Foram encontrados 76 registros para a palavra: ERRY JUSTO

ESPAÇO DO LEITOR: EU VOU ASSISTIR O FILME MARIGHELLA

A história desse filme encontra-se entre 1964 a 1969. A produção de 155 minutos custou dez milhões de reais e a previsão de estreia no Brasil não foi divulgada ainda. O filme Marighella é baseado no livro do jornalista Mário Magalhães de título, "Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo".  O argumento esfarrapado do diretor Wagner Moura é que o filme retrata um grupo clandestino liderado por Carlos Marighella cujo objetivo é "estimular a resistência informando ao público sobre atos de tortura e assassinatos perpetrados por um governo que usava o controle da mídia para manter seus crimes em segredo," afirmou o estreante diretor baiano. Alguns amigos já perguntaram: "Erry, você vai assistir o filme?" E eu disse: "certamente que sim, pois não sou contra a cultura ou a obras de ficção."

Nós sabemos que no mundo atual, existem forças poderosas que movem o foro íntimo das pessoas, e, uma delas é a culpa. Digo isso porque se sabendo do posicionamento político do ator e agora diretor Wagner Moura, este com certeza deve viver um estado de culpa permanente por ter dado vida ao personagem Capitão Nascimento nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, cujas narrativas destroem por completo a falsa ideia de que o bandido é uma pobre vítima da sociedade. Ou seja, acaba mostrando a figura (mais do que justa) do policial herói, capaz de dar sua própria vida para proteger a população no combate ao crime. Acredito que esse filme "Marighella" seja particularmente uma forma do diretor mostrar para o público, e, em especial para seus fãs e admiradores aquilo que ele realmente é e pensa. É uma disputa de narrativas onde o diretor se esmera em apresentar ao público um terrorista na imagem de um "herói!"..

CARNAVAL DE JUAZEIRO: "FOI MAIS BOM DO QUE RUIM"

Eu estive fazendo a cobertura jornalística desses três dias de Carnaval Juazeirense pela Rádio Transrio FM 99,9 onde colocamos o nosso "SOFÁ VERMELHO NA CALÇADA" e entrevistamos muitos foliões que passavam por lá.  Entre várias perguntas que fiz a população, uma delas foi a que mais ouvi respostas positivas, a saber: o quesito segurança! Foi incrível a quase unanimidade da população ao elogiar a POLÍCIA MILITAR BAIANA pelo excelente serviço prestado ao garantir a segurança em todo o circuito de nosso Carnaval. Afinal de contas, eu reconheço que até possa ter ocorrido algumas falhas (ninguém é perfeito, né?), mas convenhamos: é muito difícil conter uma multidão de "pessoas alucinadas" pelo uso de álcool ou outras "substâncias mais" com um efetivo proporcionalmente menor. Realmente o CEL. ANSELMO de forma profissional conseguiu fazer uma ótima coordenação para que esses dias de folia não se tornasse dias de pesar.

As atrações, na minha opinião, foram boas. Destaco aqui no segundo dia de folia o excelente show do cantor LUIZ CALDAS que verdadeiramente mostrou o porquê de ser chamado por muitos de "O Precursor do Axé!" Tecnicamente e musicalmente este atuou com muita maestria e qualidade, não só no repertório, como também no carinho e simpatia ao público que participava efusivamente de sua alegria, afinal ele confessou que adora vir aqui em Juazeiro. Além de cantar sucessos de sua autoria, ele entoou temas de outros artistas consagrados nacionalmente e até internacionalmente como foi na finalização de seu show entoando a música TIME do grupo inglês PINK FLOYD. Nesse mesmo dia as apresentações do PSIRICO e do BAILÃO DO RIBYSSÃO (Bloco As Fofoqueiras) tiveram participação máxima e aceitação do público. Mas... A polêmica também ganhou forma, lugar e nome...

FELIZ ANO NOVO POR ERRY JUSTO

Eu venho aqui desejar um feliz 2019 a toda família do Blog Geraldo José e também aos seus leitores!

Sigamos o fluxo gente amiga.....

