quilômetros de área onde a Cooperativa Mineral da Bahia (CMB) recebeu autorização para exploração mineral, mas não tem relação com as operações da empresa...

Capa do Jornal Extra sobre garimpo da fome repercute em todo o país e no mundo político

Nesta quarta (29), o Jornal EXTRA estampou, em sua capa, a triste realidade da fome que assola o país. Na foto, a imagem de um caminhão, com ossos e restos de carne que são distribuídos às pessoas necessitadas, no bairro da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A reportagem vem sendo muito compartilhada, nas redes sociais, desde o início do dia. Entre as principais publicações, figuram mensagens de políticos , no Rio e em Brasília...

Garimpo de Ametista faz nova vítima em Sento Sé

Um garimpeiro morreu nesta quinta-feira (22), em Sento Sé (BA), após uma pedra cair em seu peito enquanto trabalhava no garimpo de ametista, próximo ao distrito de Quixaba, distante 48km da sede.

Jemison Bispo de Sena, de 28 anos, chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal Dr. Heitor Sento Sé, mas não resistiu aos ferimentos e acabou sofrendo uma hemorragia interna. Ainda segundo informações colhidas pela redação do blog, Jemison é natural de Sento Sé e deixa dois filhos...

Homem é preso com 44 'bananas' de dinamite em Juazeiro; suspeito alegou uso para exploração de garimpo

Um homem foi preso com 44 “bananas” de dinamite na BA-210, na zona rural de Juazeiro, Bahia. De acordo com a SSP-BA, a prisão aconteceu na madrugada desta quinta-feira (29).

Segundo a SSP-BA, policiais faziam rondas no local, quando abordaram um veículo com dois ocupantes. Durante a revista feita no carro, foi encontrado um saco com as dinamites...

Reportagem Especial: "Eu sobrevivi ao garimpo ilegal de Sento-Sé, suas histórias, mortes, fé e falta de governos", diz ex-garimpeiro

Alan Gama é um dos sobreviventes do garimpo ilegal de pedras preciosas, localizado na Serra da Quixaba, na Bahia próxima de Sento Sé, às margens do rio São Francisco. É neste garimpo onde Alan "tentou a sorte" quando soube da descoberta de uma jazida de ametista. Foi um dos primeiros a chegar no local.

"Ali não existe vida digna. Na serra, no garimpo apenas sobrevivemos. Não existe lei de Governo Federal, Estadual e Municipal, saúde, segurança. Existe um amontoado de pessoas que parecem formigas, catando, escavacando o solo. Todos ali, crianças, adultos, mulheres e homens sobrevivem dia e noite. O tempo é a esperança de ganhar muito dinheiro. Mas também há casos de quem investiu e perdeu tudo." conta Alan...

Sem fiscalização mais rígida, garimpo vai seguindo e provocando mais mortes em Sento-Sé

Na noite de ontem, quarta-feira (14), ocorreu, como noticiado em primeira mão pelo Blog GJ Notícias, mais um acidente e mais mortes envolvendo a exploração do garimpo na cidade de Sento-Sé, na Bahia.

Outros acidentes envolvendo a exploração do minério neste município já haviam sido divulgados por este Blog, a exemplo do que aconteceu em agosto de 2017, com duas mortes, e mais recentemente em abril deste ano, quando um homem morreu ao despencar de um corte de exploração de pedra preciosa, também na zona rural...

Bahia: Prefeitura de Sento Sé quer legalizar garimpo que está em área ambiental

Um garimpo de ametistas que funciona de forma ilegal em Sento Sé, no norte da Bahia, desde 2017, e que hoje está dentro dos limites do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, criado em 2018, deverá ser legalizado. A iniciativa para a legalização é da Prefeitura de Sento Sé, para quem essa é a melhor alternativa para que o problema seja resolvido e os cerca de 3 mil garimpeiros que estão no local, segundo a gestão municipal, tenham mais dignidade.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Sento Sé, está sendo elaborada uma proposta para ser apresentada ao Ministério do Meio Ambiente com vistas à retirada da área do garimpo de dentro da reserva ambiental, que tem 851 hectares. A área do parque é dividida em duas: uma unidade de conservação permanente, de 345.378 hectares, e uma Área de Proteção Ambiental (APA), de 505.680 hectares. O parque abrange Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas...

Urgente: Homem despenca de uma serra em Garimpo de Sento-Sé e vem a óbito

Um acidente, com vítima fatal, foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (12) no município de Sento-Sé. De acordo com informações colhidas pelo Blog GJ Notícias, um homem, de aproximadamente 45 anos, conhecido como Narciso do Ônibus, veio a óbito após despencar de uma altura de cerca de 70 metros, quando escalava um penhasco numa serra no Garimpo do Capeado, próximo ao distrito de Riacho do Paes.

