Foram encontrados 46335 registros para a palavra: ma

Carnaval de Petrolina: chuva e mistura de ritmos marcam terceiro dia de folia de Momo 

A chuva não foi empecilho para os foliões compareceram ao terceiro dia do Carnaval de Petrolina. Além do tempo fechado, a mistura de ritmos marcou a segunda-feira (4) que trouxe o axé, frevo, pagode, rock, sertanejo e até o forró. 

Famílias e pessoas fantasiadas lotaram o Polo Multicultural Petrolina Antiga/Matingueiros. Pelo point da folia passaram Tainahakan, Tributo a Chico Science trazendo os sucessos do movimento manguebeat e Dubaia que com seu estilo único, mesclou baião e rock. ..

Revolta marca o sequestro e assassinato a pauladas do taxista de Petrolina, corpo foi encontrado no Piauí

Um casal foi preso no último sábado (02) na cidade de Picos, no estado do Piauí. Eles são suspeitos de sequestrar e assassinar um taxista em Petrolina. Segundo a Polícia Civil do Piauí, Nilton Moura do Nascimento, de 30 anos e Janaína Viana Martins, de 31 anos, pegaram o táxi em Petrolina para fazer uma corrida na cidade pernambucana e depois anunciaram o assalto.

De acordo com a polícia, o taxista Ileno Alexandre da Silva, de 53 anos, foi sequestrado na última quinta-feira (21) e levado à cidade de Simplício Mendes, no Piauí, quando foi morto pelo casal a pauladas. ..

Opinião: Marighella é um filme que precisa ser assistido pelos brasileiros

O filme Marighella, exibido em Berlim durante a edição de 2019 da Berlinale, é um forte e inquietante retrato sobre o período da ditadura militar dos anos 60 e 70 no Brasil. A obra foi baseada no livro Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, do jornalista Mário Magalhães. Ainda que o mote seja o militante negro e baiano, a história dirigida por Wagner Moura ganha fôlego ao abordar a luta de cidadãos brasileiros e estudantes que se opunham ao governo militar daquela época.

Carlos Marighella é vivido por Seu Jorge, que construiu um personagem e tanto, cheio de minúcias e facetas, equilibrando-se entre a solidão e a tristeza; o senso de humor e a esperança. Apesar do roteiro bastante coerente, focado na luta política do militante, faz falta uma maior riqueza em torno das origens do próprio personagem-título. Mais de uma vez, o personagem fala de sua mãe, mas pouco se consegue saber sobre seu passado familiar e sua formação política...

Homem é assassinado a tiros no bairro Dom José Rodrigues; final de semana de violência em Juazeiro e Petrolina

O empresário Cristiano Xucuru foi assassinado no final da tarde desta segunda-feira (4). Segundo a redação apurou dois homens chegaram numa moto e dispararam tiros na vítima que estava numa chacara no bairro Dom José Rodrigues.

Cristiano é natural do Distrito de Xucuru, localizado em Belo Jardim. A Polícia Militar ainda não deu informações sobre o motivo do crime. O corpo de Cristiano foi levado para o Instituto Médico Legal...

'Com Temer tínhamos o que há de melhor', diz Elmar ao criticar relação com Bolsonaro

Líder do DEM na Câmara e deputado federal baiano, Elmar Nascimento (DEM) demonstrou que a presença de militares e o diálogo do governo de Jair Bolsonaro tem incomodado aliados no Congresso. Em entrevista publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (4), Elmar disse que o “governo saiu da política de sindicato e passou para a república da caserna”. 

“Com Michel Temer tínhamos o que há de melhor em termos de tratamento, a despeito de sua impopularidade. A gente ligava para o presidente e ele retornava a ligação. Hoje, a gente tem de se identificar, alguém lá em cima autorizar, colocar um crachá”, afirmou o parlamentar. ..

Piauí: Homem mata mulher a pauladas e grava áudio confessando crime em Picos

Um homem matou a pauladas uma mulher em Picos, na região Sul do Piauí. Segundo a polícia, Antônio José da Silva mantinha um relacionamento com Francisca Gorete, e ele teria planejado o assassinato que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (4).

Nas redes sociais circula um áudio em que o suspeito confessa ter matado a vítima porque a mulher teria lhe ameaçado. Ele diz ainda que não pode ser preso antes de completar o período de 24 horas do flagrante...

MADRUGADA DE SEGUNDA (04) DE MUITA CHUVA ALAGA RUAS DE JUAZEIRO E PETROLINA

O carnaval de Petrolina recebeu um ingrediente durante a madrugada de carnaval desta segunda-feira (4): uma forte chuva. Na Areia Branca, a avenida São Francisco os festejos foi interrompido enquanto os foliões aproveitaram para aquele "banho".

