Foram encontrados 464 registros para a palavra: Emprego

Cultura da cana-de-açúcar é destaque na geração de empregos em Juazeiro da Bahia

Cultura que mais contribui para as conquistas de Juazeiro - BA no segmento de geração de empregos, a cana-de-açúcar vem ampliando sua participação, ano a ano, no saldo de contratações com carteira assinada. 

Se em 2018, por exemplo, o município conquistou o título de maior gerador de empregos da Bahia, com mais de 2.000 novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mais da metade desses números (61% do total dos contratados) vieram dos canaviais da usina Agrovale.      ..

Juazeirenses e Petrolinenses driblam o desemprego e vencem o desafio da sobrevivência

As incertezas que rondam a economia do Brasil trazem reflexos maiores do que a dificuldade para a retomada econômica ou o afastamento de investidores, que não sentem segurança em apostar no país. O atual cenário impacta diretamente na vida de 21,6 milhões de brasileiros que, pela fragilidade do mercado, estão desocupados ou desalentados. 

Sobreviver a essa realidade virou um desafio, e para muitos, a saída tem sido a criatividade. A taxa de pessoas que decidiu trabalhar por conta própria no primeiro semestre deste ano atingiu um dos maiores índice dos últimos quatro anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)...

Secretário de Desenvolvimento Econômico comemora manutenção de Juazeiro no Top 3 em geração de emprego no Nordeste

O Município de Juazeiro está comemorando mais uma grande notícia neste ano de 2019. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira (24), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o Estado da Bahia teve saldo positivo no mês de abril e Juazeiro foi a terceira cidade do Nordeste que mais gerou empregos nesse período, ficando atrás apenas de São Luiz (Maranhão) e Salvador (Bahia). O secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) comemorou a notícia, ressaltando as ações de atração de novos investimentos, que foram iniciadas em 2009.

Em abril todos os setores da economia baiana tiveram saldo positivo, com destaque para a agropecuária (2,4 mil novos postos), indústria de transformação (2,4 mil), serviços (2,3 mil) e a construção civil (1,5 mil)...

Juazeiro é a 1ª cidade do interior do Nordeste em geração de empregos

Apesar de toda a crise econômica que assola o país inteiro, Juazeiro tem mantido sua estabilidade com planejamento e muito trabalho. O resultado é uma gestão que supera as dificuldades pagando funcionários em dia e realizando as obras que tem dado continuidade ao desenvolvimento do município.

O resultado dessas ações coloca Juazeiro mais uma vez em destaque na geração de empregos. De acordo com o Caged, órgão do Governo Federal, a cidade é a primeira do interior do Nordeste na geração de empregos no mês de abril...

JUAZEIRO É A TERCEIRA CIDADE DO NORDESTE NA GERAÇÃO DE EMPREGO

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que o estado da Bahia teve saldo positivo na geração de empregos, em abril. No período, foram abertos 10.093 novos postos de trabalho, uma variação de 0,59% em relação ao estoque do mês anterior. 

Em abril, todos os setores da economia baiana tiveram saldo positivo. Os destaques foram Agropecuária, com a geração de 2,4 mil novos postos, Indústria de Transformação (2,4 mil) e Serviços (2,3 mil). A Construção Civil (1,5 mil) também apresentou resultado expressivo no mês. ..

Opinião: Desemprego de jornalista é uma ameaça à liberdade de imprensa?

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é muito mais que uma data para nós, repórteres. Como se fosse uma daquelas anotações que se faz no pé do bloquinho de notas para ser lembrada na hora em que estamos escrevendo a matéria, a data é um lembrete dos dias atuais que vivemos no Brasil: que, por conta das demissões em massa, as redações estão com os nervos à flor da pele.

Mas, por uma dessas ironias da história, nós temos a chance de continuar fazendo jornalismo fora da redação graças às novas tecnologias de comunicação, que são apontadas pelos consultores econômicos como o motivo da fuga de anunciantes e assinantes dos grandes jornais e da consequente queda de receitas que resultaram nas demissões...

