Foram encontrados 2805 registros para a palavra: São Francisco

Inscrições para II Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco estão abertas

O universo da iniciação, produção e pesquisa científica vai estar em efervescência entre os dias 09 e 11 de Outubro: é que neste período acontecerá a II edição do Simpósio Interdisciplinar do Vale do São Francisco (Sivasf), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA). Promovido pelo Curso de pós graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, o evento tem como proposta principal integrar alunos, professores, pesquisadores das mais variadas áreas em torno de debates e difusão de conhecimentos que devem ser aplicados em vários contextos sociais.

Para quem pretende apresentar trabalhos científicos – pesquisas concluídas, estudos de caso, projetos de extensão, revisão sistemática e relatos de experiência - é importante ficar atento ao prazo de inscrição, que se estende até o próximo dia 10 de setembro. A comissão organizadora vai divulgar, no dia 15 de setembro, os trabalhos aptos a integrarem o Simpósio...

Petrolina e Juazeiro travam batalhas para impedir despejo de esgoto sem tratamento no rio São Francisco

Por lei (6.938/81), no Brasil o despejo de esgoto sem tratamento nos rios é crime, sujeito às sanções previstas em âmbito administrativo, cível e criminal. No entanto, essa é uma realidade constante em praticamente todas as cidades ribeirinhas. As maiores cidades na região do Vale do São Francisco, Petrolina-PE e Juazeiro-BA, ainda travam sérias batalhas para impedir esse cenário. No lado pernambucano, a situação é ainda mais crítica. 

Com investimento já aplicado de mais de R$ 170 milhões nos últimos nove anos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), detentora da concessão para operar o tratamento de esgoto e distribuição de água potável em quase todo o território pernambucano, trava em Petrolina uma luta para identificar os pontos de origem do esgoto que cai a olhos vistos na orla da cidade...

Polícia Federal erradica 634 mil pés de maconha nas ilhas do Rio São Francisco

A Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) realizaram a erradicação de 634 mil pés de maconha nas ilhas de Rio São Francisco, nos municípios de Orocó, Cabrobó e Belém de São Francisco, dentro da "Operação Baraúna-III". Também foram apreendidos quase 900 quilos de maconha pronta para consumo. Juntos, os pés erradicados e a maconha pronta apreendida superam a soma dos anos de 2015 e 2016.

As ações ocorreram de 22/08 a 31/08/2017 e, além dos pés de maconha e da mercadoria pronta para consumo, foram retirados 152 plantios e 141 mil mudas da planta. Ninguém foi preso. Os plantios foram localizados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal e a apreensão foi realizada em ilhas dos Rio São Francisco na Região de Orocó/PE, Cabrobó/PE e Belém do São Francisco/PE...

INTERCRÉDITO COMEMORA 15 ANOS COM LOJAS NA REGIÃO DO SÃO FRANCISCO

Neste sábado, dia 02 de setembro, a empresa Intercrédito completa 15 anos de fundação. Em e-mail ao Blog a diretora comercial Eliane Oliveira fez questão de compartilhar e festejar com os demais funcionários e clientes este momento. “Nós que fazemos as filiais do sertão de Pernambuco e Bahia parabenizamos a todos que ajudaram a construir essa história. Aos Diretores Maria das Graças, Ivan e Saint Clair, por saberem conduzir tão bem seus liderados, nós desejamos muita sabedoria para continuarem essa trajetória de sucesso”.

Eliane Oliveira (Gerente Comercial)..

Em Petrolina, baronesas retiradas do São Francisco viram composto orgânico para praças e jardins da cidade

Desde ontem dia 1º setembro, que o trabalho de manutenção de praças e jardins de Petrolina, ganharam um importante reforço. É que com uma técnica inovadora, da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) está transformando as baronesas que ficavam acumuladas nas margens do rio São Francisco em composto orgânico.

A ideia é que o material seja utilizado na fertilização do solo das praças e jardins do município. Por estarem bem carentes de nutrientes, as árvores localizadas na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no centro da cidade, foram as primeiras a receber o novo adubo...