O garimpo do Capeado é um dos pontos de extração de um minério conhecido como cristal branco e Narciso, comerciante bastante conhecido na comunidade de Riacho dos Paes, trabalhava na extração do minério quando aconteceu o acidente. As informações dão conta que ele escalava um ponto da serra, quando escorregou e despencou para o abismo. Narciso ainda teria sido transportado para o Hospital de Sento-Sé, mais não teve chances, em virtude de várias fraturas , uma delas no pescoço...

'Até final de 2017, a gente regulariza', diz secretário sobre mina de ametista de Sento-Sé

Desde abril passado, não se fala outra coisa em Sento-Sé, no Sertão do São Francisco, do que o garimpo de ametistas da Serra da Quixaba. A 54 km da sede do município, a mina já levou milhares de pessoas ao local, com o sonho de mudar de vida. O secretário disse que já existe uma cooperativa já formada dentro do município a Ascomix (Cooperativa de mineração de Sento Sé). "Inclusive, a presidenta da cooperativa esteve na última semana em Salvador para cadastrar essa cooperativa no DNPM".

No entanto, o garimpo é considerado ilegal pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário de meio ambiente e turismo municipal, Izamar Reis, disse que área deve ser liberada pelo DNPM até o final do ano. Enquanto a certificação não vem, a cidade deixa de arrecadar em torno de R$ 3 milhões por mês, quantia que poderia ser usada para investimentos públicos. ..

Exposição “Garimpam-se: Espaços Contemporâneos” retrata cotidiano do garimpo

Em maio deste ano, cerca de um mês depois de descobrirem uma jazida de ametistas na Serra da Quixaba, localizada no município de Sento Sé (BA), Jason Ribeiro, estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi ao local com seu pai e seus irmãos, que tentavam a sorte no garimpo. Por dois dias, ele os acompanhou e fotografou o cotidiano, as pessoas e o cenário e são estes momentos capturados por suas lentes que compõem a exposição “Garimpam-se: Espaços Contemporâneos”. Organizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a mostra ficará em cartaz no Hall da Reitoria da Univasf, no Campus Sede, em Petrolina (PE), até 29 de setembro. A visitação é gratuita e pode ser feita das 8h às 18h.

O acervo contém ao todo 30 fotografias e oito desenhos, que mostram um recorte real sobre o garimpo, com o comércio e uma espécie de vila que se estabeleceram próximos ao local, além da interação dos garimpeiros, das condições em que vivem e como trabalham, sob um sol escaldante e condições mínimas de higiene e conforto. As fotografias, feitas com uma câmera Canon t5, tiveram como intuito capturar momentos e detalhes dos personagens, que vieram de vários lugares do Brasil. Todas estas pessoas que tentam a sorte no garimpo têm gerado uma efervescência que vem mudando a estrutura política, econômica, ambiental e social da região. A exposição é itinerante e percorrerá todos os campi da Univasf. O calendário de apresentações em cada campus será divulgado posteriormente. ..

Sento-Sé: na busca pelas pedras preciosas, os garimpeiros encontram a morte

Dois garimpeiros morreram em mais um acidente ocorrido na mina de ametistas na região da Quixaba, em Sento-Sé, norte da Bahia, na noite de domingo (20), de acordo com a Polícia Militar. Os dois mortos, Ivanilson Bezerra da Silva, 22 anos e João Martins Cordeiro Filho, 35 anos, segundo a Polícia Militar foram vítimas da explosão de dinamite na mina.

Desde que a mina foi descoberta em maio deste ano em Sento-Sé, ao menos outros três acidentes já ocorreram. Já são mais de dez pessoas feridas. Os acidentes mais graves ocorreram no dia 13 de junho, 7 de julho e o último acontecido no domingo 20...

Sobe para duas mortes resultado da explosão no garimpo de Sento-Sé na noite deste domingo, 20

Morreu mais um trabalhador vítima da explosão de dinamite na Serra da Quixaba, em Sento-Sé. que aconteceu no garimpo de ametista na noite deste domingo, 20. 

Informações do Sento-Sé Notícias registram que as vítimas são Ivanilson Bezerra da Silva, 22 anos, natural de Lagoa Grande,Pernambuco e João Martins Cordeiro Filho, 35 anos. João veio a óbito agora à tarde depois de passar por uma cirurgia no Hospital de Traumas.  Segundo informações, o acidente ocorreu quando os garimpeiros realizavam explosões no buraco que é chamado de corte, e após explodir as dinamites, desceram para o local, sem perceber que ainda havia explosivos em seu interior...

Um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em explosão no garimpo de ametista em Sento-Sé

As informações que acabam de chegar ao Blog Geraldo José do site Sento Sé Notícias dão conta de que duas pessoas se acidentaram no garimpo de ametista na noite deste domingo (20), após a explosão de dinamite na Serra da Quixaba, em Sento-Sé.

As vítimas são conhecidas pelo pré-nome de João e Nilson, naturais de Petrolina, Pernambuco. Segundo informações, o acidente ocorreu quando os garimpeiros realizavam explosões no buraco que é chamado de corte, e após explodir as dinamites, desceram para o local, sem perceber que ainda havia explosivos em seu interior...

