Foram encontrados 2906 registros para a palavra: São Francisco

“Pães Especiais” é tema de Seminário em Petrolina

Com o objetivo de debater parcerias e oportunidades para o setor de panificação e confeitaria, Petrolina vai sediar nesta terça-feira (24) o Seminário “Pães Especiais”, a partir das 9h, no Senai. O evento gratuito é realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP e Entidades da Panificação de Pernambuco – EPÃO, com o apoio do Sebrae, Senai e Sesi. 

A primeira palestra será ministrada pelo representante da ABIP, Giovani Mendonça, com o tema “Parcerias ABIP para as padarias”, seguida por uma palestra do Moinho Dias Branco, empresa líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas. Na sequência acontece a palestra “Oportunidades em confeitaria e salgados para padarias”, com Alexandre Giovanini, da Bralyx, empresa especializada na fabricação e comercialização de máquinas para coxinhas, salgados, massas frescas, doces e confeitaria. ..

Prefeito de Campo Alegre de Lourdes agenda testes da adutora do São Francisco

O Prefeito de Campo Alegre de Lourdes Dr.Enilson esteve em Salvador na última sexta-feira (20/10),  para confirmar com a Embasa, Codevasf e Secretaria de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, os testes no dia 15 do mês de novembro, da adutora que trará água a Campo Alegre de Lourdes. A empresa MRM será responsável pelos testes, em conjunto com a Embasa e Codevasf, que serão efetuados ao longo dos próximos dois meses.

Ainda em Salvador, o Prefeito Municipal acertou com os dirigentes da Embasa, uma audiência pública em Campo Alegre de Lourdes, que será realizada no dia 22 do mês que vem, com o objetivo de informar a população sobre os trabalhos a serem prestados no gerenciamento da tão sonhada água do São Francisco...

Professores do Projeto Semear sofrem acidente de barco quando navegavam no rio São Francisco

Conforme este blog já noticiou a redução na vazão do rio São Francisco atinge, sobretudo, a navegação no rio e a atenção deve ser redobrada. Pescadores revelam que antigamente era possível navegava em uma área que tinha seis metros de profundidade, até a doze metros, e hoje não passa de alguns metros.

Este final de semana, a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) em Petrolina,  Anete Ferraz, e servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco., sofreram acidente nas águas do Rio São Francisco. A causa do acidente a baixa vazão do Rio São Francisco...

LUCAS RAMOS: "PRIVATIZAR A CHESF É COLOCAR O RIO SÃO FRANCISCO NA PRATELEIRA DE VENDA"

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da audiência pública realizada sexta-feira (20) em Floresta, no Sertão do Itaparica, que debateu o processo de privatização do Sistema Eletrobras, do qual faz parte a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. No debate, foram apresentadas opiniões contrárias à venda da estatal e reforçada a importância de manutenção da subsidiária nordestina como empresa pública. 

Durante a reunião, ocorrida na Câmara de Vereadores do município, Lucas apresentou os riscos que uma possível desestatização da Chesf pode representar para as políticas públicas de uso múltiplo das águas do Velho Chico. "Entendemos que a privatização coloca na prateleira de venda o Rio São Francisco e seus recursos, que garantem o abastecimento humano, desenvolvem a agricultura irrigada, a pesca artesanal e oferecem a energia elétrica que impulsiona a região Nordeste", afirmou. ..

PT REÚNE DIRETÓRIOS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO

Membros dos diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) nos dez municípios que compõem o Território do São Francisco estarão reunidos neste domingo (22), das 09 às 13 horas, no Auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro com objetivo de apresentar e debater o Planejamento Estratégico para as eleições de 2018, bem como fazer uma análise de conjuntura no âmbito da política municipal, estadual e federal.

“Estamos retomando as discussões com os diretórios municipais e a Executiva Estadual oportunidade em que colocaremos em debate nossas pautas internas e nosso projeto para Juazeiro, a Bahia e o Brasil. Cada filiado, militante e simpatizante do PT é convidado a participar e debater sobre nossas diretrizes daqui para a frente”, disse João Leopoldo, presidente do PT em Juazeiro...