A EXCRESCÊNCIA DO ABSOLUTISMO JUDICIALIZADO

Quarta-feira, dia 19 de dezembro de 2018, foi o dia em que o Brasil quase parou! Não parou para assistir a Seleção Brasileira, que convenhamos, não encanta mais ninguém. Mas com a licença do termo "bizarrice" todos nós vimos algo tão esquisito vir das mãos e da boca de alguém lá em Brasília, que deveria ter a coerência e o equilíbrio em decisões a tomar, o que são prerrogativas básicas de um homem que atende pelo prenome de Excelência, Senhor Juiz ou Ministro. O que deu na cabeça do primo de Fernando Collor de Melo, o Ministro Marco Aurélio Melo? Um homem que há meses antes, na época do julgamento do Habeas Corpos de Lula, difamou a sociedade brasileira pintando todos nós como "assassinos em potencial", insinuando que a maioria, se pudesse, fuzilaria o Lula em praça pública, como se isso pudesse ser um tipo de salvo-conduto popular ou uma forma de se fazer justiça nesse país. Nisso Marco Aurélio acabou demonizando uma legítima cobrança de justiça pela maioria da população como se a mesma fosse aos olhos dele uma "sede de justiçamento", à caráter dos chefões do tráfico.

Mas o que aconteceu naquela fatídica quarta-feira foi que, este Ministro, na solidão de sua autoridade numa atitude inusitada resolve sem cerimonias escrever uma liminar que soltaria todos os presos condenados em segunda instância, o que também beneficiaria o Lula. Será que o Ministro do STF em fugazes delírios estava se achando uma versão atualizada do Imperador Marco Aurélio – O Libertador – da Roma antiga? Possivelmente, né? Pobre Gilmar Mendes, que era o precursor da "doutrina laxativa" do STF, com certeza deve ter roído as unhas de inveja naquela hora... Pois é, Marco Aurélio queria mesmo fazer "justiça" soltando tantas "vítimas sociais" incluindo o presidente Lula. Chego a imaginar que ele aspirava com essa façanha rechaçada, que todas as universidades brasileiras colocassem um pôster desse ministro em seus departamentos de humanas aclamando: "Marco Aurélio, o libertador dos injustiçados da segunda instância" (risos). Uma coisa eu sei, que essa atitude fez com que ele abandonasse todo o princípio da colegialidade, desprestigiando assim as decisões que seus colegas ministros já haviam tomado em relação ao assunto. Foi sim um "despacho para corruptos" provocado por uma petição impetrada pelo PC do B, que, aliás, é o mesmo partido de nosso prefeito aqui de Juazeiro-BA...

ARTIGO - PRETERIDOS DO PRESIDENTE BOLSONARO

Na posse de Bolsonaro no dia 1º de janeiro prestigiar Maduro e Miguel Díaz-Canel fortalece a democracia nesses países? Vejo essa questão me posicionando a luz da luta pela democracia no continente americano. E esse viés me dá margem para eu dissertar sobre vários aspectos da política real, por exemplo, as negociações mercantis feitas com esses dois países durante os governos Lula e Dilma via BNDES. Isso já é um bom começo para fazermos uma análise desse fato. A pergunta que me vem à cabeça é essa: sobre esse derrame de dinheiro do BNDES nesses países, o que mudou para melhor lá? Eu mesmo respondo: nada! Só para citar apenas um exemplo, Cuba recebeu mais de sete bilhões de reais só no programa "Mais Médicos" e o povo daquela ilha, o que recebeu em benfeitorias e desenvolvimento social? Nada! O futuro Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo conseguiu sintetizar muito bem o assertivo pensamento de Bolsonaro em sua nota no twitter ao falar de Nicolás Maduro e sobre a indignação dele por ter sido preterido a posse do presidente brasileiro:

"Em respeito ao povo venezuelano, não convidamos Nicolás Maduro para a posse do PR Bolsonaro. Não há lugar para Maduro numa celebração da democracia e do triunfo da vontade popular brasileira. Todos os países do mundo devem deixar de apoiá-lo e unir-se para libertar a Venezuela." Afirmou em perfil de sua rede social...

A "GOIABESCA" IMPRENSA SELETIVA

Começo deixando algumas coisas bem claras aqui nesse primeiro parágrafo: Eu, Erry Justo não pratico religião alguma e por isso me coloco como alguém imparcial e de forma bem à vontade para emitir qualquer opinião sobre os fatos que analisarei agora! E digo mais, não é de meu papel e intenção denigrir credo religioso de ninguém, até porque respeito todas as religiões e seitas desse Brasil e do mundo. Fé, em meu conceito começa por algo de foro íntimo de qualquer indivíduo e não me cabe fazer qualquer tipo de julgamento sobre o que qualquer pessoa crê. Dito isso, vamos aos fatos!