Memória: Usina Sobradinho em 1992 chegou a liberar mais de 10 mil metros cúbicos por segundo de água

A Agência Nacional de Águas autorizou um novo corte na vazão do Rio São Francisco, que já estava no nível mais baixo em 38 anos. O objetivo da redução da vazão é evitar que os reservatórios ao longo do Rio São Francisco cheguem ao volume morto até o fim de 2017. Sobradinho, está com 8% da capacidade. Na hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, o São Francisco parece mais um canal. Os barcos maiores não conseguem navegar. “Triste o Rio São Francisco hoje. A gente vê ele nessa situação, coisa que a gente nunca viu”, lamenta o pescador José Cloves Gomes da Silva.

Se a vazão continuar sendo reduzida, poderá acontecer o que os especialistas chamam de efeito cascata. Geração de energia comprometida, barcos de médio porte não poderão navegar, e até a irrigação poderá ser suspensa mais de uma vez na semana, isto já acontece nas quartaas-feiras, comprometendo toda a economia ribeirinha...

Caminhada a favor do Rio São Francisco e contra a privatização da Chesf movimenta Petrolina

Com palavras contra a privatização da Chesf, venda da Amazonia, a Grande Loja Maçônica do Estado de Pernambuco, as Lojas Maçônicas de Petrolina e Juazeiro, Rotary Clube Petrolina Norte e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, realizaram hoje pela manhã, a Grande Caminhada pela revitalização do Velho Chico. A ideia do movimento é pressionar o Governo Federal a iniciar, com urgência, os estudos ambientais para promover a interligação entre as bacias dos rios Tocantins e São Francisco.

A concentração teve início às 9h30 na Praça do Galo, centro da cidade, com todos os participantes vestidos de branco. A partir deste ponto, o grupo percorre as principais ruas do entorno até a Orla, onde darão um abraço simbólico no Velho Chico. Segundo o Grão Mestre de Pernambuco, Janduhy Fernandes, a iniciativa – assim como a própria Maçonaria – está acima de posicionamentos político-partidários...

Secretaria Especial de Agricultura familiar lança edital para doação de 3.200 kits-feira

Promover a participação dos empreendimentos da agricultura familiar em feiras livres tem sido uma das principais estratégias da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para criar oportunidades de geração de renda e agregar valor à produção. 

Com esse objetivo, a Sead lançou o edital simplificado de chamamento público para a seleção de empreendimentos da agricultura familiar ao recebimento da doação de kits-feira. A ideia é disponibilizar 3.200 kits que beneficiarão 320 organizações em todo o país. As inscrições seguem até o dia 29 de setembro. Confira aqui como participar da seleção. ..

Pronaf faz a diferença na produção de bananas na Bahia

Um dos símbolos da identidade brasileira, a banana é um alimento que representa muito bem a riqueza da nossa agricultura familiar. Tema de músicas e filmes, a fruta é um dos alimentos mais consumidos por habitantes que vivem nos quatro cantos do país. Altamente nutritiva e fornecedora de energia, a banana é plantada em diferentes regiões brasileiras, porém é no estado da Bahia que tal produção se destaca. As lavouras de banana no estado representam 21% da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na última safra (2016/2017), os agricultores familiares baianos foram os que mais acessaram financiamentos nas operações de crédito rural para investimento em bananas, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os dados da Matriz de Dados do Crédito Rural (MCR), na linha de investimento, indicam um aumento de 90% no número de contratos do Pronaf e de 52% no valor dos financiamentos em relação à safra anterior. ..

ARTIGO - A INTEGRAÇÃO DAS BACIAS DOS RIOS TOCANTINS E SÃO FRANCISCO

Sabe-se que este projeto é tão antigo quanto o da transposição do São Francisco, e quando, tanto o Tocantins e o São Francisco dispunham de uma vazão muito maior. A média caudal do Tocantins é de 13000 m³/s, no entanto, nos últimos anos por causa dos constantes períodos de estiagem, a vazão ficou em torno de 800 m³/s nos seus 2416 Km.

Quanto ao nosso Velho Chico, tinha uma vazão média de 2700 m³/s, e hoje, encontra-se numa situação de penúria e muita preocupação por parte das populações que o utilizam. A causa maior desse declínio hídrico, é por conta também da estiagem na sua bacia hidrográfica. Aliado a isso, é grande a ação antrópica e demanda pelo uso de sua água. Muitos foram os projetos de irrigação instalados na sua área de abrangência, acarretando o crescimento das cidades a exemplo de Juazeiro e Petrolina com o consequente aumento do consumo humano e industrial...

