Foram encontrados 293 registros para a palavra: No carnaval

POLICIAIS CIVIS DECIDEM NÃO MAIS TRABALHAR NO CARNAVAL DE SALVADOR, JUAZEIRO E MICARETAS COM OS ATUAIS VALORES DE REMUNERAÇÃO

Os policiais civis da Bahia protocolaram requerimento que será enviado ao gestor do órgão, desistindo de trabalhar em qualquer evento: carnaval de Salvador, Carnaval antecipado de Juazeiro, micaretas e, festas similares no Estado.

Tendo em vista a negligência da administração, que está descumprindo o quanto expresso na Lei 11.370/90 e Decreto que regulamenta os valores pagos, com verba indenizatória para custear despesas referentes à alimentação, hospedagem e transporte, auferida ao policial em seus deslocamentos...

Secretaria de Cultura se reúne com representantes das Escolas de Samba para avaliar desfile no carnaval 2017

Na tarde desta quinta-feira, 09, a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes se reuniu com os representantes das escolas de samba para fazer avaliação do desfile durante o carnaval deste ano e já começar preparativos para 2018.

O titular da SECULTE, Sérgio Fernandes, disse que o desfile das escolas de samba irá receber mais atenção no ano de 2018, porque foi uma das partes mais bonitas do carnaval. “As pessoas que assistiram estavam visivelmente emocionadas. Vamos trabalhar para incentivar ainda mais a participação de todas as agremiações locais”, pontuou o secretário...

Comandante Geral do Corpo Bombeiros da Bahia agradece e elogia Bombeiros que trabalharam no Carnaval em Salvador

O 9° Grupamento de Bombeiros enviou 20 Bombeiros para Operação Carnaval de Salvador/2017 que se reversaram em vários turnos e equipes para prestar aos foliões serviço pré-hospitalar, como na ocorrência de um jovem turista de Minas Gerais que caiu de uma marquise. O mesmo foi prontamente atendido por uma guarnição do 9° GBM, comandada pelo major Tarcísio Ribeiro. Confira a seguir a nota enviada pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Francisco Macedo.

Minha tropa, Tivemos um excelente desempenho no planejamento e na execução da Operação Carnaval 2017, com reconhecimento do Governo do Estado e da sociedade baiana. Esses momentos de cumprimento de nossa missão constitucional são gratificantes e eles se tornaram possível graças ao trabalho árduo dos senhores e senhoras. Enquanto muitos celebravam a maior festa do planeta, o Carnaval da Bahia. Nós, bombeiros militares, mesmo afastados de nossos entes queridos pelo labor profissional, conquistávamos juntos mais uma vitória em nosso segundo ano de atuação como corporação emancipada. O nosso desempenho tem sido extraordinário, marca que ninguém imaginava que conquistaríamos tão rapidamente. Unidos nossos esforços, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia mostrou a todos que estamos empenhados e focados em contribuir, com excelência, à proteção da nossa comunidade. Em 2018, teremos novos desafios a vencer. Eu estou extremamente feliz pela oportunidade de comandar uma tropa tão comprometida como o CBMBA, assim RESOLVO: - Elogiar COLETIVAMENTE todos os bombeiros-militares empregados na Operação Carnaval 2017. Muito Obrigado!..

Portais de Abordagem revistaram mais de um milhão de pessoas no Carnaval

Mais de um milhão de pessoas revistadas e 1053 objetos recolhidos nos 46 Portais de  Abordagens. Esses são alguns dos resultados conquistados no Carnaval 2017 com as barreiras montadas nos três circuitos da festa. Mais de 25 mil policiais - entre militares, civis, técnicos e bombeiros - participaram da operação, que resultou em uma das festas mais tranquilas dos últimos anos. O balanço da folia foi apresentado nesta quarta-feira (1º), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Salvador. 