Em Juazeiro a situação não foi para festejar. A leitora Ana paula enviou fotos reclamando da falta de infraestrutura. Confiram:..

Leitor chama atenção para vazamento de água no centro de Juazeiro

Leitor envia fotos e reclama de desperdício de água no centro de Juazeiro. Confiram:

Prezado Geraldo,..

Flamengo chega a acordo de indenização com primeira família de vítima do incêndio

O Flamengo chegou a um acordo de indenização com a primeira família das 10 vítimas fatais do incêndio no centro de treinamento do Ninho do Urubu. A identidade e o valor acertado não foram revelados. O presidente do clube Rodolfo Landim, que pediu licença por 15 dias em viagem particular, fechou a negociação antes de deixar o Rio de Janeiro.

Após não chegar a um consenso sobre os valores das indenizações com o Ministério Público, o Flamengo partiu para as negociações individuais. As ajudas de custo mensais estão sendo fechadas como havia sugerido pelo MP, mas com prazos diferentes a partir de 10 anos. De acordo com o site "GloboEsporte.com", outras três famílias estão próximas de entrar em acordo com a diretoria do clube carioca. Porém, outras estão longe de um denominador comum...

Com capacidade máxima, segunda noite de Carnaval atrai milhares de pessoas ao Polo Orla em Petrolina

A segunda noite de carnaval no Polo Orla, em Petrolina, foi marcada pelo grande público que tomou conta da festa e pela mistura de ritmos de artistas que apresentaram ao folião a potência da cultura local e pela principal atração do dia, o cantor sergipano, Devinho Novaes. Ninguém ficou parado durante a noite do domingo (3), na festa realizada às margens do Rio São Francisco.

A primeira atração a subir ao palco foi à banda Samba de Mezza que trouxe para os pernambucanos um samba envolvente e a animação do pagode baiano. O grupo fez o folião cantar e dançar durante toda apresentação. Em seguida foi a vez da Superbanda agitar turistas e petrolinenses que foram curtir a festa. Com repertório rico em canções carnavalescas e de sucessos do axé e pagode, a banda deixou sua marca no festejo...

Joice na Câmara e Fernando Bezerra no senado. Líderes com perfis diferentes


Porta-voz do Governo Bolsonaro na Câmara federal, a deputada Joice Hasselmann nem bem começou o mandato e já está sendo acusada de plágio, ao copiar na íntegra, parágrafos de uma lei do ex-presidente Michel Temer. A jornalista, que já havia sido acusada pela mesma prática quando atuava como jornalista no paraná, foi escolhida como líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A nomeação de Joice, para alguns articulistas políticos, não teria sido a melhor escolha, já que Bolsonaro vai precisar de uma boa articulação para aprovar projetos polêmicos como o da previdência e a deputada, de primeiro mandato, tem pavio curto e pouca paciência para o diálogo.

Para muitos o titular da liderança deveria ser um parlamentar com mais transito na casa e mais conciliador, já que o governo precisa de muito mais votos do que sua base de apoio pode dar...

Vereador Josafá Mota: Situação, oposição ou nenhuma das respostas anteriores?

Empossado recentemente na Câmara municipal de Juazeiro, o agora Vereador Josafá Mota, ainda não deixou claro para a população qual será seu perfil no parlamento: de oposição, situação ou nenhuma das duas opões citadas.

Ligado a muito tempo ao ex-prefeito Joseph Bandeira, o suplente Josafá assumiu uma vaga no legislativo após articulação feita pelo prefeito Paulo Bonfim, que levou para o secretariado a vereadora Tia Célia, uma aliada de primeira hora...

Carnaval de Petrolina: Confira programação para este domingo, segunda e terça.

esde ontem Petrolina vive sua folia momesca e a programação prossegue nesse domingo, nos diversos polos carnavalescos. Daqui a pouco atraçoes como Samba de Mezza, Super Banda, Samuel Menino de Rua e Devinho Novaes dão seguimento àprogramação. Amanhã, segunda-feira, 04, Camila Yasmine, Trio Granah, Wallas Arrais e Dalmo Natan se apresentam e no encerramento, na terça, Fabiana Santiago, Guerber Pereira, Luan Estilizado e Jonathan Araújo se apresentam no Portal do Rio.

No Polo Multicultural, na Petrolina antiga, ontem se apresentou ontem a cantora Andrezza Santos, se apresentam até terça-feira a banda Dubaia, Eugênio Cruz, Matingueiros e Peu Bandeira, que encerra a programação na terça-feira. Na praça 21 de setembro se revezam até terça-feira a Orquestra Fernando Junior, Swing Samba, Orquestra de Frevotatu, Orquestra Visão Musical (bailinho), Orquestra Novo Skema, Nilton Freitas, Ana Costa, Orquestra de Frevo Skalla, Samba do Vale, Orquestra Aquarela, Edênio Lima e Samba Nova Opção e a tradicional Frevuca. No Polo Areia Branca hoje, domingo (3), tem Adenys Vaqueiro Elétrico, Banda Cavalo de Fogo  e Nayara Vanyse...