Na sexta feira passada a futura Ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves reclamou de "bullying" após contar uma história de quando era criança. Ela palestrava para fiéis da Igreja Batista da Lagoinha-MG e relatou durante um culto no ano de 2016 que, quando criança Jesus Cristo foi ao encontro dela num pé de goiaba. Ela lamentava durante sua palestra que naquele fato sofria muito com os abusos sexuais que sofria dos seis aos oito anos de idade. Ela dizia que o sofrimento era tamanho ao ponto de subir no tal pé de goiaba porque queria se matar.  O presidente eleito Jair Bolsonaro saiu em defesa da futura ministra postando a seguinte mensagem em seu Twitter:..

ARTIGO - INVERSÃO DE VALORES?

Uma senhora idosa que atendia pelo nome de Antônia Conceição da Silva, de 106 anos de idade, foi assassinada a pauladas na madrugada de sábado dia 17 de novembro de 2018. O crime ocorreu dentro da sua própria casa, no município de Feira Nova do Maranhão, a 783 km da capital São Luís. De acordo com a Polícia Civil, a principal suspeita é de latrocínio (roubo seguido de morte). Ela estava sozinha dormindo em seu quarto quando um homem, não identificado, entrou por um buraco feito no telhado para assaltar a residência. O neto da vítima, que morava com ela, havia ido para uma festa e, quando retornou, encontrou a avó morta. Ao fugir, o criminoso deixou pegadas na parede da casa. O corpo da idosa estava com sinais de estrangulamento e espancamento.

No dia 05 de novembro de 2018, a morte de uma cadela de rua dentro de um supermercado da rede Carrefour, em São Paulo, gerou polêmica e comoção em todo o Brasil. O assunto é um dos mais comentados nas redes sociais e o caso está sendo investigado pela polícia. O animal, que era abandonado e vivia nas ruas, morreu por hemorragia após ser envenenado e espancado por um funcionário da filial de Osasco, de acordo com ativistas. Testemunhas relataram que um segurança deu pauladas no animal para afastá-lo da loja, pois haveria uma visita de supervisores. Fotos do animal ferido, assim como imagens de sangue no piso do supermercado, circularam nas redes sociais, gerando revolta, com críticas, xingamentos, ameaças e clientes prometendo nunca mais comprar nas lojas da rede...

ARTIGO: O ANO AINDA NÃO ACABOU AMIGOS!

Enfim, chegamos ao mês de dezembro de 2018... E que ano, hein?

Aconteceram séries de rebeliões em presídios estaduais no norte e nordeste, a reforma da Previdência que caducou no Congresso, o assassinato de uma vereadora no Rio de Janeiro mesmo com a intervenção federal a todo vapor, reaproximações das duas Coreias, 70 anos do estado de Israel e a inauguração da embaixada norte americana em Jerusalém, greve dos caminhoneiros, o Brasil foi à copa da Rússia e não ganhou,  o encontro inédito entre os presidentes Trump e Kim Jong-Un, "Lula livre ou Lula preso?", ONU dando presepada sobre a candidatura de Lula e passando o maior vexame em rede nacional, 12 anos da Lei Maria da Penha, incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, a facada em Jair Bolsonaro, Hadadd "virou" candidato no lugar de Lula protagonizando a maior "pornochanchada" da história das eleições, delação de Palocci às vésperas do primeiro turno das Eleições, enxurrada de fake News  garantindo a ida de Haddad para a disputa com Bolsonaro, e o Mito vence o 2º turno! Mas, e agora? Agora estamos aguardando ansiosamente a chegada do "Papai Noel de Paraquedas" caindo sobre algum carro estacionado num shopping de Juazeiro (risos)...

ARTIGO: A BOLA DA VEZ É... DILMA ROUSSEFF!