Um dos destaques de 2017 foi a redução do número de pessoas feridas em decorrência de brigas e violências em geral (lesão corporal). Os dados, correspondentes ao período entre quinta (23) e terça-feira (28), são atestados pela diminuição do número de atendimentos realizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A modalidade apresentou uma redução de 44%, comparando os anos de 2016 e 2017. Enquanto no ano passado foram registrados 176 casos, ocorreram apenas 99 neste ano. 

Nas demais modalidades de crimes contra a vida, as tentativas de homicídios também sofreram redução, sendo registrados três casos a menos que 2016, o que representa uma diminuição de 60%. Este ano, não foram contabilizadas lesões corporais seguidas de morte. As duas mortes registradas nos circuitos tiveram os autores identificados e apresentados à Justiça Militar (policial) e ao Ministério Público (adolescente). Em um dos casos, o autor alegou legítima defesa durante um assalto. No outro, o adolescente confirmou se tratar de rivalidade entre facções do tráfico de drogas.

Este ano, o circuito Osmar (Centro) se destacou pela redução de crimes contra o patrimônio (-65% furtos e -47% roubos). Enquanto em 2016 foram realizados 95 furtos, foram apenas 33 neste ano. Já os roubos passaram de 34 para 18. A mesma tendência não foi registrada no circuito Dodô (Barra/Ondina), fazendo a acumulado de todos os dias nos circuitos apresentar um aumento de 6,4% no número de crimes contra o patrimônio.


Produtividade policial 

Como nos últimos anos, a produtividade policial se manteve em alta durante os seis dias. No total, mais de 2,9 mil pessoas foram conduzidas para averiguação, resultando na prisão de 69 pessoas. Cerca de 1,7 mil Termos Circunstanciados de Ocorrências também foram registrados no período. Destaque ainda para os números do Corpo de Bombeiros, com o atendimento médico pré-hospitalar a 1273 pessoas.

A Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP), como em todo Carnaval, realizou pesquisa para saber dos foliões como foi a segurança durante o evento. As equipes ouviram 1.733 pessoas nos três circuitos (Osmar, Dodô e Batatinha) e fizeram perguntas sobre sensação de segurança, atuação dos efetivos, instalações policiais, equipamentos, entre outros. As forças de segurança estaduais foram avaliadas entre ótimo e bom por 80% dos entrevistados.

Com relação à Polícia Militar, 95% afirmaram que a presença policial aumentou a sensação de segurança na festa. Para 51,97%, o trabalho das patrulhas foi avaliado como bom e 29,85% consideraram o desempenho ótimo. Passando para Polícia Civil, 97,75% aprovaram o serviço prestado. Nos quesitos equipamentos e instalações, 98% dos ouvintes consideraram suficientes e adequadas, respectivamente. O Corpo de Bombeiros recebeu a  aprovação de 97,73% dos entrevistados, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) ficou com 96,97% de avaliação positiva...

Ações do Detran alcançam 250 mil pessoas no Carnaval

No Carnaval 2017, as atividades do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alcançaram quase 250 mil pessoas, com a ampliação dos serviços oferecidos ao folião e das ações educativas e de fiscalização, além da realização da operação "Paz no Trânsito", em parceria com a Polícia Militar.

Até a tarde de terça-feira (28), 300 pessoas tinham sido atendidas no posto do órgão, em Ondina, para os serviços de emissão da segunda via de documentos, liberação de veículos, obtenção de selos para placas e histórico no trânsito. Nos postos do Campo Grande e Barra, o Detran fiscalizou as condições de segurança de 200 trios elétricos e carros de apoio...

"Mão de obra tem que ser nossa", afirma Rui em negociação com chineses no Carnaval

As empresas chinesas que estão em negociação com o Governo do Estado para investir em projetos estruturantes, como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, terão que utilizar mão de obra local durante a construção dos equipamentos. Foi o que o governador Rui Costa reafirmou à comitiva de executivos chineses durante a apresentação do Carnaval da Bahia ao grupo, na noite de segunda-feira (27), no circuito Dodô (Barra-Ondina). "No início da nossa conversa, já tinha dito a eles que o modelo utilizado na África, com 100% de aproveitamento da mão de obra chinesa, não nos interessa", disse Rui. 