Deputado apela ao Governo Federal para barrar aumento do valor da água dos irrigantes do Vale do São Francisco

Em ofício encaminhado esta semana ao Ministro José Sarney Filho, do Meio Ambiente, o Deputado Federal Guilherme Coelho faz um apelo para barrar o aumento do valor da outorga da água, que afeta diretamente os irrigantes do Vale do São Francisco. Os novos valores de outorga para 2018 foram aprovados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRSF), e preveem aumentos percentuais entre 200% a 800%, referente ao valor cobrado atualmente.
 
No documento, o deputado defende que “[esse] reajuste, da forma como está proposto, parece inapropriada e incoerente com o momento que o país vive. É mais um ônus para atividade produtiva, especialmente para a agricultura irrigada no semiárido”.

Para o Deputado, o mais coerente no momento é encaminhar o caso ao colegiado do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – presidido pelo Ministro Sarney Filho – com o objetivo de suspender a decisão da CBHRSF até que os Distritos de Irrigação dos Projetos Públicos da região possam apresentar sugestões complementares, mais realistas com as condições atuais...

Em estado crítico, rio São Francisco tem um 'cemitério' de obras paradas

A Folha de São Paulo analisou a execução orçamentária das sete ações exclusivamente ligadas à revitalização do Rio São Francisco. Os dados mostram queda nos investimentos em combate à erosão, obras em hidrovias, sistemas de água, saneamento e coleta de lixo nas cidades. Em 2017, de janeiro a julho, foram aplicados cerca de R$ 19 milhões. O Programa “Novo Chico” prevê investimentos de R$ 7 bilhões na revitalização do rio até 2026 –sendo R$ 1,1 bilhão até 2019.

O vento forte cruza o rio, atinge o solo e carrega uma areia fina. Num raio de quilômetros, o cenário se limita a areia, pequenos charcos e uma vegetação rasteira recente na qual não há lugar nem para os tradicionais mandacarus do sertão. A seca que atingiu a barragem de Sobradinho criou um deserto entre o leito do rio e as cidades que o margeiam...

Ministério Público da Bahia discute hoje à tarde soluções para o quadro dramático da Lagoa de Itaparica

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) convocou uma reunião emergencial para esta quinta-feira (31), em Xique-Xique, no Vale do São Francisco, para discutir soluções para o quadro dramático de seca da Lagoa de Itaparica, uma das maiores da Bacia do Rio São Francisco, que provocou a morte de centenas de peixes nesta semana. A informação da morte dos peixes foi retratada neste blog.

A reunião será realizada às 15h na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença dos prefeitos de Xique-Xique e Gentio do Ouro e representantes do Ibama, Inema, Adab, Codevasf e da comunidade local, além de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF)...

Políticos apoiam projeto de interligação do rio Tocantins ao São Francisco e convocam população a participar de grande caminhada

O Projeto de Lei nº 6.569/13, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e que trata da interligação entre as bacias dos rios Tocantins e Rio São Francisco, ganha novos parceiros e apoios a cada dia. Nesta terça-feira (29), diversos parlamentares gravaram vídeos para a internet, onde se posicionaram favoráveis à obra que visa a compensar o suprimento hídrico do Velho Chico, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia.

O primeiro deles foi Carlos Gaguim (PODE-TO), ex-governador do Tocantins. Para o legislador, o rio tocantinense está em plenas condições de passar pela transposição de suas águas. "Apoiamos esta luta incansável do deputado Gonzaga Patriota. Temos águas abundantes e condições de construir um projeto viável, que vai beneficiar milhares de nordestinos", destacou.

Para Sérgio Reis (PRB-SP), o PL é "fabuloso". Em seu vídeo, lamenta não poder participar pessoalmente da Grande Caminhada no próximo sábado (02), em Petrolina (PE), coordenada pela Grande Loja Maçônica de Pernambuco, Lojas Maçônicas de Petrolina e Juazeiro, além da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) local e Rotary Clube Petrolina Norte (saiba mais clicando aqui). "Não podemos deixar o Rio São Francisco morrer", ressaltou...