A vida anda! Enquanto o Lula está preso lá na PF em Curitiba, já houve eleição, um novo presidente eleito já começa a fazer seu governo de transição, Sérgio Moro já não é mais juiz, pois pediu exoneração para se tornar ministro da justiça e entrou no lugar desse uma juíza que está deixando a petezada de cabelo em pé e por aí vai... Agora dirigentes petistas temem possível avanço do processo que leve a prisão de Dilma Rousseff. Esse temor tem relação com os depoimentos inéditos da delação premiada de Antônio Palocci. Pessoas próximas às negociações indicam que os relatos do ex-ministro da fazenda se voltam à ex-presidente empixada e o teor desses depoimentos aumenta a possibilidade de uma medida cautelar mais drástica. Dilma já se tornou ré na ação sobre processos do "Quadrilhão do PT".

Pois é, me parece que a cada dia a "ex-presidenta inocenta" está ficando cada vez mais encalacrada com as denúncias de seu ex-ministro Palocci. Este recentemente disse em sua delação que houve uma reunião entre ele, Dilma, Lula e José Sérgio Gabrielle (ex-diretor da Petrobrás) na biblioteca do Palácio do Planalto. E o teor da conversa? Foi a arrecadação de dinheiro para a campanha de Dilma Rousseff em 2010! Palocci disse que Lula mandou que Gabrielle encomendasse a construção de quarenta navios-sondas para "garantir o futuro político do país e do PT com a eleição de Dilma, produzindo-se esses navios para a exploração do Pré-Sal e juntar recursos para a campanha que se aproximava", confessou o delator. Trocando em miúdos: Dilma estava presente sim naquela reunião para tratar dos interesses corruptos envolvendo o Pré-Sal! É um absurdo.....

ARTIGO: UMA EDUCAÇÃO COM MENOS BRASÍLIA E MAIS BRASIL

Depois de muitas informações e desinformações finalmente o presidente eleito Jair Bolsonaro bate o martelo e define seu ministro da educação. É o Doutor em Filosofia RICARDO VÉLEZ RODRÍGUEZ, nascido na Colômbia, mas já radicado no Brasil há muito tempo, é filósofo e professor de escola de Comando do Estado Maior do Exército. Vélez vinha se destacando por seus livros sobre o fenômeno do patrimonialismo na América Latina, suas críticas à pedagogia de Paulo Freire e ao modelo petista de governar. A escolha de Bolsonaro priorizou dessa vez um nome que seria classificado como "mais ideológico e menos técnico".

Bolsonaro disse que o PNE (Programa Nacional de Educação) deve ter "menos Brasília – que é a famosa politicagem, e, mais Brasil – realidade e necessidade." Se formos analisar por essa premissa vemos que a atual educação não alcança de forma eficiente as diferentes realidades de nossas crianças e jovens em nosso país. A indicação de Vélez foi do internacionalmente renomado Professor de Filosofia Olavo de Carvalho: "Aceitei a indicação movido em tornar realidade no terreno do MEC, a proposta de governo externada pelo candidato Jair Bolsonaro que tem como tarefa essencial recolocar os ensinos básico e fundamental a serviço das pessoas." Declarou...

ESPAÇO DO LEITOR: SÉRGIO MORO, PARA TER JUSTIÇA DE FATO

Como se sabe, a confirmação do juiz federal Sergio Moro para comandar o Ministério da Justiça e Segurança gerou reações distintas. Enquanto aliados do presidente eleito elogiaram a escolha, a oposição logicamente criticou. Posso afirmar que sem dúvida alguma, sua posição à frente do ministério vai resgatar cada vez mais a esperança do povo brasileiro em ver justiça de fato! Certamente o presidente eleito teve a honra de escolher um homem do quilate, da competência e da capacidade de Sergio Moro para combater a corrupção em nosso país que é sistêmica, crônica. Tanto que ele já indicou que defenderá no Ministério a aprovação de um amplo pacote anticorrupção.

Essa escolha segue o anseio da população no que se refere ao combate à corrupção e representa o fortalecimento da Operação Lava-Jato. É claro que eu sabia que teria chiadeira da velha política para a indicação de Moro, mas, pelo trabalho que ele fez e pelo desejo do povo brasileiro de combater a corrupção, sem sombra dúvida foi uma grande escolha. Como Ministro da Justiça, e com a "liberdade total" dada por Bolsonaro, Moro poderá atuar hoje para moldar o tribunal em que atuará amanhã. Poderá promover a aprovação de leis que aplicará como julgador e se manifestar publicamente sobre como esses processos deverão ser julgados no futuro...

ESPAÇO DO LEITOR: VAMOS ESCLARECER ALGUNS FATOS SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO BRASIL?