Parceria entre Prefeitura de Juazeiro e empresa local capacita candidatos a vaga de emprego

A Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e Agricultura (ADEAP) em parceria com a empresa Frango Delivery realizou na sexta-feira (3), no auditório no Colégio Modelo, o primeiro encontro com os candidatos ao processo seletivo de expansão da empresa. Cada um deles concorre a uma das vagas oferecidas pela empresa e todos vão participar de capacitações e palestras. Na ocasião o empresário Aécio Goes Pinheiro Filho, ministrou a palestra sobre empreendedorismo.

“Hoje mostramos a importância de empreender, destacando a mudança de mentalidade, que consiste em enxergar oportunidades nas diversas nuances do empreendedorismo. Além disso, focamos nos ‘gatilhos mentais’ – ferramentas que auxiliam no alcance de metas estabelecidas, bem como aprender a diferença de renda linear e passiva. Informações importantes para quem está buscando oportunidades no mercado de trabalho”, explicou  Aécio...

“Desemprego é fruto e culpa da roubalheira do PT”, acusa Onyx, ministro de Bolsonaro

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o aumento da taxa de desemprego neste ano é herança dos governos petistas do passado e cobrou empenho dos deputados aprovação das reformas. Durante entrevista, quando questionado sobre o aumento no índice da taxa de desemprego no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o ministro Chefe da Casa Civil justificou:

"Isso é resultado de 16 anos de roubalheira do PT, que incharam Estado brasileiro, criaram burocracia, tomaram dinheiro das UTIs e das escolas, jogaram dinheiro na Venezuela, na Bolívia e na África. Estamos recuperando paulatinamente o que nós perdemos", disse. ..

Papa Francisco diz que desemprego é tragédia mundial

O papa Francisco definiu hoje (1º) o desemprego como uma tragédia mundial e pediu a intercessão de São José por aqueles que perderam o emprego ou não conseguem encontrá-lo.

Ao final da Audiência Geral na Praça São Pedro, diante de milhares de fiéis, o pontífice fez votos de que a figura de São José, “o humilde trabalhador de Nazaré, nos oriente em direção a Cristo, sustente o sacrifício daqueles que praticam o bem neste mundo e interceda por aqueles que perderam o próprio emprego ou não conseguem encontrá-lo, uma tragédia mundial nesses tempos”...

Desemprego sobe e atinge 13,4 milhões de pessoas no 1º trimestre; subutilização é recorde

O desemprego voltou a subir no primeiro trimestre do ano, para 12,7% e atingiu 13,4 milhões de pessoas. Os dados da pesquisa Pnad Contínua, que considera tanto o mercado de trabalho formal quanto o informal, foram divulgados na manhã desta terça-feira pelo IBGE .

Essa é a maior taxa desde o primeiro trimestre do ano passado, quando ficou em 13,1%. Nos últimos três meses de 2018, que serve como base de comparação, a taxa havia ficado em 11,6%...

ARTIGO: A importância do curso profissionalizante contra o desemprego

Recentemente ocorreu em São Paulo o mutirão pelo emprego, organizado pelo Sindicato dos Comerciários. O resultado dessa ação foi uma impressionante fila de 15 mil pessoas, que esperavam pacientemente, algumas desde a madrugada, por uma chance de recolocação profissional frente a pelo menos 6 mil ofertas de vagas.  Diante dessa cena melancólica e do abatimento dos desempregados, um dos grandes problemas constatados, por especialistas, foi que muitos que lá estavam poderiam já estar plenamente inseridos na força de trabalho se tivessem feito sua capacitação em cursos profissionalizantes. É notória que essa alternativa de treinamento gera muito mais possibilidades de empregos, e proporciona uma formação específica, formal, sistematizada, permanente e sólida, além de uma série de outros benefícios.

Independentemente de alinhamento político-ideológico ou não, o presidente Bolsonaro já havia tocado nesse tema, enaltecendo a importância da educação profissional para os brasileiros. O próprio mandatário havia falado da obsessão dos brasileiros pelo diploma de curso superior e que seria melhor se muitos deles buscassem o ensino profissionalizante para atuar, por exemplo, em consertos de eletrodomésticos ou mecânica de automóvel. Isso, por sinal, é o que ocorre em países desenvolvidos...