O governo federal quer privatizar as operações da transposição do Rio São Francisco

O governo quer privatizar as operações da transposição do Rio São Francisco. Segundo o ministro da Integração, Helder Barbalho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está elaborando o modelo de concessão à iniciativa privada, que deve ficar pronto em 2018. 

Uma das maiores obras de infraestrutura do país, o polêmico projeto leva água do rio em canais para vários estados do semiárido brasileiro. Com a privatização, os estados terão que pagar pela água. “A operação, que custa em torno de R$ 500 milhões ao ano para o governo, pode ser concedida. Mas é uma decisão que ainda está sendo analisada, não foi consolidada”, disse Barbalho. ..

Vazão do Rio São Francisco será reduzida e provoca mais preocupações dos ribeirinhos

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou a redução gradual da vazão do Rio São Francisco acontecerá a partir desta quinta-feira (31), dos atuais 600 m³/s para 580m³/s a partir da usina de Xingó, Sergipe.

O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que em mais de 60 anos vivendo nas margens do rio São Francisco "jamais havia assistido uma seca tão violenta". Segundo ele a "única esperança é Deus. Sempre que baixam a vazão todos nossos irmãos que vivem na beira do rio sentem mais dificuldades", declarou Tadeu...

Frente Parlamentar em Defesa da Chesf terá na próxima semana reunião com sindicalistas e audiência pública

Com caráter suprapartidário, foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), na Câmara dos Deputados, em Brasília. Já foram confirmadas para a próxima sexta-feira (01/09) agendas com o presidente da CHESF, Sinval Zaidan Gama, e com representantes sindicais do setor. Na segunda-feira (04/09), haverá audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

A Frente Parlamentar em Defesa da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco é composta por deputados federais e senadores. Entidades da sociedade civil também podem solicitar adesão...

SECA: A pedido de FBC, comissão do Congresso vai fazer audiência sobre crise hídrica no Vale do São Francisco

A pedido do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional realizará audiência pública para o acompanhamento da crise hídrica na região do Vale do São Francisco e no reservatório da barragem da usina hidrelétrica de Sobradinho. Aprovado na tarde desta terça-feira (29) pela CMMC, o debate ocorrerá já na primeira quinzena de setembro com a participação de representantes do Operador Nacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (Dinc). 

“O São Francisco pede socorro”, alerta Fernando Bezerra, que foi presidente e relator da CMMC em 2015 e 2016, respectivamente. “Estamos vivenciando o pior período hidrológico do rio e os reservatórios encontram-se em situação crítica, como é o caso da Barragem de Sobradinho, que está com menos de 9% do volume útil”, completa. Líder do PSB e vice-líder do governo no Senado, o parlamentar quer ouvir, das autoridades convidadas à audiência pública, sugestões de medidas para o enfrentamento da crise hídrica na região...

Capitania Fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco

O comandante da Marinha brasileira, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que atualmente a equipe realiza fiscalização e inspeções regularmente, além de ações feitas nos finais de semana e feriados. "O objetivo é sempre garantir a segurança dos passageiros das embarcações que fazem a travessia Petrolina e Juazeiro e para a Ilha do Rodeadouro, Ilha do Maroto e Ilha do Massangano. A fiscalização e vistoria são realizadas no rigor com pilotos de motos aquáticas, lanchas, barcos, balsas e canoas...

Zó se alia a Frente Parlamentar de Pernambuco em prol da revitalização do Rio São Francisco

Representando a Comissão de Meio Ambiente e recursos Hídricos da  Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB-BA) acompanhou o trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco de Pernambuco, presidida pelo deputado Odacy Amorim (PT-PE),no município de Petrolina (PE), nesta segunda-feira (28). O encontro foi promissor para iniciar uma aliança entre as duas unidades federativas banhadas pelo Velho Chico.

Zó ressalta sempre, que é importante unir forças entres todos os estados banhados pelo Rio São Francisco e se comprometeu a contribuir no que for possível com a Frente Parlamentar de Pernambuco em prol do Rio São Francisco...