O DESCASO CONTINUA: ESGOTOS PERMANECEM POLUINDO O RIO SÃO FRANCISCO EM JUAZEIRO.

..

Água, meio ambiente e cidades foram temas do 2º dia do Encontro Preparatório de Juazeiro

"Se vocês querem melhorar o nível de chuvas da sua região, têm que começar a plantar árvores já". Esta foi a recomendação do engenheiro químico e consultor em saneamento e meio ambiente Celso Luís Giampá, durante a Mesa Redonda Água e Meio Ambiente, do Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Autor do livro Água: a próxima guerra, ele foi categórico ao dizer que para assegurar o abastecimento de água é preciso ter atitudes mais sustentáveis.
 
Isso tem a ver com o ciclo hidrológico, que é afetado com o corte de árvores. Um dos fatores que provocam chuvas são os chamados "rios voadores", enormes massas de vapor d'água vindos na atmosfera que em condições propícias precipitam. O problema é que estes rios não são somente alimentados por água que vem dos oceanos, rios e lagoas, mas também por umidade resultante da evapotranspiração das plantas.
 
Ressaltando que o Brasil é um país privilegiado pela grande quantidade de água doce disponível e pelo fato de a maioria dos seus rios estarem localizados inteiramente dentro do território nacional, ele enfatizou também a  necessidade de  políticas de uso racional da água serem efetivadas e se tornarem prática constante dentro do país. "A água não nasce da torneira. Infelizmente, o povo só percebe que temos um problema de água quando abre a torneira e não sai água. É só aí que as pessoas vão começar a se manifestar", apontou.

O Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o Fórum Mundial da Água está acontecendo em Juazeiro, no Complexo Multieventos da Univasf. Profissionais da área tecnológica de todo o Brasil estão reunidos para debater temas pertinentes ao uso sustentável da água e preservação dos recursos hídricos até à noite desta sexta-feira (20). O evento visa coletar sugestões do Nordeste para levar até o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre 18 a 23 de março de 2018, e é uma realização do Sistema Confea/ Crea com apoio da Mútua...

Atual situação do agronegócio será discutida em evento em Petrolina

O Banco do Brasil realizará amanhã, sexta-feira (20) o “Circuito Agro BB”, evento com o objetivo de detalhar o panorama do agronegócio familiar e empresarial no Vale do São Francisco. O evento ocorrerá em Petrolina, a partir das 7h30, no Hotel Nobile Suítes Del Rio. Na pauta de discussão estão a situação atual do agronegócio, as ameaças e as possibilidades de incremento do crédito rural para custeio e investimento e comercialização da produção agrícola.

Participam do debate o vice-presidente de agronegócios do Bando do Brasil, Tarsício Hübner; o superintendente estadual do BB em Pernambuco, Nassib Lomes; o superintendente regional em Petrolina, Eliézio Vasconcelos; e vários representantes do seguimento...

Imprudência e alta velocidade são motivos de preocupação da PRF

Um dado chamou atenção da Operação 12 de Outubro, realizada pela Polícia Rodovíária Federal (PRF). Na região dos 537 veículos fiscalizados, mais de 400 foram registrados com velocidade acima do limite permitido. Segundo a PRF, 40 motoristas foram autuados por ultrapassagem proibida, 43 veículos e 41 documentos irregulares foram recolhidos e 5 condutores e 14 passageiros foram flagrados sem o cinto de segurança. Também foram registrados três acidentes sem morte. A Operação ‘12 de outubro’ teve como objetivo ampliar a segurança nas estradas e auxiliar no combate à criminalidade no estado. ..

Vinhos produzidos no vale do São Francisco são tema de palestras entre pesquisadores

Teve início nesta terça-feira (17), em Petrolina, evento que vai mostrar os resultados do projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto "Desenvolvimento de tecnologias e uso da agricultura de precisão para colaborar com a certificação dos vinhos e com a sustentabilidade do setor vitivinícola do Vale do Submédio São Francisco" constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência. O evento termina amanhã. quarta-feira (18).

