O projeto que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), previsto para ser votado em Plenário, foi retirado de pauta. A proposta (PLC 68/2015) incorpora à jurisdição da Codevasf os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu, na Bahia, além de todo o estado da Paraíba.
O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) apresentou uma emenda de redação para explicitar a região do Vale dos Barris, na Bahia, na área de atuação da Codevasf. O senador ponderou, no entanto, que não adianta aumentar a área de atuação de um órgão se também não houver um aumento de recursos. Ele também sugeriu um estudo sobre a fusão da Codevasf com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
"A Codevasf e o Dnocs promovem as políticas de desenvolvimento regional. É algo a pensar, porque senão nós estaremos distribuindo pouco pão para muita gente", alertou. De acordo com o relator do projeto, o senador licenciado Walter Pinheiro (sem partido-BA), os vales do Mucuri e do rio Paraguaçu necessitam de uma ação articulada do governo federal para enfrentar as dificuldades da falta de água e da precária gestão ambiental. Para Pinheiro, há nessas regiões o subaproveitamento dos recursos naturais.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.