Mais de 1 milhão de turistas tomam ruas e avenidas de Salvador neste carnaval

Desde quinta-feira (28) Salvador vive um clima intenso de carnaval, movimentando a economia do estado e atraindo mais de 1 milhão de turistas, oriundos de outros estados e de diversas partes do mundo. Na programação gratuita atrações Leo Santana, Psirico, Claudia Leite, Daniela Mercury, Saulo, Banda Eva, Harmonia do Samba, dentre outras, fazem a alegria dos pipocas até a quarta-feira de cinzas. Centenas de camarotes e blocos de corda completam o cenário de alegria reforçando a festa daqueles que podem pagar. Este ano a programação do Carnaval de Salvador prevê mais de 200 atrações no carnaval dos Bairros e 700 apresentações nos circuitos oficiais. A festa vai até a quarta-feira, de cinzas, fechando com o tradicional encontro dos trios. ..

Literatura em cordel é utilizada para ensinar alunos sobre a Lei Maria da Penha

Os alunos de Fortaleza contam com uma nova maneira de aprender sobre a Lei Maria da Penha: um cordel homônimo à lei, de autoria do cearense Tião Simpatia. Tombado em 2018 como patrimônio cultural do Brasil, a literatura em cordel é utilizada pelo cearense como metodologia lúdica, com o objetivo de educar sobre o tema.

Tião Simpatia, criador do cordel e idealizador do projeto tem levado a arte para o ambiente escolar. O projeto iniciou, em Fortaleza, em novembro do ano passado, e contemplou 38 escolas até o fim do ano. Nos dois primeiros meses de 2019, o objetivo é contemplar mais 32 escolas. O evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Maria da Penha e a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc)...

Leitor reclama da escuridão e insegurança nas proximidades do IFBA, Juazeiro

O leitor  Mário Varjão em e-mail ao Blog GJ reclama e pede providências em relaççao a escuridão nas proximidades do campos do IFBA, em Juazeiro (BA). Confiram:

"Venho através desta solicitar aos órgãos de segurança competentes para olhar pelos alunos do turno noturno do IFBA (Instituto Federal da Bahia/Campos Juazeiro),é uma vergonha uma estrutura de ensino com essa ser abandonada da maneira como está"...

Estudantes de Juazeiro visitam o Quintal do Poeta e Memorial Manuca Almeida

O mês de março chegou e o QUINTAL DO POETA  já começou a receber caravanas de estudantes  da região. Na última quinta-feira (28) foi a vez do colégio D que sob o comando  do professor César Filho levou quase 80 alunos para uma verdadeira aula cultural. O Colégio vai realizar o seu sarau no dia 14 de março  e este ano cada turma irá homenagear um poeta da nossa região. 

Os alunos do  6º ano A sob a responsabilidade do prof. César filho estão preparando a homenagem a Manuca Almeida através de uma grande apresentação com o tema "A palavra em primeiro plano". ..

Em 2 meses, Moro soma derrotas e recuos depois de ordens de Bolsonaro

Dois meses após tomar posse com status de superministro, Sergio Moro já coleciona derrotas e recuos que foi obrigado a fazer publicamente após contraordens do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

O ministro da Justiça e Segurança Pública aceitou deixar a carreira de juiz federal para assumir a pasta sob o argumento de que estava "cansado de tomar bola nas costas". Mas, em 60 dias de governo, tem enfrentado problemas parecidos.

A última delas ocorreu na quinta-feira (28), quando o ministro da Justiça teve de voltar atrás, a contragosto, na nomeação da especialista em segurança pública Ilona Szabó. Ele a havia indicado para ser membro suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Antes desse caso, Moro já havia se deparado com outros episódios de constrangimento, o que tem gerado desgaste e irritado o ministro. Sergio Moro, segundo assessores próximos, passou a quinta-feira de cara fechada. Logo nos primeiros dias no cargo, Moro recebeu a missão de concretizar mudanças na legislação para dar aos cidadãos mais acesso à posse de armas, bandeira de Bolsonaro durante a campanha presidencial do ano passado.

Desde o começo, o ministro tentara se desvincular da autoria da ideia, ao dizer nos bastidores que apenas estava cumprindo ordens do presidente. Na elaboração do decreto, que foi publicado em janeiro, algumas de suas sugestões foram ignoradas, como o número de armas que poderia ser registrado por pessoa --ele defendeu que tinham que ser apenas duas, e não quatro, como acabou estabelecido no decreto sobre o assunto.