SineBahia divulga vagas de emprego para Juazeiro nesta segunda (15); confira lista

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para segunda-feira (15), em Salvador e interior do estado. Além da capital baiana, há oportunidades em Lauro de Freitas, Morro do Chapéu, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Barreiras. 

Os interessados devem se apresentar a uma unidade do órgão com carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade e laudo médico (PCD)...

Encontro "Juntos para Crescer": um novo olhar reúne jovens que usam cartazes para pedir emprego

Foi realizado na terça (8), no Rotary Clube Juazeiro o encontro "Juntos para Crescer um Novo OLhar". O evento contou com a participação de Lilian Kohiyama, Gleidiane Borges, Giane Calmon e Carlos Coiteiro. O objetivo reuniu dezenas de jovens que participaram no últimos dias de manifestações nas praças e semaforos da cidade em busca de emprego. Elas buscam uma oportunidade colocando o nome e contato em cartazes.

De acordo com a empreendedora Gleidiane o encontro serviu para motivá-las na caminhada, diminuir um pouco a situação provocada pela negatividade e despertar a vontade de empreender. A programação constou de palestras sobre  um novo olhar para a vida profissional, como administrar a carreira e possibilidades de empreender...

Na CAR, Zó trata de projetos para gerar emprego e renda em Juazeiro

Uma das grandes preocupações do deputado estadual Zó (PCdoB) é a geração de emprego e renda nos municípios do interior, especialmente da região Norte.  O parlamentar tem dado atenção especial e apoio a projetos desenvolvidos por entidades da sociedade civil. O comunista esteve na CAR com o vereador de Juazeiro Hélio, Emerson Mitu (presidente do STR e dirigente da Coafju, Fernando Dantas (assessor do prefeito Paulo Bomfim) e Maristela Cavalcante (engenheira da Saae).

"Nesse momento difícil do País, temos que apoiar projetos que sindicatos e associações desenvolvem, especialmente no interior, para garantir a possibilidade de muitas pessoas terem uma atividade produtiva e remunerada", pontuou Zó. Em audiência com o diretor-presidente da companhia, Wilson Dias, as lideranças solicitaram apoio para atender os seguintes pleitos:..

OBRA DE LINHA DE TRANSMISSÃO IRÁ GERAR EMPREGOS E REFORÇO ENERGÉTICO PARA A REGIÃO

A ETB – Empresa de Transmissão Baiana iniciará obras para a construção da sua Linha de Transmissão (LT) 500kV Juazeiro III – Ourolândia II em março deste ano. As obras têm previsão de duração de 14 meses. A Linha de Transmissão tem como principal objetivo o desenvolvimento, através do aumento da capacidade de transmissão e reforço energético, das mesorregiões do Vale São Franciscano da Bahia e do Centro Norte Baiano. A Linha de Transmissão passará por 4 municípios: Juazeiro, Campo Formoso, Umburanas e Ourolândia. As oportunidades de emprego serão divulgadas nas Prefeituras destes municípios, bem como as formas dos interessados cadastrarem currículos para concorrerem as oportunidades.

O licenciamento ambiental da Linha de Transmissão (LT) 500kV Juazeiro III – Ourolândia II está sendo conduzido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão estadual responsável pelo licenciamento de empreendimentos deste porte na Bahia. A Linha de Transmissão da ETB já possui a Licença de Instalação (LI), que autoriza o início das obras, e a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), que autoriza o corte de vegetação, além das demais autorizações necessárias para as obras.

As principais características da Linha de Transmissão são:..

CDL teme prejuízos e até desemprego com saída de companhia aérea de Petrolina

Os passageiros de Petrolina e região poderão enfrentar sérios problemas econômicos diante da saída de mais uma companhia aérea do Vale do São Francisco.

E a situação também vem preocupando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representante do comércio local. Após o anúncio da saída da Avianca, a entidade mostra indignação e conclama representantes do executivo do estado, do município, senadores, deputados federais e estaduais e Câmara Municipal a fim de unir forças para buscar soluções para o problema...