As tretas protagonizadas pela esquerda em relação ao Bolsonaro apenas estão começando. Nada me surpreende! Agora o Governo Cubano resolveu a toque de caixa recolher todos os médicos do programa Mais Médicos criado pelo governo Dilma Rouseff (PT). O motivo dessa debandada são as declarações de campanha onde Bolsonaro questionava a atuação desses profissionais. Ontem, o Presidente Eleito ao ser interrogado afirmou que vai acolher profissionais de Cuba que quiserem permanecer no Brasil. Ele promete que não vai acabar com o MAIS MÉDICOS e que cubanos serão substituídos por brasileiros ou estrangeiros.

"Podemos aceitar profissionais estrangeiros, desde que comprovem a devida qualificação, evitando danos causados por má-prática", observou o futuro presidente. É verdade que há muito tempo o PT sobrevive da ignorância da população! Alguém duvida? Foram eles mesmos que instituíram não só a corrupção mas também as "fakenews" (notícias mentirosas) trazendo mais desinformação, dúvida e até pânico nas pessoas de bem. Mas como eu sei que você meu caro leitor não se deixa enganar pelas "fakenews" oriundas dessa esquerdopatia petista, veja abaixo algumas informações sobre esse seguimento que visam esclarecer alguns pontos nevrálgicos dessa discussão:..

ARTIGO - UM OLHAR PARA A CIDADE DE JUAZEIRO

Jair Bolsonaro será o 38º presidente da República Federativa do Brasil. Naquele domingo, dia 28 de outubro, as ruas se coloriram de manifestações em verde e amarelo, cornetas soaram e fogos iluminaram as orlas. É para tanto? A comemoração foi justa! Sabemos muito bem o quanto lutamos para destronar o império da mediocridade, tirania e corrupção sistêmica do PT e sua gangue socialista, populista e "cleptocrática." Depois de aturá-los, com redobrada paciência, seduzindo os incautos e degradando a dignidade nacional, obtivemos uma primeira grande vitória com o impeachment de Dilma Rousseff. Agora, conseguimos impedir que reassumissem o controle do Poder Executivo, derrotando-os por respeitável margem em uma eleição geral. Essas vitórias, de fato, são do povo brasileiro.

Foi uma "revolução conservadora" e diga-se, uma "revolução pelo voto", de ideias liberais do povo brasileiro. Foi também mérito do trabalho de formiguinha que instituições como o MBL, Movimento Vem Pra Rua, COMITÊ 9840 aqui de Juazeiro-BA na pessoa de David Lima e de outros movimentos populares. Bolsonaro, um candidato sem dinheiro, sem máquina partidária e absolutamente improvável, conquistou o que, em seus sete mandatos como deputado, não era sequer um sonho distante. O Legislativo e os governos estaduais apresentaram renovação maior que a prevista com a posse de representantes impulsionados pela ascensão das ideias da chamada "Nova Direita" nas mídias alternativas e pela influência pessoal de cada liderança em sua região...

Nossas escolas de volta!

Atendendo a pedidos dos assíduos leitores dessa coluna, resolvi escrever de forma objetiva sobre o esse polêmico assunto.

O ambiente escolar é algo que em minha opinião é quase sagrado! É o lugar onde professores tem a missão de transmitir o conhecimento e o saber aos seus alunos na fase primordial de suas vidas. Na escola se aprende o português, história, geografia, matemática, ciências, física, química, biologia, e línguas estrangeiras. Seria tão bom se tudo fosse exatamente assim. Entretanto, o que vemos hoje nas salas de aula é algo bem diferente. Vemos em algumas escolas de ensino fundamental e médio alguns professores aproveitando-se de suas liberdades de ensino e da “cortina de segredo das salas de aula” para impingir aos seus alunos a sua própria visão de mundo...

ESPAÇO LEITOR: UM BRASIL DE PÁGINA VIRADA

Aquilo que era o desejo mais íntimo dos corações dos cidadãos brasileiros de bem, finalmente aconteceu. O JUIZ SÉRGIO MORO, a maior reserva moral da justiça brasileira, finalmente aceita o convite do presidente eleito JAIR BOLSONARO para assumir a pasta de Ministro da Justiça. E foi mérito sim, até porque ajudou a mudar a história do nosso Brasil, pois, graças a sua atuação temos hoje um ex-presidente corrupto e lavador de dinheiro na cadeia.