Sento-Sé: Garimpo de ametista é interditado

O garimpo de ametistas na serra da Quixaba, em Sento-Sé, foi oficialmente interditado na manhã desta quinta-feira, 29, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O anúncio foi feito na sede da superintendência baiana do órgão, em Sussuarana. A medida não tem efeitos práticos imediatos, já que o ato não implica na retirada dos cerca de três mil garimpeiros do local.

A interdição foi determinada após a segunda vistoria de técnicos do DNPM ao local, entre os dias 16 e 19 deste mês. Há o entendimento de que houve usurpação de um bem da União, já que a área é federal, e de que a proximidade entre os serviços de extração e a profundidade de alguns cortes oferecem riscos de colapso ou desabamento para os garimpeiros. No último dia 14, três trabalhadores foram feridos após desmoronamento da mina onde estavam. Um deles sofreu uma fratura na perna...

Família denuncia negligência do Hospital de Sento-Sé com paciente picado por cobra no Garimpo de Ametista

Na tarde da última sexta-feira (16), por volta das 14:30hrs, Almir Rogério Alves, conhecido popularmente por Rogério Máquina, deu entrada no Hospital Dr. Heitor Sento-Sé, após ter sido picado por uma cobra cascavel no garimpo de ametista. Segundo os familiares, foi feito um procedimento errado com o paciente. A equipe médica que estava de plantão no dia do ocorrido ao colocar uma sonda nos órgãos genitais de Rogério, acabaram furando uma veia que ocasionou uma hemorragia profunda. A família ainda não sabe quem fez o procedimento.       

Entenda o caso: ainda na sexta-feira (16) à noite, o paciente picado, tinha que ser transferido com emergência para a cidade de Juazeiro/BA, pois encontrava-se em risco de vida, e estava sangrando muito devido ao erro na aplicação da sonda. Uma parente de Rogério fez um "barraco" dentro do hospital, após o enfermeiro chefe ter dito que a SAMU do município estava em diligência desde o início da manhã e que não iria transferir ele na ambulância que estava em frente ao hospital. "O caso dele é grave, e só pode ir na SAMU" revelou o servidor...

Superintendente do DNPM sobre garimpo em Sento-Sé: “Ou muda ou para!”


Raimundo Sobreira, Superintendente do DNPM, com garimpeiros na Serra Quixaba

O Superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral, Raimundo Sobreira, visitou mais uma vez, nesta terça-feira (20), a mina de Ametista na Serra da Quixaba, em Sento-Sé, oportunidade em que manifestou preocupação com a forma desordenada como o local foi ocupado e chegou a anunciar a possibilidade de uma interdição do local.

Em entrevista concedida ao repórter Tony Lopes, de Sento-Sé, Sobreira disse que houve um retrocesso na exploração, desde a última visita feita pelo órgão, e lamentou que os ocupantes mais antigos do local, não tenham orientado novos mineiros na abertura dos cortes. “Os garimpwiros mais experientes deveriam ter orientado os que chegavam para não deixar que fossem abertos um buraco em cima do outro, isso tá levando a o que? A uma deisão do DNPN de já autuar hoje alguns serviços”, informou...

Sento-Sé: Garimpeiros escapam de desmoronamento, mas riscos continuam iminentes na Serra da Quixaba.

Um desmoronamento ocorrido em um dos “cortes”, como são chamadas as escavações em busca de ametista, na Serra da Quixaba, em Sento-Sé, nesta terça-feira(13), deixou 3 homens feridos e por muito pouco não aconteceu uma tragédia de maiores proporções. De acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José, os sobreviventes só saíram com vida porque o movimento de terra aconteceu na profundidade em que eles trabalhavam,  fator que impediu que fossem totalmente cobertos pela avalanche.

Em entrevista concedida na tarde de ontem no Programa Bodega do Brocoió, na Rádio Juazeiro, Tony Lopes, morador de Sento-Sé, informou que os “cortes” na Serra da Quixaba atingiram profundidades entre 8 e 14 metros e já há informações de encontro de escavações no subsolo”, o que certamente torna os risco de desabamentos mais iminentes...

Desmoronamento deixa três feridos no Garimpo de Ametista em Sento-Sé

O Blog Geraldo José foi informado agora a pouco por leitores da cidade de Sento-Sé que houve um desmoronamento na Serra da Quixaba, onde está ocorrendo o garimpo da pedra semipreciosa Ametista.  Segundo revelaram essas fontes três pessoas foram soterradas na tarde desta terça-feira (13).

Dois dos atingidos, já foram atendidos no Hospital Dr. Heitor Sento Sé e são da localidade de Riacho dos Paes. As vítimas são conhecidas popularmente como Tuxinha – irmão do Juarez e Cleone de Cleomar. A terceira vítima encontra-se soterrada e garimpeiros que estão no local tentam retirá-lo para ser encaminhando ao hospital municipal. Até o momento o que se sabe é que nenhuma das vítimas corre risco de morte. Cleone de Cleomar teve a perna quebrada...