À PROCURA DE EMPREGO

O desemprego no país foi de 12,4%, em média, no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O índice subiu em relação ao trimestre anterior (11,6%) pela segunda vez seguida. Na comparação com o mesmo período do ano passado (12,6%), o resultado foi considerado estável.

Segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil foi de 13,1 milhões de pessoas. Isso representa alta de 7,3% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período de 2018, houve estabilidade. A última vez que esse número ficou na casa dos 13 milhões foi no trimestre encerrados em maio de 2018...

Governo estadual é responsável pela perde de empregos, afirma Antonio Coelho

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) atribuiu o baixo desempenho de Pernambuco no levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) às medidas adotadas pelo governo Paulo Câmara (PSB). O estado obteve o pior desempenho da federação, apresentando saldo negativo de 12.396 empregos no mês de fevereiro.  O resultado atingiu também a região Nordeste, única do País a não apresentar crescimento no mesmo período, fechando com 12.441 empregos a menos. Já o Brasil registrou saldo positivo de 173.139 empregos criados.

"Enquanto podemos celebrar a melhoria do nosso País, Pernambuco vai na contramão. Recebemos essa notícia com tristeza, mas não com surpresa pois as medidas insensíveis e burocráticas adotadas pelo governo Paulo Câmara são diretamente responsáveis pela situação do nosso Estado. Temos aqui a perversa prática de cobrar imposto antecipadamente, desde o Decreto 45.797 de 2018, quando o estado passou a cobrar de forma antecipada 70% do imposto. Isso vem estrangulando e restringindo a capacidade de operação de vários empreendedores, limitando as condições de empregar e investir. Essa manobra unilateral não só impactou negativamente a economia do nosso estado, mas também denegriu a saúde do nosso sistema republicano de governo", afirmou Coelho...

Petrolina é a cidade que mais gera emprego no interior de Pernambuco

Na contramão de Pernambuco (que teve o pior desempenho entre os estados do Brasil), Petrolina foi uma das poucas cidades da região com saldo positivo na geração de emprego em fevereiro de 2019. O município sertanejo foi campeão no interior e o terceiro que mais abriu vagas de trabalho nesse período, 2.200, atrás apenas do Recife e Jaboatão, cujas populações são superiores. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), estudo produzido pelo Ministério da Economia e foram divulgados na segunda-feira (25).

A cidade sertaneja teve saldo geral positivo em fevereiro de 442 empregos, resultado obtido quando se subtrai o número contratações (2.200) das demissões (1.758). O quantitativo para o prefeito Miguel Coelho ainda não é o ideal, mas sinaliza que Petrolina consegue produzir mais que a média no Estado e tem uma perspectiva de crescimento para os próximos meses. "Nossa cidade foi a única do interior que obteve um saldo positivo relevante, quatro vezes superior à segunda.  Isso num cenário estadual muito negativo, mostrando que nossa cidade segue resistindo e crescendo", justifica...

“Exigir experiência de jovens que estão entrando no mercado de trabalho é cruel”, diz coordenador do Procon de Juazeiro

A busca por emprego é acentuada e repercutiu em todo o país nos últimos dias uma matéria publicada pelo Blog GJ Notícias, quando uma jovem Juazeirense, Maryane Nascimento, se postou em praça pública com um cartaz implorando por emprego. A atitude da jovem viralizou nas redes sociais e ela garantiu, além do emprego, uma exposição de mídia que chegou ao Brasil através do programa Encontro, com Fátima Bernardes, na Rede Globo.

A ação de Maryane motivou outros a buscar emprego e nas ruas de Juazeiro e Petrolina, nos últimos dias, mais de uma dezena de jovens buscaram o mesmo expediente para tentar obter o êxito na busca pela vaga tão sonhada. O assunto virou um dos temas mais discutidos nas redes sociais e nesta terça-feira (26) o advogado Ricardo Penalva, Coordenador Executivo do Procon, em Juazeiro, criticou nas suas redes sociais uma atitude que, segundo ele, tem afastado muitos jovens da oportunidade de emprego: a exigência de experiência por parte de empregadores...