Aualmente a vitivinicultura no Vale do São Francisco conta com cerca de 400 hectares de vinhedos, que produzem aproximadamente de 4 milhões de litros de vinhos finos tranquilos e espumantes por ano, dos quais 70% são espumantes, 29% são vinhos tintos e 1% são de vinhos brancos. Dentro dos espumantes, cerca de 60% são espumantes moscatéis, doces, com baixo teor alcoólico, sendo o restante de espumantes finos, brancos e rosados, secos ou meio doces...

MST continua ocupando sede do Incra em Petrolina

Cerca de 200 agricultores rurais continuam ocupando a sede so Incra em Petrolina. A assessoria de imprensa do orgão comunica que o atendimento na sua sede, em Petrolina (PE) continua suspenso. O motivo é a ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), iniciada ontem segunda-feira (16). Segundo a assessoria do Incra, entre os pontos apresentados pelos agricultores estão o orçamento para 2017/2018 em reivindicação nacional; nos pontos regionais há Pontal Sul; novas áreas para aquisição de novos assentamentos; cadastro de novas famílias; infraestrutura; e Créditos Apoio Mulher, Semiárido, e Apoio Inicial; Pronera, Kits Feiras e Feiras da Reforma agrária. Uma outra reunião entre MST e superintendência foi agenda.

Não há previsão para desocupação do Incra...

Governo Federal intervém a favor de credores e quer garantir prazo do Projeto São Francisco

O secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, reuniu-se nesta segunda-feira (16) com os representantes da Mendes Júnior com o intuito de ajudar as negociações entre os comerciantes e fornecedores da construtora. Durante o encontro, em Juazeiro do Norte (CE), foram discutidas possíveis alternativas legais para que a Mendes Júnior pague as dívidas com os credores. O principal objetivo do Ministério é garantir que as obras Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco não sofram mais interrupções que comprometam o cronograma de entrega do empreendimento. 

O secretário Pádua destacou que os prejuízos dos atos de vandalismo que foram causados pelos credores da Mendes Júnior, na última semana, estão em avaliação pela Pasta e que as pessoas envolvidas serão responsabilizadas. ..

Previsão de chuva para a bacia do São Francisco é só em novembro

Somente a partir do próximo mês é que há uma previsão de registro maior de chuvas na bacia do rio São Francisco. A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (16 de outubro) pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.

Ainda de acordo com a equipe do Cemaden, durante as próximas quatro semanas, haverá o registro de precipitação na bacia, mas de maneira ainda insignificante. Somente depois, melhora a probabilidade. “Saliento que o modelo apresentado nesta reunião é mais longo que o normal, ou seja, quatro semanas, o que pode levar a falhas. Entretanto, é o modelo que se apresenta de maneira mais otimista para a bacia do São Francisco”, ressaltou o coordenador de Operações do órgão, Marcelo Seluchi...

Estudos sobre a vitivinicultura no Vale do São Francisco serão apresentados durante evento

Nesta semana, dias 17 e 18 de outubro, em Petrolina (PE), serão conhecidos os resultados de projeto de pesquisa realizado desde 2013, que teve como objetivo conhecer e organizar as informações dos vinhos finos do Vale do São Francisco, produzidos há mais de 30 anos no semiárido do Nordeste brasileiro. As contribuições do projeto constituirão o processo para a solicitação do reconhecimento da Indicação de Procedência.

O evento reunirá a equipe de pesquisadores e professores de diversas Instituições do Brasil (veja lista completa no programa abaixo), que colaboraram para o desenvolvimento de pesquisas e na caracterização dos fatores naturais da região, dos vinhedos e dos vinhos do Vale do São Francisco. Como resultado, em breve, o Vinhovasf solicitará no próximo ano, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes da região...

Associação da travessia das Barquinhas ameaça que serviços de travessia serão prejudicados com baixa vazão do Rio São Francisco

A baixa baixa vazão do rio São Francisco, tem preocupado os moradores que necessitam fazer a travessia Petrolina/juazeiro e vice versa. A seca do rio tem preocupado devido o risco das barcas encalharem e causar acidentes. A prefeitura de Petrolina realizou no mês de julho uma interdição no ponto das barquinhas que fazem o trajeto Petrolina/ Juazeiro. Foi feita a retirada de areia e sedimentos que ficam às margens do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina com o objetivo de melhorar atracagem das embarcações e evitar o encalhamento.