Para o governador, "eles podem até trazer especialistas, porque têm tecnologia e conhecimento quem podem servir de aprendizado para nossos engenheiros e técnicos, mas a maior parte da mão de obra tem que ser nossa". Rui também informou que os empresários chineses estão convictos de participar da licitação da Fiol, que o governo federal prevê lançar edital, "no mais tardar em julho deste ano", para o trecho de Caetité até Ilhéus, e depois, do restante, até a divisa da Bahia. "Até o fim deste ano, teremos o início das obras da Fiol e do porto"...

PM intensifica policiamento para receber turistas estrangeiros no Carnaval

O Batalhão Especializado de Policiamento Turístico (Beptur) atua há quase dois anos com acompanhamento e atendimento ao turista na capital baiana. Para o Carnaval o trabalho foi intensificado com policiamento nos principais pontos turísticos, bem como nas entradas da cidade, aeroporto e porto.

Segundo o comandante do Beptur, tenente coronel PM Josehilton Mascarenhas, o trabalho é realizado 24h com 39 policiais bilíngues que falam francês, inglês, espanhol, italiano e russo. "O policiamento foi reforçado na Cidade Baixa principalmente no Centro Histórico. Também estamos realizando escolta para turistas que desembarcam no aeroporto com sentido aos principais pontos da cidade," explicou...

Ambulantes que irão trabalhar no Carnaval de Petrolina recebem capacitação

Nesta quinta-feira (23), cerca de 120 ambulantes cadastrados para comercialização de comidas e bebidas no carnaval 2017, participaram de uma reunião no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (Igeprev). O objetivo do encontro foi passar informações sobre a festa momesca e as normas que os profissionais terão que seguir. Estiveram presentes: Anderson Miranda, diretor presidente da Vigilância Sanitária; Comandante da Guarda Municipal, inspetor Luiz Diniz; Representante do Corpo de Bombeiros, capitão Cruz; Diretor presidente da AGE, Sebastião Amorim. 

Durante o evento, foram realizadas mini palestras por cada órgão presente. A Vigilância Sanitária do Município abordou todas as normas na manipulação de alimentos durante os quatro dias de festa. A ideia é oferecer uma alimentação de qualidade e segura para a população petrolinense que participará do carnaval. Além da palestra, foi entregue um documento a cada ambulante com todas as regras a serem seguidas. Foram repassadas também, através da Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, informações sobre a segurança do evento e a garantia de acesso dos ambulantes cadastrados ao circuito...

Petrolina: Ponto Facultativo no Carnaval

A Prefeitura de Petrolina informa, por meio de decreto 029/2017, que fica estabelecido os dias 27 e 28 de fevereiro (dia todo) e dia 01 de março ( até às 13h), ponto facultativo nas repartições públicas. Durante o período de ponto facultativo todos os serviços considerados essenciais à coletividade, a exemplo de limpeza pública e de hospitais, funcionarão normalmente.

As atividades nas escolas municipais retornarão na quinta-feira (2). ..

Bloco dos idosos desfila nesta quinta no Carnaval de Petrolina

Os idosos atendidos pelos Centros de Convivência e grupos alternativos de Petrolina também vão brincar o carnaval. Os preparativos para o evento carnavalesco já começaram e os grupos se preparam para a folia que acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 17 horas.

O bloco 'A Melhor Idade, na Melhor Folia' se concentra às 17h, na Praça 21 de Setembro. A diretora de Atenção à Pessoa Idosa, Ana Carolina, lembra que o objetivo é proporcionar um momento de lazer aos idosos atendidos da cidade...

Nova atração: Maciel Melo se apresentará neste sábado no Carnaval de Petrolina

Os foliões de Petrolina terão um motivo a mais para se animar para o carnaval que se aproxima. É que além das atrações que já estavam confirmadas, os petrolinenses também poderão contemplar a musicalidade do cantor e compositor, Maciel Melo que se apresenta no próximo sábado (25).