Em outro caso, o ministro viu o governo interferir naquilo que mais se dedicou desde a posse, seu pacote anticrime e anticorrupção, que reúne projetos de leis apresentados ao Congresso em fevereiro. Entre as medidas, Moro incluiu a criminalização do caixa dois. Dias depois, no entanto, soube que, por decisão do Palácio do Planalto, o tema iria tramitar separadamente do restante das propostas, que incluem mudanças na legislação sobre crime organizado, corrupção e tráfico de drogas.

A ideia de tirar a criminalização do caixa dois do texto principal visou atenuar a resistência de parlamentares e acabou expondo Moro por confrontar seu discurso de ministro em relação ao de juiz. Como juiz, Moro enfatizava a gravidade do caixa dois. "Muitas vezes [o caixa dois] é visto como um ilícito menor, mas é trapaça numa eleição", afirmou em agosto de 2016.

Como ministro de Bolsonaro, diante da decisão de separar a proposta de criminalização do projeto principal, Moro afirmou ter atendido à queixa de alguns políticos de que "o caixa dois é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que corrupção, crime organizado e crimes violentos".

Mesmo quando não teve de recuar, o ministro da Justiça e Segurança Pública deu sinais de fragilidade quando a palavra do presidente foi mais forte do que a dele, como no escândalo revelado pela Folha de S.Paulo sobre candidaturas de laranjas do PSL, partido de Bolsonaro.

Enquanto Moro deu declarações evasivas, dizendo que a Polícia Federal iria investigar se "houvesse necessidade" e que não sabia se havia consistência nas denúncias, Bolsonaro determinou dias depois, de forma enfática, a abertura de investigações para apurar o esquema --que resultou na queda do ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), que presidiu o PSL nas eleições.

No episódio de Ilona Szabó (que é colunista da Folha de S.Paulo), o ministro ainda teve de acompanhar declarações públicas que explicitaram sua derrota, como entrevistas da especialista e mensagens dos filhos do presidente da República.

"Meu ponto de vista é como essa Ilana Szabó aceita fazer parte do governo Bolsonaro. É muita cara de pau junto com uma vontade louca de sabotar, só pode", escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho de Jair Bolsonaro, em uma rede social.

O próprio Ministério da Justiça admitiu a derrota por meio de nota à imprensa. "Diante da repercussão negativa em alguns segmentos, optou-se por revogar a nomeação, o que foi previamente comunicado à nomeada e a quem o ministério respeitosamente apresenta escusas", disse o comunicado.

Mesmo com o recuo, Sergio Moro defendeu o convite que havia feito dizendo na nota que foi motivado "pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé".

Ilona Szabó caiu porque é contrária ao afrouxamento das regras de acesso a armas, política do governo Bolsonaro. Também já criticou em artigo o pacote anticrime de Moro, ao considerar preocupantes, entre outras coisas, as medidas que tendem a ampliar o direito à legítima defesa.

"O sentimento é o de que quem ganha é a polarização, perde a pluralidade e o debate de ideias, tão fundamentais numa democracia", disse a especialista à reportagem. As "tratoradas" de Bolsonaro não atingem apenas Moro, no entanto. Diferentes ministros já foram derrotados e tiveram que anunciar recuos --como Gustavo Bebianno, antes de ser demitido em meio à crise das candidas laranjas.

Em áudios vazados publicados pela revista Veja, por exemplo, Bolsonaro mandou uma mensagem a Bebianno pedindo para cancelar uma viagem dele e de outros ministros que já estava marcada para a Amazônia. Paulo Guedes (Economia), que também entrou com status de superministro, é outro que já teve contratempos com o Planalto. O principal deles envolve a reforma da Previdência. O presidente afirmou nesta quinta (28) que o governo pode alterar a proposta de idade mínima para mulheres de 62 anos para 60 anos...

Prefeitura de Sobradinho adquire novos equipamentos para o Hospital Maria Auxiliadora Carvalho Torres

Ampliando ainda mais a oferta de serviços prestados à comunidade, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, adquiriu novos equipamentos para o Hospital Municipal Maria Auxiliadora Carvalho Torres.

A conquista destes aparelhos foi um pleito do Prefeito Luiz Vicente Berti ao Governo do Estado, que contou com a articulação do Deputado Estadual Adolfo Menezes...

Presidente da Vale, Fabio Schvartsman, deixa o comando da mineradora

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, deixou o comando da mineradora, na esteira da tragédia até o momento aponta mais de 300 vítimas, entre mortos e desaparecidos, após o rompimento de uma de suas barragens em Brumadinho (MG) em janeiro. 

O executivo divulGOU uma cartA neste sábado (2) comunicando seu afastamento da companhia. Com a saída de Schvartsman, o diretor-executivo, Eduardo Bartolomeo, deve assumir interinamente o comando da empresa...