Quem obviamente não gostou dessa indicação são os "bandidos da política" e de outras classes; isso porque o Juiz não tem fama de ser defensor de criminosos. Essa escolha de fato fortaleceu muito as promessas ditas por Bolsonaro na época de campanha em formar um ministério com critério e seriedade...

HADADD E AZEVEDO UNIDOS PELA FAKENEWS?

Mas que "táxi foi esse que você pegou na beira-mar" Geraldão? Vi que para onde esse te levou não foi um destino bom né? Tão pouco foi uma "estação lunar..." Que viagem cara! Como você bem diz em sua música que "não há um porto seguro" vejo que você não se deu muito bem ao atracar seu grande talento musical no "porto inseguro da política!" Amigos, eu estou dizendo isso parafrasicamente porque o cantor, musicista e compositor Geraldo Azevedo de Amorim, 73 anos, mais conhecido como GERALDO AZEVEDO, natural da minha querida cidade vizinha Petrolina-PE afirmou em seu show, ou "num pedaço de qualquer lugar" chamado Jacobina-BA, na noite de sábado (21), que foi preso e torturado, junto com a esposa, em 1969, por 41 dias, durante a ditadura militar, e HAMILTON MOURÃO, hoje general e candidato a vice na chapa do presidenciável JAIR BOLSONARO (PSL), seria "um dos torturadores lá".

Como bom aluno de jornalismo investigativo apurei que o General Hamilton Mourão nasceu em 1953 e teria 16 anos na época em que você meu nobre cantor foi preso pela primeira vez. De acordo com a sua biografia Geraldão, você foi preso em 1969: "preso com a esposa durante a ditadura militar, sendo torturado por 41 dias. Vitória ficou oitenta dias na prisão." Já em 1974 (na época eu tinha apenas seis aninhos), o cantor foi preso novamente pelo governo militar de Geisel ao lado da esposa grávida de seu segundo filho, que logo é solta. Eu não fujo ao mérito que você foi duramente torturado. Em um dos interrogatórios até colocam você para tocar violão. Então foste salvo das torturas pela música, sendo obrigado a tocar e cantar para os torturadores repetidas vezes, isso eu compreendo muito bem...

ARTIGO: A MORTE DOS AFOGADOS ABRAÇADOS  

Eu não costumo me dar ao trabalho de escrever anedotas ou comédias utilizando imagem de candidato vacilão. Digo isso apenas porque meu tempo é muito curto para gastar meu cabedal de palavras com coisas que por serem irrelevantes, não agregam em nada numa carreira jornalística. Quem trabalha e estuda ao mesmo tempo como eu, sabe muito bem o que estou dizendo...

Mas agora, francamente! Se o PSDB queria ter um grande espaço na mídia para provar ao mundo sua incompetência política, eles dessa vez finalmente conseguiram. Estou falando do PSDB que já ficou oito anos no poder desse país e quase vinte anos à frente do governo de São Paulo. Como pode um partido tão grande e cheio de "cabeças pensantes" darem uma mancada tão grotesca como essa? Essa mancada tem nome e sobrenome, chama-se GERALDO ALCKMIN. É quase que inacreditável ver uma equipe de marketing muito bem paga, com os melhores marqueteiros, profissionais de comunicação ao darem o melhor de si e... assistirem no horário eleitoral o pior fiasco dessa eleição. Alckmin é tão inexpressivo e impopular que mesmo com o maior tempo na TV pelo horário eleitoral gratuito e mais as inserções nos intervalos das programações, não conseguiu sair do 9%! Tá lado à lado com a MARINA SILVA! Eu sei que é humilhante, mas na boa? A culpa nem chega a ser só do Alckmin não... Vejo que a culpa foi da liderança tucana em teimar com um político que francamente não conseguiu fazer um bom governo no próprio estado que tanto governou. Pasmem, até os próprios paulistas que várias vezes o elegeu, agora torcem o nariz para o "chuchu" sem brilho e sem gosto. Quase ninguém em São Paulo quer saber de Alckmin. Agora meu caro leitor, pare para raciocinar comigo...