A presença do músico pernambucano foi confirmada, nesta quarta-feira (22), após reunião entre o prefeito Miguel Coelho, o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja e a secretária municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena...

Carnaval da Bahia: Rui destaca uso da tecnologia para reforçar a segurança no Carnaval

Todos os acessos aos circuitos da folia monitorados em tempo real por profissionais do Centro de Operações e Inteligência - 2 de Julho. Esta é a novidade da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o Carnaval 2017. Sucesso na edição passada, os 46 portais de abordagem foram aperfeiçoados e este ano, além de controlarem a entrada de objetos nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha com a ajuda de detectores de metais, também vão apresentar câmeras acopladas, que permitirão o acompanhamento das entradas e saídas dos circuitos.

Outro destaque este ano é a estreia do simulador de ocorrências, software que traça o diagnóstico do que deve ser feito de imediato pela segurança pública nos casos de ocorrências em locais com multidões. Na prática, o software permite a avaliação rápida sobre os aparatos necessários para sanar algum tipo de incidente na folia, através de simulações. No total, mais de 25 mil profissionais entre policiais civis, militares, técnicos e bombeiros militares vão atuar no Carnaval em Salvador e em mais 31 municípios do estado...

Ouvidorias do Estado atendem em esquema especial no Carnaval

Durante o Carnaval, quem precisar registar uma denúncia, reclamação, sugestão ou requisitar informações sobre a atuação do Estado, bem como a prestação dos serviços, terá o atendimento especial da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). No período de festividades, entre os dias 24 e 28, a Central de Atendimento do órgão funciona das 12h às 18h, pelo telefone 0800 284 0011, Whatsaap (71) 99911-7631 e site do órgão. Outras formas de contato são por meio do aplicativo TAG, do Twitter (@ouvidoriageral) ou pela página no Facebook (Facebook.com/ouvidoriageral).

“O cidadão poderá se manifestar sobre qualquer ocorrência que envolva o Estado, como casos de intolerância religiosa, racismo e trabalho infantil. Em caso de denúncia, o nosso sistema recolhe e envia essa ação para a Polícia Militar, para que haja continuidade no processo. A participação da população é fundamental. Os olhos das pessoas dão suporte para que os órgãos públicos desempenhem seu melhor papel”, explica o ouvidor-geral do estado, José Maria Dutra...

"Ovos Brasil" O trio elétrico de novíssimos baianos em São Paulo no carnaval de Juazeiro em 1986

Galvão, De Boni (tecladista do RPM), Maurício (Mauriçola), Luiz Brasil, Chico Sá, Suzanna Bello, Randhal, Bola Moraes.

Maurício Dias..

Observatório Social atua mais uma vez no carnaval antecipado de Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, promoveu mais uma vez no Carnaval antecipado de Juazeiro o Observatório Social - espaço desenvolvido pensando na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e nos filhos de pais que trabalham durante os dias de folia.

Os profissionais da secretaria atuaram nos 3 dias de festa com serviços que envolveram assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais. Além desses serviços, as crianças tiveram acesso à brinquedoteca, sala de vídeos, berçário, atividades recreativas, alimentação entre outros serviços. “Montamos uma equipe técnica e de apoio formada por profissionais capacitados para atenderem a essas crianças e adolescentes, e ficamos muito felizes por que mais uma vez conseguimos cumprir nosso papel social”, ressaltou Fátima Carvalho, diretora de Proteção Especial...

Palco alternativo Luiz Galvão reúne dezenas de famílias no Carnaval de Juazeiro

O Palco Alternativo Luiz Galvão, montado ao lado do Vaporzinho, na Orla II de Juazeiro reuniu dezenas de famílias neste sábado (11), segundo dia do Carnaval de Juazeiro 2017. O público teve oportunidade de dançar vários ritmos, com som de bandas locais e apresentação cultural. A professora, Harleyde Santos levou o irmão e os sobrinhos para curtir a festa momesca.  “Adorei este palco aqui na Orla, a gente se diverte com tranquilidade, tem espaço a vontade para as crianças brincarem e ainda podemos contemplar a beleza do rio São Francisco. O prefeito Paulo Bomfim e os organizadores estão de parabéns”, ressaltou a foliã.