A medida foi da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) ,  definida na época após uma reunião que contou com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e outras autoridades do município...

Atividades marcarão o Dia C da Ciência em Juazeiro e Petrolina

Um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos e institucionais para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência em nosso cotidiano. Esse é o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano. O Dia C, será na quarta-feira, 25 de outubro, como marco inicial de uma mobilização nacional para a divulgação da ciência brasileira.

A expectativa é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado anualmente, por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). ..

Técnicos realizam ações de georreferenciamento no Sertão do São Francisco

Dando continuidade aos trabalhos de Regularização Fundiária, equipes estão em campo realizando atividades de georreferenciamento em propriedades rurais nos territórios do Sertão do São Francisco e Costa do Descobrimento. O projeto de Regularização Fundiária integra o Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, e é desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com os Consórcios Públicos.

Em Juazeiro, o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco (Constesf), iniciou medições nos imóveis rurais do Distrito de Pinhões. Ainda este mês, está prevista a visita técnica no distrito de Massaroca.  Ao todo, realizadas 1.254 medições, em 256 comunidades, o equivalente a 62% da ação do projeto no Território. ..

Projeto que amplia área da Codevasf no Estado da Bahia é retirado de pauta

O projeto que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), previsto para ser votado em Plenário, foi retirado de pauta. A proposta (PLC 68/2015) incorpora à jurisdição da Codevasf os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu, na Bahia, além de todo o estado da Paraíba.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou uma emenda de redação para explicitar a região do Vale dos Barris, na Bahia, na área de atuação da Codevasf. O senador ponderou, no entanto, que não adianta aumentar a área de atuação de um órgão se também não houver um aumento de recursos. Ele também sugeriu um estudo sobre a fusão da Codevasf com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs)...

Seminário debate segurança alimentar e nutricional com poder público e sociedade civil do Território Sertão do São Francisco

O que é Segurança Alimentar e Nutricional? O seu município tem alimentação saudável? O seu município faz parte do Sistema Nacional de Segurança alimentar? Estas foram algumas das questões que nortearam o Seminário "Consea - BA: Construindo a política de SAN nos Municípios do Território Sertão do São Francisco", que aconteceu no dia 09, deste mês, em Juazeiro. O evento foi realizado pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (Consea-BA) e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, representantes do poder público e da sociedade civil de nove municípios do Território Sertão do São Francisco.

O objetivo do seminário foi mobilizar, animar/reanimar e sensibilizar os municípios (poder público e sociedade civil) para aderirem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Para isso, os municípios precisam criar a Lei Municipal de segurança alimentar, que incorpora a criação do Conselho, a Câmara técnica de secretários municipais e o plano Municipal, que vai pensar como garantir a segurança alimentar e resolver o problema de insegurança alimentar. E todas essas etapas precisam ser respaldadas pela população...

Comportas de Tucutu, em Cabrobó são reabertas

Credores da Mendes Júnior devolveram, nesta quarta-feira (11), a bomba da comporta do reservatório Tucutu do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que havia sido furtada na segunda-feira (9). O equipamento foi reinstalado pelas equipes do Ministério da Integração Nacional e as águas do Rio São Francisco voltaram a percorrer as estruturas do Eixo Norte, após a reabertura das comportas de Tucutu, em Cabrobó (PE).

Ontem (10), depois de quase uma semana de danos ao empreendimento, que incluiu pichações, depredações, furto e culminou com a invasão do prédio onde funciona o Projeto São Francisco, em Salgueiro (PE), os comerciantes desocuparam o local. O ato aconteceu após determinação da Justiça Federal, que deferiu a liminar de reintegração de posse feita pelo Ministério. A ação ainda inclui uma multa diária de R$ 5 mil, caso os credores não cumpram a decisão. ..