SABER INTERPRETAR PROCESSOS POLÍTICOS É SABER INTERPRETAR A HISTÓRIA ENQUANTO ELA ESTÁ ACONTECENDO

O Jornalismo, que é a arte de contar as histórias em tempo real em sua atribuição de objetividade e ao mesmo tempo subjetividade. Nos dias de hoje este cumpre seu papel fundamental. Essa de fato é a função de nós profissionais da imprensa, recebemos e apuramos cada caso, cada fato e cada absurdo de forma séria e diligente. Porém, quando utilizamos em nossas matérias, artigos, notas e crônicas as palavras ESTRUTURA SOCIAL e CONJUNTURA POLÍTICA estamos sim utilizando expressões de uso comum na linguagem da política atual. De fato entendemos que sua compreensão, contudo, não é tão frequente. Podemos também dizer que são termos técnicos da ciência política, da ciência econômica, da sociologia e das demais ciências sociais. Mas afinal, o que elas querem nos dizer?

Entendemos que ESTRUTURA SOCIAL refere-se ao conjunto organizado, padronizado e estável de relações institucionalizadas, por meio das quais os seres humanos interagem e vivem em sociedade. A estrutura social é a base, não imediatamente visível ao observador não treinado, dado o elevado grau de abstração com que é descrita. Ainda que imperceptível ao olhar ingênuo, ela afeta o essencial de todos os aspectos da vida humana em sociedade, explicando as regularidades, a integração entre suas variadas dimensões e o processo de mudança social. Portanto, é ao mesmo tempo consequência e determinação das interações sociais. Ela só se faz cognoscível, na sua realidade e no seu lento dinamismo, mediante rupturas conjunturais que, como "fendas", permitem enxergar o interior dos "blocos estruturais", normalmente espessos e de difícil visualização...

ARTIGO - BRAVA GENTE BRASILEIRA

Como Jornalista e Formador de Opinião, me senti sensibilizado ao ler nos comentários de minha última publicação, um leitor desse renomado Blog (como EU que também leio e comento as matérias na posição de um simples leitor) me pedindo que eu escrevesse algo sobre o POVO BRASILEIRO. Como eu adoro desafios, sentei na minha confortável cadeira reclinável e esbocei umas cinco linhas que viraram esse artigo de opinião intitulado BRAVA GENTE BRASILEIRA.

Eu sei que é possível identificar no senso comum de nós brasileiros, muita coisa sobre as atuais desigualdades raciais de nosso povo. Mas de certo, eu vejo duas estratégias antirracistas fundamentais em cada discurso. É que de um lado, vemos a afirmação política e de identificação da negritude sendo encarada por alguns ativistas como forma de denunciar o racismo e o preconceito presente em nossas estruturas e práticas sociais. Porém outras pessoas sustentam que o tradicional elogio ao caráter mestiço do povo brasileiro apresenta a melhor base para um projeto nacional autenticamente pós-racial...

ARTIGO - O AUMENTO DA VIOLÊNCIA É EMINENTE

Jair Bolsonaro passa bem! Já saiu da cama, já se sentou numa poltrona, já caminhou apoiado por um fisioterapeuta e por um enfermeiro, enfim, se recupera de forma saudável e veloz. Graças as orações de simpatizantes (e até de não simpatizantes) Bolsonaro tem recebido o carinho de seus familiares e de seus amigos a todo o momento no Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Um ato de alta barbaridade com requintes de cinismo e crueldade protagonizados pelo Adélio Bispo de Oliveira foi sim para todos nós o motivo de muita insatisfação e perplexidade com o que se passa nas mentes de certos "seres humanos." Esse ser de nome Adélio, que tentou matar um candidato a presidência da república que lidera as intenções de voto tem que ser levado a sério. Eu volto a dizer sem sombra de dúvida que esse homem NÃO É UM LOUCO, pois eu nunca vi um louco se graduar em Pedagogia, militar em movimentos de esquerda como do PT e do PSOL, sendo que este último foi filiado de 2007 a 2014.  Não acredito nas narrativas da REDE GLOBO que à todo custo quer "empurrar" para a população que o criminoso tem desequilíbrio mental. Por sorte (ou proteção divina) Bolsonaro sobreviveu, porém ele ficará uns 30 dias sem poder fazer campanha pelas ruas, coisa que ele adora fazer como o "corpo-a-corpo", por exemplo. Ele certamente perderá um bom período da campanha, mas isso não vai impedi-lo de se comunicar com seus eleitores e com os milhões de indecisos que ainda não escolheram seu candidato...