A banda Nosso Samba foi a primeira a se apresentar, seguida da Kidé Falaê, um grupo de percussão, coordenado pelo Naenda. O coordenador de projetos, Adjivaldo Motta, disse que esse grupo é fruto dos projetos sociais desenvolvidos pelo Naenda, no bairro Quidé. “É uma iniciativa muito positiva do Governo Municipal, valorizar as bandas locais e os grupos culturais durante o carnaval. É um momento de mostrar para a população o que está sendo produzido em Juazeiro, tanto na música, como as manifestações culturais, que precisam ser preservadas”, destacou Adjivaldo. A cada intervalo das bandas, a Orquestra Sapupara animava os foliões com as machinhas de carnaval.

O público do palco alternativo assistiu também a apresentação cultural do ‘Samba de Véio do Rodeadouro’. A presidente do grupo, Dona Ovídia Isabel estava animada com participação no carnaval. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de trazer o nosso samba e muita alegria para esta festa linda. A Prefeitura está de parabéns pelo carnaval organizado e por valorizar as manifestações culturais da nossa cidade”, disse Ovídia.

A última banda a se apresentar no palco Luiz Galvão foi a Dubaia, que fez um tributo a Chico Science,cantor e compositor pernambucano, um dos principais colaboradores do movimento ‘mangue beat’, em meados da década de 1990. Neste domingo (12), último dia de carnaval, o Palco Luiz Galvão contará com as apresentações da Orquestra Pedro Biloto, Gatos Multicores, Matingueiros, Bailinho de Quinta e Banda Mirage, a partir das 16h. ..

Ex-presidente do COMPIR denuncia violência policial no Carnaval de Juazeiro

Coronel Nascimento assegurou tomar providências

Integrantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Juazeiro estiveram na manhã deste sábado (11/02) com o comandante de policiamento da Regional Norte, Coronel da Polícia Militar Alfredo Nascimento e com o prefeito, Paulo Bomfim, para formular a denúncia do caso de violência policial ocorrido sexta-feira (10.2), no primeiro dia de Carnaval antecipado da cidade, com a família de Neide Tomaz, ex-presidente do Compir e servidora municipal...

Trio dos "tropicalistas" Vai arrebentar no carnaval de Juazeiro

Com os músicos Soneca Martins nos teclados, Edesinho na guitarra baiana, Marcos Brasil no baixo, Camila Yasmine e Andrezza Santos, cantoras e a participação especial de Júlia Ribeiro(The voice) que se despede de Juazeiro. Missinho, ex-Chiclete com banana é o convidado especial. Edinho,Delmiro e Nandinho o trio percussivo e Mauricio Dias e Paulo César convidados. Domingo, 18h, no circuito Ivete Sangalo.  ..

PMBA inicia atuação no Carnaval de Juazeiro 2017

A Polícia Militar da Bahia deflagrou a Operação Carnaval de Juazeiro 2017 na noite desta sexta-feira (10) com o objetivo de proporcionar ao público presente no evento um ambiente tranquilo e seguro para que a folia ocorresse sem maiores problemas. O Comandante Geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, esteve presente e fez a inspeção em todo o circuito da folia juazeirense e verificou os detalhes para o melhor desempenho de toda a tropa empregada.

..

Catadores de recicláveis passam por capacitação para trabalhar no carnaval de Juazeiro

Foi realizada nesta quinta-feira (09) no auditório da Secretaria da Educação a capacitação para os trabalhadores de material reciclável que vão atuar durante o carnaval de Juazeiro, que acontece entre os dias 10 e 12 de fevereiro. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis) em parceria com a Cooperfitz e a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado (SETRE) é responsável pelo apoio aos trabalhadores.

Durante o evento foram passadas instruções relativas à utilização de EPIs, valores a serem pagos pelo material recolhido e a importância do trabalho desses profissionais...